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Efici?ncia volum?trica

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  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #50

    mas eu acho que o vti num alcança 100% de ev nem fudendo… não original... ou eu estou errado?

    potência específica sim... 100cv por litro... mas ev naum...

    aspro rox :hauhau:

    [snapback]219985[/snapback]

    um motor de 1599 (1,6 litros) virando potência máxima a 7.500 tira exatos 160cv teoricos com bsfc de 0,5

    1 Resposta Última resposta
    • F Offline
      F Offline
      Fabio Lima
      escreveu em última edição por
      #51

      um motor de 1599 (1,6 litros) virando potência máxima a 7.500 tira exatos 160cv teoricos com bsfc de 0,5

      [snapback]220034[/snapback]

      bsfc seria eficiencia termica???

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #52

        bsfc seria eficiencia termica???

        [snapback]220062[/snapback]

        best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

        1 Resposta Última resposta
        • W Offline
          W Offline
          WEST
          escreveu em última edição por
          #53

          best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

          [snapback]220067[/snapback]

          só complementando, na verdade o termo quer dizer brake specific fuel consumption … brake quer dizer que o valor está referenciado com a potência no eixo (bhp), medida em dinam?metro (freio).

          a potência disponível na cabeça do pistão é chamada potência indicada (ihp), e a diferença desta com a potência no eixo é a potência de atrito (fhp, friction horsepower).

          a unidade do consumo específico no sistema internacional é g/kwh, e traduz a massa de combustável necessária para gerar um determinado trabalho no eixo.

          essa medida (bfsc) já engloba o rendimento térmico (quanto da energia contida no combustável transforma-se em pressão na cabeça dos pistões) e o rendimento mecânico (quanto da energia disponível na cabeça dos pistões chega até no câmbio).

          []s

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
            ? Offline
            Visitante
            escreveu em última edição por
            #54

            e como se chega a esse valor?

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #55

              oh shit….de onde eu tirei best e não braked

              ainda bem que tem os amigos pra eu num mentir muito sozinho heheheheheh

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                amarchetti
                escreveu em última edição por
                #56

                perguntinha:

                se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

                e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

                ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

                estou certo?

                num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

                eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma me frearia esta tentaiva?

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #57

                  perguntinha:

                  se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

                  e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

                  ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

                  estou certo?

                  num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

                  eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma  me frearia esta tentaiva?

                  [snapback]220265[/snapback]

                  não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #58

                    e como se chega a esse valor?

                    [snapback]220167[/snapback]

                    :hauhau:

                    1 Resposta Última resposta
                    • I Offline
                      I Offline
                      Igor Bastos
                      escreveu em última edição por
                      #59

                      eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

                      http://www.golft.kit.net/engineve.zip

                      o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #60

                        opa, vou la ver.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          MadMaxRJ
                          escreveu em última edição por
                          #61

                          já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                          1 Resposta Última resposta
                          • W Offline
                            W Offline
                            WEST
                            escreveu em última edição por
                            #62

                            e como se chega a esse valor?

                            [snapback]220167[/snapback]

                            pra saber mesmo, só medindo a potência e o consumo no dinam?metro…

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
                              W Offline
                              WEST
                              escreveu em última edição por
                              #63

                              não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

                              [snapback]220266[/snapback]

                              imagino que seja pq soh em altas rotacoes os efeitos acusticos tornam-se suficientemente efetivos… quer dizer, o pistao esta se movimentando mais rapido, logo a pressao esta variando mais no cilindro e circuito de admissao, assim se tem mais o q aproveitar para dar aquela enchidinha a mais no cilindro.

                              1 Resposta Última resposta
                              • W Offline
                                W Offline
                                WEST
                                escreveu em última edição por
                                #64

                                já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                                [snapback]220478[/snapback]

                                dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

                                agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev... :hauhau: :humpft:

                                []s

                                1 Resposta Última resposta
                                • I Offline
                                  I Offline
                                  Igor Bastos
                                  escreveu em última edição por
                                  #65

                                  dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

                                  agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev...? :hauhau:? :humpft:?

                                  []s

                                  [snapback]220962[/snapback]

                                  pra quem pegou o programinha :ohoh: é só jogar os dados que o pessoal estima sobre esses motores que vc chega nisso:

                                  ci= 183

                                  rpm= 17000

                                  hp= 900

                                  ve= 129.9%

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
                                    M Offline
                                    Marcelo
                                    escreveu em última edição por
                                    #66

                                    eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

                                    http://www.golft.kit.net/engineve.zip

                                    o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

                                    [snapback]220342[/snapback]

                                    faz a mesma conta so que na rotacao de torque maximo :hauhau: :humpft:

                                    e diz quanto d

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Fabio
                                      escreveu em última edição por
                                      #67

                                      …mais tarde ele caiu nas graças dos engenheiros da honda e aplicaram essa tecnologia nos carros (huahuahua moderação autom?tica rox ) de rua. (quando ferrari já girava seus 8/10/12 canecos a 9000 com segurança a muuuuito tempo e já ultrapassavam a barreira dos 100cv/l de velho, a marca popular dos japoneses lanãou no mercado um carrinho com 1.6l e 160cv...

                                      o 1.6 vtec de 150 hp foi lançado no crx antigo e depois foi para 160 hp/7.600 rpm no eua e 170hp/7.800 rpm no japoo. depois ainda veio o type-r 185hp/ 8.200 rpm. na época do lançamento do vti no braisl a ferrari de maior potência específica e rpm era a 348 com 5 válvulas por cilindro que tinha 320 hp em 7k rpm e 3.4. depois é que veio a 355 com 3.5 e 380hp e a f50 4.7 520hp @ 8.500 rpm.

                                      o corte da f50 eu não sei, mas da 348 que era a ferrari da época jamais era em 9k rpm e da 355 também não. o único que tenho conhecimento que chegava em 9.100 rpm era o s2000 que tinha 240 hp/8.300 rpm.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
                                        F Offline
                                        Fabio
                                        escreveu em última edição por
                                        #68

                                        esse programinha é feito pensando em gasolina como combustável?

                                        como a taxa de compressão afeta a efici?ncia desse cálculo?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • S Offline
                                          S Offline
                                          SeaL
                                          escreveu em última edição por
                                          #69

                                          eu amo este fórum… huauhahua :hauhau: assunto técnico não morre nunca

                                          entaum.... reafirmando o que eu disse anteriormente...

                                          duvido que a ev do vti ultrapasse 100% em condições originais...

                                          quanto ao civic com unichip ae..

                                          a potência máxima do comando original se dá em 7600 ou 7800 (puuuutz... eskeci geral ) num tem como o cara elevar o regime de rpm ganhando potência sem a instalação de uns apetrechos...

                                          eu chuto que pelo menos, polias tám... ou comando um poukinnnnho mais nervosos...

                                          fabiow mandou bem cara... :-)

                                          1 Resposta Última resposta

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