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Roletar o vira

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  • C Offline
    C Offline
    crashtun
    escreveu em última edição por
    #1

    fala ae pessoal, tem um conhecido meu que trampa numa oficina e disse pra mim que se roletar o vira da uma diferença mt boa na performace do carro, ele faz isso onde ele trampa, ae gostaria de saber se alguem aqui ja fez, como que ?? o risco de quebra aumenta, como que funciona? quanto vcs gastaram? vlw…

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    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #2

      vi isso em motores a ar.

      1 Resposta Última resposta
      • E Offline
        E Offline
        Extreme Fast
        escreveu em última edição por
        #3

        tb já vi um mecânico do interior que fez isso num motor a ar, mas o que seria roletar o vira e qual o efeito, desculpa a ignorancia

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          punkrocker
          escreveu em última edição por
          #4

          tb já vi um mecânico do interior que fez isso num motor a ar, mas o que seria roletar o vira e qual o efeito, desculpa a ignorancia

          [snapback]289455[/snapback]

          no lugar das buchas que seguram (na verdade elas estão al? para não segurar :d) o vira, vc instala rolamentos, é necessário usinar o vira e o bloco ou só um dos dois.

          em motores atuais não tem vantagem.

          1 Resposta Última resposta
          • E Offline
            E Offline
            Extreme Fast
            escreveu em última edição por
            #5

            mas qual o efeito?

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              Maran
              escreveu em última edição por
              #6

              no lugar das buchas que seguram (na verdade elas estão al? para não segurar :d) o vira, vc instala rolamentos, é necessário usinar o vira e o bloco ou só um dos dois.

              em motores atuais não tem vantagem.

              [snapback]289467[/snapback]

              não seria o sistema rocam da ford??? rollerfinger camshaftá se for a mesma coisa esse é um motor atual…

              1 Resposta Última resposta
              • E Offline
                E Offline
                Extreme Fast
                escreveu em última edição por
                #7

                camshaft num seria o comando não?

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  Maran
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  camshaft num seria o comando não?

                  [snapback]289502[/snapback]

                  rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado . :d

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Flavio Cruz
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

                    [snapback]289528[/snapback]

                    o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Maran
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

                      [snapback]289549[/snapback]

                      ah tá????….valeu fr?vio :d

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        amarchetti
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        eu conhec? um certo chevete com motor de opala q fizeram isso..:d

                        pena q nunca pude ver o vira fora pra entender de verdade como o bichinho funciona

                        não faz teu motor ganhar potência, mas alivia em muito o sofrimento pra ganhar giro…a idéia é não comprometer um motor girador

                        no ipiranga tem um kra q faz isso em motores de fuca e kombosa, o seu dejair...fica +/- perto da oficina do junior..não lembro o nome da rua, mas ela é paralela a bom pastor e a silva bueno e termina num acesso pra via anchieta..

                        o kra tá +/- perto (um pouco antes) do cruzameto com a rua do grito

                        não lembro o nome da oficina, mas parecia com o nome dele..

                        o kra acerta uns daqueles fóruma esprons do piquet...mas é enrolado pra fazer serviço..:ninja:

                        1 Resposta Última resposta
                        • O Offline
                          O Offline
                          overspeed
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          isso é do tempo do on?a :d

                          só ouvi falar até hoje de motor de fusca roletado porque pela carcater?stica única de construção tem como fazer….

                          vc tem 3 meis de ganhar potência num motor alternativo a explosão:

                          1. melhora efici?ncia térmica

                          ou seja aproveita mais do que os 30% que se aproveita hoje de toda a energia liberada na explosão

                          1. melhora efici?ncia mecânica

                          ou seja faz entrar mais ar, seja por melhora dos dutos e comandos, seja por artificio (turbo)

                          1. diminui as perdas mecânicas (que no fim é a mesma do anterior)

                          no caso, o sistema de mancal tem muito mais atrito que roletes...qualquer um percebe isso sem muito esfor?o...

                          se vc tem digamos 100cv sendo gerado e perder 20cv de atrito e passar a perder 10 vc pula de 80 pra 90cv (valores nada a ver com a realidade hein ...só um exemplo não-prático)

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            crisrj
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            eu tb vi isso so nos motores a ar

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              caferninha
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              hum, vamos usar o motor da puma do corsa 2.0 de cobaia entao…

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                streit
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                                e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                                agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
                                  ? Offline
                                  Visitante
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                                  e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                                  agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                                  [snapback]289649[/snapback]

                                  assim como motores de motos 2 tempos são roletados tanto nas pontas do virabrequim qto na biela, que tem rolamento em cima e em baixo.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
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                                    punkrocker
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    camshaft num seria o comando não?

                                    [snapback]289502[/snapback]

                                    rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

                                    [snapback]289528[/snapback]

                                    o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

                                    [snapback]289549[/snapback]

                                    ah tá????….valeu fr?vio :ninja:

                                    [snapback]289563[/snapback]

                                    só p/ deixar bem claro.

                                    o que é roletado é exata e exclusivamente a ponta do dedo do balancim (que fica bem no meio dele), que é a parte que toca os cames do comando.

                                    nos motores tradicionais, esse contato é feito arrastando a ponta do balancim sobre os cames do comando que está em rotação. no rocam, bem naquela parte é instalado um pequeno rolamento.

                                    este é um dos motivos pelos quais o rocam precisa de óleo 5w30, pois aqueles rolamentos são sens?veis e podem quebrar caso o tucho não encha rapidamente.

                                    vide o video:

                                    http://rapidshare.de/files/3236113/ztec.mpeg.html

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      teria como fazer isso num ap

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        muito trampo pra ganhar muito pouco (em torno de 2% por mancal).

                                        só se fosse o caso de fazer um algo state-of-art mesmo. aí sim, qualquer nada justifica.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • ? Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          a ideia é reduzir o atrito. menos atrito = menos perda = mais rendimento.

                                          1 Resposta Última resposta

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