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Roletar o vira

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  • E Offline
    E Offline
    Extreme Fast
    escreveu em última edição por
    #5

    mas qual o efeito?

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    • M Offline
      M Offline
      Maran
      escreveu em última edição por
      #6

      no lugar das buchas que seguram (na verdade elas estão al? para não segurar :d) o vira, vc instala rolamentos, é necessário usinar o vira e o bloco ou só um dos dois.

      em motores atuais não tem vantagem.

      [snapback]289467[/snapback]

      não seria o sistema rocam da ford??? rollerfinger camshaftá se for a mesma coisa esse é um motor atual…

      1 Resposta Última resposta
      • E Offline
        E Offline
        Extreme Fast
        escreveu em última edição por
        #7

        camshaft num seria o comando não?

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          Maran
          escreveu em última edição por
          #8

          camshaft num seria o comando não?

          [snapback]289502[/snapback]

          rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado . :d

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Flavio Cruz
            escreveu em última edição por
            #9

            rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

            [snapback]289528[/snapback]

            o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              Maran
              escreveu em última edição por
              #10

              o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

              [snapback]289549[/snapback]

              ah tá????….valeu fr?vio :d

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                amarchetti
                escreveu em última edição por
                #11

                eu conhec? um certo chevete com motor de opala q fizeram isso..:d

                pena q nunca pude ver o vira fora pra entender de verdade como o bichinho funciona

                não faz teu motor ganhar potência, mas alivia em muito o sofrimento pra ganhar giro…a idéia é não comprometer um motor girador

                no ipiranga tem um kra q faz isso em motores de fuca e kombosa, o seu dejair...fica +/- perto da oficina do junior..não lembro o nome da rua, mas ela é paralela a bom pastor e a silva bueno e termina num acesso pra via anchieta..

                o kra tá +/- perto (um pouco antes) do cruzameto com a rua do grito

                não lembro o nome da oficina, mas parecia com o nome dele..

                o kra acerta uns daqueles fóruma esprons do piquet...mas é enrolado pra fazer serviço..:ninja:

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #12

                  isso é do tempo do on?a :d

                  só ouvi falar até hoje de motor de fusca roletado porque pela carcater?stica única de construção tem como fazer….

                  vc tem 3 meis de ganhar potência num motor alternativo a explosão:

                  1. melhora efici?ncia térmica

                  ou seja aproveita mais do que os 30% que se aproveita hoje de toda a energia liberada na explosão

                  1. melhora efici?ncia mecânica

                  ou seja faz entrar mais ar, seja por melhora dos dutos e comandos, seja por artificio (turbo)

                  1. diminui as perdas mecânicas (que no fim é a mesma do anterior)

                  no caso, o sistema de mancal tem muito mais atrito que roletes...qualquer um percebe isso sem muito esfor?o...

                  se vc tem digamos 100cv sendo gerado e perder 20cv de atrito e passar a perder 10 vc pula de 80 pra 90cv (valores nada a ver com a realidade hein ...só um exemplo não-prático)

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    crisrj
                    escreveu em última edição por
                    #13

                    eu tb vi isso so nos motores a ar

                    1 Resposta Última resposta
                    • C Offline
                      C Offline
                      caferninha
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      hum, vamos usar o motor da puma do corsa 2.0 de cobaia entao…

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        streit
                        escreveu em última edição por
                        #15

                        os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                        e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                        agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante
                          escreveu em última edição por
                          #16

                          os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                          e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                          agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                          [snapback]289649[/snapback]

                          assim como motores de motos 2 tempos são roletados tanto nas pontas do virabrequim qto na biela, que tem rolamento em cima e em baixo.

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            punkrocker
                            escreveu em última edição por
                            #17

                            camshaft num seria o comando não?

                            [snapback]289502[/snapback]

                            rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

                            [snapback]289528[/snapback]

                            o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

                            [snapback]289549[/snapback]

                            ah tá????….valeu fr?vio :ninja:

                            [snapback]289563[/snapback]

                            só p/ deixar bem claro.

                            o que é roletado é exata e exclusivamente a ponta do dedo do balancim (que fica bem no meio dele), que é a parte que toca os cames do comando.

                            nos motores tradicionais, esse contato é feito arrastando a ponta do balancim sobre os cames do comando que está em rotação. no rocam, bem naquela parte é instalado um pequeno rolamento.

                            este é um dos motivos pelos quais o rocam precisa de óleo 5w30, pois aqueles rolamentos são sens?veis e podem quebrar caso o tucho não encha rapidamente.

                            vide o video:

                            http://rapidshare.de/files/3236113/ztec.mpeg.html

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
                              C Offline
                              crisrj
                              escreveu em última edição por
                              #18

                              teria como fazer isso num ap

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                Ricardo
                                escreveu em última edição por
                                #19

                                muito trampo pra ganhar muito pouco (em torno de 2% por mancal).

                                só se fosse o caso de fazer um algo state-of-art mesmo. aí sim, qualquer nada justifica.

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #20

                                  a ideia é reduzir o atrito. menos atrito = menos perda = mais rendimento.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • O Offline
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                                    #21

                                    que eu saiba a primeira utilização pratica em pista foi qdo um tal de ferdinand porsche pegou um motor 1.2 de fuca e usou no primeiro modelo de corrida…. abaixou a cilindrada para 1 litro e se pouco me engano tirou 100cv desse motor...caburadores monstro, comando idem, num carro de cerca de 500kg....isso em 1930 e qualquer coisa...

                                    na verdade uma enorme vantagem está em não só não perder por atrito..

                                    pensemos... p= t x rpm, então o meio mais força bruta de ganhar potência é justamente fazendo o motor girar mais mantendo o torque...oba...com um carrod e 500kg não preciso de torque, ainda mais porque é pista (plano ou quase) e não rua...pronto...mas e como fazer a parte da lubrificação ?..mancais tem atrito maior e geram mais calor o que dificulta esta parte... roletes (não é exatamente um rolamento como se pensa e sim roletes) tem muito mais espaço pro óleo ser pressurizado e preencher as folgas, além de tbm ter menos atrito... opa resolveu a questáo...

                                    qto a fazer num ap não sei se é possível na pratica... fazável pode ser que sim porque envolve em desafio e não em algo que compense ou não traga outros problemas secund?rios

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #22

                                      essa semana vê na faculdade um motor de combustão externa em que todos os mancais do vira erão com rolamentos (de esferas). não sei onde é usado esse motor, só sei que ele gira pouco.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • ? Offline
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                                        #23

                                        falou tudo overspeed….....

                                        só como exemplo, temos os motores v8 americanos de competição que usam tudo roletado.......comando, balancins, vira e etc...

                                        esses motorzinhos........de 505ci.......giram apenas 10.000 rpm.

                                        como outro exemplo e se falando de fusca, tenho um colega americano que tem um beetle com motor 3.2l que -ele disse- gira 12.000 rpm......

                                        ps: acho que não é viavel instalar roletes em um vira comum.........seria melhor comprar pronto o vira roletado , forjado e aliviado feito por uma grande empresa...............como crower e talz...

                                        mas aí vai $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$..........:d

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • C Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #24

                                          existem comando de valculas roletados?

                                          1 Resposta Última resposta

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