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Roletar o vira

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  • E Offline
    E Offline
    Extreme Fast
    escreveu em última edição por
    #3

    tb já vi um mecânico do interior que fez isso num motor a ar, mas o que seria roletar o vira e qual o efeito, desculpa a ignorancia

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    • P Offline
      P Offline
      punkrocker
      escreveu em última edição por
      #4

      tb já vi um mecânico do interior que fez isso num motor a ar, mas o que seria roletar o vira e qual o efeito, desculpa a ignorancia

      [snapback]289455[/snapback]

      no lugar das buchas que seguram (na verdade elas estão al? para não segurar :d) o vira, vc instala rolamentos, é necessário usinar o vira e o bloco ou só um dos dois.

      em motores atuais não tem vantagem.

      1 Resposta Última resposta
      • E Offline
        E Offline
        Extreme Fast
        escreveu em última edição por
        #5

        mas qual o efeito?

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          Maran
          escreveu em última edição por
          #6

          no lugar das buchas que seguram (na verdade elas estão al? para não segurar :d) o vira, vc instala rolamentos, é necessário usinar o vira e o bloco ou só um dos dois.

          em motores atuais não tem vantagem.

          [snapback]289467[/snapback]

          não seria o sistema rocam da ford??? rollerfinger camshaftá se for a mesma coisa esse é um motor atual…

          1 Resposta Última resposta
          • E Offline
            E Offline
            Extreme Fast
            escreveu em última edição por
            #7

            camshaft num seria o comando não?

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              Maran
              escreveu em última edição por
              #8

              camshaft num seria o comando não?

              [snapback]289502[/snapback]

              rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado . :d

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Flavio Cruz
                escreveu em última edição por
                #9

                rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

                [snapback]289528[/snapback]

                o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  Maran
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

                  [snapback]289549[/snapback]

                  ah tá????….valeu fr?vio :d

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    amarchetti
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    eu conhec? um certo chevete com motor de opala q fizeram isso..:d

                    pena q nunca pude ver o vira fora pra entender de verdade como o bichinho funciona

                    não faz teu motor ganhar potência, mas alivia em muito o sofrimento pra ganhar giro…a idéia é não comprometer um motor girador

                    no ipiranga tem um kra q faz isso em motores de fuca e kombosa, o seu dejair...fica +/- perto da oficina do junior..não lembro o nome da rua, mas ela é paralela a bom pastor e a silva bueno e termina num acesso pra via anchieta..

                    o kra tá +/- perto (um pouco antes) do cruzameto com a rua do grito

                    não lembro o nome da oficina, mas parecia com o nome dele..

                    o kra acerta uns daqueles fóruma esprons do piquet...mas é enrolado pra fazer serviço..:ninja:

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      isso é do tempo do on?a :d

                      só ouvi falar até hoje de motor de fusca roletado porque pela carcater?stica única de construção tem como fazer….

                      vc tem 3 meis de ganhar potência num motor alternativo a explosão:

                      1. melhora efici?ncia térmica

                      ou seja aproveita mais do que os 30% que se aproveita hoje de toda a energia liberada na explosão

                      1. melhora efici?ncia mecânica

                      ou seja faz entrar mais ar, seja por melhora dos dutos e comandos, seja por artificio (turbo)

                      1. diminui as perdas mecânicas (que no fim é a mesma do anterior)

                      no caso, o sistema de mancal tem muito mais atrito que roletes...qualquer um percebe isso sem muito esfor?o...

                      se vc tem digamos 100cv sendo gerado e perder 20cv de atrito e passar a perder 10 vc pula de 80 pra 90cv (valores nada a ver com a realidade hein ...só um exemplo não-prático)

                      1 Resposta Última resposta
                      • C Offline
                        C Offline
                        crisrj
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        eu tb vi isso so nos motores a ar

                        1 Resposta Última resposta
                        • C Offline
                          C Offline
                          caferninha
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          hum, vamos usar o motor da puma do corsa 2.0 de cobaia entao…

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            streit
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                            e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                            agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #16

                              os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                              e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                              agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                              [snapback]289649[/snapback]

                              assim como motores de motos 2 tempos são roletados tanto nas pontas do virabrequim qto na biela, que tem rolamento em cima e em baixo.

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
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                                punkrocker
                                escreveu em última edição por
                                #17

                                camshaft num seria o comando não?

                                [snapback]289502[/snapback]

                                rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

                                [snapback]289528[/snapback]

                                o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

                                [snapback]289549[/snapback]

                                ah tá????….valeu fr?vio :ninja:

                                [snapback]289563[/snapback]

                                só p/ deixar bem claro.

                                o que é roletado é exata e exclusivamente a ponta do dedo do balancim (que fica bem no meio dele), que é a parte que toca os cames do comando.

                                nos motores tradicionais, esse contato é feito arrastando a ponta do balancim sobre os cames do comando que está em rotação. no rocam, bem naquela parte é instalado um pequeno rolamento.

                                este é um dos motivos pelos quais o rocam precisa de óleo 5w30, pois aqueles rolamentos são sens?veis e podem quebrar caso o tucho não encha rapidamente.

                                vide o video:

                                http://rapidshare.de/files/3236113/ztec.mpeg.html

                                1 Resposta Última resposta
                                • C Offline
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                                  crisrj
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  teria como fazer isso num ap

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #19

                                    muito trampo pra ganhar muito pouco (em torno de 2% por mancal).

                                    só se fosse o caso de fazer um algo state-of-art mesmo. aí sim, qualquer nada justifica.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      #20

                                      a ideia é reduzir o atrito. menos atrito = menos perda = mais rendimento.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • O Offline
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                                        #21

                                        que eu saiba a primeira utilização pratica em pista foi qdo um tal de ferdinand porsche pegou um motor 1.2 de fuca e usou no primeiro modelo de corrida…. abaixou a cilindrada para 1 litro e se pouco me engano tirou 100cv desse motor...caburadores monstro, comando idem, num carro de cerca de 500kg....isso em 1930 e qualquer coisa...

                                        na verdade uma enorme vantagem está em não só não perder por atrito..

                                        pensemos... p= t x rpm, então o meio mais força bruta de ganhar potência é justamente fazendo o motor girar mais mantendo o torque...oba...com um carrod e 500kg não preciso de torque, ainda mais porque é pista (plano ou quase) e não rua...pronto...mas e como fazer a parte da lubrificação ?..mancais tem atrito maior e geram mais calor o que dificulta esta parte... roletes (não é exatamente um rolamento como se pensa e sim roletes) tem muito mais espaço pro óleo ser pressurizado e preencher as folgas, além de tbm ter menos atrito... opa resolveu a questáo...

                                        qto a fazer num ap não sei se é possível na pratica... fazável pode ser que sim porque envolve em desafio e não em algo que compense ou não traga outros problemas secund?rios

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • G Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #22

                                          essa semana vê na faculdade um motor de combustão externa em que todos os mancais do vira erão com rolamentos (de esferas). não sei onde é usado esse motor, só sei que ele gira pouco.

                                          1 Resposta Última resposta

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