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Roletar o vira

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  • M Offline
    M Offline
    Maran
    escreveu em última edição por
    #6

    no lugar das buchas que seguram (na verdade elas estão al? para não segurar :d) o vira, vc instala rolamentos, é necessário usinar o vira e o bloco ou só um dos dois.

    em motores atuais não tem vantagem.

    [snapback]289467[/snapback]

    não seria o sistema rocam da ford??? rollerfinger camshaftá se for a mesma coisa esse é um motor atual…

    1 Resposta Última resposta
    • E Offline
      E Offline
      Extreme Fast
      escreveu em última edição por
      #7

      camshaft num seria o comando não?

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      • M Offline
        M Offline
        Maran
        escreveu em última edição por
        #8

        camshaft num seria o comando não?

        [snapback]289502[/snapback]

        rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado . :d

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Flavio Cruz
          escreveu em última edição por
          #9

          rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

          [snapback]289528[/snapback]

          o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            Maran
            escreveu em última edição por
            #10

            o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

            [snapback]289549[/snapback]

            ah tá????….valeu fr?vio :d

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              amarchetti
              escreveu em última edição por
              #11

              eu conhec? um certo chevete com motor de opala q fizeram isso..:d

              pena q nunca pude ver o vira fora pra entender de verdade como o bichinho funciona

              não faz teu motor ganhar potência, mas alivia em muito o sofrimento pra ganhar giro…a idéia é não comprometer um motor girador

              no ipiranga tem um kra q faz isso em motores de fuca e kombosa, o seu dejair...fica +/- perto da oficina do junior..não lembro o nome da rua, mas ela é paralela a bom pastor e a silva bueno e termina num acesso pra via anchieta..

              o kra tá +/- perto (um pouco antes) do cruzameto com a rua do grito

              não lembro o nome da oficina, mas parecia com o nome dele..

              o kra acerta uns daqueles fóruma esprons do piquet...mas é enrolado pra fazer serviço..:ninja:

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #12

                isso é do tempo do on?a :d

                só ouvi falar até hoje de motor de fusca roletado porque pela carcater?stica única de construção tem como fazer….

                vc tem 3 meis de ganhar potência num motor alternativo a explosão:

                1. melhora efici?ncia térmica

                ou seja aproveita mais do que os 30% que se aproveita hoje de toda a energia liberada na explosão

                1. melhora efici?ncia mecânica

                ou seja faz entrar mais ar, seja por melhora dos dutos e comandos, seja por artificio (turbo)

                1. diminui as perdas mecânicas (que no fim é a mesma do anterior)

                no caso, o sistema de mancal tem muito mais atrito que roletes...qualquer um percebe isso sem muito esfor?o...

                se vc tem digamos 100cv sendo gerado e perder 20cv de atrito e passar a perder 10 vc pula de 80 pra 90cv (valores nada a ver com a realidade hein ...só um exemplo não-prático)

                1 Resposta Última resposta
                • C Offline
                  C Offline
                  crisrj
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  eu tb vi isso so nos motores a ar

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    caferninha
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    hum, vamos usar o motor da puma do corsa 2.0 de cobaia entao…

                    1 Resposta Última resposta
                    • S Offline
                      S Offline
                      streit
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                      e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                      agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

                        e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

                        agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

                        [snapback]289649[/snapback]

                        assim como motores de motos 2 tempos são roletados tanto nas pontas do virabrequim qto na biela, que tem rolamento em cima e em baixo.

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          punkrocker
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          camshaft num seria o comando não?

                          [snapback]289502[/snapback]

                          rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

                          [snapback]289528[/snapback]

                          o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

                          [snapback]289549[/snapback]

                          ah tá????….valeu fr?vio :ninja:

                          [snapback]289563[/snapback]

                          só p/ deixar bem claro.

                          o que é roletado é exata e exclusivamente a ponta do dedo do balancim (que fica bem no meio dele), que é a parte que toca os cames do comando.

                          nos motores tradicionais, esse contato é feito arrastando a ponta do balancim sobre os cames do comando que está em rotação. no rocam, bem naquela parte é instalado um pequeno rolamento.

                          este é um dos motivos pelos quais o rocam precisa de óleo 5w30, pois aqueles rolamentos são sens?veis e podem quebrar caso o tucho não encha rapidamente.

                          vide o video:

                          http://rapidshare.de/files/3236113/ztec.mpeg.html

                          1 Resposta Última resposta
                          • C Offline
                            C Offline
                            crisrj
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            teria como fazer isso num ap

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
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                              Ricardo
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              muito trampo pra ganhar muito pouco (em torno de 2% por mancal).

                              só se fosse o caso de fazer um algo state-of-art mesmo. aí sim, qualquer nada justifica.

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #20

                                a ideia é reduzir o atrito. menos atrito = menos perda = mais rendimento.

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
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                                  overspeed
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  que eu saiba a primeira utilização pratica em pista foi qdo um tal de ferdinand porsche pegou um motor 1.2 de fuca e usou no primeiro modelo de corrida…. abaixou a cilindrada para 1 litro e se pouco me engano tirou 100cv desse motor...caburadores monstro, comando idem, num carro de cerca de 500kg....isso em 1930 e qualquer coisa...

                                  na verdade uma enorme vantagem está em não só não perder por atrito..

                                  pensemos... p= t x rpm, então o meio mais força bruta de ganhar potência é justamente fazendo o motor girar mais mantendo o torque...oba...com um carrod e 500kg não preciso de torque, ainda mais porque é pista (plano ou quase) e não rua...pronto...mas e como fazer a parte da lubrificação ?..mancais tem atrito maior e geram mais calor o que dificulta esta parte... roletes (não é exatamente um rolamento como se pensa e sim roletes) tem muito mais espaço pro óleo ser pressurizado e preencher as folgas, além de tbm ter menos atrito... opa resolveu a questáo...

                                  qto a fazer num ap não sei se é possível na pratica... fazável pode ser que sim porque envolve em desafio e não em algo que compense ou não traga outros problemas secund?rios

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #22

                                    essa semana vê na faculdade um motor de combustão externa em que todos os mancais do vira erão com rolamentos (de esferas). não sei onde é usado esse motor, só sei que ele gira pouco.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
                                      ? Offline
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                                      #23

                                      falou tudo overspeed….....

                                      só como exemplo, temos os motores v8 americanos de competição que usam tudo roletado.......comando, balancins, vira e etc...

                                      esses motorzinhos........de 505ci.......giram apenas 10.000 rpm.

                                      como outro exemplo e se falando de fusca, tenho um colega americano que tem um beetle com motor 3.2l que -ele disse- gira 12.000 rpm......

                                      ps: acho que não é viavel instalar roletes em um vira comum.........seria melhor comprar pronto o vira roletado , forjado e aliviado feito por uma grande empresa...............como crower e talz...

                                      mas aí vai $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$..........:d

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
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                                        #24

                                        existem comando de valculas roletados?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • C Offline
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                                          #25

                                          pelo que entendi nao vai valer apena, bom vo passa meu carro pra 1.8 mesmo, vai ser md 1.8 turbo com tldz, meu preparador garantiu que consegue turbina no tldz.

                                          1 Resposta Última resposta

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