Roletar o vira
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no lugar das buchas que seguram (na verdade elas estão al? para não segurar ) o vira, vc instala rolamentos, é necessário usinar o vira e o bloco ou só um dos dois.
em motores atuais não tem vantagem.
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não seria o sistema rocam da ford??? rollerfinger camshaftá se for a mesma coisa esse é um motor atual…
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camshaft num seria o comando não?
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rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .
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o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…
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eu conhec? um certo chevete com motor de opala q fizeram isso..
pena q nunca pude ver o vira fora pra entender de verdade como o bichinho funciona
não faz teu motor ganhar potência, mas alivia em muito o sofrimento pra ganhar giro…a idéia é não comprometer um motor girador
no ipiranga tem um kra q faz isso em motores de fuca e kombosa, o seu dejair...fica +/- perto da oficina do junior..não lembro o nome da rua, mas ela é paralela a bom pastor e a silva bueno e termina num acesso pra via anchieta..
o kra tá +/- perto (um pouco antes) do cruzameto com a rua do grito
não lembro o nome da oficina, mas parecia com o nome dele..
o kra acerta uns daqueles fóruma esprons do piquet...mas é enrolado pra fazer serviço..
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isso é do tempo do on?a
só ouvi falar até hoje de motor de fusca roletado porque pela carcater?stica única de construção tem como fazer….
vc tem 3 meis de ganhar potência num motor alternativo a explosão:
- melhora efici?ncia térmica
ou seja aproveita mais do que os 30% que se aproveita hoje de toda a energia liberada na explosão
- melhora efici?ncia mecânica
ou seja faz entrar mais ar, seja por melhora dos dutos e comandos, seja por artificio (turbo)
- diminui as perdas mecânicas (que no fim é a mesma do anterior)
no caso, o sistema de mancal tem muito mais atrito que roletes...qualquer um percebe isso sem muito esfor?o...
se vc tem digamos 100cv sendo gerado e perder 20cv de atrito e passar a perder 10 vc pula de 80 pra 90cv (valores nada a ver com a realidade hein ...só um exemplo não-prático)
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hum, vamos usar o motor da puma do corsa 2.0 de cobaia entao…
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os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.
e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.
agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.
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assim como motores de motos 2 tempos são roletados tanto nas pontas do virabrequim qto na biela, que tem rolamento em cima e em baixo.
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camshaft num seria o comando não?
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rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .
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o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…
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ah tá????….valeu fr?vio
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só p/ deixar bem claro.
o que é roletado é exata e exclusivamente a ponta do dedo do balancim (que fica bem no meio dele), que é a parte que toca os cames do comando.
nos motores tradicionais, esse contato é feito arrastando a ponta do balancim sobre os cames do comando que está em rotação. no rocam, bem naquela parte é instalado um pequeno rolamento.
este é um dos motivos pelos quais o rocam precisa de óleo 5w30, pois aqueles rolamentos são sens?veis e podem quebrar caso o tucho não encha rapidamente.
vide o video:
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que eu saiba a primeira utilização pratica em pista foi qdo um tal de ferdinand porsche pegou um motor 1.2 de fuca e usou no primeiro modelo de corrida…. abaixou a cilindrada para 1 litro e se pouco me engano tirou 100cv desse motor...caburadores monstro, comando idem, num carro de cerca de 500kg....isso em 1930 e qualquer coisa...
na verdade uma enorme vantagem está em não só não perder por atrito..
pensemos... p= t x rpm, então o meio mais força bruta de ganhar potência é justamente fazendo o motor girar mais mantendo o torque...oba...com um carrod e 500kg não preciso de torque, ainda mais porque é pista (plano ou quase) e não rua...pronto...mas e como fazer a parte da lubrificação ?..mancais tem atrito maior e geram mais calor o que dificulta esta parte... roletes (não é exatamente um rolamento como se pensa e sim roletes) tem muito mais espaço pro óleo ser pressurizado e preencher as folgas, além de tbm ter menos atrito... opa resolveu a questáo...
qto a fazer num ap não sei se é possível na pratica... fazável pode ser que sim porque envolve em desafio e não em algo que compense ou não traga outros problemas secund?rios
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falou tudo overspeed….....
só como exemplo, temos os motores v8 americanos de competição que usam tudo roletado.......comando, balancins, vira e etc...
esses motorzinhos........de 505ci.......giram apenas 10.000 rpm.
como outro exemplo e se falando de fusca, tenho um colega americano que tem um beetle com motor 3.2l que -ele disse- gira 12.000 rpm......
ps: acho que não é viavel instalar roletes em um vira comum.........seria melhor comprar pronto o vira roletado , forjado e aliviado feito por uma grande empresa...............como crower e talz...
mas aí vai $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$..........