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Bielas gm familia 1

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Lucas Schneider
    escreveu em última edição por
    #27

    naum… o motor dele só tinha pistões forjados... bielas ?ram originais e pior...usadas..ele comprou um motor 1.6 usado, colocou e estava muito ruim... fez uma retifica aqui (aproveitou e usou pistões forjados porque teria que usar osobremedida) e acertamos o kit pra ele no que deu pra fazer aproveitando o que já tinha... aí ele trocou a turbina por uma k16...com 1 e alguma (num lembor...acho que foi 1,2bar) coisa veio 215cv na roda no dinojet - uns 240cv no motor...a? ele foi aumentar pra 1,4bar e deu no que deu... bielas ao vento

    [snapback]471469[/snapback]

    que pistões no caso, ele usava?

    1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      rodriguera
      escreveu em última edição por
      #28

      as bielas desses motor da familia 1 é muito lixo…

      seguinte... fui em uma concessionaria da fiat ali e fiz amizade com o mecanico... e imprimiu um papel la no computador, com todas as medidas e todas as peças desse motor 1.8.

      ele disse tb que a junta do cabeçote do 1.8 8v gasolina e flex (que estao no stilo) ambas são de aío. portanto naum precisa troca hehehe ja sao 120 reais de gasto a menos.

      o duro é que no papel com as informações tecnicas que ele me passou tem o seguinte...

      diametro dos cilindros - classe a, b, c

      diametro dos pistoes - classe a, b, c

      folga entre pistão e cilindor - classe a, b, c

      e agora como saber se o meu é classe a, b ou c ??

      unica coisa que tem é assim

      classe a / 99

      classe b / 00

      classe c / 01

      será que é o ano do carro é mas em 99 ainda naum tinha stilo... se naum me engano o stilo entro no mercado em 02... mais o motor ja tinha faz muito tempo...

      alguma ideia ?

      abraços

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        rodriguera
        escreveu em última edição por
        #29

        o galera vou aproveitar o topico e tirar todas as duvidas que surgirem em minha cabeça ok??

        bom a questão é a seguinte…:

        no manual do carro diz que os pistões originais são de diametro 80,5 mm e curso de 88,2 mm correto? até ai tudo bem.

        nessa ficha que o mecanico da fiat me passou tem somente a medida do diametro do pistão, que é de:

        classe a / 99 80,455 a 80,465 mm

        classe b / 00 80,465 a 80,475 mm

        classe c / 01 80,475 a 80,485 mm

        resta saber o que significa essas classes a, b e c. mas a duvida é a seguinte, essa diferença na 80,485mm pra 80,5mm é porque foi um arredondamento de valoresó teria algum problema? quando eu for pedir um pistão forjado eu pediria de diametro de 80,5mm é isso ?

        outra coisa ?... esses valores, por ex.. de 80,475 mm a 80,485 mm seria os valores que o pistao pode variar/dilatar entre ele frio e quente ?

        outra coisa seria... o pistao forjado, tem algum modelo especifico por ex que eu tenho que procurar comprar por causa da dilatação ?? ou quando eu for comprar eu posso pegar por ex: um iapel forjado pra motor powertrain 1.8 8v de medidas de 80,5 x 88,2mm ??

        como fica dai ?

        alguem pode me ajuda?

        agradeão desde ja

        abraços

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          rodriguera
          escreveu em última edição por
          #30

          bom galera, increntando as informações anteriores… descobri mais isso:

          folga entre pistão e cilindro : 0,020 a 0,040mm.

          melhor explicando o que eu quero saber: qual a medida do diametro do encaixe com o pino do pistão e do encaixe com o virabrequin….

          [snapback]434370[/snapback]

          cara… assim especificadamente igual vc digito ai naum tem nada aqui, mais tem outras informações.. talves podem ser muito uteis..:

          diametro do pino do pistão: 17,995 a 18,000 mm

          diametro da sede do pino do pistão: 18,007 a 18,012 mm

          diametro da sede dos casquilhos da biela: 46,000 a 46,012 mm

          diametro do munhão do virabrequim: 54,980 a 54,988 mm

          diametro do moente do virabrequim: 42,971 a 42,987 mm

          espero ter ajudado em alguma coisa

          abraços

          1 Resposta Última resposta
          • L Offline
            L Offline
            Lucas Schneider
            escreveu em última edição por
            #31

            bom galera, increntando as informações anteriores… descobri mais isso:

            folga entre pistão e cilindro : 0,020 a 0,040mm.

            cara... assim especificadamente igual vc digito ai naum tem nada aqui, mais tem outras informações.. talves podem ser muito uteis..:

            diametro do pino do pistão: 17,995 a 18,000 mm

            diametro da sede do pino do pistão: 18,007 a 18,012 mm

            diametro da sede dos casquilhos da biela: 46,000 a 46,012 mm

            diametro do munhão do virabrequim: 54,980 a 54,988 mm

            diametro do moente do virabrequim: 42,971 a 42,987 mm

            espero ter ajudado em alguma coisa

            abraços

            [snapback]471574[/snapback]

            era justamente isso que eu queria saber…heheh

            valeu

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #32

              lucas

              o blackout usava iapel eu acho…

              rodriguera

              eu acho que é a geração do motor (como a gm chama)

              classe a são os 1.8 sem ser flex

              classe b são os flex de 107/109cv

              classe c são os flex de 112/114cv com balanceiro roletado

              provavelmente as dimensões mudaram (pouco) porcausa do calor gerado... sabe como fabrica ?...

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #33

                opa… mas aí num teria a ver com o ano que vc passou... de toda forma a diferença é pouca e qdo for fazer o seu o correto é abrir e medir qto tem hoje pra ver se tem algum desgaste e só aí pedir std ou sobremedida...

                1 Resposta Última resposta
                • L Offline
                  L Offline
                  Lucas Schneider
                  escreveu em última edição por
                  #34

                  lucas

                  o blackout usava iapel eu acho…

                  rodriguera

                  eu acho que é a geração do motor (como a gm chama)

                  classe a são os 1.8 sem ser flex

                  classe b são os flex de 107/109cv

                  classe c são os flex de 112/114cv com balanceiro roletado

                  provavelmente as dimensões mudaram (pouco) porcausa do calor gerado... sabe como fabrica ?...

                  [snapback]471676[/snapback]

                  teria como me informa mais como ficam os lance dos pinos e altura/taxa?

                  pq pelo que me consta, a galera usa iapel de ap adaptado né?

                  jáouvi falar muito disso, mas nada concreto….

                  1 Resposta Última resposta
                  • T Offline
                    T Offline
                    TiBiSsA
                    escreveu em última edição por
                    #35

                    aproveitando o topico vou criar um gancho para minha duvida

                    qual a melhor biela pro caso do motor de um chevette turbo… ?

                    qual aguenta mais porrada.... ~300cv é pistao de monza aguenta isso tbm?

                    abrassss

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #36

                      isso usa iapel de ap mesmo… aí acerta a taxa que quer...mas não sei dos detalhes porque isso é a parte que o meu irmão faz...

                      1 Resposta Última resposta
                      • L Offline
                        L Offline
                        Lucas Schneider
                        escreveu em última edição por
                        #37

                        isso usa iapel de ap mesmo… aí acerta a taxa que quer...mas não sei dos detalhes porque isso é a parte que o meu irmão faz...

                        [snapback]471746[/snapback]

                        seria pedir de mais consgeuir mais informção a respeito? hehehe

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          rodriguera
                          escreveu em última edição por
                          #38

                          lucas

                          o blackout usava iapel eu acho…

                          rodriguera

                          eu acho que é a geração do motor (como a gm chama)

                          classe a são os 1.8 sem ser flex

                          classe b são os flex de 107/109cv

                          classe c são os flex de 112/114cv com balanceiro roletado

                          provavelmente as dimensões mudaram (pouco) porcausa do calor gerado... sabe como fabrica ?...

                          [snapback]471676[/snapback]

                          entao o meu seria o classe a… 1.8 sem flex de 103cv...

                          opa… mas aí num teria a ver com o ano que vc passou... de toda forma a diferença é pouca e qdo for fazer o seu o correto é abrir e medir qto tem hoje pra ver se tem algum desgaste e só aí pedir std ou sobremedida...

                          [snapback]471677[/snapback]

                          ? realmente.. como vc disse naum tem nada haver com o ano do carro mesmo..

                          entao vc acha melhor eu abrir o motor e medir as peças ??

                          mais o desgaste é tanto assim?

                          pq se desgasta o pistão, desgasta a camara do cilindro tb certo? ou errado? entao o espaço entre pistao e cilindro tende a ser maior que o std. certo?

                          isso usa iapel de ap mesmo… aí acerta a taxa que quer...mas não sei dos detalhes porque isso é a parte que o meu irmão faz...

                          [snapback]471746[/snapback]

                          mais de ap é igual ao pistao do gm? ou é uma adaptação ??

                          se naum me engano a iapel tem um modelo que ela designa ser pro motor…

                          naum tenho certeza...

                          mais e quanto a questão da dilatação do pistao ?? que eu questionei acima... vc pode me ajuda?

                          abraços

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
                            L Offline
                            Lucas Schneider
                            escreveu em última edição por
                            #39

                            entao o meu seria o classe a… 1.8 sem flex de 103cv...

                            ? realmente.. como vc disse naum tem nada haver com o ano do carro mesmo..

                            entao vc acha melhor eu abrir o motor e medir as peças ??

                            mais o desgaste é tanto assim?

                            pq se desgasta o pistão, desgasta a camara do cilindro tb certo? ou errado? entao o espaço entre pistao e cilindro tende a ser maior que o std. certo?

                            mais de ap é igual ao pistao do gm? ou é uma adaptação ??

                            se naum me engano a iapel tem um modelo que ela designa ser pro motor...

                            naum tenho certeza...

                            mais e quanto a questão da dilatação do pistao ?? que eu questionei acima... vc pode me ajuda?

                            abraços

                            [snapback]471820[/snapback]

                            bom, se conselho fosse bom, se cobrava né…heheh

                            mas tipo, se quiser partir pra forjar e talz, (se vc tiver grana de boua é claro) pensa na possibilidade de comprar um bloco 2.0 16v e montar ele fora do carro....

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
                              R Offline
                              rodriguera
                              escreveu em última edição por
                              #40

                              seria pedir de mais consgeuir mais informção a respeito? hehehe

                              [snapback]471815[/snapback]

                              como o colega postou a tabela das medidas nesse mesmo topico… talves possa ajudar...

                              motores chevrolet - dados

                              fam?lia i é centro a centro é 86mm

                              cilindrada é di?metro é curso é bielas é relação r/l

                              999 cm3 é 71 mm é 62,9 mm é 129,75 mm é 0,242

                              1.389 cm3 é 77,6 mm é 73,4 mm é 129,75 mm é 0,282

                              1.598 cm3 é 79 mm é 81,5 mm é 129,75 mm é 0,314

                              1.796 cm3 é 80,5 mm é 88,2 mm é 129,75 mm é 0,339

                              bom, se conselho fosse bom, se cobrava né…heheh

                              mas tipo, se quiser partir pra forjar e talz, (se vc tiver grana de boua é claro) pensa na possibilidade de comprar um bloco 2.0 16v e montar ele fora do carro....

                              [snapback]471827[/snapback]

                              mais ah questão ?…

                              com essa biela e pistao original... aguenta uns 0,6... 0,7 de pressão no max... passo disso ja é um risco alto demais...

                              o problema ?.. quebrou biela elas vao querer ver o tempo.. ai o bloco vai pro saco tb... ai que vem o preju...

                              eu achei as bielas pra esse motor.. bielas scat pra gm 1.8 familia 1 na folego... o cara passou 1200 reais pra avista. é um preão legal se tratando de um motor que naum é um ap.. o preão é parecido com as bielas de ap que é comercializadas por ae...

                              o problema naum seria tanto os pistoes... os pistoes eu mando destaxa ele ja da uma aliviada... aguenta roda com 1kilinho de pressao legal ae... o problema maior sao as bielas.. se vc pensar a biela que esta no 1.8 que tem 103cv e 17-18kgmf de torque.. é a mesma que ta no 1.0 com 65/70cv e uns 9-10-11-12kgmf de torque sei la....

                              entao ela ja ta aguentando bastante coisa...

                              se eu colocar biela e pistao forjado... ai a pressao sobe haeuhaeuhaeuhaeuh

                              abraços

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
                                L Offline
                                Lucas Schneider
                                escreveu em última edição por
                                #41

                                com essa biela e pistao original… aguenta uns 0,6... 0,7 de pressão no max... passo disso ja é um risco alto demais...

                                o problema ?.. quebrou biela elas vao querer ver o tempo.. ai o bloco vai pro saco tb... ai que vem o preju...

                                eu achei as bielas pra esse motor.. bielas scat pra gm 1.8 familia 1 na folego... o cara passou 1200 reais pra avista. é um preão legal se tratando de um motor que naum é um ap.. o preão é parecido com as bielas de ap que é comercializadas por ae...

                                o problema naum seria tanto os pistoes... os pistoes eu mando destaxa ele ja da uma aliviada... aguenta roda com 1kilinho de pressao legal ae... o problema maior sao as bielas.. se vc pensar a biela que esta no 1.8 que tem 103cv e 17-18kgmf de torque.. é a mesma que ta no 1.0 com 65/70cv e uns 9-10-11-12kgmf de torque sei la....

                                entao ela ja ta aguentando bastante coisa...

                                se eu colocar biela e pistao forjado... ai a pressao sobe haeuhaeuhaeuhaeuh

                                dai sim né….

                                bom, já ouvi gente dizer que as bielas dos 1.4/1.6 efi antigos, são bem mais resistentes que essas bielas dos motores novos ....

                                eu só vi visualmente de relance as duas, e dapra perceber que são realmente mais resistentes...

                                bom tenho um amigo que roda numa pickup corsa, acho que é 96 , fez o motor e abrio pra 1.8, usou as mesmas bielas, só que o motor é bem destachado...tá rodando com 1.5 bar...mas a turbina é minuscula pro motor, uma gt22...

                                naum sei como naum quebra, pq ele esmirilha direto.....huahauhuha

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #42

                                  com certeza o ideal é abrir antes e olhar, como o r/l é alto a tend?ncia de ovalizar os cilindros é maior então preicsa medir pistão e cilindro e ver se usa tudo std, se abre pra proxima medida ou se encamisa (tudo são opções)

                                  o pistão iapel que falei só serve pra 1.6 porque aí a altura do pino permite a montagem..no vira do 1.8 o pistão ficaria mais alto e certamente pegaria nas valvulas…alémd etaxar o motor

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • L Offline
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                                    #43

                                    com certeza o ideal é abrir antes e olhar, como o r/l é alto a tend?ncia de ovalizar os cilindros é maior então preicsa medir pistão e cilindro e ver se usa tudo std, se abre pra proxima medida ou se encamisa (tudo são opções)

                                    o pistão iapel que falei só serve pra 1.6 porque aí a altura do pino permite a montagem..no vira do 1.8 o pistão ficaria mais alto e certamente pegaria nas valvulas…alémd etaxar o motor

                                    [snapback]471929[/snapback]

                                    bom, eu nem cogito um motor com r/l do naipe do 1.8 hein….hehehe

                                    e pela pouca diferença de cilindrade nem rola né....

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • T Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #44

                                      aproveitando o topico vou criar um gancho para minha duvida

                                      qual a melhor biela pro caso do motor de um chevette turbo… ?

                                      qual aguenta mais porrada.... ~300cv é pistao de monza aguenta isso tbm?

                                      abrassss

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                                      alguem ?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • O Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #45

                                        bom, eu nem cogito um motor com r/l do naipe do 1.8 hein….hehehe

                                        e pela pouca diferença de cilindrade nem rola né....

                                        [snapback]471934[/snapback]

                                        bem..eu ?ra bem c?tico em relação ao uso desse motor (1.8) … mas apostei e estou gostando bastante (mas obvio sei das limitações que ele tem)... certamente o 1.4 que minha esposa tem é mais lisinho (aidna mais no alcool)... só que lisinho com uns 90~95cv anda bem menos do que meio aspero com 120cv...fora a diferença de 12 pra 18mkgf de torque né é hehehehe

                                        se fosse montar algo mais racing nessa linha de motores acho que partiria pra tentar montar um 1.5 com vira de 1.4 e pistões de 80,5mm...a taxa deve ficar baixa e não sei como se resolveria isso... se taxando o cabeçote ou vendo se existe pistões desse di?metro com domo... aí precisaria estudar as alternativas... mas é motor pra virar giro alto como um ap600 e com bielas apropriadas acho que o resultado seria bem apreciável...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #46

                                          no final das contas ainda naum tiraram minha duvida sobre dilatação

                                          1 Resposta Última resposta

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