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Bielas gm familia 1

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  • R Offline
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    rodriguera
    escreveu em última edição por
    #28

    as bielas desses motor da familia 1 é muito lixo…

    seguinte... fui em uma concessionaria da fiat ali e fiz amizade com o mecanico... e imprimiu um papel la no computador, com todas as medidas e todas as peças desse motor 1.8.

    ele disse tb que a junta do cabeçote do 1.8 8v gasolina e flex (que estao no stilo) ambas são de aío. portanto naum precisa troca hehehe ja sao 120 reais de gasto a menos.

    o duro é que no papel com as informações tecnicas que ele me passou tem o seguinte...

    diametro dos cilindros - classe a, b, c

    diametro dos pistoes - classe a, b, c

    folga entre pistão e cilindor - classe a, b, c

    e agora como saber se o meu é classe a, b ou c ??

    unica coisa que tem é assim

    classe a / 99

    classe b / 00

    classe c / 01

    será que é o ano do carro é mas em 99 ainda naum tinha stilo... se naum me engano o stilo entro no mercado em 02... mais o motor ja tinha faz muito tempo...

    alguma ideia ?

    abraços

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    • R Offline
      R Offline
      rodriguera
      escreveu em última edição por
      #29

      o galera vou aproveitar o topico e tirar todas as duvidas que surgirem em minha cabeça ok??

      bom a questão é a seguinte…:

      no manual do carro diz que os pistões originais são de diametro 80,5 mm e curso de 88,2 mm correto? até ai tudo bem.

      nessa ficha que o mecanico da fiat me passou tem somente a medida do diametro do pistão, que é de:

      classe a / 99 80,455 a 80,465 mm

      classe b / 00 80,465 a 80,475 mm

      classe c / 01 80,475 a 80,485 mm

      resta saber o que significa essas classes a, b e c. mas a duvida é a seguinte, essa diferença na 80,485mm pra 80,5mm é porque foi um arredondamento de valoresó teria algum problema? quando eu for pedir um pistão forjado eu pediria de diametro de 80,5mm é isso ?

      outra coisa ?... esses valores, por ex.. de 80,475 mm a 80,485 mm seria os valores que o pistao pode variar/dilatar entre ele frio e quente ?

      outra coisa seria... o pistao forjado, tem algum modelo especifico por ex que eu tenho que procurar comprar por causa da dilatação ?? ou quando eu for comprar eu posso pegar por ex: um iapel forjado pra motor powertrain 1.8 8v de medidas de 80,5 x 88,2mm ??

      como fica dai ?

      alguem pode me ajuda?

      agradeão desde ja

      abraços

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        rodriguera
        escreveu em última edição por
        #30

        bom galera, increntando as informações anteriores… descobri mais isso:

        folga entre pistão e cilindro : 0,020 a 0,040mm.

        melhor explicando o que eu quero saber: qual a medida do diametro do encaixe com o pino do pistão e do encaixe com o virabrequin….

        [snapback]434370[/snapback]

        cara… assim especificadamente igual vc digito ai naum tem nada aqui, mais tem outras informações.. talves podem ser muito uteis..:

        diametro do pino do pistão: 17,995 a 18,000 mm

        diametro da sede do pino do pistão: 18,007 a 18,012 mm

        diametro da sede dos casquilhos da biela: 46,000 a 46,012 mm

        diametro do munhão do virabrequim: 54,980 a 54,988 mm

        diametro do moente do virabrequim: 42,971 a 42,987 mm

        espero ter ajudado em alguma coisa

        abraços

        1 Resposta Última resposta
        • L Offline
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          Lucas Schneider
          escreveu em última edição por
          #31

          bom galera, increntando as informações anteriores… descobri mais isso:

          folga entre pistão e cilindro : 0,020 a 0,040mm.

          cara... assim especificadamente igual vc digito ai naum tem nada aqui, mais tem outras informações.. talves podem ser muito uteis..:

          diametro do pino do pistão: 17,995 a 18,000 mm

          diametro da sede do pino do pistão: 18,007 a 18,012 mm

          diametro da sede dos casquilhos da biela: 46,000 a 46,012 mm

          diametro do munhão do virabrequim: 54,980 a 54,988 mm

          diametro do moente do virabrequim: 42,971 a 42,987 mm

          espero ter ajudado em alguma coisa

          abraços

          [snapback]471574[/snapback]

          era justamente isso que eu queria saber…heheh

          valeu

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
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            overspeed
            escreveu em última edição por
            #32

            lucas

            o blackout usava iapel eu acho…

            rodriguera

            eu acho que é a geração do motor (como a gm chama)

            classe a são os 1.8 sem ser flex

            classe b são os flex de 107/109cv

            classe c são os flex de 112/114cv com balanceiro roletado

            provavelmente as dimensões mudaram (pouco) porcausa do calor gerado... sabe como fabrica ?...

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #33

              opa… mas aí num teria a ver com o ano que vc passou... de toda forma a diferença é pouca e qdo for fazer o seu o correto é abrir e medir qto tem hoje pra ver se tem algum desgaste e só aí pedir std ou sobremedida...

              1 Resposta Última resposta
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                Lucas Schneider
                escreveu em última edição por
                #34

                lucas

                o blackout usava iapel eu acho…

                rodriguera

                eu acho que é a geração do motor (como a gm chama)

                classe a são os 1.8 sem ser flex

                classe b são os flex de 107/109cv

                classe c são os flex de 112/114cv com balanceiro roletado

                provavelmente as dimensões mudaram (pouco) porcausa do calor gerado... sabe como fabrica ?...

                [snapback]471676[/snapback]

                teria como me informa mais como ficam os lance dos pinos e altura/taxa?

                pq pelo que me consta, a galera usa iapel de ap adaptado né?

                jáouvi falar muito disso, mas nada concreto….

                1 Resposta Última resposta
                • T Offline
                  T Offline
                  TiBiSsA
                  escreveu em última edição por
                  #35

                  aproveitando o topico vou criar um gancho para minha duvida

                  qual a melhor biela pro caso do motor de um chevette turbo… ?

                  qual aguenta mais porrada.... ~300cv é pistao de monza aguenta isso tbm?

                  abrassss

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
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                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #36

                    isso usa iapel de ap mesmo… aí acerta a taxa que quer...mas não sei dos detalhes porque isso é a parte que o meu irmão faz...

                    1 Resposta Última resposta
                    • L Offline
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                      Lucas Schneider
                      escreveu em última edição por
                      #37

                      isso usa iapel de ap mesmo… aí acerta a taxa que quer...mas não sei dos detalhes porque isso é a parte que o meu irmão faz...

                      [snapback]471746[/snapback]

                      seria pedir de mais consgeuir mais informção a respeito? hehehe

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
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                        rodriguera
                        escreveu em última edição por
                        #38

                        lucas

                        o blackout usava iapel eu acho…

                        rodriguera

                        eu acho que é a geração do motor (como a gm chama)

                        classe a são os 1.8 sem ser flex

                        classe b são os flex de 107/109cv

                        classe c são os flex de 112/114cv com balanceiro roletado

                        provavelmente as dimensões mudaram (pouco) porcausa do calor gerado... sabe como fabrica ?...

                        [snapback]471676[/snapback]

                        entao o meu seria o classe a… 1.8 sem flex de 103cv...

                        opa… mas aí num teria a ver com o ano que vc passou... de toda forma a diferença é pouca e qdo for fazer o seu o correto é abrir e medir qto tem hoje pra ver se tem algum desgaste e só aí pedir std ou sobremedida...

                        [snapback]471677[/snapback]

                        ? realmente.. como vc disse naum tem nada haver com o ano do carro mesmo..

                        entao vc acha melhor eu abrir o motor e medir as peças ??

                        mais o desgaste é tanto assim?

                        pq se desgasta o pistão, desgasta a camara do cilindro tb certo? ou errado? entao o espaço entre pistao e cilindro tende a ser maior que o std. certo?

                        isso usa iapel de ap mesmo… aí acerta a taxa que quer...mas não sei dos detalhes porque isso é a parte que o meu irmão faz...

                        [snapback]471746[/snapback]

                        mais de ap é igual ao pistao do gm? ou é uma adaptação ??

                        se naum me engano a iapel tem um modelo que ela designa ser pro motor…

                        naum tenho certeza...

                        mais e quanto a questão da dilatação do pistao ?? que eu questionei acima... vc pode me ajuda?

                        abraços

                        1 Resposta Última resposta
                        • L Offline
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                          Lucas Schneider
                          escreveu em última edição por
                          #39

                          entao o meu seria o classe a… 1.8 sem flex de 103cv...

                          ? realmente.. como vc disse naum tem nada haver com o ano do carro mesmo..

                          entao vc acha melhor eu abrir o motor e medir as peças ??

                          mais o desgaste é tanto assim?

                          pq se desgasta o pistão, desgasta a camara do cilindro tb certo? ou errado? entao o espaço entre pistao e cilindro tende a ser maior que o std. certo?

                          mais de ap é igual ao pistao do gm? ou é uma adaptação ??

                          se naum me engano a iapel tem um modelo que ela designa ser pro motor...

                          naum tenho certeza...

                          mais e quanto a questão da dilatação do pistao ?? que eu questionei acima... vc pode me ajuda?

                          abraços

                          [snapback]471820[/snapback]

                          bom, se conselho fosse bom, se cobrava né…heheh

                          mas tipo, se quiser partir pra forjar e talz, (se vc tiver grana de boua é claro) pensa na possibilidade de comprar um bloco 2.0 16v e montar ele fora do carro....

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            rodriguera
                            escreveu em última edição por
                            #40

                            seria pedir de mais consgeuir mais informção a respeito? hehehe

                            [snapback]471815[/snapback]

                            como o colega postou a tabela das medidas nesse mesmo topico… talves possa ajudar...

                            motores chevrolet - dados

                            fam?lia i é centro a centro é 86mm

                            cilindrada é di?metro é curso é bielas é relação r/l

                            999 cm3 é 71 mm é 62,9 mm é 129,75 mm é 0,242

                            1.389 cm3 é 77,6 mm é 73,4 mm é 129,75 mm é 0,282

                            1.598 cm3 é 79 mm é 81,5 mm é 129,75 mm é 0,314

                            1.796 cm3 é 80,5 mm é 88,2 mm é 129,75 mm é 0,339

                            bom, se conselho fosse bom, se cobrava né…heheh

                            mas tipo, se quiser partir pra forjar e talz, (se vc tiver grana de boua é claro) pensa na possibilidade de comprar um bloco 2.0 16v e montar ele fora do carro....

                            [snapback]471827[/snapback]

                            mais ah questão ?…

                            com essa biela e pistao original... aguenta uns 0,6... 0,7 de pressão no max... passo disso ja é um risco alto demais...

                            o problema ?.. quebrou biela elas vao querer ver o tempo.. ai o bloco vai pro saco tb... ai que vem o preju...

                            eu achei as bielas pra esse motor.. bielas scat pra gm 1.8 familia 1 na folego... o cara passou 1200 reais pra avista. é um preão legal se tratando de um motor que naum é um ap.. o preão é parecido com as bielas de ap que é comercializadas por ae...

                            o problema naum seria tanto os pistoes... os pistoes eu mando destaxa ele ja da uma aliviada... aguenta roda com 1kilinho de pressao legal ae... o problema maior sao as bielas.. se vc pensar a biela que esta no 1.8 que tem 103cv e 17-18kgmf de torque.. é a mesma que ta no 1.0 com 65/70cv e uns 9-10-11-12kgmf de torque sei la....

                            entao ela ja ta aguentando bastante coisa...

                            se eu colocar biela e pistao forjado... ai a pressao sobe haeuhaeuhaeuhaeuh

                            abraços

                            1 Resposta Última resposta
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                              Lucas Schneider
                              escreveu em última edição por
                              #41

                              com essa biela e pistao original… aguenta uns 0,6... 0,7 de pressão no max... passo disso ja é um risco alto demais...

                              o problema ?.. quebrou biela elas vao querer ver o tempo.. ai o bloco vai pro saco tb... ai que vem o preju...

                              eu achei as bielas pra esse motor.. bielas scat pra gm 1.8 familia 1 na folego... o cara passou 1200 reais pra avista. é um preão legal se tratando de um motor que naum é um ap.. o preão é parecido com as bielas de ap que é comercializadas por ae...

                              o problema naum seria tanto os pistoes... os pistoes eu mando destaxa ele ja da uma aliviada... aguenta roda com 1kilinho de pressao legal ae... o problema maior sao as bielas.. se vc pensar a biela que esta no 1.8 que tem 103cv e 17-18kgmf de torque.. é a mesma que ta no 1.0 com 65/70cv e uns 9-10-11-12kgmf de torque sei la....

                              entao ela ja ta aguentando bastante coisa...

                              se eu colocar biela e pistao forjado... ai a pressao sobe haeuhaeuhaeuhaeuh

                              dai sim né….

                              bom, já ouvi gente dizer que as bielas dos 1.4/1.6 efi antigos, são bem mais resistentes que essas bielas dos motores novos ....

                              eu só vi visualmente de relance as duas, e dapra perceber que são realmente mais resistentes...

                              bom tenho um amigo que roda numa pickup corsa, acho que é 96 , fez o motor e abrio pra 1.8, usou as mesmas bielas, só que o motor é bem destachado...tá rodando com 1.5 bar...mas a turbina é minuscula pro motor, uma gt22...

                              naum sei como naum quebra, pq ele esmirilha direto.....huahauhuha

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #42

                                com certeza o ideal é abrir antes e olhar, como o r/l é alto a tend?ncia de ovalizar os cilindros é maior então preicsa medir pistão e cilindro e ver se usa tudo std, se abre pra proxima medida ou se encamisa (tudo são opções)

                                o pistão iapel que falei só serve pra 1.6 porque aí a altura do pino permite a montagem..no vira do 1.8 o pistão ficaria mais alto e certamente pegaria nas valvulas…alémd etaxar o motor

                                1 Resposta Última resposta
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                                  escreveu em última edição por
                                  #43

                                  com certeza o ideal é abrir antes e olhar, como o r/l é alto a tend?ncia de ovalizar os cilindros é maior então preicsa medir pistão e cilindro e ver se usa tudo std, se abre pra proxima medida ou se encamisa (tudo são opções)

                                  o pistão iapel que falei só serve pra 1.6 porque aí a altura do pino permite a montagem..no vira do 1.8 o pistão ficaria mais alto e certamente pegaria nas valvulas…alémd etaxar o motor

                                  [snapback]471929[/snapback]

                                  bom, eu nem cogito um motor com r/l do naipe do 1.8 hein….hehehe

                                  e pela pouca diferença de cilindrade nem rola né....

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #44

                                    aproveitando o topico vou criar um gancho para minha duvida

                                    qual a melhor biela pro caso do motor de um chevette turbo… ?

                                    qual aguenta mais porrada.... ~300cv é pistao de monza aguenta isso tbm?

                                    abrassss

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                                    alguem ?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      #45

                                      bom, eu nem cogito um motor com r/l do naipe do 1.8 hein….hehehe

                                      e pela pouca diferença de cilindrade nem rola né....

                                      [snapback]471934[/snapback]

                                      bem..eu ?ra bem c?tico em relação ao uso desse motor (1.8) … mas apostei e estou gostando bastante (mas obvio sei das limitações que ele tem)... certamente o 1.4 que minha esposa tem é mais lisinho (aidna mais no alcool)... só que lisinho com uns 90~95cv anda bem menos do que meio aspero com 120cv...fora a diferença de 12 pra 18mkgf de torque né é hehehehe

                                      se fosse montar algo mais racing nessa linha de motores acho que partiria pra tentar montar um 1.5 com vira de 1.4 e pistões de 80,5mm...a taxa deve ficar baixa e não sei como se resolveria isso... se taxando o cabeçote ou vendo se existe pistões desse di?metro com domo... aí precisaria estudar as alternativas... mas é motor pra virar giro alto como um ap600 e com bielas apropriadas acho que o resultado seria bem apreciável...

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        escreveu em última edição por
                                        #46

                                        no final das contas ainda naum tiraram minha duvida sobre dilatação

                                        1 Resposta Última resposta

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