Potência x torque
-
ler giro por frequencia blz, agora ler potencia por ruido eletrico é complicado de se botar f?.
[snapback]275275[/snapback]
a potencia nao lida pelo ruido eletrico. só a rpm.
apartir de dados que voce entra, e formulas, se chega a potencia, e ai tem outros fatores de correcao, etc etc
como eu disse acima, nao acredito que alguem encare um dinamometro desse, como verdade .
e sim para fazer um antes/depois
essa é a funcao fundamental do aparelho
-
resumindo… esse software usa o ?udio da ignição pra verificar a aceleração do carro, e a partir da? calcular a potência.
a cada fa?sca detectada, o software verifica a rpm do motor calculando o intervalo de tempo entre ela e a última fa?sca.
nas configurações do software entram toooooodas vari?veis possíveis pra que esse cálculo seja correto, como relações de marcha, marcha utilizada, dist?ncia percorrida a cada revolução dos pneus, cx, área frontal, peso, etc etc etc...
-
[project team manager mode on]
ktulu, lost & streit
tirem a poeira de suas protoboards e os kits de desenvolvimento upic do arm?rio e ponham já a caixola pra funcionar…
por acaso ouvi alguém falar aparelhinho portútil que funciona como um dinam?metro baseado na rotação + dados configuraveis por telinha lcd ?
[project team manager mode off]
-
pelo que entendi ele usa a ignição pra saber a rotação do motor, ok. normal. mas ele tambem tem essa de ouvir o motor pra estimar a potência naquela determinada rotação. estranho. obviamente quanto mais forte a explosão mais barulho ela gera, agora, ouvir esse barulho e transformar em potência é complicado hein…
o que daria pra fazer num dino de bolso seria vc entrar com o momento de inercia do volante do motor e pela velocidade com que sobe o giro estimar uma potência. mas sem um freio tb não fica mto catélico...
enfim, só vendo pra crer.
-
o que daria pra fazer num dino de bolso seria vc entrar com o momento de inercia do volante do motor e pela velocidade com que sobe o giro estimar uma potência. mas sem um freio tb não fica mto catélico…
mas é exatamente isso que o software faz verifica a aceleração do motor, atravṍs da variação de rotação vs tempo (aceleração do carro). e o freio utilizado é a própria inercia do carro, calculada considerando boa parte das vari?veis envolvidas como peso, cx, área frontal, relação de transmissão, tamanho dos pneus, blablabla…
o que ele não tem como verificar é interfer?ncia externa, como incid?ncia de vento ou pista não plana. mas pra isso ele é enf?tico e recomenda sempre medir 2 puxadas , feitas no mesmo lugar e em sentidos opostos, e então considerar a média.
-
pra isso já existe g-tech.
opa… claro que já mas pra quem não tem acesso a um (eu por exemplo, não tenho um e nem conheão quem tenha pra pegar emprestado) ou tem um gtech mais simples e quer ver o gr?fico de potencia/torque, como é o caso do ka que abriu esse tópico, esse software é uma boa solução. a versão nova dele é paga, mas a antiga está disponível para todos, e o cabo necessário para fazer a leitura do sinal da ignição é muito simples e barato de ser feito
-
puts em jordan…
-
-
oia, q eu saiba, o dinamometro mede apenas a potencia…
potencia eh a forca necessaria para acelerar um corpo. se eu me lembro bem, 1cv = a forca necessaria pra acelerar 75kg 1m/s/s (um metro por segundo, por segundo) ou seja, a cada 1 segundo, os 75kg ganham mais 1 metro por segundo.
como o dina sabe o peso do rolo, e vc calibra a velocidade do rolo com o rpm, ele sabe pela velocidade do rolo qual a rpm do motor.
entao pela aceleracao do rolo, sabendo o rpm, se calcula o torque, pois a potencia é meramente a aceleracao do rolo, que é o peso em questao.
os calculos sao complexos e eu nao sei...
existem dinas que sao ligados ao motor, nao sendo necessario calibrar o rpm... podendo dar puxadas trocando de marcha
soh pra completar, eu ja to trabalhando em um aparelho, com lcd e tal, que vai medir a aceleracao, mas nao tinha divulgado pq to falando muito e fazendo pouco, por exemplo ainda nao montei o atraso de ponto, entao todo mundo deve ta achando que eu soh falo e nao faão
gtech funciona sim com acelerometro.