Tal da blow off valve
-
tenho visto que muita gente ainda tem dúvidas sobre o que é uma bov (blow off valve), tb conhecida como valvula de prioridade.
mas porque rebatizaram uma coisa que ja tem nome? parece que por questáes mercadol?gicas, pra designar um produto novo no mercado, que na verdade não ?.
bom, comentei com vcs que poo força das circunst?ncias precisei recolocar valvula de prioridade na saveiro, agora com pressão mais alta, senti um turbo-lag nas trocas de 3? p/ 4? em giro alto (7500 rpm) devido a freada da turbina pelo rotor do compressor durante a troca de marcha em alta carga. com uma valvula de prioridade normal , senti uma melhora, mas precisava descarregar ainda mais.
cheguei a mandar abrir mais um furo na mufla pra usar duas valvulas, mas decidi por comprar a tal da blow off da folego.
assim que recebi a peça, logo de cara desmontei ela inteira, não foi minha surpresa ao constatar ser nada mais do que uma valvula pop-off (q uso no carro a mais de 5 anos) enfeitada …e bem mais cara.
o principio de funcionamento dela é simples, ao inves de ter um pistão dentro que é puxado por vacuo após se fechar a borboleta (na troca de marcha) e abrir uma passagem pra pressão sair, é usado um diafragma, a vantagem é que assim, com o diafragma, a descarga se torna bem mais rapida, e tb a valvula fecha mais rapido ao se re-acelerar o carro. sem contar a enorme valvula dentro da peça, que garante uma descarga alta.
ai vão algumas fotos da criança:
desmontada pra vcs verem por dentro:
conexão com mangueira sovi?tica de 3/8 (quase 10mm ):
thanks to imageshack for free image hosting
-
? o mesmo esquema de uma waste gate nao é isso, so q no caso é de aluminio com as partes internas feitas pra trabalhar com ar mais frio q a waste gate e tem uma cornetinha pra enfeitar. to certo?
-
? o mesmo esquema de uma waste gate nao é isso, so q no caso é de aluminio com as partes internas feitas pra trabalhar com ar mais frio q a waste gate e tem uma cornetinha pra enfeitar. to certo?
[snapback]285813[/snapback]
wastegate é alivio, a bov, no caso dessa aí, é somente prioridade.
tem bov que é alivio/prioridade.
-
essa dá pra ser usada como alivio tb né? e realmente é uma pop-off com corneta…hehehe
-
o parafuso serve da mesma forma q uma valvula de prioridade com pistão, pra regular a vaz?o. no caso, deixei o parafuso todo aberto pq a mola q veio é muuuuuito dura.
acabei de chegar, fui dar uma volta com o carro.
bom, o ru?do é curto, só se escuta ela abrir com carga alta, acima de 0,8 bar, bem discreto, porem eficiente, pois agora não tem mais o espirro saindo do compressor.
possivelmente eu coloque uma mola mais macia e controle a vazão pelo parafuso de regulagem.
obs: ela fica quase inteira fechada durante a marcha lenta, abre menos de 5 milimetros.
-
o motivo para o nome é sim
blow off (prioridade) e wastegate (alivio) são os nomes das valvulas em ingl?s, só isso
[snapback]285850[/snapback]
pois é, só que prioridade ja existia a muitos anos. essa tambem é de prioridade e colocaram um nome importado nela só pra dizer que é diferente hehehe pow, sei la, podiam destacar as qualidades do sistema ao inves de mudar o nome.
-
nao sei se é impressao minha, mas o da ancona é bem maior o pistao em diametro, essa da folego parece mais pequeno
ela é boa pois , numa de prioridade comum ela demora um pouco pra fechar quando se reacelera, no caso desse modelo, ela fecha bem mais rapido…o espirro dela é mais grosso e rapido, e de baixa nao espirra, faz um barulhinho meio diferente, tipo de uma gangorra sem oleo hauhaua
-
o primeiro passo para não importar o nome seria não importar a valvula.. godzilla da turbonetics, sera que copiaram ?? ahehaehahhae haehaeae
link :
-
nao sei se é impressao minha, mas o da ancona é bem maior o pistao em diametro, essa da folego parece mais pequeno
ela é boa pois , numa de prioridade comum ela demora um pouco pra fechar quando se reacelera, no caso desse modelo, ela fecha bem mais rapido…o espirro dela é mais grosso e rapido, e de baixa nao espirra, faz um barulhinho meio diferente, tipo de uma gangorra sem oleo hauhaua
[snapback]285867[/snapback]
o pessoal la na oficina disse q todas estão usando a valvula interna igual.
foi montada uma da ancona no golf do pix, uma sarto num gol na semana passada e agora a minha, da folego. e disseram q todas são na mesma medida.
o que muda na da folego é a parte da vaz?o, por onde sai a pressão, muito maior do que as outras. a corneta faz parte do corpo da valvula, e com isso abriram ali por dentro no talo. o cara da folego me falou isso e realmente vi q ele tava certo.
-
o primeiro passo para não importar o nome seria não importar a valvula.. godzilla da turbonetics, sera que copiaram ?? ahehaehahhae haehaeae
link :
http://www.turboneticsinc.com/valves_godzilla.htm
[snapback]285869[/snapback]
igual a da ancona. pelo menos copiaram uma coisa de primeira linha hehehehe
-
ola galera estava vendo o assunto sobre bov e vou falar uma coisa por muito tempo usei valvulas normais as de r$ 50,00 depois que eu comprei uma blitz que comprei de um amigo meu percebi uma enorme diferença….
quando vc esta no ralo ela descarrega a pressão em um piscar de olhos resumindo é um tesão não tem aquele lag, ela descarrega tudo, ai vc finca o po e a pressão esta la em cima novamente
no meu novo projeto comprei uma nova valvula que a spa esta exportando pos eua, tem uma foto dela aqui abaixo, so que a minha é azul, essa valvula e pra carros acima de 400cv disse o fabricante... minha sugestão e pra quem puder usar uma bov usem sem medo
[] s
thiago trojillo
-
ola galera estava vendo o assunto sobre bov e vou falar uma coisa por muito tempo usei valvulas normais as de r$ 50,00 depois que eu comprei uma blitz que comprei de um amigo meu percebi uma enorme diferença….
quando vc esta no ralo ela descarrega a pressão em umpiscar de olhos resumindo um tesão não da aquele lag ele descarrega tudo fica o po e a pressão esta la em cima
no meu novo projeto comprei uma nova valvula que a spa esta exportando pos eua tem uma foto dela aqui abaixo, so que a minha e azul, essa valvula e pra carros acima de 400cv disse o fabricante... minha sugestão e pra quem puder usar uma bov usem sem medo
[] s
thiago trojillo
[snapback]285875[/snapback]
essa foto foi eu que tirei?? a spa tava na automec com peças muito boas, de altissima qualidade ?
-
quando vc esta no ralo ela descarrega a pressão em umpiscar de olhos resumindo um tesão não da aquele lag ele descarrega tudo fica o po e a pressão esta la em cima
no meu novo projeto comprei uma nova valvula que a spa esta exportando pos eua tem uma foto dela aqui abaixo, so que a minha e azul, essa valvula e pra carros acima de 400cv disse o fabricante... minha sugestão e pra quem puder usar uma bov usem sem medo
[] s
thiago trojillo
[snapback]285875[/snapback]
muito bonita essa valvula, não sabia q ja tava a venda.
haehhaeh então… nada mais natural que copiar o nome tambem
[snapback]285876[/snapback]
se fosse assim, ja que valvula de prioridade sempre (em ingles) se chamou bov, as antigas, de pistão desde a época da larus turbo se chamariam bov e não valvula de prioridade hehehehe