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Projeto celta 1.8t 16volts

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    Rubao-SP
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    #1

    salve galera,

    em busca de novas dores de cabeça vou iniciar o projeto celta 1.8t 16v (familia 1) partindo da preparação atual 1.6t 8v).

    o objetivo é fazer este upgrade tentando salvar o máximo de investimento já realizado.

    aqui no preparados vou tentar organizar de uma maneira melhor o que já estou postando no forum celta clube.

    vamos lá

    tudo iniciou quando o celtinha era 1.0 vhc. logo coloquei um kit básico, depois intercooler e his.
    cansado de apenas dar umas espirradinhas decidi montar um motor 1.6 e parti para uma turbina apl .42.48, intercooler, fueltech e um cabeçote 1.8 8v com o comando do corsa 1.6.

    empurrando 1.5kg, esta configuração rendeu 305cv no motor e muitas alegrias.

    mas… como esse negócio de carro turbo parece doença... decidi preparar um cabeçote roletado e jogar neste motor 1.6. claro que com isso tive outros gastos como trocar turbina, refazer intercooler... e outras coisinhas.

    aí chegou o grande dia em que desceu uma válvula e acabou com os meus pistões. dai surgiu a vontade de colocar um cabeçote 16v sem o acionamento por balanceiros atritantes ou roletados.

    pra começar a brincadeira fui atrás das especificações do motor que equipa a meriva / stilo 1.8 16v:

    depois fui tentar entender…..

    o que queria dizer o tal do c18sel:

    quais as diferenças nos blocos de um 1.8 f1 8v e 16v:

    bloco 1.8 8v


    bloco 1.8 16v

    aqui já notei que teria que substituir o tubo de ventilação do motor e o a mangueira de água do bloco do motor ao tubo.
    obs: as marcas nos pistões do bloco 16v não são cavas. acredito que o dono desse carra tenha atropelado as válvulas.

    como era o cabeçote 16v:


    aqui é bastante interessante se tiver uma foto do cabeçote do corsa 1.6 16v. daria para notar a diferença de angulação das válvulas entre estes cabeçotes.
    acredito que esse seja o fator do motor 1.8 16v não ter cavas nos pistões.

    como era o sistema de distribuição do motor:

    aqui comecei a ficar bastante preocupado…. caraca... quanta coisa pra fazer....
    tensionadores, polias reguláveis, bomba de água, engrenagem do virabrequim, suporte alternador, suporte motor, etc

    o que iria fazer com os coletores de admissão e escape:

    não ia ter como… usar este coletor de admissão variável e o coletor que eu tinha de escape tubular...
    mais preocupado ainda... ia ter que fazer todos os coletores novamente.

    para este post gostaria de agradecer o rbsmontemor e o tatin pelas imagens que utilizei deles.

    no próximo post vou fazer a lista de peças que preciso ir atrás....

    abçs

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    • L Offline
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      LeonardoZ
      escreveu em última edição por
      #2

      acompanhando, topico excelente rico em info…

      abs e continue postando

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      • G Offline
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        gti-xxe
        escreveu em última edição por
        #3

        nao sei se no motor gm da, mas ja penso um milinove gm 16v

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        • R Offline
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          Rubao-SP
          escreveu em última edição por
          #4

          nao sei se no motor gm da, mas ja penso um milinove gm 16v

          naum sei se daria. mas jah estou com os pistões sobremedida.

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          • S Offline
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            SemControle
            escreveu em última edição por
            #5

            melhor nao tentar fazer 1.9, esta trabalhando num bloco f1, q chegou nesse 1.8 no limite extremo já, levando em conta ainda q é t e nao é pressao pouca

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              rbsmontemor
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              #6

              nao sei se no motor gm da, mas ja penso um milinove gm 16v

              o motor gm familia 1 seria alguma coisa parecida com os vw bielinha. pistão no máximo 81mm, vira de 88,2 e biela de 129,75mm. o motor ap 1.9 é bom porque não tem o r/l escroto dos 2.0 bloco baixo (144mm)…então troca-se o vira para o do 1.8 para ter um r/l melhor.

              não tem nada a ver com ser 1.8, 1.9, 2.0, 2.1...

              o motor gm familia 1 1.8 também tem r/l escrotão...e fazendo uma analogia com o que se faz em ap, deveria ser feito um gm familia 1 1.7 com pistão de 1.8 e virabrequim de 1.6.

              nos gm familia 2 dá para fazer 1.9 também...exatamente da mesma forma dos ap. assim como gm também tem os bloco alto dos 2.2 e 2.4...que montados com virabrequim de 2.0 ficam com um r/l maravilhoso...

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                rbsmontemor
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                #7

                edit: (não deu tempo de editar)

                gm f1 = bloco pequeno, entre-cilindros pequeno e cilindrada maxima de 1800cc. usado em corsa, montana, meriva, celta..

                gm f2 = bloco maior, entre cilindros maior, cilindrada entre 1.8 e 2.4. usado em astra, vectra, monza, zafira, kadett….

                ps: posta o resto das fotos yuri

                [] s

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                  Lee
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  não compensa comprar logo o motor completo 1.8 16v ou 2.0 16vó do que ter que fazer todas essas adaptações pra encaixar o cabeçote 16v.

                  ultimamante ando grilado com adaptações, é dor de cabeça na certa alem de muitas horas sem sono e quebra de banca $ rsrs

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    Rubao-SP
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    não compensa comprar logo o motor completo 1.8 16v ou 2.0 16vó do que ter que fazer todas essas adaptações pra encaixar o cabeçote 16v.

                    ultimamante ando grilado com adaptações, é dor de cabeça na certa alem de muitas horas sem sono e quebra de banca $ rsrs

                    zorlac,

                    acredito que se alguém fosse começar um projeto do zero o interessante seria realmente fazer um swap. mas como disse a minha intenção seria aproveitar ao máximo o investimento que já tinha realizado.

                    1 Resposta Última resposta
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                      escreveu em última edição por
                      #10

                      continuando… vamos a lista de peças que vou precisar considerando a troca de alguns parafusos antigos que tenho desde a mecânica 1.0 vhc.






                      desta relação os maiores custos são do cabeçote, jogo de pistões, tampa do cabeçote e coletores.

                      não fiquem assustados…. pq depois de tudo comprado garanto que as peças caibam em um única caixa de papelão... 60% da lista são parafusos.

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                      • R Offline
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                        Rubao-SP
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        continuando… vou postando as fotos + códigos das peças.

                        peças motor

                        jogo de pistões, anéis, pinos e travas

                        peças cabeçote

                        cabeçote 16volts - meriva (acreditem achei de uma meriva… nem de stilo foi)


                        tampa do comando de válvulas


                        bocal do enchimento de óleo


                        prisioneiros coletores adm e escape


                        junta do coletor de escapamento


                        junta do coletor de admissão

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                          Rubao-SP
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          continuando…

                          peças arrefecimento do motor

                          conjunto termostato


                          junta do conjunto do termostato


                          parafuso grande do termostato ao cabecote


                          conector da mangueira de agua


                          junta do conector da mangueira

                          ps: no conjunto do termostato vao dois parafusos (um grande e outro pequeno). o grande achei sem problemas, agora o pequeno foi preciso abrir um processo de bo na gm para que eles achem um para fornecer.

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                          • R Offline
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                            Rubao-SP
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            continuando…

                            peças sistema distribuição do motor


                            tampa traseira correia dentada


                            tampa inferior correia dentada


                            tensionador


                            rolo guia


                            rolol guia


                            engrenagem do virabrequim


                            polias reguláveis

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                            • V Offline
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                              #14

                              adoro esses projetos que são bem pensandos… parabéns

                              só me falta grana, pq coragem não falta nem um pouco hehe

                              1 Resposta Última resposta
                              • B Offline
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                                #15

                                utilizando o que voce ja tem, eu partiria para o uso do seu vira mesmo do 1,6 e montaria com bielas especias usando os pistões que voce ja comprou
                                mudaria drasticamente o r/l,teria um carro mais livre para o giro

                                eu tenho um 2.2/2.4 no bloco, com vira de 2.0 e bielas de 6polegas,sem contar o peso fora da arvore de balanceamento
                                ainda girar muito melhor

                                se tivesse um fi nas mão com certeza faria isso, aliado de ja ter o vira
                                faça os calculos e mande fazer as bielas

                                escolha a faixa de potencia que voce quer

                                e se não tiver onde comprar as bielas fala com esse cara

                                bilbezerra@hotmail.com

                                gabriel ricce

                                1 Resposta Última resposta
                                • B Offline
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                                  #16

                                  um detalhe, pra gerenciar isso tudo eu recomendaria uma megasquirt uma v3 com processador msii

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
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                                    #17

                                    engraçado que quando não é ap ninguém posta..

                                    inspiração pra você

                                    http://www.youtube.c…h?v=cn5y6jbut9k

                                    -gm familia 1 1.8 16v, cabeçote de meriva trabalho top, mpi, iskanderian, etc..
                                    -garret gt40
                                    -haltech

                                    abraço

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #18

                                      engraçado que quando não é ap ninguém posta..

                                      fzr o que se vw ap é o motor mais popular aqui no brasil?
                                      as pessoas conhecem muito mais sobre esse motor do que sobre os outros. normal que tópicos de ap tenham maior número de pessoas colaborando.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
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                                        #19

                                        utilizando o que voce ja tem, eu partiria para o uso do seu vira mesmo do 1,6 e montaria com bielas especias usando os pistões que voce ja comprou
                                        mudaria drasticamente o r/l,teria um carro mais livre para o giro

                                        eu tenho um 2.2/2.4 no bloco, com vira de 2.0 e bielas de 6polegas,sem contar o peso fora da arvore de balanceamento
                                        ainda girar muito melhor

                                        se tivesse um fi nas mão com certeza faria isso, aliado de ja ter o vira
                                        faça os calculos e mande fazer as bielas

                                        escolha a faixa de potencia que voce quer

                                        e se não tiver onde comprar as bielas fala com esse cara

                                        bilbezerra@hotmail.com

                                        gabriel ricce

                                        já ouvi inúmeras vezes sobre este assunto de montar com o vira do 1.6. agora, será que seria tanta diferença?
                                        de qualquer forma vou montar com vira de 1.8. ai vou ter um parâmetro para caso venha fazer essa alteração.

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                                          Rubao-SP
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                                          #20

                                          dando uma acelerada no processo….

                                          peças sistema de ventilação do motor

                                          tubo de ventiliação do motor

                                          obs: o tubo dos cabecotes 8v ficam na vertical. este acompanha o bloco horizontalmente e chega no cabecote de lado.


                                          junta do tubo de ventilacao do motor


                                          mangueira do tubo de ventilacao ao cabecote.

                                          um pouquinho de perfumaria… (tampa de válvulas da cor do celtinha)

                                          antes

                                          depois

                                          1 Resposta Última resposta

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