Conselhos para acertar ap aspirado
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É o mesmo sim.
acabou de sair outro aspro de rua da oficina, e o sensor do cara ficou preso em cima da flauta porque o cara usa cornetas, o meu ainda ta dentro do filtro marmita, mais protegido, mas o correto seria furar e colocar no coletor de admissão, mas no meu coletor, curto, não tem espaço pra isso.
vou comprar outro sensor, se queimar é algum pau na ligação, porque tenho minhas duvidas se realmente foi trocado o meu sensor 3x.
hoje antes de tirar a ft do carro pra enviar amanha, dei uma partida no bicho, ficou bipando calibrar tps , pelo visto o trem descalibrou nesse tempo em que ficou parado.
bem, agora uma coisa de cada vez, enquanto a ft vai pra fabrica, vou limpar o carro por dentro e instalar o novo redutor t do combustivel que vai pro manometro, quero ver se vai melhorar, esse t ganhei de um amigo e é da autometer, ou seja o tubinho que vai pro manometro é fininho, mais fino que da odg que uso, pois o mecanico queria colocar um giglezinho menor, dizendo que essa oscilação de pressão de combustivel no meu manometro é por causa da passagem do combustivel do meu t que é grande.
vou colocar, se não mudar em nada, o jeito é encostar o carro e o cara revisar tudinho essa parte de alimentação, porque sem eu saber a correta pressão de combustivel, fica dificil começar a mexer na ft.
e por enquanto levar em outra oficina, está sem cogitação $$$$.
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se o seu carro possui até 14:1 de taxa o ponto pode chegar fácil nos 35º na faixa dos 6000 rpm, ainda mais com o comando que vc usa.
faz um mapa por map e testa. usar somente o tps como parâmetro é pouco. jamais ficará bom para se usar na rua. prá pista ainda vai.
a correção por map deixará o funcionamento do motor equalizada nas cargas médias e baixas, coisa que a correção somente pelo tps não tem condição de dar. e ainda por cima fica muito mais simples esse acerto. isso sem contar na economia de combustível.
é possível até usar a lenta por map, o que deixa o motor mais estável para o uso urbano.
falo por experiência própria, pois uso em meu carro um comando de 296º e embora seja turbo, 95% do tempo ando aspirado .
com 4 borboletas seu motor deve ter um comportamento perto de um original, como se fosse uma moto esportiva 4cc, ou seja, marcha lenta perto dos 1000 rpm e um torque razoável em baixa.
se tiver interesse e hover dúvidas te explico fazer.
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anderson, eu quero ligar o map, mas o cara la teima em não usar e descarta essa opção, até o motor aspro do meu colega que acabou de sair da oficina (gol caixa 4 borboletas comando 027) o cara nao ligou o map.
já despachei a ft pra ver se tem problema e zerar, semana que vem deve chegar. chegando vou começar o acerto, meu motor tem 14,6:1 de taxa.
porque se tiver com algum pau nessa instalação, o cara vai ter que se virar pra arrumar, afinal o serviço eletrico foi pago.
depois eu vou em outro mecanico que o pessoal me recomendou aqui na cidade, e lá verei com ele a ligação do map e vacuo do dosador. mas pra isso preciso do tal $$$ que acabou, a situação apertou agora, e por enquanto terei que rodar com oc arro com o meu acerto e pelo menos o cutoff ligado também.
semana que vem tem mais noticias sobre essa novela.
mas digo uma coisa, a raiva que to passando é muito grande, vontade de voltar a ie original, tudo original e vender tudo. mas como isso é um sonho quase realizado, vou até o fim pra ver.
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anderson, eu quero ligar o map, mas o cara la teima em não usar e descarta essa opção, até o motor aspro do meu colega que acabou de sair da oficina (gol caixa 4 borboletas comando 027) o cara nao ligou o map.
já despachei a ft pra ver se tem problema e zerar, semana que vem deve chegar. chegando vou começar o acerto, meu motor tem 14,6:1 de taxa.
porque se tiver com algum pau nessa instalação, o cara vai ter que se virar pra arrumar, afinal o serviço eletrico foi pago.
depois eu vou em outro mecanico que o pessoal me recomendou aqui na cidade, e lá verei com ele a ligação do map e vacuo do dosador. mas pra isso preciso do tal $$$ que acabou, a situação apertou agora, e por enquanto terei que rodar com oc arro com o meu acerto e pelo menos o cutoff ligado também.
semana que vem tem mais noticias sobre essa novela.
mas digo uma coisa, a raiva que to passando é muito grande, vontade de voltar a ie original, tudo original e vender tudo. mas como isso é um sonho quase realizado, vou até o fim pra ver.
seu mecânico é burro. usar 4 borboletas com comando original é jogar dinheiro fora e não usar o map é falta de competência no uso da ft. 4 borboletas somente com comandos de 288º ou mais. eu cheguei a usar um comando 324 º com marcha lenta original.
bastará uma volta nesse carro quando ele estiver acertado corretamente que a raiva passa.
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isso menegotto, o anderson ja me deu as dicas de como ligar.
so tenho a duvida de como furar e prender as conexões no coletor? como faço a rosca? ou é so meter a broca? essa é minha duvida,, quero fazer sozinho pq se eu pedir pro mecanico vou ouvir na minha orelha.
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galera, ft chegou, ta na mao denovo.
ja liguei e inseri o mapa que estava antes, ou seja o mesmo mapa que postei na pagina anterior.
o problema agora é o seguinte. a primeira partida tá ótima, o carro funciona liso, sonda 0.96~1.00 em marcha lenta, giro em 1150~1100.
maaaaaaaaaaaaaaaaaaaas quando o motor esquenta o carro morre, perde a lenta.
como faço para acertar a lenta do carro com motor quente? diminui o tempo de injeção (ms) no mapa principal em 500 e 1000rpm e não adiantou, porque ele ainda ta com exceso e pensei que ele morria ou perdia a lenta devido ao excesso. acertei ou dei bobeira?
lenta no frio = perfeita
lenta quente = morre
mas agora preciso resolver a marcha lenta quente, pra assim começar o acerto com ele em movimento.
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galera, uma duvida de leigo.
a temperatura do motor tem que estabilizar em 85º, 90º sem acionamento da ventoinha?
porque, agora, estou com um problema.
fiz uns ajustes legais na ft, o motor desenvolveu bem, a sonda em ml varia 0,90 a 1,02 e acelerando com carga ele fica entre 0,75 a 0,82 (com excesso ainda), mas o probleminha é que a temperatura tá indo pras picas, bateu 120ºc na ft
o ponto nem tá agressivo, em 500rpm colquei 20º e mais injeção de combustivel pra ele nao morrer tão facil, ficou legal, mas ainda morre, com certa dificuldade.
1000rpm = 17º
1500rpm = 18º
2000rpm = 20º
2500rpm = 24º
3000rpm = 26º até 7000rpm
o que mais poderia influencia na temperatura do motor?
mandei o mapa que postei que é do meu mecanico, e mesmo com aquele mapa cheio de excesso o motor esquentou chegando a 115ºc e subindo.
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a temperatura tem que estabilizar nos 90º, com o acionamento da ventoinha.
120 º ???
marcado aonde painel ou ftech ?
se for painel , bem capaz de vc estar com junta queimada e passando pressao pro sistema de arrefecimento.
a ventoinha chega a armar ???
as mangueiras ficam duras parecendo que vao explodir ?
a parte de cima do radiador esta quente e a de baixo esta fria ?
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a temperatura tem que estabilizar nos 90º, com o acionamento da ventoinha.
120 º ???
1 - marcado aonde painel ou ftech ?
se for painel , bem capaz de vc estar com junta queimada e passando pressao pro sistema de arrefecimento.
2 - a ventoinha chega a armar ???
3 - as mangueiras ficam duras parecendo que vao explodir ?
4 - a parte de cima do radiador esta quente e a de baixo esta fria ?
1 - marcou na ft, 120ºc gravados no computador de bordo.
o painel também marcou proximo aos 120ºc
2 - ventoinha não arma.
na ft consta como não detectado. porém antes desse problema que tive com escape e todo esse tempo de carro parado, a ventoinha chegava a armar numa boa, mesmo acusando na ft que não estava conectado.
sei lá que diabos o cara fez nessa instalação. tanto é que da ultima vez, 1 dia antes do escape quebrar, tinha ido na oficina justamente reclamar sobre isso, visor da ft não consta a ventoinha (eletroventilador), mas ela estava armando e armou na minha frente.
3 - não reparei nas mangueiras, posso fazer o teste amanha.
4 - olha, a parte de cima tava quente, já a de baixo nao sei informar porque nao olhei. a de cima estava quente porque abri o capo pra ver se não era falta de agua+aditivo do radiador, mas o reservatorio esta completinho, normal.
uso junta de aço, será que queimou? quando é junta tem algum outro sintoma? tipo fumaça no escape, cheiro, algum outro detalhe?
porque acho dificil viu, o carro ficou parado muito tempo (episodio do escape, depois ft pra manutenção) so agora consegui dar uma ligada nele. nem to abusando e nem abusei de ponto e injetores sempre gordo e tirando aos poucos.
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a temperatura tem que estabilizar nos 90º, com o acionamento da ventoinha.
120 º ???
1 - marcado aonde painel ou ftech ?
se for painel , bem capaz de vc estar com junta queimada e passando pressao pro sistema de arrefecimento.
2 - a ventoinha chega a armar ???
3 - as mangueiras ficam duras parecendo que vao explodir ?
4 - a parte de cima do radiador esta quente e a de baixo esta fria ?
1 - marcou na ft, 120ºc gravados no computador de bordo.
o painel também marcou proximo aos 120ºc
2 - ventoinha não arma.
na ft consta como não detectado. porém antes desse problema que tive com escape e todo esse tempo de carro parado, a ventoinha chegava a armar numa boa, mesmo acusando na ft que não estava conectado.
sei lá que diabos o cara fez nessa instalação. tanto é que da ultima vez, 1 dia antes do escape quebrar, tinha ido na oficina justamente reclamar sobre isso, visor da ft não consta a ventoinha (eletroventilador), mas ela estava armando e armou na minha frente.
3 - não reparei nas mangueiras, posso fazer o teste amanha.
4 - olha, a parte de cima tava quente, já a de baixo nao sei informar porque nao olhei. a de cima estava quente porque abri o capo pra ver se não era falta de agua+aditivo do radiador, mas o reservatorio esta completinho, normal.
uso junta de aço, será que queimou? quando é junta tem algum outro sintoma? tipo fumaça no escape, cheiro, algum outro detalhe?
porque acho dificil viu, o carro ficou parado muito tempo (episodio do escape, depois ft pra manutenção) so agora consegui dar uma ligada nele. nem to abusando e nem abusei de ponto e injetores sempre gordo e tirando aos poucos.
zorlac,
armar a ventoinha para teste nos ap é muito facil.
tem o cebolao que fica no radiador, correto ?
se o seu carro tem ar condicionado, é um cebolao de 3 pinos se nao tiver é um de 2 pinos.
basta pegar a tomada (femea) que conecta nesse cebolao e usar um fio para ligar nas partes femeas (nao me lembro a ordem. liga uma extremidade do fio em 1 parte femea e outra extremidade na outra parte femea)
tendo o ar condicionado e a tomada sendo de 3 pinos, a ventoinha arma em duas velocidades distintas.
fazendo isso, voce sabera se a ventoinha funciona.
mas, tem que ver essa sua ligacao da fueltech.
se a fueltech nao ta detectando, é pq tem merda na ligacao (apesar dele conseguir medir a temperatura da agua).
tem certeza que voce configurou o parametro de acionamento da ventoinha ?
eu ainda aposto em junta queimada pelo excesso de temperatura.
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problema resolvido, era a cebolinha estragada.
um amigo visitou hoje, ele tem gol, aproveitei e fiz o teste e funcionou. corri pra comprar uma e já tá funfundo.
coloquei para acionar acima de 90º e desligar em 85º. tá bom assim?
amanha espero fazer novos trestes de acerto.
a partida a frio consegui deixar muito boa, apesar que ainda preciso manter o pé no acelerado alguns segundo, mas depois que pega ela mantém.
o probleminha tá sendo acertar a quente ainda. mas chego lá.
quero ver se nessa semana já posto o mapa novo.
tenho que comprar o sensor de temp.ar também que tá estragado.
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problema resolvido, era a cebolinha estragada.
um amigo visitou hoje, ele tem gol, aproveitei e fiz o teste e funcionou. corri pra comprar uma e já tá funfundo.
coloquei para acionar acima de 90º e desligar em 85º. tá bom assim?
amanha espero fazer novos trestes de acerto.
a partida a frio consegui deixar muito boa, apesar que ainda preciso manter o pé no acelerado alguns segundo, mas depois que pega ela mantém.
o probleminha tá sendo acertar a quente ainda. mas chego lá.
quero ver se nessa semana já posto o mapa novo.
tenho que comprar o sensor de temp.ar também que tá estragado.
ta otimo assim. basta ler no cebolao quais as temperaturas dele (vem os dois valores).
e quanto a partida a frio, ja pensou em colocar uma solenoide comandada pela ftech ?
abraco.
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já li a respeito dessa solenoide, deixo so em ultimo caso se a lenta fria ficar horrivel e dificil.
e so vi exemplos dessa solenoide em borboletas simples, em aspirado 4 borboletas não vi nenhum esquema de como fazer e onde fazer.
verdade
voce usa 4 borboletas
tinha esquecido disso. melhor ver com o suporte da ftech.
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ai pessoal um novo mapa, ainda ta conservador, mas melhorou 1000%, tá dando pra sentir a coladinha no banco.
www.zorlaclee.com.br/ft/tabelaaspirado_por_tps2.doc
mas tem um problema, novo problema.
quando estou parado e acelero pra sair, o giro bate seus 2000rpm 2500rpm so que a sonda vai lá cima e dá falta, passa tranquilos dos 1.20 e o motor quase morre se eu nao tirar o pé. ou seja, pra sair com o carro tá foda.
ai alterei na parte de injeção x rotação, cheguei a jogar +20% nessa faixa de giro e nao melhorou nadinha., então voltei para configuração que estava.
percebi que isso não acontece somente quando tento sair com o carro, e sim em velocidade, se dou aquela beliscada no acelerado, exemplo 5ª marcha a 3000rpm e trisco no acelerador, no painel do carro e ft acusa o giro subindo e a sonda lá em cima.
um fato importante que eu acho que deve ser esse o problema, tps. sempre que acontece isso no visor da ft acusa tps 0% com isso a injeção fica igual da ml ou seja na faixa de 1.45ms a 1.80ms, por isso de dar essa falta tremenda. alguém concorda com essa teoria?
já recalibrei o tps zilhões de vezes e fica a mesma coisa.
ai fica dificil, ele não tinha que acusar aquela triscadinha no acelerador? ou sou eu que estou exigindo demais do tpsó pode ser o acionamento das borboletas que não ta dando conta de fechar certinho?
forçando o acionamento delas não vi diferença nenhuma na ml.
o tps usado é do astra antigo modelo importado, aqueles do ano 94/95. queria usar do mi, o mecanico disse que do astra era mais preciso e custava o mesmo preço e achava com facilidade, sei nao viu.
quando eu finco o pé e o tps marca 8%, 13% ou mais o motor rende e vai comendo asfalto, ainda rico mas sem muito excesso.
tirando esse probleminha o motor tá ficando divertido.
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pode ser o tps que está com problema. nunca ouvi dizer que o tps do astra antigo era mais preciso.
faz a sua curva de ignição chegar a uns 30 graus lá pelos 6500 rpm, e depois nos diga como ficou.
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amanha farei um teste em relação a injeção rapida, vi que ela ta muito alta, 40% sendo que isso seria pra borboleta pequena, como uso 4, seriam grandes, vou diminuir esse valor pra uns 4% e ver o que acontece.
pq lembro que rodando com o mapa antigo, do mecanico, nao dava essa falta tremenda, e nao tive oportunidade de testar o mapa antigo pq ta muito bom a brincadeira do novo mapa.
mas amanha posto o veredito. e com certeza, sanando esses pepinos, vou aumentar o ponto.