Conselhos para acertar ap aspirado
-
isso menegotto, o anderson ja me deu as dicas de como ligar.
so tenho a duvida de como furar e prender as conexões no coletor? como faço a rosca? ou é so meter a broca? essa é minha duvida,, quero fazer sozinho pq se eu pedir pro mecanico vou ouvir na minha orelha.
-
galera, ft chegou, ta na mao denovo.
ja liguei e inseri o mapa que estava antes, ou seja o mesmo mapa que postei na pagina anterior.
o problema agora é o seguinte. a primeira partida tá ótima, o carro funciona liso, sonda 0.96~1.00 em marcha lenta, giro em 1150~1100.
maaaaaaaaaaaaaaaaaaaas quando o motor esquenta o carro morre, perde a lenta.
como faço para acertar a lenta do carro com motor quente? diminui o tempo de injeção (ms) no mapa principal em 500 e 1000rpm e não adiantou, porque ele ainda ta com exceso e pensei que ele morria ou perdia a lenta devido ao excesso. acertei ou dei bobeira?
lenta no frio = perfeita
lenta quente = morre
mas agora preciso resolver a marcha lenta quente, pra assim começar o acerto com ele em movimento.
-
galera, uma duvida de leigo.
a temperatura do motor tem que estabilizar em 85º, 90º sem acionamento da ventoinha?
porque, agora, estou com um problema.
fiz uns ajustes legais na ft, o motor desenvolveu bem, a sonda em ml varia 0,90 a 1,02 e acelerando com carga ele fica entre 0,75 a 0,82 (com excesso ainda), mas o probleminha é que a temperatura tá indo pras picas, bateu 120ºc na ft
o ponto nem tá agressivo, em 500rpm colquei 20º e mais injeção de combustivel pra ele nao morrer tão facil, ficou legal, mas ainda morre, com certa dificuldade.
1000rpm = 17º
1500rpm = 18º
2000rpm = 20º
2500rpm = 24º
3000rpm = 26º até 7000rpm
o que mais poderia influencia na temperatura do motor?
mandei o mapa que postei que é do meu mecanico, e mesmo com aquele mapa cheio de excesso o motor esquentou chegando a 115ºc e subindo.
-
a temperatura tem que estabilizar nos 90º, com o acionamento da ventoinha.
120 º ???
marcado aonde painel ou ftech ?
se for painel , bem capaz de vc estar com junta queimada e passando pressao pro sistema de arrefecimento.
a ventoinha chega a armar ???
as mangueiras ficam duras parecendo que vao explodir ?
a parte de cima do radiador esta quente e a de baixo esta fria ?
-
120 º ???
1 - marcado aonde painel ou ftech ?
se for painel , bem capaz de vc estar com junta queimada e passando pressao pro sistema de arrefecimento.
2 - a ventoinha chega a armar ???
3 - as mangueiras ficam duras parecendo que vao explodir ?
4 - a parte de cima do radiador esta quente e a de baixo esta fria ?
1 - marcou na ft, 120ºc gravados no computador de bordo.
o painel também marcou proximo aos 120ºc
2 - ventoinha não arma.
na ft consta como não detectado. porém antes desse problema que tive com escape e todo esse tempo de carro parado, a ventoinha chegava a armar numa boa, mesmo acusando na ft que não estava conectado.
sei lá que diabos o cara fez nessa instalação. tanto é que da ultima vez, 1 dia antes do escape quebrar, tinha ido na oficina justamente reclamar sobre isso, visor da ft não consta a ventoinha (eletroventilador), mas ela estava armando e armou na minha frente.
3 - não reparei nas mangueiras, posso fazer o teste amanha.
4 - olha, a parte de cima tava quente, já a de baixo nao sei informar porque nao olhei. a de cima estava quente porque abri o capo pra ver se não era falta de agua+aditivo do radiador, mas o reservatorio esta completinho, normal.
uso junta de aço, será que queimou? quando é junta tem algum outro sintoma? tipo fumaça no escape, cheiro, algum outro detalhe?
porque acho dificil viu, o carro ficou parado muito tempo (episodio do escape, depois ft pra manutenção) so agora consegui dar uma ligada nele. nem to abusando e nem abusei de ponto e injetores sempre gordo e tirando aos poucos.
-
120 º ???
1 - marcado aonde painel ou ftech ?
2 - a ventoinha chega a armar ???
3 - as mangueiras ficam duras parecendo que vao explodir ?
4 - a parte de cima do radiador esta quente e a de baixo esta fria ?
1 - marcou na ft, 120ºc gravados no computador de bordo.
o painel também marcou proximo aos 120ºc
2 - ventoinha não arma.
na ft consta como não detectado. porém antes desse problema que tive com escape e todo esse tempo de carro parado, a ventoinha chegava a armar numa boa, mesmo acusando na ft que não estava conectado.
sei lá que diabos o cara fez nessa instalação. tanto é que da ultima vez, 1 dia antes do escape quebrar, tinha ido na oficina justamente reclamar sobre isso, visor da ft não consta a ventoinha (eletroventilador), mas ela estava armando e armou na minha frente.
3 - não reparei nas mangueiras, posso fazer o teste amanha.
4 - olha, a parte de cima tava quente, já a de baixo nao sei informar porque nao olhei. a de cima estava quente porque abri o capo pra ver se não era falta de agua+aditivo do radiador, mas o reservatorio esta completinho, normal.
uso junta de aço, será que queimou? quando é junta tem algum outro sintoma? tipo fumaça no escape, cheiro, algum outro detalhe?
porque acho dificil viu, o carro ficou parado muito tempo (episodio do escape, depois ft pra manutenção) so agora consegui dar uma ligada nele. nem to abusando e nem abusei de ponto e injetores sempre gordo e tirando aos poucos.
zorlac,
armar a ventoinha para teste nos ap é muito facil.
tem o cebolao que fica no radiador, correto ?
se o seu carro tem ar condicionado, é um cebolao de 3 pinos se nao tiver é um de 2 pinos.
basta pegar a tomada (femea) que conecta nesse cebolao e usar um fio para ligar nas partes femeas (nao me lembro a ordem. liga uma extremidade do fio em 1 parte femea e outra extremidade na outra parte femea)
tendo o ar condicionado e a tomada sendo de 3 pinos, a ventoinha arma em duas velocidades distintas.
fazendo isso, voce sabera se a ventoinha funciona.
mas, tem que ver essa sua ligacao da fueltech.
se a fueltech nao ta detectando, é pq tem merda na ligacao (apesar dele conseguir medir a temperatura da agua).
tem certeza que voce configurou o parametro de acionamento da ventoinha ?
eu ainda aposto em junta queimada pelo excesso de temperatura.
-
problema resolvido, era a cebolinha estragada.
um amigo visitou hoje, ele tem gol, aproveitei e fiz o teste e funcionou. corri pra comprar uma e já tá funfundo.
coloquei para acionar acima de 90º e desligar em 85º. tá bom assim?
amanha espero fazer novos trestes de acerto.
a partida a frio consegui deixar muito boa, apesar que ainda preciso manter o pé no acelerado alguns segundo, mas depois que pega ela mantém.
o probleminha tá sendo acertar a quente ainda. mas chego lá.
quero ver se nessa semana já posto o mapa novo.
tenho que comprar o sensor de temp.ar também que tá estragado.
-
problema resolvido, era a cebolinha estragada.
um amigo visitou hoje, ele tem gol, aproveitei e fiz o teste e funcionou. corri pra comprar uma e já tá funfundo.
coloquei para acionar acima de 90º e desligar em 85º. tá bom assim?
amanha espero fazer novos trestes de acerto.
a partida a frio consegui deixar muito boa, apesar que ainda preciso manter o pé no acelerado alguns segundo, mas depois que pega ela mantém.
o probleminha tá sendo acertar a quente ainda. mas chego lá.
quero ver se nessa semana já posto o mapa novo.
tenho que comprar o sensor de temp.ar também que tá estragado.
ta otimo assim. basta ler no cebolao quais as temperaturas dele (vem os dois valores).
e quanto a partida a frio, ja pensou em colocar uma solenoide comandada pela ftech ?
abraco.
-
já li a respeito dessa solenoide, deixo so em ultimo caso se a lenta fria ficar horrivel e dificil.
e so vi exemplos dessa solenoide em borboletas simples, em aspirado 4 borboletas não vi nenhum esquema de como fazer e onde fazer.
verdade
voce usa 4 borboletas
tinha esquecido disso. melhor ver com o suporte da ftech.
-
ai pessoal um novo mapa, ainda ta conservador, mas melhorou 1000%, tá dando pra sentir a coladinha no banco.
www.zorlaclee.com.br/ft/tabelaaspirado_por_tps2.doc
mas tem um problema, novo problema.
quando estou parado e acelero pra sair, o giro bate seus 2000rpm 2500rpm so que a sonda vai lá cima e dá falta, passa tranquilos dos 1.20 e o motor quase morre se eu nao tirar o pé. ou seja, pra sair com o carro tá foda.
ai alterei na parte de injeção x rotação, cheguei a jogar +20% nessa faixa de giro e nao melhorou nadinha., então voltei para configuração que estava.
percebi que isso não acontece somente quando tento sair com o carro, e sim em velocidade, se dou aquela beliscada no acelerado, exemplo 5ª marcha a 3000rpm e trisco no acelerador, no painel do carro e ft acusa o giro subindo e a sonda lá em cima.
um fato importante que eu acho que deve ser esse o problema, tps. sempre que acontece isso no visor da ft acusa tps 0% com isso a injeção fica igual da ml ou seja na faixa de 1.45ms a 1.80ms, por isso de dar essa falta tremenda. alguém concorda com essa teoria?
já recalibrei o tps zilhões de vezes e fica a mesma coisa.
ai fica dificil, ele não tinha que acusar aquela triscadinha no acelerador? ou sou eu que estou exigindo demais do tpsó pode ser o acionamento das borboletas que não ta dando conta de fechar certinho?
forçando o acionamento delas não vi diferença nenhuma na ml.
o tps usado é do astra antigo modelo importado, aqueles do ano 94/95. queria usar do mi, o mecanico disse que do astra era mais preciso e custava o mesmo preço e achava com facilidade, sei nao viu.
quando eu finco o pé e o tps marca 8%, 13% ou mais o motor rende e vai comendo asfalto, ainda rico mas sem muito excesso.
tirando esse probleminha o motor tá ficando divertido.
-
pode ser o tps que está com problema. nunca ouvi dizer que o tps do astra antigo era mais preciso.
faz a sua curva de ignição chegar a uns 30 graus lá pelos 6500 rpm, e depois nos diga como ficou.
-
amanha farei um teste em relação a injeção rapida, vi que ela ta muito alta, 40% sendo que isso seria pra borboleta pequena, como uso 4, seriam grandes, vou diminuir esse valor pra uns 4% e ver o que acontece.
pq lembro que rodando com o mapa antigo, do mecanico, nao dava essa falta tremenda, e nao tive oportunidade de testar o mapa antigo pq ta muito bom a brincadeira do novo mapa.
mas amanha posto o veredito. e com certeza, sanando esses pepinos, vou aumentar o ponto.
-
zorlac, que tal dar um pulo em brasilia, em algum preparador bom de verdade, pra dar uma afinada, recolocar esses canos nos seus devidos lugares, acerto no dosador cut off tudo como manda o figurino? duvido se na manha esse carro seu não de ao menos 5,5 no alcool que ja ta razoavel, em vista do comandaralho e talz? desiste não rapaz… nos mantenha informados, com certeza tem algo errado na instalação da ft\dosador\mangueiras vacuo... verifica com carinho, vai compensar, e qndo ficar pronto tu vai dar é risada dessas zicas... vc deu azar desse pseudo preparador ter colocado a mão no teu carro... e novamente cuidado com esse excesso de 3 por litro... troque o oleo se nao pode dar zica no teu motor...
abs
-
vai ter trackday em brasília dia 18/12, creio que seja uma excelente oportunidade de acertar o carro dentro do autódromo.
-
então, o lance da oscilação no manometro era o tal t de conexão mesmo, coloquei um com o tubinho menor que vai pro manometro e ele parou de oscilar. marca 3bar agora.
então quanto a isso problema resolvido.
a injeção rapida baixei de 40% pra 4%, mas nao notei diferença em nada.
ir pra bsb, bem que eu queria, já pensou o zezão regulando, sonho rsrs. infelizmente não tem como ir, primeiro que a verba já era, sem grana de tudo agora, segundo que teria que pagar um transporte pro gol, porque rodar ate ai não tem como.
so to preocupado em não conseguir resolver esse problema que ta dando quando saio com o carro, tipo, engato a primeira e quando dou carga no acelerador e solto a embreagem pro carro sair, a sonda fica pobre e o carro quase morre. ja coloquei pra injetar 10, 20, 30% nessa faixa de rotação e não melhorou nadinha (injeçãoxrpm).
acelerando o carro tá ficando forte, da pra notar o que tem debaixo do capo. a marcha lenta consegui estabilizar e a sonda fica entre 0,90 a 1,00 em ml tanto frio quanto quente. acelerando ainda preciso diminuir a injeção ms com o tempo consigo isso. mas antes preciso resolver esse problema de quando saio com o carro dar essa falta.
será que pode ser ponto? mas ja vi tabela com gente que usa mais ponto que eu nessa faixa e duvido que de falta na saida.
então pra sair com o carro preciso acelerar muito e dar aquela queimadinha na embreagem de ceramica, ai ele sai numa boa e forte. mas pro dia a dia é inviável isso.
depois ligo o cutoff também, quando resolver esse pipino.
e queria ligar o map, mas nao tenho ferramentas pra isso.
ainda resta esperança, to correndo atras de outros contatos de gente que possa regular isso aqui em goiania mesmo.
mas o desanimo ta forte.
-
pra mim tá meio que na cara que isso é falta de acerto na injeção rápida.
se vc aumentar a aceleração beeeem suavemente, a falha ocorre tbm?
ocorre também.
principalmente com o carro parado e na hora que tenho que sair, se eu acelerar aos poucos ele da falta e morre.
se estiver com o carro em movimento, pé no fundo e depois aliviar e manter aquela beliscadinha, da falta também, ai preciso acelerar pra voltar ao normal.
pior que acabei de fazer um teste com o mapa do preparador e não deu falta ao sair com o carro.
peguei os valores da aceleração rapida dele e joguei na ft no outro mapa, continuou dando falta.
to pensando em pegar o mapa dele, copiar e alterar a injeção e depois o ponto. nesse fds devo brincar um pouco.
porque estou mexendo em cima do mapa padrão da ft, que é o 2º mapa que postei.