Relações de marchas de quase tds os fiats
-
pelo que sei, dentre todas essas caixas, somente as mais antigas (dos unos com trabulador por baixo e dos 147) não são intercambiaveis com o restante ( cambios com trambulador por varões e cabos). (estou falando das engrenagens das marchas).
já os diferenciais destes modelos mais modernos tb são intercambiáveis.. sei que a coroa dos mareas tem um furo a mais de fixação, então não são plug´n play, nos cambios de sevel e fiasa…um bom torneiro pode resolver.
vc está correto c/ relação às caixas, porém tds as relações são intercambiáveis, basta ver a 2ª de vários carros diferentes e notar q as engrenagens são exatamente iguais.
qnt aos diferenciais, tds são intercambiáveis sim.
-
minha cx dá 80 de 2ª marcha… isso irrita muito... acho que o diferencial 3.54 (tempra stile / prêmio) ficaria ótimo, passando a dar 100 em 2ª.... o 3.18 do tt daria 120 de 2ª porém a 5ª em 100km/h ficaria com somente 2500 rpm... daí vai matar o carro na estrada...
a minha tbm dá 80 de 2ª a 6 mil rpm.
e 165 de 4ª a 6000.
nunca dei limitador de 5ª p/ saber….
-
pelo que sei, dentre todas essas caixas, somente as mais antigas (dos unos com trabulador por baixo e dos 147) não são intercambiaveis com o restante ( cambios com trambulador por varões e cabos). (estou falando das engrenagens das marchas).
já os diferenciais destes modelos mais modernos tb são intercambiáveis.. sei que a coroa dos mareas tem um furo a mais de fixação, então não são plug´n play, nos cambios de sevel e fiasa…um bom torneiro pode resolver.
vc está correto c/ relação às caixas, porém tds as relações são intercambiáveis, basta ver a 2ª de vários carros diferentes e notar q as engrenagens são exatamente iguais.
qnt aos diferenciais, tds são intercambiáveis sim.
então pisca, se entendi certo, as caixas são diferentes (trambulador em cima e em baixo), porém as engrenagens são intercambiáveis, correto? e as dos primeiros 147, que tinham sincronizadores diferentes, são intercambiáveis também?
-
pelo que sei, dentre todas essas caixas, somente as mais antigas (dos unos com trabulador por baixo e dos 147) não são intercambiaveis com o restante ( cambios com trambulador por varões e cabos). (estou falando das engrenagens das marchas).
já os diferenciais destes modelos mais modernos tb são intercambiáveis.. sei que a coroa dos mareas tem um furo a mais de fixação, então não são plug´n play, nos cambios de sevel e fiasa…um bom torneiro pode resolver.
vc está correto c/ relação às caixas, porém tds as relações são intercambiáveis, basta ver a 2ª de vários carros diferentes e notar q as engrenagens são exatamente iguais.
qnt aos diferenciais, tds são intercambiáveis sim.
então pisca, se entendi certo, as caixas são diferentes (trambulador em cima e em baixo), porém as engrenagens são intercambiáveis, correto? e as dos primeiros 147, que tinham sincronizadores diferentes, são intercambiáveis também?
se vc adaptar os anéis sincronizadores dos modelos mais novos, são sim.
-
minha cx dá 80 de 2ª marcha… isso irrita muito... acho que o diferencial 3.54 (tempra stile / prêmio) ficaria ótimo, passando a dar 100 em 2ª.... o 3.18 do tt daria 120 de 2ª porém a 5ª em 100km/h ficaria com somente 2500 rpm... daí vai matar o carro na estrada...
ow… eu a 2500 rpm estou a 100km h e te digo que é otimo em estrada....a 120km to a 3000rpm e ando de boa com o motor a menos da metade rpm livre... quer ultrapassar.. pine uma ou duas marchas pra baixo e resolva o problema... overdrive foi feito pra isso....
-
dr. 147
no caso eu poderia usar as engrenagens do tempra e coroa/pinhão do tempra numa caixa de fiat tipo 1.6 (motor sevel)???
acredito que sim, só observe se a furação da coroa é a mesma (vou contar qtos furos tem o diferencial dos sevel/fiasa e depois posto)
adaptei um cambio de palio (com trambulador a cabos) na minha pikcup 147, no fim me venderam por engano o cambio do 1.0 com diferencial 4,4, muito curto.
coloquei o conjunto de coroa/pinhão do palio 1.6 16v, diferencial 3,76 ( 17/64), plug´n play, ficou excelente pro meu 1.300 turbo 200 e poucos cavalos. -
o que me irrita é que arranco com um amigo que tem um focus… câmbio longo demais... eu passo a 2ª, espeto a 3ª... quando to beliscando 100km ele tá chegando no fim da segunda... ou seja, no 0-100 ele é 1 ou 2 segundos mais rápido só na função da troca de marcha a mais... esse 1-2 segundos são os 40cv que meu motor tem a mais que o dele...
ps: so braço duro mesmo pra demorar 2 segundos pra cambiar daufehaufhaufueafhuah
-
o que me irrita é que arranco com um amigo que tem um focus… câmbio longo demais... eu passo a 2ª, espeto a 3ª... quando to beliscando 100km ele tá chegando no fim da segunda... ou seja, no 0-100 ele é 1 ou 2 segundos mais rápido só na função da troca de marcha a mais... esse 1-2 segundos são os 40cv que meu motor tem a mais que o dele...
ps: so braço duro mesmo pra demorar 2 segundos pra cambiar daufehaufhaufueafhuah
qual a relação de 1ª e 2ª do seu carro?
-
tipo 1.6 i.e
1- 3,91
2- 2,24
3- 1,47
4- 1,04
5- 0,87
dif – 3,94a idéia é colocar o diferencial 3,54 do tempra ou o 3,59 dos 1.6r… assim consigo 100 em 2ª sem muitas alterações... no máximo dou uma alongada na 1ª pra 2ª entrar com o motor mais cheio...
-
tipo 1.6 i.e
1- 3,91
2- 2,24
3- 1,47
4- 1,04
5- 0,87
dif – 3,94a idéia é colocar o diferencial 3,54 do tempra ou o 3,59 dos 1.6r… assim consigo 100 em 2ª sem muitas alterações... no máximo dou uma alongada na 1ª pra 2ª entrar com o motor mais cheio...
mas aí vc vai alongar tds as marchas…
uma dica p/ alongar apenas a 1ª e 2ª é usar o eixo primário do siena 6 marchas q é o mais longo da linha fiat.
-
alguem tem diagrama de pecas que envolve o cambio do palio? especialmente a parte de trambuladoes e cabos de acionamento (se é que é por cabo…)
-
vamo lá….já q vc não me passou as medidas de pneus e rodas q usa, fiz os calculos tendo como base pneus 185/60-14
esticando tds as marchas até 6000 rpm vc tem as seguintes velocidades e kedas de rotação p/ marcha:
1ª 42 km/h
keda - 3,437 rpm
2ª 74 km/h
keda - 3973 rpm
3ª 113 kmh
keda - 4245 rpm
4ª 159 km/h
keda - 5000 rpm
5ª 190 km/h
-
c/ diferencial 3,54 à 6000 rpm
1ª - 47 km/h
2ª - 82 km/h
3ª - 125 kmh
4ª - 177 kmh
5ª - 212 kmh
c/ diferencial 3,59 à 6000 rpm
1ª - 46 kmh
2ª - 81 kmh
3ª - 124 kmh
4ª - 175 kmh
5ª - 209 kmh
vc tem os nº de torke e potencia máxima do seu carro?
assim eu poderia calcular o escalonamento certinho p/ cãmbio ficar sempre entre a power band ideal, ou seja, entre os picos máximos de torke e potencia.
-
foi mal pisca… esqueci mesmo...
então, uso pneu 195/55 r15...
hoje meu carro tem 21kgf.m em 3750rpm e 146,4cv em 5750 rpm... essa é a medição que fiz quando montei o kit turbo... depois entrou ie programavel, mas deve ter mudado pouco o resultado...
pneu 195 lixa a 1ª inteira e a 2ª um pouco... não muito... fim de ano vem motor forjado com meta de 280cv+... se com essa merdinha a caixa já tá curta, imagina com o motor mais forte
-
foi mal pisca… esqueci mesmo...
então, uso pneu 195/55 r15...
hoje meu carro tem 21kgf.m em 3750rpm e 146,4cv em 5750 rpm... essa é a medição que fiz quando montei o kit turbo... depois entrou ie programavel, mas deve ter mudado pouco o resultado...
pneu 195 lixa a 1ª inteira e a 2ª um pouco... não muito... fim de ano vem motor forjado com meta de 280cv+... se com essa merdinha a caixa já tá curta, imagina com o motor mais forte
1ª - 45 kmh
keda - 3580 rpm
2ª - 79 kmh
keda - 4100 rpm
3ª - 121 kmh
keda - 4400 rpm
4ª - 171 kmh
keda - 5200 rpm
5ª - 205 kmh
esticando tds as marchas até 6250 rpm.
dá p/ ver q a sua 1ª tá errada….
-
câmbio original… que droga né...
fião….fiz as contas finais aki p/ vc.
de acordo c/ a potencia, relações de marchas e pne/roda q vc tem, o ideal seria um diferencial 6% mais longo.
o diferencial 3,54 é 5,3% mais longo.
não é o ideal, mas por apenas 0,7% de diferença, creio eu q seja o melhor p/ seu carro na configuração atual.
pois aí vc não vai precisar mecher em escalonamento de marchas.
mas se vc for aumentar a potencia mais p/ frente, aí sim vc terá q reescalonar as marchas.
mas ó....pode correr atrás desse diferencial ae de 3,54 pois vai ajudar e mto seu carro.
-
vlw pela força pisca
achei uma coroa/pinhão de tempra aqui… 150 lulas... o problema é que todo mundo diz que não monta... pelo jeito eu vou ter que desmontar a caixa e conferir pessoalmente hehehehehehehe
lembrando q é o diferecial do tempra stile tá?
e eu sou fietero fião.
amo fiats…
ps: tem nenhum mecânico especilizado em fiat ae na sua terra não?
onde vc mora? talvez possa te indicar um...