Distribuidor travado
-
questão de portugu?s:
1 - ele disse que esta travado para não ultrapassar x?
ou
2- ele disse que está travado (entenda como fixo, não variando) em x?
se for item 1 está correto ele limitou o ponto, e na giria de mecânico muitsa vezes se fala travar (memso que esteja errado do ponto de vista de portug}ies pois vaira até tal valor ou seja limitado a)
se for item 2 mude de preparador….
-
belo tópico…
tinha umas dúvidas sobre isso e vou postar nesse tópico
1 - em carros carburados, qto mais ou menos varia o ponto?
2 - qdo limita-se o ponto, por ex. em 25?... pq tem q ter essa limitação... o que acontece se ir para 40? é batida de pino?
3 - pq não pode usar ponto alto em marcha lenta e em baixas rota?oesó mesmo motivo?
abraços
-
1- depende da cilindrada, aplicação (um motor de utilit?rio usa menos ponto), uma monte de coisas… tem carro a gasolina que chega a subir quase 40? de avanço original
2- sim, e qto mais o cilindro enche menos ponto é admissável.
3- fica galopando vc anda com po alto e giro baixo e o carro anda dando pequenos soquinhos...
-
galera, desculpem as perguntas bestas…
neste fato de ponto eu sou meio lesado, hehe
então vamos lá...
h? necessidade de variação de ponto em função da rotação... beleza.... quanto minha rotação é baixa, eu posso soltar a fa?sca quase chegando no pms pq ela conseguir? queima total da mistura em pms, me fornecendo maior rendimento.
qdo eu aumento a rotação, preciso dar a fa?sca um pouco antes, pq o pistão está com mais velocidade e chegar? mais rápido a pms, logo minha queima total da mistura será em pms me proporcionando maior rendimento.
agora pq em carros turbos ( ou asprosó sei lá ) eu tenho que adiantar mais ainda o ponto, supondo que ele gire os mesmos 6.000 rpms de um motor original?
quais as consequências de um motor turbo com o ponto muito atrasado? ué? a queima perfeita será gerada depois de pms... perdendo rendimento, mas ao meu ver não causando nenhum dano ao motor?
desculpe a penca de dúvidas, hehe
abraços
-
seus conceitos estão errados….
qto maior a rotação mais avanço vc dá (antes vc dá a fa?sca) para que a mesma tenha tempo de produzir a pressão média efeitva maior que lhe proporcione torque, consumo, etc evitando detonação.
qto mais cheio o cilindro menos avanço vc usa porque obviamente a pressão já é maior por natureza.
num motor turbo a lágica é a mesma... entra mais ar, a pressão no cilindro será maior or natureza o que facilita a detonação por isso não s epode avan?ar muiot e por isso se tira ponto com carga(leia pressão) elevada no coletor.
vamp
vc não estaria confundindo ?
não seria 42? com carga baixa e 29? com carga alta é isso numa mesma rotação ?
42? de ponto em marcha lenta ou perto dos 1.500rpm deve ser praticamente impossível de ser alcançado (se bem que u nunca tentei hehehehe) mesmo com taxa assim mais baixa e alcool
-
então em motores sobre alimentados tem q limitar pois se o ponto avan?ar muito pode ocorrer a detonação ?
[snapback]451181[/snapback]
não só nos sobre alimentados, mas tb nos com taxa muito aumentada.
o risco é detonação e logo em seguida vem as quebras, como cabeçote empenado, pistão derretido e por ai vai.
-
conferi o meu ponto, está mesmo travado, em 20 graus, não tá avan?ando nada..
antes que vcs me mande eu trocar meu preparador, tive uma longa conversa com ele, e ele admitiu que do jeito que está não é o melhor a ser feito mesmo.. e que se fosse fazer essa limitação, igual vcs explicaram aqui no topico é muito trabalhoso e que demandaria um belo tempo até conseguir a regulagem ideal, que teria que montar e desmontar, testar vêrias vezes. e é isso que vou fazer..
estou disposto a fazer isso sozinho, pegar a lampada de ponto e ficar todo o fim de semana pra achar a regulagem ideal, sendo que o regulagem do restante (pessão de comb, carbura)está legal, o carro tá rendendo bem, sobretudo em alta rotação.
agora as perguntas: pra destravar o ponto, tenho que necessariamente tira-lo do motor ou dá pra fazer no lugar?
alguem pode aí dar uma sugestão de quanto mais ou menos posso deixar sem correr risco?? estou pensando em uns 18, 19 graus de inicial e uns 24, 25 de final, levando em consideração a pressão da turbina 1.0 kg e taxa de aproximadamente 8,5:1?
-
blz ka, mas eu vou tomar a iniciativa de fazer esse trabalho..
preciso de algumas dicas, como as q perguntei em cima: preciso tirar do lugar o distribuidor? os valores a serem seguidos como referencia, como aqueles que passei no meu ultimo post, se vou entortanto aos poucos (medidas em mm) tal, mais algum macete pra facilitar a minha vida..
desde já agrade?o
-
-
blz ka, mas eu vou tomar a iniciativa de fazer esse trabalho..
preciso de algumas dicas, como as q perguntei em cima: preciso tirar do lugar o distribuidor? os valores a serem seguidos como referencia, como aqueles que passei no meu ultimo post, se vou entortanto aos poucos (medidas em mm) tal, mais algum macete pra facilitar a minha vida..
desde já agrade?o
[snapback]452665[/snapback]
sim, vc precisa tirar ele do motor e trabalhar numa bancada. até da pra vc ir fechando os batentes pela janelinha lateral do distribuidor, só q não é algo muito preciso. mas funciona.
no meu carro sempre eu (na fase de acerto de ponto) removia e desmontava o distribuidor inteiro, mesmo com motor quente pra não perder tempo e a refer?ncia de comportamento do carro.
vc tem lampada de ponto com medidor de avanço né?
num motor alimentado certinho vc pode usar esse avanço citado na boa. eu uso mais e se tivesse de frente com seu motor (andando e sentindo as reações dele) com certeza iria um pouco alem desse ponto.
-
valeu ka, muito importante pra mim as suas dicas.
acredito que o meu motor está bem alimentado, mas quais reações que vc citou que eu tenho que ficar atento pra colocar um pouco mais de ponto final, sem exagerar?? as batidas de pino eu nunca detectei , mesmo quando avan?ava bem mais que esses 24 graus que sugeri.
travado do jeito que está, ele até está subindo de giro com bastante disposição, liso até altos rpm. a perda de força em baixa não foi percebida, acredito pq a turbina é pequena e opera desde as baixas rpm. após este trabalho no distribuidor, será necessário fazer alguma alteração na alimentação?
-
valeu ka, muito importante pra mim as suas dicas.
acredito que o meu motor está bem alimentado, mas quais reações que vc citou que eu tenho que ficar atento pra colocar um pouco mais de ponto final, sem exagerar?? as batidas de pino eu nunca detectei , mesmo quando avan?ava bem mais que esses 24 graus que sugeri.
travado do jeito que está, ele até está subindo de giro com bastante disposição, liso até altos rpm. a perda de força em baixa não foi percebida, acredito pq a turbina é pequena e opera desde as baixas rpm. após este trabalho no distribuidor, será necessário fazer alguma alteração na alimentação?
[snapback]452770[/snapback]
acredito q não va precisar alterar a mistura por mexer no ponto, vc vai deixar com 18 de inicial e 25 de final então? da pra ir mais, mas ai é contigo.
outras coisas podem ser revistas, como abertura das velas, regulagem de valvulas, ponto do comando e tal.
-
sem querer abusar das perguntas, mas já abusando…
h? relação entre avanço de ponto e abertura do gap da vela?
recentemente, quando fiz essas modificações no meu carro, coloquei velas novas (grau 8), com abertura de 0.6mm, tava legal o rendimento e de repente começou embaralhar um pouco em alta, abaixei pra 0.45 e ficou blz, como está até agora.
bom.. vou colocar a mão na graxa neste feriado, posto minhas experiencias a semana que vem
desde já , agradeão novamente
-
recentemente, quando fiz essas modificações no meu carro, coloquei velas novas (grau 8), com abertura de 0.6mm, tava legal o rendimento e de repente começou embaralhar um pouco em alta, abaixei pra 0.45 e ficou blz, como está até agora.
bom.. vou colocar a mão na graxa neste feriado, posto minhas experiencias a semana que vem
[snapback]452796[/snapback]
quanto mais gap, maior a frente de chama inicial, o que simula um ponto mais adiantado…
agora, depende de motor pra motor o quanto isso influ?ncia né.....
-
[snapback]452796[/snapback]
seu motor sentiu falta de um sistema de ignição mais potente, por isso q apresentou falhas.
quanto mais gap, maior a frente de chama inicial, o que simula um ponto mais adiantado…
agora, depende de motor pra motor o quanto isso influ?ncia né.....
[snapback]452801[/snapback]
então, o pessoal fala q adianta o ponto, só q na lámpada (lendo o ponto) nada se altera. e mesmo assim, eu imagino q se fosse alterar algo no ponto ao se usar abertura maior nas velas, iria atrasar e não adiantar, ja q aumentou a dist?ncia para a faisca chegar na outra ponta da vela.