Tamanho motor x cilindrada = potencia e consumo
-
entaum motores com menor cilindrada giram mais ? ? ?
-
assunto bacana, mesmo nao manjando muito, to de olho aprendendo….
-
grosseiramente falando, motores com menos curso giram mais…..
se vc tiver um v8 de 2.5l e um 4cc de 2,5l, o v8 vai girar muuuito mais....
[snapback]450164[/snapback]
entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?
eh isso ou to errado?
o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000
-
pessoal acabo de lembrar q certa vez fiz uma leitura sobre motores de f1, e a relacao era a seguinte….
baixo curso e grande diametro, girando muito, grande potencia, e pela relacao do cambio se conseguia algum torque em baixa
nao sei se isso ajuda alguma coisa, ou so complica
-
pra embolar mais ainda: na europa, existem alguns corsa que tem motor 1.0 (ou 1.1, num lembro com certeza) que usam 3 cilindros, são mais econômicos, mais potentes e com mais torque que os motores de 4 cilindros. disseram que é por causa da efici?ncia térmica…
-
eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..
a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)
logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?
-
eu queria entender de motor pra conseguir elaborar a pergunta q ta na cabeca…..
a cc do motor é dada pelo volume das 4 camarasó (num 4 cil)
logo a qnt de combustivel tem q ser proporcional a qnt de ar?
[snapback]450215[/snapback]
a cilindrada e dada pelo deslocamento do pistão, somando-se todos os cilindros….a c?mara de combustão não entra na conta....
a quantidade de combustável deve ser proporcional a de ar, de acordo com a razão estequiom?trica do combustável utilizado.......
-
por exemplo, um motor gm 2.0
di?metro: 86mm
curso: 86mm
4 cilindros
cálculo de cilindrada: pi (3,14) x di?metro? x curso x número de cilindros / 4
convertendo pra centímetros, 3,14 x 73,96 x 8,6 x 4 / 4= 7988 / 4= 1997 cm?
deslocamento, por cilindro, de 499,25 cm?
-
entaum 2.5l num v8 eh pouco, o q permiti girar mais… em um 4cc eh muito?
eh isso ou to errado?
o q explica entaum aquele civic type r da amuse q gira 11,000 ? ? sem falar do s2000
[snapback]450201[/snapback]
num tem essa de muito ou pouco….a questão é pra qual finalidade o motor foi projetado...
-
continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?
-
continuando com as dúvidas sempre me perguntei se os bicos injetores tem algum regulador do tipo que abre e fecha para saber o quanto de gasolina vai passar? e fico me perguntando também pelos carros flex afinal se o bico é o mesmo como saber qual a quantidade de combustivel mandar?
[snapback]450329[/snapback]
mantendo a simplicidade:
tempo de abertura do bico.
quanto mais combustável é necessário, mais tempo o bico passa aberto.
-
top, tudo vai depender da potência do motor. querer comparar o consumo sem levar em conta a potência é o mesmo que saber quantos quilos uma pessoa levanta sem querer saber a sua força.
essa coisa de rotação não tem nada a ver. se vc possui um motor pequeno que gira bastante, e um motor grande que gira pouco, ambos com a mesma efici?ncia e mesma potência, os dois terão o mesmo consumo de combustável.
a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.
o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.
a melhor maneira de medir isso é o bsfc, algo como consumo específico de combustável, que lhe diz claramente quanto de combustável é necessário para produzir determinada potência.
-
poxa ai sim….so o pessoal q comanda.....
gostei desse ultimo exemplo do 2.0 de 4 cil grandes, se virar um 2.0 de 8 cil menores a eficiencia aumenta e consumo diminui
-
o fato de um motor girar mais que outro, os dois com a mesma cilindrada, significa que o que gira mais gasta mais, pq gera mais potência. mais queimas por intervalo de tempo significa mais potência.
[snapback]450345[/snapback]
por isso que eu disse que potência é proporcional é rotação
no post do top, como ele desprezou a potência, eu levei em conta apenas volume e rotação…..e usei racioc?nio de quem compra carro 1000 pra num complicar...
quanto ao consumo específico, vc tem raz?o....realmente é o melhor método, pois leva em conta a potência obtida....
se alguém quiser calcular, aí vai..
sendo o consumo específico dado por ce = mc / potência efetiva
onde:
ce em g/kwh, g/cvh
mc (consumo ou fluxo em massa de combustável) em kg/h, kg/s
potência em cv ou kw
-
a coisa muda de figura quando melhoramos a efici?ncia de um motor. por exemplo, um motor com cilindros grandes são notoriamente menos eficientes. então, se vc pegar um motor de 2,0 litros e ao invós de fazer com 4 cilindros grandes, fazer com 8 cilindros menores, a sua efici?ncia tende a aumentar. diminuindo assim o seu consumo de combustável.[snapback]450345[/snapback]
era mais ou menos isso mesmo que eu queria saber
porque eu penso assim, o que seria melhor para um carro (em termos de potencia, consumo e agilidade) um motor de 1.0l de 4cil. ou um mini-block v8 com a mesma cilindrada (creio que o mini-block v8 seria melhor, despresando custo)
-
tem um limite tb de peças moveis…
o melhor que existe esta ai no mercado
ninguem vai fazer um v8 com 1000cm?
[snapback]450655[/snapback]
sei disso… então refazendo a pergunta, imagina num santana, um v8 smal block de 2.2l (sei que é heresia tirar o ap 2.0 ) não seria bem mais divertido ????