Aquecimento em longas puxadas…
-
fala galera
no mes passado tive a oportunidade de correr no autodromo de curitiba.. porem tive problemas com aquecimento.. o manometro de temp de agua do painel chegou a 4/5 de sua totalidade … isso em 2 voltas.. com medo tirei o po e fiquei passeando.. acelerava na reta e andava bem de boa na reta oposta...
no final da passeada conversei com outros amigos q andaram com carro na minha configura?ao.. (ap 1.8 com de 1kg ~ 1,2kg) e todos falaram da temp.. q chegou a dar fim de manometro..etc etc..com isso deu pra sacar q o problema naum eh soh comigo.. então.. alguem tem alguma manha pra melhorar isso?
jah vou provindenciar aquelas tampas do radiador q ajudam a direcionar o ar pra ele... mesmo achando q naum va mudar muita coisa...
numa estudada basica no sistema de refrigera?ao.. pensei em selar (ou colocar um rstritor) aquela mangueira q sai da bomba e vai direto pro cabeçote, sem passar pelo radiador.. forçando assim a agua passar por maior qtd no radiador..
comentando com amigos falaram q jah viram isso e etc.. mas ninguem sabe de alguma contraindica?ao.. desgaste d bomba etc... e ae?? alguem jah viu isso?
p.s.. 1.8 @ 1,1kg.. tenho radiador grande com caixa metalica.. (ar condicionado)
[snapback]499556[/snapback]
falae.. tmb andei no autódromo e não tive problemas de temperatura enchendo ~1kg.. logo que turbinei h? quase 3 anos tive problemas com temperatura exatamente como vc falou.. mesmo trabalhando gordo, vela fria, etc.. resolvi com a instalação de um radiador de óleo que ajuda bastante na estabilidade da temperatura e fica um negócio mais garantido que os cabos de vassoura ..
hoje uso ~1kg, velas 8, 10:1 de taxa no álcool.. pra garantir no final de semana no autódromo recoloquei os papelões originais no radiador e uma limpeza do sistema e posteriormente aditivo pra radiador..
com essa receita o que superaqueceu na verdade foram os freios.. o carro aguentou bem o tranco no final de semana.. quase 300km de pau
abraço
maxxx
-
falae.. tmb andei no autódromo e não tive problemas de temperatura enchendo ~1kg.. logo que turbinei h? quase 3 anos tive problemas com temperatura exatamente como vc falou.. mesmo trabalhando gordo, vela fria, etc.. resolvi com a instalação de um radiador de óleo que ajuda bastante na estabilidade da temperatura e fica um negócio mais garantido que os cabos de vassoura ..
hoje uso ~1kg, velas 8, 10:1 de taxa no álcool.. pra garantir no final de semana no autódromo recoloquei os papelões originais no radiador e uma limpeza do sistema e posteriormente aditivo pra radiador..
com essa receita o que superaqueceu na verdade foram os freios.. o carro aguentou bem o tranco no final de semana.. quase 300km de pau
abraço
maxxx
[snapback]500139[/snapback]
ah pra completar..
uso radiador original do carro (gol 1000 quadrado 95) mas trabalho com ap1.9 @ 0,9kg..
-
abraço
maxxx
[snapback]500139[/snapback]
off: irmão do gus????????????? pq já vi a foto desse motor..
-
? facil de achar os papelões pra direcionar o ar pro radiador?
preciso comprar tbm…
[snapback]500351[/snapback]
na concession?ria da volks ainda encontra original.. em torno de ~r$100,00..
dura mais e é mais fácil de montar que os de segunda linha..
vale a pena..
-
esses papeloes paralelos
comprei por 15reais
mass a instalacao e mais complicada nao encaixa 100% mas ficou blz ..
nada que uns 30min parafusos certos e aquelas abracadeiras de plastico nao de jeito
-
tem também os furinhos clássicos que a gente faz na termost?tica.
[snapback]500341[/snapback]
eu tava aki um dia matutando com a valv. do meu carro…
quando o motor ta friu, esla veda em 100% e 100% da água que ta no bloco circula pela mangueira que ta passando ali ao lado do cabeção correto?
quando ela abre em 100%, 100% da água tem que passar pelo sistema...
a questão ?:
com os furos, quando ela abrir, não vai ser 100% da água que vai para osistema né?
ou nem pega nada? os furos são mais pra prevenir?
-
qd a valvula abre a agua naum se distribui entre os dois caminhos???
ou ela abre um lado e fecha o outro??
se for assim eh vantagem usar a valvula…
[snapback]501072[/snapback]
pelo que eu sei, ela anula um sistema e ativa o outro…
o que pega eh a lentidão que ela faz isso... num carro turbo, a mudança de temperatira do sistema é muito rapido, talvez a valv nao acompanhe...
-
na verdade os furos na válvula servem pra manter mais estável a temperatura, já que mesmo com ela fechada vai passar um pouco de água. outra vantagem nos nossos carros é q caso ela trave fechada, vc vai notar q a temperatura vai subir, mas não bruscamente como no caso da válvula travada.
outra possibilidade é usar válvula e cebolinha do radiador do gasolina no álcool, q atuam antes dos modelos alcool.
-
eu uso da seguinte forma, a água sai do radiador, entra na bomba que manda para o bloco e cabeçote ( tem apenas a mangueira mais grossa, as mais finas foram todas tampadas ) e a água sai pelo cabeçote de volta para o radiador, não uso termost?tica e meu radiador ainda é o original do passat.
acelero até cansar o po e nunca esquentou. ah meu carro é aspro 1950cc
abraços
-
eu uso da seguinte forma, a água sai do radiador, entra na bomba que manda para o bloco e cabeçote ( tem apenas a mangueira mais grossa, as mais finas foram todas tampadas ) e a água sai pelo cabeçote de volta para o radiador, não uso termost?tica e meu radiador ainda é o original do passat.
acelero até cansar o po e nunca esquentou. ah meu carro é aspro 1950cc
abraços
[snapback]502092[/snapback]
eh da mesma forma q o pessoal da turismo n (provavel q a maioria de catergorias de circuito tb) usa..
bem.. nesse fds teve outra oportunidade de andar lah.. ate comprei os papelões pra colocar .. mas naum deu tempo de por.. hehehe…
a solu?ao foi.. engordar a lenta.. e engordar o primeiro estagio.. e emagreci o segundo.. (deu pra acerta em alta.. mas a meio peh era impossivel andar com o carro.. e fora q foi meio tanque.. sendo q na anterior gastei 1/4.... heuheuhe...)
porem ao meu entender nas reduzidas jah q minha lenta tava bem gorda.. vinha mais alcool e nisso dava uma resfriada de leve..
isso junto com o clima q tava um poko mais frio q na outra vez.. foi o suficiente pra andar com peh no fundo a bateria inteira... o mano de temp ficou cravado nos 3/4...
-
mete um intercooler, reveja seu escape se não está muito obstruido com abafadores, curvas, etc…...veja como ta ponto de ignição, pq esquenta tb, e vc pode fazer um box pro radiador, tirando os papeloes e fazendo de aluminio ou aão inox, no formato do radiador
o bom tb é meter um radiador de óleo e um radiador maior, tipo os de ar condicionado
o meu posso sentar a bota na pista q o maximo q sobe é um pouco acima do meio....o do meu pai nao sobe nada,...maximo fica no meio
?, outra coisa, ja pensou em levar seu radiador pra varetar as galeriasó pq isso entope heim...e depois q limpa fica um luxo