Pressão de óleo -> medo
-
bom pessoal, ontem passei a tomada de pressão de óleo da turbina pro cabeçote e liguei o manometro….pra minha surpresa, tá vindo só 1 bar de pressão andando de boua e motor quente....subindo de giro só chega a 1.5 bar....
se ficar na lenta um tempo ela baixa pra quase zero....alguma idéia do que pode estar acontecendo?
to começando a entender pq dos galhos de desgaste prematuro em cabeçote gm f1....eita
lembrando: motor 20000km, celta vhc, óleo pentosyl 5w40, filtro mahn....
-
bom pessoal, ontem passei a tomada de pressão de óleo da turbina pro cabeçote e liguei o manometro….pra minha surpresa, tá vindo só 1 bar de pressão andando de boua e motor quente....subindo de giro só chega a 1.5 bar....
se ficar na lenta um tempo ela baixa pra quase zero....alguma idéia do que pode estar acontecendo?
to começando a entender pq dos galhos de desgaste prematuro em cabeçote gm f1....eita
[snapback]508104[/snapback]
essa pressão você leu onde, puxou pro man?metro do cabeçote?
se for, ?s vezes a pressão na parte de cima é bem mais baixa que na parte de baixo do motor… precisaria consultar a especificação de pressão no cabeçote com o fabricante... essa do vhc eu não tenho aqui...
tenta medir a pressão na parte de baixo, tipo no cavalete do filtro de óleo, que ali é logo após a bomba... se ali tiver baixa, pode ser a bomba de óleo que já era ou o motor com muito desgaste de folgas radiais e axiais perde pressão de óleo mesmo... o motor raja um pouco ou nada?
-
essa pressão você leu onde, puxou pro man?metro do cabeçote?
se for, ?s vezes a pressão na parte de cima é bem mais baixa que na parte de baixo do motor… precisaria consultar a especificação de pressão no cabeçote com o fabricante... essa do vhc eu não tenho aqui...
tenta medir a pressão na parte de baixo, tipo no cavalete do filtro de óleo, que ali é logo após a bomba... se ali tiver baixa, pode ser a bomba de óleo que já era ou o motor com muito desgaste de folgas radiais e axiais perde pressão de óleo mesmo... o motor raja um pouco ou nada?
[snapback]508120[/snapback]
motor a principio tá zerado…20000km originais...meu desde zero...
o que me preocupa é essa pressão muito baixa no cabeçote mesmo
e como to pegando a pressão de óleo da turbina ali a agora, fico meio assim...
-
motor a principio tá zerado…20000km originais...meu desde zero...
o que me preocupa é essa pressão muito baixa no cabeçote mesmo
e como to pegando a pressão de óleo da turbina ali a agora, fico meio assim...
[snapback]508128[/snapback]
a turbina não precisa de muita pressão de óleo não, nem é bom ter muita na turbina porque pode causar flood (alagamento) de óleo nos mancais e ela fumar…
dá medo é o cabeçote mesmo, tuchos, mancais de comando, etc... mede a pressão embaixo pra ter uma idéia, ?s vezes alguns motores tám válvula de retenção no cabeçote e abaixa mesmo a pressão, tenta ir numa concession?ria e encher o saco dos mecânicos na oficina, para o carro no estacionamento e entra na oficina a po, ?s vezes os caras soltam se você perguntar...hehe
já fiz isso algumas vezes e já consegui algumas informa??ezinhas internas de algumas marcas diferentes... mecânico geralmente tudo se entende bem...
-
a turbina não precisa de muita pressão de óleo não, nem é bom ter muita na turbina porque pode causar flood (alagamento) de óleo nos mancais e ela fumar…
[snapback]508133[/snapback]
no caso, passei a tomada de óleo pro cabeçote justamente porque estava tendo este problema com a turbina…..
-
[snapback]508104[/snapback]
vc fez o que é mais coerente, que é querer saber a pressão no ponto mais critico do circuito de lubrificação, e não de medir a pressão só da bomba ao ligar o manometro em cima do filtro.
o oleo ta novo? vi carros subirem legal a pressão do oleo apos o oleo ser sido trocado. sim, trocado por um igual ao de antes. o oleo antigo ja tinha sido contaminado e afinou um pouco a ponto de perder significativamente a viscosidade, que é o q ajuda em manter a pressão no sistema.
-
vc fez o que é mais coerente, que é querer saber a pressão no ponto mais critico do circuito de lubrificação, e não de medir a pressão só da bomba ao ligar o manometro em cima do filtro.
o oleo ta novo? vi carros subirem legal a pressão do oleo apos o oleo ser sido trocado. sim, trocado por um igual ao de antes. o oleo antigo ja tinha sido contaminado e afinou um pouco a ponto de perder significativamente a viscosidade, que é o q ajuda em manter a pressão no sistema.
[snapback]508140[/snapback]
vou ver se troco o óleo esse findi, vou aproveitar pra trocar a marca do filtro de óleo tmb…
hj de manhã vim tocando laão no celtinha...motor bem quente na lenta -> pressão quase zero.....uns 20 tipo de medo
agora só na maciota até resolver isso.....
-
eu to achando esse seu óleo muito fino…
está acendendo a luz do painel?
onde vc ta pegando atomada eh exatamente onde fica a cebolinha do oleo?
-
eu to achando esse seu óleo muito fino…
está acendendo a luz do painel?
onde vc ta pegando atomada eh exatamente onde fica a cebolinha do oleo?
[snapback]508508[/snapback]
a luz tá apagando….a principio a pressão no bloco tá blz....o que tá me preocupando é a do cabeçote mesmo.....
to pegandoa preção num tampão que tem no cabeçote do familia1, abaixo da bobina e acima do sensor de temperatura....
e tipo, óleo que a gm recomenda é 5w30......
-
lucas, não tem como vc ligar o manometro no lugar da cebolinha só pra comparar com a pressão desse local q vc ta usando agora?
[snapback]508513[/snapback]
isso… tomada perto da bomba, monitora a saúde dela e em parte do óleo/folgas do motor...
tomada no cabecote já serve como um todo, mas principalmente (se na saida da bomba estiver ok) entupimentos, folgas de motor e estado geral do óleo...
-
uma vez fiquei de perguntar aqui e acabei não perguntando, meu carro quando frio dá final de manometro, ele chega até o 7 e volta pro 6 bar, quando esta na temperatura normal de funcionamento, ele nunca baixou dos 2 bar, mesmo depois de dar varios couros no carro.
isso é bom ou pressão demais tbm é ruim.
a pressão ta sendo medida de tras do cabeçote em um bloco de 1.6 que eu abri e virou 2.0,não sei se influencia mas este bloco não tem o injetor de óleo por baixo dos pistoes.
-
[snapback]508133[/snapback]
tiagones, dá pra dizer +- quanto é o minimo e máximo de pressão de oleo que uma turbina pode ter???
1kg em ml seria normal?
-
tiagones, dá pra dizer +- quanto é o minimo e máximo de pressão de oleo que uma turbina pode ter???
1kg em ml seria normal?
[snapback]508529[/snapback]
olha, depende muito da turbina, provavelmente por causa de di?metro de mancais, rpm de trabalho do turbo, etc…
mas sei que 1 bar em lenta não parece ruim não... esses motorezinhos modernos são meio diferentes... pra você ter idéia (não se assuste), o meu gol 1.0t preparado tem 2 bar de pressão de óleo a 8000 rpm... e nunca tive nenhum problema de lubrificação de nenhum tipo, nada está de acordo com o que a fábrica diz... mínimo 1,5 bar acima de 2500 rpm se não me engano...
volto a repetir, procure saber a especificação da fábrica... talvez nem esteja fora... pode acontecer do mínimo ser 0,8 na m.l. por ex... aí nem tá fora... se estiver fora, é só procurar saber onde está perdendo pressão...
e eu ainda mediria a pressão no cavalete do filtro de óleo, assim vc isola a bomba de óleo e já sabe pelo menos se tá perdendo dali pra frente ou se é a própria bomba que tá fraca...
-
bom, fui revirar uns pdf que tinha aqui do celta vhc e pasmen:
pressão normal de óleo em marcha lenta: 150kpa
acima de 1400rpm: 410~490kpa
acima de 3000rpm: 360~440kpa
-
bom, fui revirar uns pdf que tinha aqui do celta vhc e pasmen:
pressão normal de óleo em marcha lenta: 150kpa
acima de 1400rpm: 410~490kpa
acima de 3000rpm: 360~440kpa
[snapback]508583[/snapback]
então acima de 3000 rpm deve estar entre 3,6 e 4,4 bar… mas isso é onde, emcima no cabeçote, embaixo no cavalete do filtro? diz l
-
então acima de 3000 rpm deve estar entre 3,6 e 4,4 bar… mas isso é onde, emcima no cabeçote, embaixo no cavalete do filtro? diz lá?
[snapback]508623[/snapback]
provavelmente deve ser a pressão da bomba de óleo, isto ?, no cavalete…
acredito que no cabeçote não venha muito mais que 1kg em marcha lenta, ou até menos que isso.
-
então acima de 3000 rpm deve estar entre 3,6 e 4,4 bar… mas isso é onde, emcima no cabeçote, embaixo no cavalete do filtro? diz lá?
[snapback]508623[/snapback]
pelo que deu pra enteder, direto na bomba…
vou trocar óleo/filtro o mais rápido possivel pra ver qual eras....