Quebrouuuuuu…. mais uma vez...
-
deixa eu me meter no assunto . já adianto que não estou inteirado de toda sua maratona , mas li esse tópico todo , e se eu falar alguma coisa sem saber do caso , por favor me corrija . você tá usando 1,2kg a alcool no motor fire 1.3 16v todo original , com seu gerenciador e bico extra e sem atraso de ponto ?
você tá com o vêcuo do regulador de pressão de combustável ligado ou ta? com pressão fixa em 4 bar ?
eu não sei como seu gerenciador alimenta e nem onde estão seus bicos extras , mas acredito que só quebraria como quebrou se o bico daquele cilindro falhasse , só por ter aquela diferença não deveria quebrar .
sds
gustavo
[snapback]520203[/snapback]
po kra, pq se meter no assunto ? demorou pra comentar alguma coisa motor é motor po, é tudo igual
exato, 1.2kg no 1.3 16v alcool 10,2 de taxa original, meu gerenciador, sem ponto por enquanto.
uso hpi pra dosar a pressao do combustivel, mas uso uma valvula de hidrovacuo pra nao permitir que o vacuo chegue no dosador, soh permitindo que a pressao chegue. ele ta regulado pra manter a pressao diferencial. esse carro usa pressao de combustivel fixa originalmente.
o gerenciador alimenta dando 1 pulso nos suplementares por ciclo de admissao (180 graus), que agora sao 2 iwp500(verde). o gerenciador possui controle de corrente, nao precisando usar resistencias pra baixar a corrente (o que torna o bico mais lento pra abrir e joga fora tempo de injecao muito valioso), com 0.65ms ja tem combustivel saindo.
entao, é isso que eu penso tb… o bico do terceiro cilindro falhou. quando ta mal acertado, quebra na lata. andei 24 mil km com sonda em 850-900 sem problema algum, inclusive forcando do mesmo jeito, no mesmo lugar, ai denovo, do nada, quebra o mesmo cilindro da ultima vez, e dessa vez derrete nao só trinca. e nao faz absolutamente nada nos outros... com 900 de sonda?
eu sei que 900 de sonda nao eh parametro, mas pra mim, nao eh parametro se ficar comparando entre 1 carro e outro. mas no mesmo carro, se vc tem um acerto, roda, força, moe, e com esse valor de sonda o motor nao quebra, sem uma trinquinha em canaleta (que eh fragil pra caramba), nao é possivel que seja esse o problema. pra mim a vazao menor exatamente naquele cilindro nao eh o problema. isso só indica que aquele bico ta com algum problema, e que o problema deve piorar quando força... pode ateh ser problema no chicote, vai saber...
concordo anderson... mistura pobre eh pisou quebrou... nao tem segunda chance... po kra, eu ando 100km com esse carro todo dia e sempre que possivel, se ta livre e tal, eu piso mesmo pq confio no acerto... essa confian?a eu vou pegando devagar... to é 3 meses aumentando a pressao devagar e andando bastante com a nova pressao antes de aumentar denovo... quando montei tava com 0.6, tava com problema na ignicao... problema resolvido comecei a aumentar devagar ateh chegar nos 1.2 que ja andei muito tempo e com a t2, que essa pressao vinha mais cedo, aumentando a pme pra vc ter ideia, com a t2 deu 33k de torque a 4200 rpm pra dar 212 cv a 5200, 1 bar. com a k16 deu 26k de torque a 4600(subiu o regime de torque maximo) e 195 cv a 6000 rpm com 1 bar (tambem subiu o regime de potencia maxima) com isso a pme caiu de 29 pra 25...
-
bom lost,
na intenção de ajuda-lo, ta ai o telefone da maff (49)33224526
mail:
no anuncio tem pistão para o fire 1.0/1.3/1.4 - 700,00
kleber
-
boa sorte, e que venha os novos bicos….
kleber
-
foda eh que ta dificil os bicos… queria originais.. tinha o codigo dum bico que na tabela dava 40% mais vazao... mas o pit da pap ta dizendo que nao e tal e que o unico bico que ele sabe que serve no meu caso eh sei la de que carro flex ai.... mas ai da 90%... merda viu...
-
eu colocaria pistão original mesmo, se derreteu então não foi fadiga, gastar com forjado vai ser pior, pq vai derreter novamente e é mais caro.
vai aposta nos bicos mesmo né lostá eu faria isso. ah… já li tudo mas esqueci e não quero ler tudo novamente, então me diga, como estava a vela desse cilindro?
-
http://s15.photobucket.com/albums/a389/rvi…ganch=imganch15
elas tao na sequencia… na esquerda primeiro cilindro, e na direita quarto. a vela do pistao que derreteu entao eh a segunda da direita pra esquerda.
pois eh, mesmo porque nesse caso, pra derreter desse jeito, se fosse forjado teria agarrado no bloco e estourado o motor inteiro
o lance eh que nao pode ter essas falhas na alimentacao... por isso vou investir rapido no pirometro individual por cilindro...
ja encomendei o termopar, mas ao invez de 58 reais cada, vai sair 92... o de 58 era pra ateh 700c... pra 1250 c eh esse de 92 reais...
deus do ceu preciso montar o ponto tb pqp preguiça maldita a plaquinha ta aqui e ja ta com processador com todos os componentes que precisa pra ele funcionar... falta o resto que sao o circuito de entrada que pega o sinal original da injecao e o circuito de saida que aciona a bobina se pondo no lugar da injecao... sao alguns resistores, diodos e transistores... nada d+...
foda eh que eu tenho ideia d+ e faco d-... pensei tudo como fazer um barato pra ler a posicao do vira pela roda fonica(claro que soh funcionaria em carro que tem ela), e comparando com o momento da faisca do primeiro cilindro... daria pra te dar o ponto exato em tempo real dentro do carro, sem pistola
util nao? pq eu nao fiz ainda? pq sou um lerdo do caramba...
-
po kra, pq se meter no assunto ? demorou pra comentar alguma coisa motor é motor po, é tudo igual
hehehe , isso ai
exato, 1.2kg no 1.3 16v alcool 10,2 de taxa original, meu gerenciador, sem ponto por enquanto.
cara , posso te chamar de maluco ??? mas no bom sentido … rs
se entendi bem ,ta usando o ponto original do motor a gasolina sem atrasar , certo é
hum , com 1,2kg sem atraso , eu ja comeão a achar que com aquela diferença dos bicos quebraria o cilindro mais pobre hein ...
uso hpi pra dosar a pressao do combustivel, mas uso uma valvula de hidrovacuo pra nao permitir que o vacuo chegue no dosador, soh permitindo que a pressao chegue. ele ta regulado pra manter a pressao diferencial.
quando fala pressão diferencial , ta dizendo por exemplo que tem 4 bar , e na verdade são 5 bar de pressão de comb, e 1 bar de turbo na cara dos bicos ?
esse carro usa pressao de combustivel fixa originalmente.
ok
o gerenciador alimenta dando 1 pulso nos suplementares por ciclo de admissao (180 graus),
vixe , esse assunto acho que não vou me meter ...
que agora sao 2 iwp500(verde).
os 2 alimentam muita potência .
o gerenciador possui controle de corrente, nao precisando usar resistencias pra baixar a corrente (o que torna o bico mais lento pra abrir e joga fora tempo de injecao muito valioso), com 0.65ms ja tem combustivel saindo.
se ele abre mais de vagar e você sabe o quanto , seria possível contornar ... mas não é o ideal
entao, é isso que eu penso tb... o bico do terceiro cilindro falhou.
se falhou mesmo , quebra na hora .
quando ta mal acertado, quebra na lata.
nem sempre , só se tiver potência .
andei 24 mil km com sonda em 850-900
espero que não use sonda mte , porque não presta . ajuste a fase turbo para 920mv ou mesmo um pouco mais por segurança então .
abaixo de 860mv na fase turbo é beeem arriscado .
sem problema algum, inclusive forcando do mesmo jeito, no mesmo lugar, ai denovo, do nada, quebra o mesmo cilindro da ultima vez, e dessa vez derrete nao só trinca. e nao faz absolutamente nada nos outros... com 900 de sonda?
ponto adiantado faz isso , ainda mais que seu carro tem ks e não tem atraso . sem ks teria quebrado antes com certeza . mas se o bico falhou...
eu sei que 900 de sonda nao eh parametro, mas pra mim, nao eh parametro se ficar comparando entre 1 carro e outro.
em uma sonda confiável como uma ntk(ngk) é sim , apesar do que o over e outros dizem .
mas no mesmo carro, se vc tem um acerto, roda, força, moe, e com esse valor de sonda o motor nao quebra, sem uma trinquinha em canaleta (que eh fragil pra caramba), nao é possivel que seja esse o problema.
também acho , mas se por exemplo o bico falhar a 6000rpm , onde tem 5ms por rotação e um tempinho depois abrir , acho que não terá tempo habil de ler essa falta na sonda .
pra mim a vazao menor exatamente naquele cilindro nao eh o problema.
também acho , mas sem atraso de ponto , pode ser sim .
isso só indica que aquele bico ta com algum problema, e que o problema deve piorar quando força... pode ateh ser problema no chicote, vai saber...
ai começa aquela lista enorme de possíveis coisas né , realmente tem que ir por eliminação .
to tentando ajudar . não tem nada pior que quebrar motor .
minha sugestão é acertar os 4 bicos do carro com segurança , aujustar a alimentação da fase turbo para pelo menos 920mv de sonda em wot , e colocar logo um atraso de ponto , até pra poder avan?ar o ponto na fase aspirada o que vai melhorar o consumo , a pegada em baixa e a resposta do motor com o alcool .
sds
gustavo
-
pior q a vela tava blz em vai entender…
lost, 92 reais cada termopar??? o pirometo odg de 4 canais custa uns 750 reais, mais 4 termopar desses de 92 reais, fica inviavel
-
eu sei que 900 de sonda nao eh parametro, mas pra mim, nao eh parametro se ficar comparando entre 1 carro e outro.
em uma sonda confiável como uma ntk(ngk) é sim , apesar do que o over e outros dizem .
[snapback]520749[/snapback]
eita…nem sei pq fizeram sonda wide entaum....hehhee
-
eita…nem sei pq fizeram sonda wide entaum....hehhee
[snapback]520775[/snapback]
vamos ajudar o colega lost a achar o problema no carro dele… esse tipo de comentário pra quem tem humor, funciona, pra quem não tem, só arrisca começar um tumulto num post produtivo...
ps. está atento hein lucas é hehehehe
abraço,
-
guauad,
pelo que eu percebi vc concorda que se o bico falhar, ja era, mas tb acha que a vazao a menos seria problema sempre. mas lembre-se do que eu disse. andei 24 mil km se a vazao fosse problema, teria pego na vela, ou mesmo ja teria derretido antes como o carro andou bastante com o mesmo acerto e nao quebrava, e de repente sem eu ter mudado nada no acerto ele quebrou feio desse jeito, só posso achar que foi uma falha mesmo entende? kra, concordo 100% sobre o ponto. eu realmente confio o motor é injecao e o uso que ela faz do ks. pra chegar nessa pressao, levei bastante tempo, subindo a pressao devagar e vendo se aguentava. afinal, sao 3 anos que esse coitado é turbo. sober
a 6000 rpm, na injecao sequencial, cada pulso pra cada bico leva 20ms… na semi leva 10ms e na mono leva 5... pro meu suplementar, sao 5ms entre cada pulso. mas pro original, sao 20 a injecao é sequencial
sobre o que eu falei que usando por exemplo o que manda a fueltech de colocar uma resistencia em serie com o bico fazer o bico abrir mais devagar, o problema é que enquanto ele ta abrindo, nao ta injetando, entao vc acaba perdendo tempo de injecao. os 2 bicos do jeito que toa funcionando, alimentam muita potencia sim, por volta de 110 cv cada. mas o problema era que 1 soh, ja tava em 100% do tempo util com 1 bar. entao pra aumentar a pressao precisei de +1, mesmo que seja pra nao usar ele inteiro(to usando 60% do total, mas mostra que com 1 soh precisaria de 120% o que nao é possivel)
ah, nao uso sonda mte, ateh tentei, mas nao funciona no meu carro. coloquei uma mas o carro ficava falhando totalmente afogado e a sonda mostrando 0mv...
valeu o apoio fahrell.
anderson, nao vou usar o pirometro da odg. vou fazer um proprio. realmente 92 reais é bem caro. depois vou testar o de 58 reais que eles fabricam, mas dizem ser pra 700 graus. o de 92 tem uma montagem mais resistente ao calor, protecao nos fios e sei la o que de inox, no outro acho que eh latao... mas o sensor eh o mesmo, o mateial da vareta que vai dentro do escap eh o mesmo... sei la, pode ateh ser que aguente... vou comprar 1 soh de 92 pra montar o prototipo do pirometro... dando certo, depois testo os sensores mais baratos vai que funciona... se nao, vou comprando 1 sensor por mes... hehehe...
o principal no pirometro que eu vou fazer vai ser avisar se 1 dos cilindros ultrapassar x graus de diferenca pros outros, assim quando tiver alguma variacao em 1 soh, vc ja fica sabendo... nao precisa deixar ele chegar no limite de temp que vc vai definir.
o termopar ja ta encomendado e o ci que interpreta o sinal do termopar vou comprar essa semana. conforme evoluir dou um toque pra vcs... quem sabe eu consiga fazer um pirometro realmente acessivel
-
ah, esqueci de perguntar…
vcs acham que atrasando o ponto um pouquinho, só pra compensar a velocidade de queima maior por causa da taxa dinamica e temperatura do ar na admissao mais alta, se ganha um pouquinho de potencia e o motor fica um pouco mais solto em alta, ou nada a ver e soh perde um pouco de potencia?
nunca vi alguem usar atraso de ponto. apesar de ser totalmente obrigatorio em qualquer turbo principalmente injetado, ninguem usa
-
ah, esqueci de perguntar…
vcs acham que atrasando o ponto um pouquinho, só pra compensar a velocidade de queima maior por causa da taxa dinamica e temperatura do ar na admissao mais alta, se ganha um pouquinho de potencia e o motor fica um pouco mais solto em alta, ou nada a ver e soh perde um pouco de potencia?
nunca vi alguem usar atraso de ponto. apesar de ser totalmente obrigatorio em qualquer turbo principalmente injetado, ninguem usa
[snapback]521000[/snapback]
sua primeira afirmação está correta, com pressão soprando, o ponto atrasado , além de prevenir batida de pino, acaba por gerar mais potência sim… o atrasado está com aspas pq na verdade ele não está atrasado e sim correto, pra pme com o turbo soprando... mesmo que seu motor não quebre com o ponto original, ele está mais adiantado que o ideal com turbo, e poderia render mais sim...
eu não uso mais a pressão que uso hoje, sem atrasar o ponto original do meu carro... e olha que o ponto original dele é beeeeeem conservador, considerando que é turbo de fábrica... já vê tempra com 1,5kg e ponto mexido sabe deus onde, que não anda com o meu carro com 1.2 kg...
a única razão de eu inicialmente ter comprado o meg foi justamente o atraso de ponto... caso vc queira realmente botar pra frente o seu gerenciador e não ser mais um dos vêrios que tem por ai, implemente logo o atraso de ponto no seu...
claro, depois que remontar o carrinho... ficar a po e ainda ter que quebrar cabeça com circuitos, não dá
-
guauad,
pelo que eu percebi vc concorda que se o bico falhar, ja era,
concordo sim .
mas tb acha que a vazao a menos seria problema sempre.
sim , o ideal é estar certo né .
mas lembre-se do que eu disse. andei 24 mil km se a vazao fosse problema, teria pego na vela, ou mesmo ja teria derretido antes como o carro andou bastante com o mesmo acerto e nao quebrava, e de repente sem eu ter mudado nada no acerto ele quebrou feio desse jeito, só posso achar que foi uma falha mesmo entende?
certo , também acho que o mais provóvel é que ele tenha falhado , ou então , ponto …
kra, concordo 100% sobre o ponto. eu realmente confio o motor é injecao e o uso que ela faz do ks. pra chegar nessa pressao, levei bastante tempo, subindo a pressao devagar e vendo se aguentava. afinal, sao 3 anos que esse coitado é turbo.
experiencia é tudo , você ta certo . mas sabe que além de estar se arriscando , está perdendo rendimento em baixa e média rotação .
sober a 6000 rpm, na injecao sequencial, cada pulso pra cada bico leva 20ms… na semi leva 10ms e na mono leva 5... pro meu suplementar, sao 5ms entre cada pulso. mas pro original, sao 20 a injecao é sequencial
não entendi seus números e se entendi , não concordo , mas também não é o foco do assunto …
sobre o que eu falei que usando por exemplo o que manda a fueltech de colocar uma resistencia em serie com o bico fazer o bico abrir mais devagar, o problema é que enquanto ele ta abrindo, nao ta injetando, entao vc acaba perdendo tempo de injecao. os 2 bicos do jeito que toa funcionando, alimentam muita potencia sim, por volta de 110 cv cada. mas o problema era que 1 soh, ja tava em 100% do tempo util com 1 bar. entao pra aumentar a pressao precisei de +1, mesmo que seja pra nao usar ele inteiro(to usando 60% do total, mas mostra que com 1 soh precisaria de 120% o que nao é possivel)
ah, nao uso sonda mte, ateh tentei, mas nao funciona no meu carro. coloquei uma mas o carro ficava falhando totalmente afogado e a sonda mostrando 0mv…
beleza
acho que deve acertar esse bico , montar o pistão original , ajustar a fase turbo pra 920mv de sonda e correr logo atrás do atraso de ponto .
sds
gustavo
-
sua primeira afirmação está correta, com pressão soprando, o ponto atrasado , além de prevenir batida de pino, acaba por gerar mais potência sim… o atrasado está com aspas pq na verdade ele não está atrasado e sim correto, pra pme com o turbo soprando... mesmo que seu motor não quebre com o ponto original, ele está mais adiantado que o ideal com turbo, e poderia render mais sim...
eu não uso mais a pressão que uso hoje, sem atrasar o ponto original do meu carro... e olha que o ponto original dele é beeeeeem conservador, considerando que é turbo de fábrica... já vê tempra com 1,5kg e ponto mexido sabe deus onde, que não anda com o meu carro com 1.2 kg...
a única razão de eu inicialmente ter comprado o meg foi justamente o atraso de ponto... caso vc queira realmente botar pra frente o seu gerenciador e não ser mais um dos vêrios que tem por ai, implemente logo o atraso de ponto no seu...
claro, depois que remontar o carrinho... ficar a po e ainda ter que quebrar cabeça com circuitos, não dá
[snapback]521014[/snapback]
hum , só pra complementar , convertendo pra alcool , precisa avan?ar o ponto original uns 6 graus . a maioria da turma que não usa atraso quando turbina , e conveteu o motor a alcool , também não avan?a o ponto original . que é o caso do lost . mas quando avan?a o ponto , e atrasa o certo quando o turbo entrar , a coisa muda de figura … seguro , economico , agil e muito forte . seu carro não é assim fahrell ?
sds
gustavo
-
sobre os calculos, é o seguinte…
no sistema semi, os bicos sao acionados em pares ou bancos. entao pra cada bico, o intervalo entre cada pulso é de 360 graus. é como se vc tivesse soh 2 bicos, pq sao 2 pares. entao vc tem 10ms de intervalo.
no sistema multi, é acionado 1 por vez, entao cada bico tem intervalo de 720 graus. trabalhando na metade da frequencia do virabrequim, pq sao sincronizados com o comando de valvulas, entao o intervalo entre cada pulso dobra. num sistema sequencial, se o motor esta a 6000 rpm (rpm é medido no vira que é o dobro do cabecote), os bicos estao a 3000 hz, por isso o intervalo é de 20ms.
resumindo:
monoponto a frequencia do bico é = rpm * 2
semi squencial a frequencia é = ao rpm
e no sequencial a frequencia = rpm/2
kra, isso é onde eu quero chegar. ponto avancado pro alcool na fase aspirada e atrasando conforme entra a pressao. mas isso nao eh novidade. todo mundo que sabe como um motor fuciona quer isso. mas vc sabe que nao eh facil neh? por isso ateh hj eu nao tenho e nao conheco ninguem que tenha. até o variador de avanço pra gnv da tury eu ja tenho assim que tiver atraso de ponto vou coloca-lo.
tor?am ai pra que de certo o esquema do pirometro hein que eh pra ficar mais barato do que o que tem ai, ai todo mundo vai poder ter