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Shift-light

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    Stefan
    escreveu em última edição por
    #1

    pessoal,

    sei que a idéia do mão na graxa é fazer e postar, mas achei esse circuito e dicas de como fazer um shift-light num site argentino e resolvi postar aqui.

    ? um shift-light anal?gico e não utiliza microcontrolador, portanto não é um projeto lá muito elegante do ponto de vista eletrúnico, mas analisando rapidamente deve funcionar.

    pretendo faze-lo assim que me sobrar um tempinho…

    segue o link:

    http://ar.geocities.com/byrubyte2003/shift…igth_casero.htm

    outra versão:

    componentes

    resistores

    p1: 50k (preset)

    p2: 10k (potenci?metro)

    r0: 47k

    r1: 50k

    r2: 47k

    r3: 10k

    r4: 10k

    r5: 10k

    r6: 10k

    r7: 470r

    r8: 10k

    r9: 10k

    r10: 1k

    r11: 47k

    capacitores

    c1: 100uf eletrol?tico

    c2: 100uf eletrol?tico

    c3: 220nf cer?mico

    c4: 47nf cer?mico

    c5: 1uf electrol?tico

    c6: 47nf cer?mico

    semicondutores:

    d1: 1n4004

    d2: 1n4004

    d3: 1n4004

    d4: 1n4004

    t1: bc548

    lm7809 (regulador de 9v)

    lm2917

    tl081

    outros componentes:

    rel? de 12v

    l?mpada automotiva de 12v

    1 soquete para integrado de 8 pinos

    1 soquete para integrado de 14 pinos

    1 Resposta Última resposta
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      *Felipe*
      escreveu em última edição por
      #2

      po bem legal stefano

      assim q terminar o hallmeter faão esse

      ps: o nome das peças q eles pedem tem tradução?

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        gardenal
        escreveu em última edição por
        #3

        po bem legal stefano

        assim q terminar o hallmeter faão esse

        ps: o nome das peças q eles pedem tem tradução?

        ae tuner abandona esse hall e vamo faze um shifiti hhahaah :p

        1 Resposta Última resposta
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          *Felipe*
          escreveu em última edição por
          #4

          vamu faze os dois..

          o hall ta quase..

          mais 2 soldas e ja era

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
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            Visitante
            escreveu em última edição por
            #5

            pow shift eu to dentro heheh tb qru faze

            1 Resposta Última resposta
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              *Felipe*
              escreveu em última edição por
              #6

              falta só descobrir se o q eles pedem tem tradução no nome…

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                Mega
                escreveu em última edição por
                #7

                como regula o giro ?

                1 Resposta Última resposta
                • K Offline
                  K Offline
                  Ktulu
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  po bem legal stefano

                  assim q terminar o hallmeter faão esse

                  ps: o nome das peças q eles pedem tem tradução?

                  nao precisa de tradução não, é tudo codigo de componente fácil de ser encontrado. basta saber que resistencias = resistores, condensadores = capacitores.

                  1 Resposta Última resposta
                  • * Offline
                    * Offline
                    *Felipe*
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    valeu luis

                    vamo monta?

                    1 Resposta Última resposta
                    • K Offline
                      K Offline
                      Ktulu
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      dá trabalho…

                      até tenho os componentes aqui em casa, mas já to com 2 shift lite no carro...

                      ando meio vagabundo, mas eu olhei o projeto e é pra funcionar direitinho.

                      o lm2917 é um conversor de frequencia pra tensao, ele converte os pulsos na bobina em um sinal anal?gico de tensao que varia de acordo com a rotacao, e o tl081 é um ampop, ele compara o sinal que vem do lm2917 com outra tensao (que voce vai regular no potenciometro). se a tensao do lm2917 for maior que essa tensao regulada ele ativa o rele, acendendo a lampada.

                      o resto dos componentes são só pra esses 2 integrados principais e o rele funcionarem.

                      eu cheguei a montar um desses no protoboard uma vez, só que com um 741 ao inves do tl081, e alimentado direto com 12v, sem o regulador de tensao, e com led ao inves de lampada. funcionou legal. voce tem que ter um contagiros e ficar acelerando o carro pra regular quando acende. voce acelera até a rotacao que voce quer e vai girando o potenciometro devagar até acender o shift.

                      1 Resposta Última resposta
                      • * Offline
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                        *Felipe*
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        seria tipo um acerto de frequencia??

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
                          G Offline
                          gardenal
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          dá trabalho…

                          até tenho os componentes aqui em casa, mas já to com 2 shift lite no carro...

                          ando meio vagabundo, mas eu olhei o projeto e é pra funcionar direitinho.

                          o lm2917 é um conversor de frequencia pra tensao, ele converte os pulsos na bobina em um sinal anal?gico de tensao que varia de acordo com a rotacao, e o tl081 é um ampop, ele compara o sinal que vem do lm2917 com outra tensao (que voce vai regular no potenciometro). se a tensao do lm2917 for maior que essa tensao regulada ele ativa o rele, acendendo a lampada.

                          o resto dos componentes são só pra esses 2 integrados principais e o rele funcionarem.

                          eu cheguei a montar um desses no protoboard uma vez, só que com um 741 ao inves do tl081, e alimentado direto com 12v, sem o regulador de tensao, e com led ao inves de lampada. funcionou legal. voce tem que ter um contagiros e ficar acelerando o carro pra regular quando acende. voce acelera até a rotacao que voce quer e vai girando o potenciometro devagar até acender o shift.

                          entao da pra regula com um potenciometro?

                          i ae tuner faiz uma placa pra mim? eu me viro com os componente…

                          1 Resposta Última resposta
                          • K Offline
                            K Offline
                            Ktulu
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            o potenciometro do circuito que regula a rotacao que quer que acenda.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              gardenal
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              o potenciometro do circuito que regula a rotacao que quer que acenda.

                              ahhh ta…......... bem melhor q junper...

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                Stefan
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                hummm…. então se colocar 2 amp-op dá pra ter 2 potenci?metros e 2 leds diferentes...

                                assim dá pra fazer um led, digamos amarelo acender na rotação pré-shift pra chamar a atenção e o outro led, digamos vermelho, acender na rotação de shift mesmo...

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  Snake
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  pro pessoal que entende…

                                  numa escala de 0-10 de dificuldade eletronica essa ficaria com que nota?

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • * Offline
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                                    *Felipe*
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    na minha opinião 8.

                                    e ae, pola o pré-shift??

                                    gardenas, relax.. vou começar a fazer logo logo.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • K Offline
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                                      Ktulu
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                                      #18

                                      esse mesmo circuito serve pra um limitador de rotacao…

                                      basta ligar a saida nf do rele a bobina se nao me engano, na hora que chega a tal rotacao a bobina nao vai ser alimentada e para as faiscas nas velas...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        #19

                                        esse mesmo circuito serve pra um limitador de rotacao…

                                        basta ligar a saida nf do rele a bobina se nao me engano, na hora que chega a tal rotacao a bobina nao vai ser alimentada e para as faiscas nas velas...

                                        pra carros carburados ?

                                        (também serve pra carros com ie, mas esses já tem limitador de giro né ?)

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          #20

                                          pra carros carburados ?

                                          (também serve pra carros com ie, mas esses já tem limitador de giro né ?)

                                          sim, pra qualquer carro, eu só não sei ao certo onde ligariamos o rele…

                                          será que na alimentação da bobina? assim ele cortaria a alimentacao na bobina e com isso reduziria o giro, certo?

                                          será que nao teria problema continuar a injetar gasolina sem ter fa?sca?

                                          eu nunca pesquisei muito aonde atuar pra cair o giro.

                                          cortar os bicos injetores também seria possível, mas dá mais trabalho.

                                          1 Resposta Última resposta

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