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    Shift-light

    Mecânica e Preparação
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    • S
      Stefan última edição por

      pessoal,

      sei que a idéia do mão na graxa é fazer e postar, mas achei esse circuito e dicas de como fazer um shift-light num site argentino e resolvi postar aqui.

      ? um shift-light anal?gico e não utiliza microcontrolador, portanto não é um projeto lá muito elegante do ponto de vista eletrúnico, mas analisando rapidamente deve funcionar.

      pretendo faze-lo assim que me sobrar um tempinho…

      segue o link:

      http://ar.geocities.com/byrubyte2003/shift…igth_casero.htm

      outra versão:

      componentes

      resistores

      p1: 50k (preset)

      p2: 10k (potenci?metro)

      r0: 47k

      r1: 50k

      r2: 47k

      r3: 10k

      r4: 10k

      r5: 10k

      r6: 10k

      r7: 470r

      r8: 10k

      r9: 10k

      r10: 1k

      r11: 47k

      capacitores

      c1: 100uf eletrol?tico

      c2: 100uf eletrol?tico

      c3: 220nf cer?mico

      c4: 47nf cer?mico

      c5: 1uf electrol?tico

      c6: 47nf cer?mico

      semicondutores:

      d1: 1n4004

      d2: 1n4004

      d3: 1n4004

      d4: 1n4004

      t1: bc548

      lm7809 (regulador de 9v)

      lm2917

      tl081

      outros componentes:

      rel? de 12v

      l?mpada automotiva de 12v

      1 soquete para integrado de 8 pinos

      1 soquete para integrado de 14 pinos

      1 Resposta Última resposta Responder Citar
      • *
        *Felipe* última edição por

        po bem legal stefano

        assim q terminar o hallmeter faão esse

        ps: o nome das peças q eles pedem tem tradução?

        1 Resposta Última resposta Responder Citar
        • G
          gardenal última edição por

          po bem legal stefano

          assim q terminar o hallmeter faão esse

          ps: o nome das peças q eles pedem tem tradução?

          ae tuner abandona esse hall e vamo faze um shifiti hhahaah :p

          1 Resposta Última resposta Responder Citar
          • *
            *Felipe* última edição por

            vamu faze os dois..

            o hall ta quase..

            mais 2 soldas e ja era

            1 Resposta Última resposta Responder Citar
            • ?
              Visitante última edição por

              pow shift eu to dentro heheh tb qru faze

              1 Resposta Última resposta Responder Citar
              • *
                *Felipe* última edição por

                falta só descobrir se o q eles pedem tem tradução no nome…

                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                • M
                  Mega última edição por

                  como regula o giro ?

                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                  • K
                    Ktulu última edição por

                    po bem legal stefano

                    assim q terminar o hallmeter faão esse

                    ps: o nome das peças q eles pedem tem tradução?

                    nao precisa de tradução não, é tudo codigo de componente fácil de ser encontrado. basta saber que resistencias = resistores, condensadores = capacitores.

                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                    • *
                      *Felipe* última edição por

                      valeu luis

                      vamo monta?

                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                      • K
                        Ktulu última edição por

                        dá trabalho…

                        até tenho os componentes aqui em casa, mas já to com 2 shift lite no carro...

                        ando meio vagabundo, mas eu olhei o projeto e é pra funcionar direitinho.

                        o lm2917 é um conversor de frequencia pra tensao, ele converte os pulsos na bobina em um sinal anal?gico de tensao que varia de acordo com a rotacao, e o tl081 é um ampop, ele compara o sinal que vem do lm2917 com outra tensao (que voce vai regular no potenciometro). se a tensao do lm2917 for maior que essa tensao regulada ele ativa o rele, acendendo a lampada.

                        o resto dos componentes são só pra esses 2 integrados principais e o rele funcionarem.

                        eu cheguei a montar um desses no protoboard uma vez, só que com um 741 ao inves do tl081, e alimentado direto com 12v, sem o regulador de tensao, e com led ao inves de lampada. funcionou legal. voce tem que ter um contagiros e ficar acelerando o carro pra regular quando acende. voce acelera até a rotacao que voce quer e vai girando o potenciometro devagar até acender o shift.

                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                        • *
                          *Felipe* última edição por

                          seria tipo um acerto de frequencia??

                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                          • G
                            gardenal última edição por

                            dá trabalho…

                            até tenho os componentes aqui em casa, mas já to com 2 shift lite no carro...

                            ando meio vagabundo, mas eu olhei o projeto e é pra funcionar direitinho.

                            o lm2917 é um conversor de frequencia pra tensao, ele converte os pulsos na bobina em um sinal anal?gico de tensao que varia de acordo com a rotacao, e o tl081 é um ampop, ele compara o sinal que vem do lm2917 com outra tensao (que voce vai regular no potenciometro). se a tensao do lm2917 for maior que essa tensao regulada ele ativa o rele, acendendo a lampada.

                            o resto dos componentes são só pra esses 2 integrados principais e o rele funcionarem.

                            eu cheguei a montar um desses no protoboard uma vez, só que com um 741 ao inves do tl081, e alimentado direto com 12v, sem o regulador de tensao, e com led ao inves de lampada. funcionou legal. voce tem que ter um contagiros e ficar acelerando o carro pra regular quando acende. voce acelera até a rotacao que voce quer e vai girando o potenciometro devagar até acender o shift.

                            entao da pra regula com um potenciometro?

                            i ae tuner faiz uma placa pra mim? eu me viro com os componente…

                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
                            • K
                              Ktulu última edição por

                              o potenciometro do circuito que regula a rotacao que quer que acenda.

                              1 Resposta Última resposta Responder Citar
                              • G
                                gardenal última edição por

                                o potenciometro do circuito que regula a rotacao que quer que acenda.

                                ahhh ta…......... bem melhor q junper...

                                1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                • S
                                  Stefan última edição por

                                  hummm…. então se colocar 2 amp-op dá pra ter 2 potenci?metros e 2 leds diferentes...

                                  assim dá pra fazer um led, digamos amarelo acender na rotação pré-shift pra chamar a atenção e o outro led, digamos vermelho, acender na rotação de shift mesmo...

                                  1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                  • S
                                    Snake última edição por

                                    pro pessoal que entende…

                                    numa escala de 0-10 de dificuldade eletronica essa ficaria com que nota?

                                    1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                    • *
                                      *Felipe* última edição por

                                      na minha opinião 8.

                                      e ae, pola o pré-shift??

                                      gardenas, relax.. vou começar a fazer logo logo.

                                      1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                      • K
                                        Ktulu última edição por

                                        esse mesmo circuito serve pra um limitador de rotacao…

                                        basta ligar a saida nf do rele a bobina se nao me engano, na hora que chega a tal rotacao a bobina nao vai ser alimentada e para as faiscas nas velas...

                                        1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                        • S
                                          Stefan última edição por

                                          esse mesmo circuito serve pra um limitador de rotacao…

                                          basta ligar a saida nf do rele a bobina se nao me engano, na hora que chega a tal rotacao a bobina nao vai ser alimentada e para as faiscas nas velas...

                                          pra carros carburados ?

                                          (também serve pra carros com ie, mas esses já tem limitador de giro né ?)

                                          1 Resposta Última resposta Responder Citar
                                          • K
                                            Ktulu última edição por

                                            pra carros carburados ?

                                            (também serve pra carros com ie, mas esses já tem limitador de giro né ?)

                                            sim, pra qualquer carro, eu só não sei ao certo onde ligariamos o rele…

                                            será que na alimentação da bobina? assim ele cortaria a alimentacao na bobina e com isso reduziria o giro, certo?

                                            será que nao teria problema continuar a injetar gasolina sem ter fa?sca?

                                            eu nunca pesquisei muito aonde atuar pra cair o giro.

                                            cortar os bicos injetores também seria possível, mas dá mais trabalho.

                                            1 Resposta Última resposta Responder Citar
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