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Shift-light

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    *Felipe*
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    #9

    valeu luis

    vamo monta?

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    • K Offline
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      Ktulu
      escreveu em última edição por
      #10

      dá trabalho…

      até tenho os componentes aqui em casa, mas já to com 2 shift lite no carro...

      ando meio vagabundo, mas eu olhei o projeto e é pra funcionar direitinho.

      o lm2917 é um conversor de frequencia pra tensao, ele converte os pulsos na bobina em um sinal anal?gico de tensao que varia de acordo com a rotacao, e o tl081 é um ampop, ele compara o sinal que vem do lm2917 com outra tensao (que voce vai regular no potenciometro). se a tensao do lm2917 for maior que essa tensao regulada ele ativa o rele, acendendo a lampada.

      o resto dos componentes são só pra esses 2 integrados principais e o rele funcionarem.

      eu cheguei a montar um desses no protoboard uma vez, só que com um 741 ao inves do tl081, e alimentado direto com 12v, sem o regulador de tensao, e com led ao inves de lampada. funcionou legal. voce tem que ter um contagiros e ficar acelerando o carro pra regular quando acende. voce acelera até a rotacao que voce quer e vai girando o potenciometro devagar até acender o shift.

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        *Felipe*
        escreveu em última edição por
        #11

        seria tipo um acerto de frequencia??

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          gardenal
          escreveu em última edição por
          #12

          dá trabalho…

          até tenho os componentes aqui em casa, mas já to com 2 shift lite no carro...

          ando meio vagabundo, mas eu olhei o projeto e é pra funcionar direitinho.

          o lm2917 é um conversor de frequencia pra tensao, ele converte os pulsos na bobina em um sinal anal?gico de tensao que varia de acordo com a rotacao, e o tl081 é um ampop, ele compara o sinal que vem do lm2917 com outra tensao (que voce vai regular no potenciometro). se a tensao do lm2917 for maior que essa tensao regulada ele ativa o rele, acendendo a lampada.

          o resto dos componentes são só pra esses 2 integrados principais e o rele funcionarem.

          eu cheguei a montar um desses no protoboard uma vez, só que com um 741 ao inves do tl081, e alimentado direto com 12v, sem o regulador de tensao, e com led ao inves de lampada. funcionou legal. voce tem que ter um contagiros e ficar acelerando o carro pra regular quando acende. voce acelera até a rotacao que voce quer e vai girando o potenciometro devagar até acender o shift.

          entao da pra regula com um potenciometro?

          i ae tuner faiz uma placa pra mim? eu me viro com os componente…

          1 Resposta Última resposta
          • K Offline
            K Offline
            Ktulu
            escreveu em última edição por
            #13

            o potenciometro do circuito que regula a rotacao que quer que acenda.

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              gardenal
              escreveu em última edição por
              #14

              o potenciometro do circuito que regula a rotacao que quer que acenda.

              ahhh ta…......... bem melhor q junper...

              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                Stefan
                escreveu em última edição por
                #15

                hummm…. então se colocar 2 amp-op dá pra ter 2 potenci?metros e 2 leds diferentes...

                assim dá pra fazer um led, digamos amarelo acender na rotação pré-shift pra chamar a atenção e o outro led, digamos vermelho, acender na rotação de shift mesmo...

                1 Resposta Última resposta
                • S Offline
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                  Snake
                  escreveu em última edição por
                  #16

                  pro pessoal que entende…

                  numa escala de 0-10 de dificuldade eletronica essa ficaria com que nota?

                  1 Resposta Última resposta
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                    *Felipe*
                    escreveu em última edição por
                    #17

                    na minha opinião 8.

                    e ae, pola o pré-shift??

                    gardenas, relax.. vou começar a fazer logo logo.

                    1 Resposta Última resposta
                    • K Offline
                      K Offline
                      Ktulu
                      escreveu em última edição por
                      #18

                      esse mesmo circuito serve pra um limitador de rotacao…

                      basta ligar a saida nf do rele a bobina se nao me engano, na hora que chega a tal rotacao a bobina nao vai ser alimentada e para as faiscas nas velas...

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        Stefan
                        escreveu em última edição por
                        #19

                        esse mesmo circuito serve pra um limitador de rotacao…

                        basta ligar a saida nf do rele a bobina se nao me engano, na hora que chega a tal rotacao a bobina nao vai ser alimentada e para as faiscas nas velas...

                        pra carros carburados ?

                        (também serve pra carros com ie, mas esses já tem limitador de giro né ?)

                        1 Resposta Última resposta
                        • K Offline
                          K Offline
                          Ktulu
                          escreveu em última edição por
                          #20

                          pra carros carburados ?

                          (também serve pra carros com ie, mas esses já tem limitador de giro né ?)

                          sim, pra qualquer carro, eu só não sei ao certo onde ligariamos o rele…

                          será que na alimentação da bobina? assim ele cortaria a alimentacao na bobina e com isso reduziria o giro, certo?

                          será que nao teria problema continuar a injetar gasolina sem ter fa?sca?

                          eu nunca pesquisei muito aonde atuar pra cair o giro.

                          cortar os bicos injetores também seria possível, mas dá mais trabalho.

                          1 Resposta Última resposta
                          • * Offline
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                            *Felipe*
                            escreveu em última edição por
                            #21

                            cortar bico injetor??

                            e se a falta??? :humpft:

                            1 Resposta Última resposta
                            • K Offline
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                              Ktulu
                              escreveu em última edição por
                              #22

                              cortar bico injetor??

                              e se a falta??? :humpft:

                              vai cortar. não diminuir…

                              sem gasolina nao vai ter o que estourar, entao nao vai ter problema de mistura pobre ou superaquecer.

                              tá certo isso que eu escrevi?

                              1 Resposta Última resposta
                              • * Offline
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                                *Felipe*
                                escreveu em última edição por
                                #23

                                acho q se cortar ele vai criar ponto quente..

                                ai o negócio fica complicado.

                                1 Resposta Última resposta
                                • S Offline
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                                  Snake
                                  escreveu em última edição por
                                  #24

                                  tem que ver como funciona nos originais…

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • K Offline
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                                    Ktulu
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                                    #25

                                    roubei de um topico nos classificados de outro forum, sobre o limitador de rotacao da je:

                                    p:esse limitador de giros é aquele que qdo chega a determinada rotação o carro fica dando aquelas tossidas , tipo papapapa… é isso?

                                    r:? isso mesmo...esses apagagas que vc quer dizer é que ele fica ligando e desligando a ignição do seu carro...ai o giro nao sobe...

                                    então acho que é só colocar na alimentação da bobina mesmo...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • S Offline
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                                      Stefan
                                      escreveu em última edição por
                                      #26

                                      mas se cortar a fa?sca e tiver com o cilindro cheio não dá calão hidr?ulico ?

                                      acho que não né … porque as válvulas de exaustão irão continuar abrindo e eliminando a mistura não queimada...

                                      legal deve ser se essa mistura alcançar o escapamento quente... bummm .... vuuuusssshhhh ... salta uma labareda +f+f style...

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • S Offline
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                                        #27

                                        mas se cortar a fa?sca e tiver com o cilindro cheio não dá calão hidr?ulico ?

                                        acho que não né … porque as válvulas de exaustão irão continuar abrindo e eliminando a mistura não queimada...

                                        legal deve ser se essa mistura alcançar o escapamento quente... bummm .... vuuuusssshhhh ... salta uma labareda +f+f style...

                                        já já o piu aparece e explica como que funciona esse negócio certinho…

                                        pra dar calão tem que imundar o pistao de combustivel... só nao sei sobre a combustão expontanea...

                                        1 Resposta Última resposta
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                                          *Felipe*
                                          escreveu em última edição por
                                          #28

                                          acho q isso não eh facil assim..

                                          se vc corta a ignição, encharca,

                                          se vc corta o combustivel, ponto quente…

                                          1 Resposta Última resposta

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