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Como calcular o tamanho ideal da turbina?

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  • J Offline
    J Offline
    JJR
    escreveu em última edição por
    #1

    procurei na busca e não consegui retornar nada.

    queria saber como calcular o tamanho ideal da turbina, levando em considerações algumas duvidas como:

    baixa rotação

    alta rotação

    tamanho de rotores

    eixo

    tamanho do turbo

    tamanho do compressor

    simples ou duplo fluxo (finalidade)

    queria entender como cada item influencia na escolha e montagem, independente do motor.

    pra não abrir muito o leque de itens que influenciam, vamos considerar neste primeiro momento, motores originais.

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      miozao
      escreveu em última edição por
      #2

      o único jeito real e correto de dimensionar uma turbina, é com o mapa dela.

      se não tiver o mapa, é só tentativa e erro mesmo

      1 Resposta Última resposta
      • D Offline
        D Offline
        Dinas
        escreveu em última edição por
        #3

        exatamente, para motor a ar, eu tenho uma planilha que calcula a faixa de cfm ou kg/h ou lb/min do motor de acordo com a configuração.

        depois é definir a pressão que vc vai usar p2/p1 e tra?ar em cima do mapa da turbina.

        por exemplo a minha k16 está dimensionada exatamente para minha config.

        para outros motores não sei como calcula.

        1 Resposta Última resposta
        • * Offline
          * Offline
          * Caroline Stella *
          escreveu em última edição por
          #4

          o único jeito real e correto de dimensionar uma turbina, é com o mapa dela.

          se não tiver o mapa, é só tentativa e erro mesmo

          [snapback]616271[/snapback]

          acho legal o esquema de mapa, pena q não se tem todos os dados dos motores de forma a poder usar direito os tais dos mapas.

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            miozao
            escreveu em última edição por
            #5

            acho legal o esquema de mapa, pena q não se tem todos os dados dos motores de forma a poder usar direito os tais dos mapas.

            [snapback]616303[/snapback]

            pois é carol… e o mais pena ainda, é que aqui no brasil ninguem que fabrica turbinas fornece (até pq nem devem ter) os mapas :todoido:

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #6

              a garret tem (um cliente do mano trabalha lá e diz que tem acesso…pior..só tem em papel que é pra ninguem mandar pra net e num deixa copiar)... e diz que é sigilo industrial :todoido:( mas se acha alguma coisa de caminh?o...

              até tenho uma resumida de t2/t25 mas é resumo...

              masterpower é c?pia das garret então se tiver de uma tem de outra...

              biaggio num acha (mas deve ter porque a delco num compraria nada fundo de quintal-made )

              lacon até vc acha alguma coisa

              kkk tem de kg na net....

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                Dinas
                escreveu em última edição por
                #7

                aqui vao os mapas:

                http://www.rbracing-rsr.com/turbosupermaps.html

                copiem e nunca mais percam.

                1 Resposta Última resposta
                • D Offline
                  D Offline
                  daniel
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  aqui vao os mapas:

                  http://www.rbracing-rsr.com/turbosupermaps.html

                  copiem e nunca mais percam.

                  [snapback]616358[/snapback]

                  boa iniciativa poderia pendurar lá em cima no fixo valeu …...

                  1 Resposta Última resposta
                  • D Offline
                    D Offline
                    Dr.147
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    agora q tem os mapas, fica dificil saber como interpretar ..

                    1 Resposta Última resposta
                    • J Offline
                      J Offline
                      JJR
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      minha gt25 é nacional, diferente da quem tem nesse site. na verdade ela é para diesel, motor mwm 6.07t de silverado e tb em f250.

                      turbo .65

                      compressor .53

                      ?… interpretar o mapa ta difácil. quem vai explicar? rs

                      1 Resposta Última resposta
                      • G Offline
                        G Offline
                        Gaucho
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        minha gt25 é nacional,

                        turbo .65

                        compressor .53

                        ? difácil comparar os a/rs (até hj não entendo….cada fabricante coloca o q quer)

                        essa tua .65 é muito menor q a .63 das apls :todoido:

                        1 Resposta Última resposta
                        • * Offline
                          * Offline
                          * Caroline Stella *
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          costumo comparar os a/r somente se for dentro da mesma familia de turbo-compressor, ou então de algo bem similar, tipo garrett (apl/to4) e holset.

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            S.Pazzotto
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            queria aproveitar tb p/ tirar algumas dúvidas sobre eixo.

                            quando se diz eixo, se diz rotor ( pos ) da cx quente, certo é ou não ?

                            e qdo se diz rotor, refere-se ao rotor do compressor, certo ??

                            por exemplo, eu queria modificar o rotor do compressor, colocar um um pouco maior, e ao mesmo tempo diminuir o tamanho do rotor da turbina…

                            existem modelos padrão de rotores, ou vêrios tamanhos ?? ( sei que modelos tem um monte, com ?ngulo de pos, número de pos, etc... )

                            valew?s

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Gaucho
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              queria aproveitar tb p/ tirar algumas dúvidas sobre eixo.

                              quando se diz eixo, se diz rotor ( pos ) da cx quente, certo é ou não ?

                              e qdo se diz rotor, refere-se ao rotor do compressor, certo ??

                              por exemplo, eu queria modificar o rotor do compressor, colocar um um pouco maior, e ao mesmo tempo diminuir o tamanho do rotor da turbina…

                              existem modelos padrão de rotores, ou vêrios tamanhos ?? ( sei que modelos tem um monte, com ?ngulo de pos, número de pos, etc... )

                              valew?s

                              [snapback]616424[/snapback]

                              vc tá certo :todoido:

                              eixo igual a rotor quente

                              compressor igual a rotor frio

                              se vc quer alterar, existem vêrios modelos e configurações de rotores e carac?is….......compre novos e originais , assim já vem balanceado de fábrica.

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
                                S Offline
                                S.Pazzotto
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                vc tá certo :todoido:

                                eixo igual a rotor quente

                                compressor igual a rotor frio

                                se vc quer alterar, existem vêrios modelos e configurações de rotores e carac?is….......compre novos e originais , assim já vem balanceado de fábrica.

                                [snapback]616441[/snapback]

                                hum, valew cara na próxima troca de reparo da minha turbina, vou trocar uma idéia com os caras ( dnt )… enquanto isto, vou pesquisando.

                                valew pela dica

                                :)

                                1 Resposta Última resposta
                                • J Offline
                                  J Offline
                                  JJR
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  aproveitando…

                                  qual o melhor lugar pra retificar uma turbina?

                                  levei a minha em uma oficina que só faz diesel. me cobraram r$ 650 pra fazer tudo. eles trocariam tudo internamente. isso com garantia de 1 ano.

                                  uma nova é 1.650

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
                                    A Offline
                                    AVILA GTS
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    se precisar tenho uma biaggio .50/.48 usada apenas 3 meses, esta zerada, podemos conversar.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
                                      G Offline
                                      Gaucho
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      qual o melhor lugar pra retificar uma turbina?

                                      levei a minha em uma oficina que só faz diesel.

                                      atualmente 99,9% das turbinas automotivas são água + óleo.

                                      e as nossas q são somente a óleo c certeza são diesel :todoido:

                                      1 Resposta Última resposta

                                      • Login

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