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Al?vio de peso - trocar metal por fibra de vidro

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  • T Offline
    T Offline
    transeunte
    escreveu em última edição por
    #1

    bom galera, partindo do princ?pio que todo al?vio de peso é bem-vindo…

    meu palio fire (g1, gasolina, 2p, ar+dh) tem, no manual, 870kg de peso, pra 55cv originais. isso já contando com step, etc.

    peso/potência comigo dentro (80 kg) = 17 kg/cv (+/-)

    isso a grosso modo quer dizer que pra cada 17kg que eu aliviar do carro, eu ganho 1 cv, certo?

    então, tava pensando...

    fase 1:

    se eu trocar caput + tampa da mala originais (a?o) por outras de fibra de vidro (só uma chapa, fina) será que vou ter algum ganho decente? :unsure: alguem tem idéia de quanto pesa um caput de aão do palio? porque um caput de fibra, mesmo reforçado, dificilmente passa dos 10kg. a tampa da mala deve pesar por aí tambem...

    fase 3:

    trocando os para-choques originais por outros casquinha de fibra, quanto economizo de peso?

    fase 4:

    integrar caput + paralamas dianteiros + parachoques numa única peça de fibra de vidro (como dos carros de arrancada). não tenho intenção de usar pc s ocos na rua, só pra td s e por isso seriam a última alteração. é só pra ter uma idéia mesmo...

    fase 2:

    troca do vidro traseiro + 2 vidros laterais traseiros (? um carro 2p) por policarbonato, quanto mais de peso consigo economizar?

    lembrando que a idéia não é xunar o gelinho, mas apenas aliviar o peso

    será que nessa dieta dá pra perder uns 100kg e levar a relação peso-potência pra 15,5 kg/cv (como se o motor rendesse 62cv).. ou eu tá viajando?

    obviamente o motor manco é o maior problema, mas um carro leve alem de andar mais.. vai consumir menos.. e no final é mais $ sobrando quando ando pela cidade, no anda-e-para a 60km/h.

    obs: não se preocupem com a baixa potência porque já já ela aumenta e aí os ganhos com al?vio de peso se tornam exponenciais :todoido:

    know-how pra fazer os moldes, as peças finais e a pintura, um tio meu tem. o cara mexe por hobby e gostou da idéia. e vocês, o que acham? se alguém aí tiver idéia do peso de alguma dessas peças já seria uma boa ajuda

    [] s

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    • H Offline
      H Offline
      HaUcK33
      escreveu em última edição por
      #2

      bom, mas oq vc pretende fazer no motor depoisó será que vale realmente a pena tanto trabalho para uma melhoria desse nivel??

      mas caso continue no projeto, me interesso em peças de fibra para palio g1 :todoido:

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      • T Offline
        T Offline
        transeunte
        escreveu em última edição por
        #3

        no futuro deve vir um turbinho ou engine swap pro 1.6 16v… meta: 100-150cv.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fluff
          escreveu em última edição por
          #4

          mas isso pra que?

          pra andar na rua ou vai competir?

          se for pra andar na rua, larga mão.

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Garcia
            escreveu em última edição por
            #5

            minha opinião:

            a idéia é interessante, mas, lembre-se que você mora num pa?s tupiniquim, e que muita gente dá mais valor ao brilho da pintura que ao estado geral do carro. mexer em peças da lataria do carro é bomba , pq, logo mais, com certeza será um fator negativo pra trocar o carro.

            creio que somente mexer na potência do motor é mais vantajoso, tanto com relação a rendimento quanto a estática do carro, e futura venda…

            1 Resposta Última resposta
            • L Offline
              L Offline
              Le
              escreveu em última edição por
              #6

              concordo com o ?fluff, pra rua esquece

              acho muito trabalho….

              outra coisa, na fase 2 vc ta querendo trocar o capo (empena muito por causa do sol) ...

              vc ta diminuindo drasticamente a estrutura de segurança do carro, pra melhorar a relação peso/potencia somente com motor mesmo (pra rua claro ) compensa vc colocar o 1.6 16v do palio e pendurar um piercing nele...ai sim vc vai ser feliz

              e nao mexe na estrutura original do carro

              :todoido:

              1 Resposta Última resposta
              • G Offline
                G Offline
                Garcia
                escreveu em última edição por
                #7

                ?, eu ainda sou mais da opinião de manter o motor e colocar um molusco …

                :todoido:

                mas, um 1.6 16v bem ajeitadinho fica bom tb

                :teteto:

                1 Resposta Última resposta
                • H Offline
                  H Offline
                  HaUcK33
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  o dificil vai se achar um 1.6 16v + caixa + chicote

                  o t seria mais viavel

                  1 Resposta Última resposta
                  • * Offline
                    * Offline
                    * Caroline Stella *
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    snme a intenção é aliviar o carro pq ele corre em tds.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fluff
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      snme a intenção é aliviar o carro pq ele corre em tds.

                      [snapback]621745[/snapback]

                      correr no td é uma coisa, andar na rua com carro aliviado é outra.

                      ? cagada pura.

                      se quer aliviar, que seja um carro só pra correr. picotar um carro do dia a dia não vale a pena.

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
                        T Offline
                        transeunte
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        bom galera, o caput original (de metal) se solta do carro com 4 parafusos, a tampa da mala usa 2… já os para-lamas laterais tám uns 4 ou 5 pontos de fixação, e os para-choques (nunca tirei) creio que a mesma coisa...

                        não sei se fui claro mas o plano é substituir as peças originais de lataria, deixa-las encostadas dentro de casa e, quando chegar a vez de passar o carro adiante, tirar as peças de fibra e remonta-las, deixando-o 100% stock. :teteto:

                        respeito a opinião de vocês, mas eu não disse que quero picotar o carro não, a idéia é justamente a oposta... :nnnn:

                        e, convenhamos... seriam a chapa do caput e dos para-lamas, elementos estruturais tão importantes, que se forem substituidos poderiam tornar meu carro menos seguro? :teteto:

                        agora a questão mais importante ainda não foi abordada... tem peso pra ser perdido com essas mudanças, ou é trabalho demais pra perder só 20kg? :todoido:

                        [] s

                        1 Resposta Última resposta
                        • T Offline
                          T Offline
                          Tucano
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          o dificil vai se achar um 1.6 16v + caixa + chicote

                          o t seria mais viavel

                          [snapback]621738[/snapback]

                          ? facil vende o seu e compra um palio 1.6 16v.

                          1 Resposta Última resposta
                          • T Offline
                            T Offline
                            Tucano
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            bom galera, o caput original (de metal) se solta do carro com 4 parafusos, a tampa da mala usa 2… já os para-lamas laterais tám uns 4 ou 5 pontos de fixação, e os para-choques (nunca tirei) creio que a mesma coisa...

                            não sei se fui claro mas o plano é substituir as peças originais de lataria, deixa-las encostadas dentro de casa e, quando chegar a vez de passar o carro adiante, tirar as peças de fibra e remonta-las, deixando-o 100% stock. :teteto:

                            respeito a opinião de vocês, mas eu não disse que quero picotar o carro não, a idéia é justamente a oposta... :nnnn:

                            e, convenhamos... seriam a chapa do caput e dos para-lamas, elementos estruturais tão importantes, que se forem substituidos poderiam tornar meu carro menos seguro?  :teteto:

                            agora a questão mais importante ainda não foi abordada... tem peso pra ser perdido com essas mudanças, ou é trabalho demais pra perder só 20kg?  :todoido:

                            [] s

                            [snapback]621885[/snapback]

                            vou responder curto grosso e objetivo.

                            vc esta trocando 6 por meia duzia.

                            pois o materal em fibra muitas vezes fica mais pesado do que a peça de metal feito direito.

                            a parte da vantagem seria dos vidros pendendo um 20 kg na troca dos laterais e traseiros.

                            parachoque o palio já é uma casca colocar um de fibra não mudaria em nada. pois sera o mesmo peso. o que pode ser feito e retirar plasticos acabamento e outras coisas de penduricalho, painel console e ai se vai. ou mandar em fibra de carbono ai fica levinho e resistente.

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              Glauco
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              se fizer estas peças em fibra e bem provavel q fiquem mais pesadas, pq teria q fazer toda estrutura pra não ficar molenga e rachando, veja a tampa do porta malas do tipo, é a mais pesada q já vi…..os carros q tem a casca de fibra são tubulares né, ou tem todo um sub chassis pra aguentar e fazem uma folha mais fina em fibra só pela aparencia e aerodin?mica...

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
                                L Offline
                                Lee
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                so valria a pena se fosse fibra de carbono, mas ai vai os zoi da cara.

                                tbm acho bobeira vc fazer isso. ja pegou uns parachoques de fibra de vidro??? é pesadinho viu, igual pra mais ou pouca coisa pra menos que um original.

                                eu faria o seguinte, é uq farei no meu gol (q ainda será de uso diario - psicopata né) arranca os bancos traseiros, estepe, forro traseiro lateral :teteto: nisso vc ja tira uns 100kg que vc quer.

                                meus bancos, esse mês acho q ja arranco ele, e outra, vc é taxi? lotação? tem familia? se sim em alguma resposta, então esque?a e parta logo pro motor mesmo.

                                mas caso contrario, o carro seja so seu, so vc usa, arranca os bancos :todoido:

                                1 Resposta Última resposta
                                • T Offline
                                  T Offline
                                  transeunte
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  a parte da vantagem seria dos vidros pendendo um 20 kg  na troca dos laterais e traseiros.

                                  parachoque o palio já é uma casca colocar um de fibra não mudaria em nada. pois sera o mesmo peso. o que pode ser feito e retirar plasticos acabamento e outras coisas de penduricalho, painel console e ai se vai. ou mandar em fibra de carbono ai fica levinho e resistente.

                                  [snapback]621894[/snapback]

                                  se fizer estas peças em fibra e bem provavel q fiquem mais pesadas, pq teria q fazer toda estrutura pra não ficar molenga e rachando, veja a tampa do porta malas do tipo, é a mais pesada q já vi…..

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                                  so valria a pena se fosse fibra de carbono, mas ai vai os zoi da cara.

                                  tbm acho bobeira vc fazer isso. ja pegou uns parachoques de fibra de vidro??? é pesadinho viu, igual pra mais ou pouca coisa pra menos que um original.

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                                  humm valeu, isso que eu queria saber :todoido:

                                  os carros q tem a casca de fibra são tubulares né, ou tem todo um sub chassis pra aguentar e fazem uma folha mais fina em fibra só pela aparencia e aerodin?mica…

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                                  queria chegar o mais próximo disso possível… resist?ncia e acabamento não seriam prioridade.. mas pelas respostas do pessoal aí... já não sei se levo o projeto adiante ou não... :teteto:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • C Offline
                                    C Offline
                                    coisa_triste
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    o dificil vai se achar um 1.6 16v + caixa + chicote

                                    o t seria mais viavel

                                    [snapback]621738[/snapback]

                                    uns dois anos atrás eu sabia de um aki em sorocaba…

                                    era um palio verde 96/97 que bateu em um muro...

                                    :todoido: :teteto: :teteto:

                                    só tinha que ficar esperto com a parte elétrica do carro, pois o mesmo teve um principio de incendio que foi apagado com água...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • * Offline
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                                      * Caroline Stella *
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      as peças de fibra q fazem p/ carros de pista são super fininhas, praticamente uma casquinha .

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • 1 Offline
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                                        16volts
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        e, convenhamos… seriam a chapa do caput e dos para-lamas, elementos estruturais tão importantes, que se forem substituidos poderiam tornar meu carro menos seguro?  :teteto:

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                                        podem até não ser elementos estruturais, mas dávido que vc queira ter um capo de fibra deslaminado entrando dentro do carro numa eventual porrada… corta, e corta muuuuuuito ... :teteto: :nnnn: :todoido:

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • B Offline
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                                          bactria
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          vc pode até fazer isso, o carro é seu, pode fazer oq quiser, mas em termos de custo não conpensa nem um pouco.

                                          se vc aumentar 10cv no seu carro, vai ser muito mais útil, fácil e até barato do que aliviar o peso de um carro que ja é leve.

                                          vamos supor que vc tire 50kg desse total (até vc entra no regime) vai cair pra 900/55= 16,36kg/cv. agora se vc aumentar 10cv, vamos ter 950/65=14,61

                                          pra vc ter a mesma relação peso potência vc teria que diminuir quase 150kg. coisa meio impossível no seu caso.

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