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Lâmpada de ponto

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    * Caroline Stella *
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    #23

    e se adaptar uma mola contra a mola do avanco a vacuo de maneira que fique estabilizado em meio avanco, tendo margem pra retardar quando entrar a turbina, e tambem avancar quando tem vacuo? alguem ja fez isso?

    não creio q alguem ja tenha feito isso, acho pouco provável devido a questões de espaço físico dentro do distribuidor.

    o lance mesmo seria usar um módulo atrasador de ponto :ohoh:

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      Lost
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      #24

      não creio q alguem ja tenha feito isso, acho pouco provável devido a questões de espaço físico dentro do distribuidor.

      o lance mesmo seria usar um módulo atrasador de ponto :parede:

      vai um sistema capaz de colocar o avanco que vc quiser, na situacao de rotacao x pressao/vacuo que vc quiserá ;)

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        * Caroline Stella *
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        #25

        vai um sistema capaz de colocar o avanco que vc quiser, na situacao de rotacao x pressao/vacuo que vc quiser? ;)

        :parede:

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          Lost
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          #26

          ;)

          quis dizer tipo vai aí? … :parede:

          1 Resposta Última resposta
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            wagnerls
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            #27

            quis dizer tipo vai aí? … ;)

            demoro

            para de fazer suspense e diz ai :parede:

            1 Resposta Última resposta
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              Lost
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              #28

              demoro

              para de fazer suspense e diz ai ;)

              suspense? puts… :parede:

              <center><object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/eznyio--w9y"><param name="wmode" value="transparent"><embed src="http://www.youtube.com/v/eznyio--w9y" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></object></center>

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                wagnerls
                escreveu em última edição por
                #29

                suspense? puts… :parede:

                a ta

                sua ie :hauhau: lostronic, mas ai e completa né?

                quem sabe quando vc comecar a vender num compro uma coce ;)

                abracos

                wagner luis

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                  * Caroline Stella *
                  escreveu em última edição por
                  #30

                  quis dizer tipo vai aí? … :parede:

                  não é mta areia pro meu caminhãozinho? ;)

                  1 Resposta Última resposta
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                    #31

                    não é mta areia pro meu caminhãozinho? :parede:

                    claro que nao imagine: puxa, tinha que tirar um pouco de ponto aqui nos 7500rpm@3k de turbo que ta amarrando um pouco… mas no distribuidor, dificilmente vai tirar só nessa rotacao/pressao... vai ter que descer, abrir o capo, sujar as maos ;)

                    ter controle total do motor nunca é areia d+... nem pra um fusquinha original...

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                      * Caroline Stella *
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                      #32

                      claro que nao imagine: puxa, tinha que tirar um pouco de ponto aqui nos 7500rpm@3k de turbo que ta amarrando um pouco… mas no distribuidor, dificilmente vai tirar só nessa rotacao/pressao... vai ter que descer, abrir o capo, sujar as maos ;)

                      ter controle total do motor nunca é areia d+... nem pra um fusquinha original...

                      meu carro tem módulo de retardo de ponto, mas nada parecido com o q vc fez, onde se regula (por ex) 25º a 4000 rpm … 22º a 4500 rpm ... 30º a 5000 rpm :parede:

                      1 Resposta Última resposta
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                        #33

                        meu carro tem módulo de retardo de ponto, mas nada parecido com o q vc fez, onde se regula (por ex) 25º a 4000 rpm … 22º a 4500 rpm ... 30º a 5000 rpm :parede:

                        opa, aí é bom hein e vc regula de dentro do carro mesmo?

                        gostou do 7500rpm@3k? foi um bom exemplo né? ;)

                        se tudo der certo, sairao as 5 primeiras fuelbox ainda em carater de teste esta semana hein aí comecará o trabalho de instalacao nos 5 primeiros carros, todos de competicao, cada um em uma categoria… sairão apenas 5 pq se perceber que da pra colocar mais alguma coisa, nao vamos desperdiçar muito $. mas acho que nao vai precisar de mais nada nao, até entrada pra botao de nitro ja tem, entao se regula um retardo de x graus quando o botao é acionado :hauhau:

                        caroline, poderia dizer os valores de rpm e pressao nos 4 extremos e quanto voce usa de ponto em cada situacao dessa? ex

                        (vou usar 300 map como referencia do maior vacuo, ou acelerador fechado)

                        ponto em marcha lenta 900 rpm x 300map

                        ponto com acelerador aberto em 900 rpm ou seja, 900 x 1000 map

                        na maior rotacao (7000rpm?) x 300 map

                        maior rotacao x maior pressao (7000 rpm x 3k turbo)

                        qual o ponto que voce usa mais ou menos em cada situacao dessas?

                        1 Resposta Última resposta
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                          * Caroline Stella *
                          escreveu em última edição por
                          #34

                          a regulagem é feita dentro do carro mesmo, mas preciso ler o avanço com a pistola la no motor para poder ajustar o aparelho. aaaah se fosse tuuuudo mapeadinho dentro do carro… :parede:

                          faz tempo q ajustei o aparelho, mas é algo tipo:

                          20º @ não lembro se a 2,5 ou a 2,8 bar

                          24º @ 1,7 bar

                          31º @ 1,1 bar (pressão inicial)

                          lembrando q o distribuidor avança somente até 4500 rpm.

                          1 Resposta Última resposta
                          • L Offline
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                            Lost
                            escreveu em última edição por
                            #35

                            a regulagem é feita dentro do carro mesmo, mas preciso ler o avanço com a pistola la no motor para poder ajustar o aparelho. aaaah se fosse tuuuudo mapeadinho dentro do carro… :parede:

                            faz tempo q ajustei o aparelho, mas é algo tipo:

                            20º @ não lembro se a 2,5 ou a 2,8 bar

                            24º @ 1,7 bar

                            31º @ 1,1 bar (pressão inicial)

                            lembrando q o distribuidor avança somente até 4500 rpm.

                            entao seriam 20º @ 2,5 / 2,8 bar em 4500 rpm e a partir daí fica em 20º?

                            bastante ponto hein regulei o meu pra 20º em 6000 rpm @1k, ou seja, antes dos 6000 rpm o avanço é menor… se vc usa 31º em 1,1bar e 4500 rpm, é ponto pra caramba em comparacao com o que eu uso...

                            olha, é ótimo bater o olho no lcd a qualquer hora e saber qual o ponto, lambda, pressao, rpm e tempo de injecao :hauhau:

                            a pistola de ponto se torna necessaria apenas pra acertar o 0 grau. é necessario informar ao sistema, quantos graus o primeiro dente da polia está adiantado ao passar pelo sensor. o mais facil pra isso é por a fuelbox pra faiscar em 0 grau, monitorar com a pistola e ajustar a regulagem da posicao do sensor no sistema até a faisca sair em 0 grau. feito isso, o que mostra na tela está perfeitinho... ai nunca mais precisa da pistola. simplesmente nao tem erro, com precisao de 1/10 de grau :hauhau:

                            acho que vou avancar um pouquinho mais o ponto do meu carro ;)

                            1 Resposta Última resposta
                            • J Offline
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                              jefferson parizati
                              escreveu em última edição por
                              #36

                              acompanhando o que a carol e o lost estão dizendo sobre ponto de ignição x rpm x pressão turbo lembrei de um topico de outro forum onde um famoso preparador(e humilde) deu a dica de tirar todo o ponto(quase todo) depois do torque max do motor tipo ex: 8 grau até 0 sobre o argumento que muito ponto em alta amarra o motor alguém ja testou assim?

                              1 Resposta Última resposta
                              • L Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #37

                                acompanhando o que a carol e o lost estão dizendo sobre ponto de ignição x rpm x pressão turbo lembrei de um topico de outro forum onde um famoso preparador(e humilde) deu a dica de tirar todo o ponto(quase todo) depois do torque max do motor tipo ex: 8 grau até 0 sobre o argumento que muito ponto em alta amarra o motor alguém ja testou assim?

                                nunca testei nao… mas acho que pra achar o ponto ideal soh com o carro no dinamometro e testando varias configuracoes de ponto...

                                por exemplo, sei que meu carro tem 25 graus mais ou menos aos 6000 rpm, porem, esse ponto é pra 1atm de carga, e nao pra trabalhar com turbo. deu 163cv com ponto original

                                botei a fuelbox pra gerenciar o ponto, com 18 graus nos 6000 rpm e em 0,8 de pressao. deu 0,6 o que significa que deve ter dado um pouco mais de ponto... foi pra 176cv... depois tirei 4 graus... a potencia caiu pra 168cv... ou seja, ainda tem uns hps a mais pra tirar, até comecar a cair pros 163 que foi o que deu com o ponto mais avancado com a i.e. original...talvez se colocar ai uns 21, 22 graus, de uns 180cv, 4hp a mais... ai que ta o lance, ficar brincando pra tirar os cabelinhos que tem pra tirar só no acerto...

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  realz
                                  escreveu em última edição por
                                  #38

                                  acompanhando o que a carol e o lost estão dizendo sobre ponto de ignição x rpm x pressão turbo lembrei de um topico de outro forum onde um famoso preparador(e humilde) deu a dica de tirar todo o ponto(quase todo) depois do torque max do motor tipo ex: 8 grau até 0 sobre o argumento que muito ponto em alta amarra o motor alguém ja testou assim?

                                  amigo meu com ft, o preparador regulou assim… 0 grau depois do torque maximo...e segundo ele, veio beemmmmm melhor.....

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                                  • W Offline
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                                    wagnerls
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                                    #39

                                    xiiii

                                    agora ta confundindo tudo… ponto nao e justamente pra ajustar o momento da faisca com o ponto morto superior?

                                    que eu sabia era que quanto mais rapido gira o motor mais cedo vc tem que soltar a faisca pra que a explosao ocorra o mais proximo possivel do pms, ja que as duas velocidades (faiscaxmotor) nao sao digamos iguais.

                                    abracos

                                    wagner luis

                                    :parede:

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #40

                                      xiiii

                                      agora ta confundindo tudo… ponto nao e justamente pra ajustar o momento da faisca com o ponto morto superior?

                                      que eu sabia era que quanto mais rapido gira o motor mais cedo vc tem que soltar a faisca pra que a explosao ocorra o mais proximo possivel do pms, ja que as duas velocidades (faiscaxmotor) nao sao digamos iguais.

                                      abracos

                                      wagner luis

                                      :parede:

                                      é exatamente isso, tirando que tem mais variaveis na historia: a carga, a temp do ar, a temp da camara, a mistura… a explosao nao é instantanea, a expansao dos gases possui uma velocidade que muda conforme essas variaveis, e a ignicao é dada em um momento pra o pico de pressao na camara aconteca com o virabrequim a 10 graus dpms. como a gente nao tem como monitorar o pico de pressao, a logica é que se em 10 graus se tira o maior proveito, acima ou abaixo disso vc perde. por isso tem que ir buscando o valor ideal, pra que em determinada carga, rpm, temp do ar, temp do motor, mistura, se tire o maior proveito possivel da energia. quando isso acontecer, se sabe que o pico de pressao está acontecendo aos 10 graus.

                                      quanto mais carga (mais volume admitido) maior é a velocidade da explosao, por isso, quanto mais pressao no turbo, menos ponto vc precisa.

                                      nunca um valor fixo, como o sugerido de 0 graus acima da rpm de maior torque será o melhor em termos de performance. nada fixo será ideal. com certeza esse carro que ta com ponto em 0 fixo acima da rpm de maior torque, tem uns cavalinhos ai pra tirar afinando melhor o ponto.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • * Offline
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                                        #41

                                        entao seriam 20º @ 2,5 / 2,8 bar em 4500 rpm e a partir daí fica em 20º?

                                        bastante ponto hein regulei o meu pra 20º em 6000 rpm @1k, ou seja, antes dos 6000 rpm o avanço é menor… se vc usa 31º em 1,1bar e 4500 rpm, é ponto pra caramba em comparacao com o que eu uso...

                                        olha, é ótimo bater o olho no lcd a qualquer hora e saber qual o ponto, lambda, pressao, rpm e tempo de injecao :hauhau:

                                        a pistola de ponto se torna necessaria apenas pra acertar o 0 grau. é necessario informar ao sistema, quantos graus o primeiro dente da polia está adiantado ao passar pelo sensor. o mais facil pra isso é por a fuelbox pra faiscar em 0 grau, monitorar com a pistola e ajustar a regulagem da posicao do sensor no sistema até a faisca sair em 0 grau. feito isso, o que mostra na tela está perfeitinho... ai nunca mais precisa da pistola. simplesmente nao tem erro, com precisao de 1/10 de grau :hauhau:

                                        acho que vou avancar um pouquinho mais o ponto do meu carro :parede:

                                        lembrando q meu motor tem taxa bem baixa, cabeçote de pista e um comando animadinho ;)

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                                          jefferson parizati
                                          escreveu em última edição por
                                          #42

                                          é exatamente isso, tirando que tem mais variaveis na historia: a carga, a temp do ar, a temp da camara, a mistura… a explosao nao é instantanea, a expansao dos gases possui uma velocidade que muda conforme essas variaveis, e a ignicao é dada em um momento pra o pico de pressao na camara aconteca com o virabrequim a 10 graus dpms. como a gente nao tem como monitorar o pico de pressao, a logica é que se em 10 graus se tira o maior proveito, acima ou abaixo disso vc perde. por isso tem que ir buscando o valor ideal, pra que em determinada carga, rpm, temp do ar, temp do motor, mistura, se tire o maior proveito possivel da energia. quando isso acontecer, se sabe que o pico de pressao está acontecendo aos 10 graus.

                                          quanto mais carga (mais volume admitido) maior é a velocidade da explosao, por isso, quanto mais pressao no turbo, menos ponto vc precisa.

                                          nunca um valor fixo, como o sugerido de 0 graus acima da rpm de maior torque será o melhor em termos de performance. nada fixo será ideal. com certeza esse carro que ta com ponto em 0 fixo acima da rpm de maior torque, tem uns cavalinhos ai pra tirar afinando melhor o ponto.

                                          disse quase 0 grau, então ele vem caindo o ponto depois do torque max pelo anda do topico do outro forum como vc lost disse tem muitas variaveis como turbinão,pressão de turbo la em cima.

                                          1 Resposta Última resposta

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