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Será q explode?

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    Fabio Lima
    escreveu em última edição por
    #1

    ok, ja tinha comentado uma vez mas dessa vez agora é serio… lendo uns outros posts aki do forum me sugiu a ideia de novo...

    hj tenho um ap 1.8 aspirado com 1,5mm de taxa no kbe?ote e agora peguei uma turbina... ela esta lá no mew quarto, todo dia olhando pra min...

    o principal impedimento pra tubar hj é a taxa, mas minha ideia era, msm q tivesse fazer o motor, continuar no alcool/alcool pq quero ter saida legal e andar de baixa pressão. agora me veio: ok, eu rebaixei 1,5mm o kbe?ote mas uso junta de aío isso deve estar amenizando a taxa com cteza... tb não pretendo tirar mew comando 288 de aspro, outra coisa q ajudaria baixar a taxa. minha ideia agora é turbar ele do geito q esta, apenas fzendo uma curva de ponto 18-20/21, o que manteria o canhão q o gol é de saida e depois jogar um boost de 500gr nele... motor bem alimentado e tal como deve ser... ser??ser??ser??

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    • C Offline
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      celtaT
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      #2

      1.5mm a menos no cabeçote deve tah dando qto de taxa ??

      qual eh o levante desse seu comando ?

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      • F Offline
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        Fabio Lima
        escreveu em última edição por
        #3

        o comando tem 11,2 de levante…

        calculei a taxa dinamica, supondo q a taxa estatica não passe de 14, vai dar 21 de taxa dinamica... não sei qto de taxa tem mew motor.... mas eh pistão alcool/alcool do carburado ( 12,3 de taxa com kbe?ote origi ).

        penso em usar uma garret monofluxo q .48 f.42 nele e coletor embaixo.

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        • C Offline
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          celtaT
          escreveu em última edição por
          #4

          tem q ver se esse comando vai virar bem no turbo.. o meu tem 10 de levante.

          bom, se tiver ai seus 14 de taxa, da pra andar com 0.5bar tranquilo isso logicamente bem acertadinho, segurando o ponto de final.

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
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            celtaT
            escreveu em última edição por
            #5

            eu montaria com coletor pulsativo meu carro qdo tinha coletor pra baixo era meio estranho na fase aspro.. sei lah

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
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              fusca84
              escreveu em última edição por
              #6

              a dinamica ficando abaixo de 22, pode fazer.

              []s

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              • ? Offline
                ? Offline
                Visitante
                escreveu em última edição por
                #7

                taxa din?mica pra motor ap limite é 25.

                o problema ai nem é só esse, de vc usar pouca pressão e ja ter taxa din?mica alta.

                o problema vai ser o rendimento em si. o enchimento volum?trico do motor será muito biaxo. o certo seria mesmo trocar os pistões por de 8:5. mesmo com uns 9,5/10:1 de taxa (devido ao cabeçote rebaixado) daria pra andar com 1,2/1,5 bar.

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                • F Offline
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                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  entao… não sei, hj acredito q mew carro tenha seus 130/135 cvs...

                  sera q dah pra chegar nuns 160/170?

                  o q esta me animando é q penso q mantendo os 18 graus iniciais e a taxa, vai ser como é hj de saida.... chamou na embreagem ele vem... e não vou ter tanta potencia final a ponto de moer embreagem, cambio etc... vai fika um motorzinho mais linear...

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                  • ? Offline
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                    escreveu em última edição por
                    #9

                    se vc tem tudo na mão (coletor de escape, valvulas, tampa pressurizada) e ta no apetite de turbinar e não quer abrir o motor pra trocar os pistões, tente, mas sabe q o rendimento não vai se comparar com os outros tbos por ai :)

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      Tshiii
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      uuuhm… interessante, eu nunca tinha parado pra pensar nisso...

                      eu achava bom turbinar um motor taxado.. tirando o risco de quebras...

                      nem pensei q motor taxado tem menos volume... e menos volume menos potencia...

                      então o melhor mesmo eh um motor com baixa taxa, e um turbão empurrando a maior pressão q aguentar?? perde na aspirada, mas recupera na pressurizada neh??

                      legal...

                      abraços

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                      • ? Offline
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                        escreveu em última edição por
                        #11

                        li um artigo na turbomagazine (de muitos anos atras) sobre boost vs compression (pressão x compressão).

                        chegaram a conclusão que mesmo com menor taxa, a potência final é maior do que um motor taxadão e com pressão menor por limitação mecânica.

                        falaram algo sobre efici?ncia ou enchimento volum?trico maior no motor com menor taxa e explicaram ser esse o motivo do rendimento maior.

                        mesmo em simuladores, vc com menor taxa e maior pressão consegue um enchimento volum?trico final bem maior e com isso a potência tb cresce na mesma proporção.

                        resumindo é nossa realidade: se pegar um motor com 12:1 de taxa e socar 1,0 bar (que chega a 24:1 de taxa din?mica), voce tem um enchimento de 3723,70 cc.

                        ja com 8,5:1 de taxa estática, pra vc chegar em 24:1 de taxa dinúnica (como aconteceu @ 1 bar com 12:1 de taxa estática) vc precisa por 1,82 bar. e nisso o enchimento vai pra 5461,11 cc.

                        nem precisa perguntar quem vai anda mais, mesmo com a mesma taxa din?mica e mesmos riscos de quebra por sobre-pressão.

                        e uma turbina pra encher 1 bar e uma pra encher 1,8 bar não tem tanta diferença em termos de turbo-lag.

                        o lance é fazer um acerto caprichado na fase aspirada do motor pra ter ele esperto antes do turbo se fazer presente. isso não é coisa de outro mundo.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fabio Lima
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          se fizer mesmo o q falei não pretendo mudar o geito de tocar ele, ainda mais q o comando fica, vo continuar passando marcha a 7000, 7500 rpm…

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            GolASPRO
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            como faão p/ calcular essa taxa dinamica ?

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fabio Lima
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              calculando taxa dinamica…

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
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                                #15

                                repare que nem só taxa din?mica é o que conta, serve apenas de par?metro de segurança.

                                1 Resposta Última resposta
                                • G Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  30.8:1 se fosse turbinar 1,2kg com a taxa do meu carro…. colocando cabeçote std e pistao a gasol baixaria muita coisa é bloco de ap 1.8

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • W Offline
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                                    wsuturbo
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                                    #17

                                    vai esquentar na pista

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • C Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      repare que nem só taxa din?mica é o que conta, serve apenas de par?metro de segurança.

                                      [snapback]264467[/snapback]

                                      realmente, por exemplo num ap 8v e em um ap 16v

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • Z Offline
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                                        #19

                                        motor original sem forjar no limite aguenta até uns 25 de taxa dinamica né…

                                        qual é o limite de taxa dinamica pra um forjado??

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • ? Offline
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                                          #20

                                          forjado complica, o que o pessoal que monta mortor forjado, tipo usando crower + je, sempre ficam tranquilos pra por o equivalente de taxa de 30/34:1.

                                          1 Resposta Última resposta

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