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Ajuda no projeto

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    k1llm4ster
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    #33

    voltei da retifica agora, vai ser feito tudo mesmo, apesar do motor estar em otimas condicoes o retificador la :hauhau: achou melhor fazer tudo e deixar com a folga certa, a justificativa dele ate teve sentido, me disse se fosse pra manter o motor original dava ate pra trocar so as bronzinas e boa, mas como vai por o caracol magico e melhor deixar como novo.

    os pistoes vao ser trocados tb, pra evitar batidas de saia ou coisa parecida, ja que o motor tinha 256.000 km rodados e 12 anos de uso com certeza poderia ter alguma fadiga neles ou ate mesmo trincas microscopicas que com pressao cederiam.

    pesquisei precos de pistoes e os suloy sao quase 50% mais baratos que os mahle, sera que esses pistoes sao bons pra uso com turbo?? ou melhor nao arriscar, aquela historia o barato acaba saindo caro??

    as bronzinas serao metal leve, sao baratas se comparadas aos pistoes, agora a duvida, os prisioneiros das capas de biela e do cabecote precisam ser trocados?? ja que o motor nao foi aberto??

    a usinagem fica pronta na sexta e na segunda ja mando o vira/polia/volante na samacar pra balancear.

    abracos

    wagner luis

    :hauhau:

    vaza, soloy e um ótimo pistão para carro original..

    ele foi o responsável pela quebra do meu motor :hauhau: não segurou a onda.. (apesar de ter rodando com 14 ou + de taxa um tempo.. )

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      wagnerls
      escreveu em última edição por
      #34

      peças chegaram da retifica:

      minha crianca :aaf:

      agora uma pergunta um tanto tosca, mas como e meu 1° ap nao sei montar direito ainda.

      no mancal central tem um rebaixo (vide foto), neste lugar vai um anel que eu chamo de anel de encosto do vira , esse anel tem medida???? o cara da retifica falou pra comprar bronzina flangeada e ai eu acerto a medida na lixa, ajustando com a folga que eu quero, isso procede??? qual a folga recomendada???

      e pra quem nunca viu, ta ai a frange pra adaptar motor ap em cambio de vw a ar

      agora segunda ou terca vou ligar na samacar pra virem buscar o vira pra balancear…

      abracos

      wagner luis

      ;)

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        16volts
        escreveu em última edição por
        #35

        wagner,

        esse cabeçote é o que foi junto?

        show de bola que tá caminhando aí

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
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          Adriano Sushi
          escreveu em última edição por
          #36

          bom. seguinte pra ajustar a folga do vira, vc pode tanto comprar a bronzina ja com mancal de encosto, ou pode comprar a normal, e usar mancal separado, de qq forma vc vai ter q ajusta a folga manualmente. a comprando separado sai mais barato.

          vc vai ter q colocar as bronzinas no bloco, a q tem rasgo de lubrificação em cima e em baixo fica na direção da bomba de oleo…

          ai vc coloca os encostos, e coloca o vira, ele tem q ficar com uma folga pequena, não sei falar medida, pq faço sempre de olho. ai manda o bom senso, c deixar mt justo, o motor fica pesado e desgasta mt mais o vira. c deixar mt folgado, o vira vai ficar dançando la no bloco.

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            Adriano Sushi
            escreveu em última edição por
            #37

            so complementando.

            sua flange o motor fica deitado igual ele fica orginalmente? ela tem o furo pra ver o ponto de ignição?

            e sobre a bronzina q tem o rasgo em cima e em baixo, ela fica no 4° mancal da frente pra traz.

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              wagnerls
              escreveu em última edição por
              #38

              wagner,

              esse cabeçote é o que foi junto?

              show de bola que tá caminhando aí

              sim senhor

              valeu a pena usar aditivo desde zero :)

              bom. seguinte pra ajustar a folga do vira, vc pode tanto comprar a bronzina ja com mancal de encosto, ou pode comprar a normal, e usar mancal separado, de qq forma vc vai ter q ajusta a folga manualmente. a comprando separado sai mais barato.

              vc vai ter q colocar as bronzinas no bloco, a q tem rasgo de lubrificação em cima e em baixo fica na direção da bomba de oleo…

              ai vc coloca os encostos, e coloca o vira, ele tem q ficar com uma folga pequena, não sei falar medida, pq faço sempre de olho. ai manda o bom senso, c deixar mt justo, o motor fica pesado e desgasta mt mais o vira. c deixar mt folgado, o vira vai ficar dançando la no bloco.

              a ta, vou ver no manual de montagem que eu tenho aqui se diz algo sobre essa folga, imaginei que fosse mesmo pra deixar uma folguinha, como nos vw a ar que a gente regula com arruelas atras do volante :fppt:

              so complementando.

              sua flange o motor fica deitado igual ele fica orginalmente? ela tem o furo pra ver o ponto de ignição?

              e sobre a bronzina q tem o rasgo em cima e em baixo, ela fica no 4° mancal da frente pra traz.

              legal, vou desmontar o outro motor que tem aqui e prestar atencao como ta montado, ai faço igual ;)

              quanto a flange, sim deixa na mesma posicao do motor original, usa os suportes e coxins originais do motor ap, so nao tem o rasgo pra ver o ponto, vou ter que usar a marca na polia do vira pra ajustar o ponto fazendo uma referencia no bloco…...facil :aaf:

              abracos

              wagner luis

              :ninja:

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                _PiLoTo_De_FugA_
                escreveu em última edição por
                #39

                boa sorte ae fera na montagem da maquina..

                obs: to reconhecendo akela turbina ali eihm.. rsrsrsrs

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Adriano Sushi
                  escreveu em última edição por
                  #40

                  nossa eh um saco ver o ponto pela marca da polia hahahahahahha

                  ainda mais q na brasa não deve ter mt espaço…

                  pelo menos nos dois carros q trocaram o a ar por um ap, (um fusca e uma karman ghia) não tinha mt espaço...

                  1 Resposta Última resposta
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                    wagnerls
                    escreveu em última edição por
                    #41

                    boa sorte ae fera na montagem da maquina..

                    obs: to reconhecendo akela turbina ali eihm.. rsrsrsrs

                    ;) vou ter que pintar de vermelho pra vc nao reconhecer, ainda falta mandar dar uma geral nela, primeiro vai rodar originalzinho, depois eu pressurizo ele :ninja:

                    nossa eh um saco ver o ponto pela marca da polia hahahahahahha

                    ainda mais q na brasa não deve ter mt espaço…

                    pelo menos nos dois carros q trocaram o a ar por um ap, (um fusca e uma karman ghia) não tinha mt espaço...

                    vou ter que fazer um recorte proximo a fechadura da tampa traseira pra poder ver o ponto , ai e so fazer uma capinha bem feitinha e ja era, conforme for montando vou postando fotos…

                    abracos

                    wagner luis

                    :aaf:

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                      wagnerls
                      escreveu em última edição por
                      #42

                      outra coisa que percebi e que o eixo auxiliar ou comando maluco ou eixo maluco ta com folga axial (da frente pra tras e vice-versa).

                      tem como ajustar isso ou e assim mesmo???

                      abracos

                      wagner luis

                      ;)

                      1 Resposta Última resposta
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                        * Caroline Stella *
                        escreveu em última edição por
                        #43

                        vou ter que fazer um recorte proximo a fechadura da tampa traseira pra poder ver o ponto , ai e so fazer uma capinha bem feitinha e ja era, conforme for montando vou postando fotos…

                        solução: faça uma marca numa polia com o vb em ot + um ponto de referência fixo, e leia o ponto com uma lampada q tenha indicador de avanço.

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
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                          Adriano Sushi
                          escreveu em última edição por
                          #44

                          outra coisa que percebi e que o eixo auxiliar ou comando maluco ou eixo maluco ta com folga axial (da frente pra tras e vice-versa).

                          tem como ajustar isso ou e assim mesmo???

                          abracos

                          wagner luis

                          ;)

                          tem q ver como estão as bronzinas do eixo maluco. isso era pra retifica conferir… um pouco de folga eh normal...

                          e ta com folga radial não eh? radial eh pra frente e pra traz, e axial eh pra cima e pra baixo, não eh isso?

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
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                            escreveu em última edição por
                            #45

                            tem q ver como estão as bronzinas do eixo maluco. isso era pra retifica conferir… um pouco de folga eh normal...

                            e ta com folga radial não eh? radial eh pra frente e pra traz, e axial eh pra cima e pra baixo, não eh isso?

                            aproveitar o gancho, o eixo maluco da parati, onde tem o came da bomba de oleo, ta bemmmm gasto, compro outro, como faz?

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
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                              Adriano Sushi
                              escreveu em última edição por
                              #46

                              came da bomba de oleo? não eh da bomba de combustivel não? a bomba de oleo eh tocada pelo distribuidor… na engrenagem q tem no final dele...

                              como vc vai usar bomba eletrica, nem troca o comando maluco...

                              1 Resposta Última resposta
                              • W Offline
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                                #47

                                tem q ver como estão as bronzinas do eixo maluco. isso era pra retifica conferir… um pouco de folga eh normal...

                                e ta com folga radial não eh? radial eh pra frente e pra traz, e axial eh pra cima e pra baixo, não eh isso?

                                xiiiii, agora se me pegou, a folga e da frente pra tras, vc movimenta ele empurrando a engrenagem contra o bloco e puxando, fica fazendo toc toc ;) :aaf: :ninja: , coisa de 1mm

                                abracos

                                wagner luis

                                :fppt:

                                1 Resposta Última resposta
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                                  #48

                                  pesquisei no pai dos burros (google) e parece que e folga axial mesmo ou folga longitudinal quando e de tras pra frente.

                                  mas e isso, se e normal ter uma folga beleza, tava preocupado em estragar a engrenagem do distribuidor por causa dessa folga

                                  abracos

                                  wagner luis

                                  ;)

                                  1 Resposta Última resposta
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                                    #49

                                    came da bomba de oleo? não eh da bomba de combustivel não? a bomba de oleo eh tocada pelo distribuidor… na engrenagem q tem no final dele...

                                    como vc vai usar bomba eletrica, nem troca o comando maluco...

                                    isso…eu tava marcando..

                                    1 Resposta Última resposta
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                                      #50

                                      xiiiii, agora se me pegou, a folga e da frente pra tras, vc movimenta ele empurrando a engrenagem contra o bloco e puxando, fica fazendo toc toc :hauhau: :hauhau: :ban: , coisa de 1mm

                                      abracos

                                      wagner luis

                                      :(

                                      e ai?? e normal essa folga no comando maluco??

                                      abracos

                                      wagner luis

                                      :cry:

                                      1 Resposta Última resposta
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                                        #51

                                        a folga ja desisti de arrumar, deixa la, ninguem responde mesmo

                                        agora to com outra duvida, na parte do arrefecimento…

                                        nao quero usar o tubo d´agua que leva agua ate o coletor, estava olhando umas figuras do catalogo eletronica e vi que neste tubo vai conectado uma mangueira que sai da bomba d´agua e a outra sai do reservatorio de expansao.

                                        pergunto

                                        sera que eu posso ligar o reservatorio de expansao direto na bomba d´agua???

                                        eu creio que sim pq o tubo so serve pra levar agua ate o coletor e as duas mangueiras que entram nele digamos unem-se dentro dele.

                                        o que vcs acham?? meu raciocinio ta correto???

                                        abracos

                                        wagner luis

                                        :hauhau:

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                                          #52

                                          considerando que o sistema é fechado e pressurizado inteiro, em qualquer ponto tem a mesma pressão, então não tem problema.

                                          1 Resposta Última resposta

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