Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Coletores para carros turbo

Coletores para carros turbo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
124 Posts 22 Posters 16.1k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • _ Offline
    _ Offline
    _
    escreveu em última edição por
    #1

    para não desvirtuar o tópico sobre upgrades para golf/a3, achei melhor discutir sobre coletores por aqui.

    muita gente fica falando de coletor mal feito, que aquele coletor da apr é uma perda de dinheiro, mas acho que ninguém ali entende como um coletor funciona.

    logo de cara, se é para falar de coisas bem feitas, quero ver alguém aqui conseguir acertar qualquer motor 1.8 usando o coletor e o turbo original dos 1.8t 20v. o coletor é simplesmente horrível e o turbo é do tamanho de um limão grande. e ainda assim aquela porcariazinha rende o que rende. tem gente que prefere falar mal. eu prefiro tentar entender pq aquilo funciona.

    alguns argumentaram que um bom coletor tem de ter prim?rios de mesmo comprimento para os pares de cilindros. ou seja, o mesmo comprimento para os cilindros 1 e 4, e o mesmo para os cilindros 2 e 3, mas os pares não necessariamente teriam os mesmos comprimentos. a função seria equalizar o fluxo.

    esse desenho é o mais adequado e é até louvóvel que tanta gente pense assim. só que é preciso levar em conta que o comando tem um grande papel aqui. um coletor tubular equalizado vai dar mais pegada, mas vai ter a mesma potência máxima de outro coletor tubular não-equalizado. isso é fato. a internet está cheia de comparativos de coletores que mostram que a pegada muda, mas que o final das curvas sempre é quase igual.

    o comando tem um peso grande pois o tempo de cruzamento das válvulas dos pares de cilindros vai determinar o quanto de refluxo pode existir num cabeçote. no caso dos 1.8t 20v, que tem uma graduação de 200/220?, mais ou menos, o refluxo é pequeno, e tem muita gente feliz com coletores log, aqueles pentes horr?veis. num aspirado de alta performance coletores em log são simplesmente um absurdo, mas em turbos eles funcionam razoavelmente bem, desde que você não precise de todo o rendimento possível em baixa.

    pulsos de escape só interessam em carros aspirados. que ninguém pense que vale é pena dimensionar isso em turbos. para turbos a regra é simples: coletores o menor possível e sa?das de escape com di?metro um pouco maior que a porta de sa?da da turbina. o volume interno do coletor também tem papel crucial, mas por estas bandas ninguém pensa nisso.

    um último detalhe, que ninguém aqui conhece, é que o coletor da apr é praticamente uma c?pia espelhada do coletor do motor de 225cv usado no audi tt. a diferença é o coletor da audi é menor e pendura do turbo do lado do motorista, e o da apr tem um volume bem maior e pendura o turbo do lado do carona. o coletor da apr também tem um bloco de fixação para o turbo, enquanto o da audi tem uma flange, que sempre trinca com o tempo.

    mesmo o coletor da audi sendo delgado, um tt rende quase 280cv na gasolina, com escape original e catalisador, com um turbo menor que uma .42/.48. se formos falar de alta tecnologia em turbos, e entramos nos evos e imprezas da vida, todo mundo aqui vai chorar de raiva. melhor ficar só nos 1.8t, ou até nos 1.0t.

    1 Resposta Última resposta
    • O Offline
      O Offline
      overrr
      escreveu em última edição por
      #2

      esse aqui é graficos de dyno de um coletor equal lenght para vti da www.full-race.com comparado com um log.

      os coletores:

      log

      equal lenght

      o resultado: swapping manifold = ~68.3 whp peak gain before tuning, ~48 whp after tuning, ~49.7 ft/lb before tuning, ~44 ft/lb after tuning

      video:

      http://fugu.trnetworks.net/~geoff/movies/f…old%20test.mpeg

      outras comparações:

      full-race x atp

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        overrr
        escreveu em última edição por
        #3

        diferença de 68hp de pico e 48 de média só no coletor?? será que é bom haehaheae já tem um coletor desses aqui em brasília. esses testes ai foram feitos com uma gt30r da garrett com 22psi de pressão

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #4

          diferença de 68hp de pico e 48 de média só no coletor?? será que é bom haehaheae

          [snapback]267331[/snapback]

          jaja aparece alguem e diz que bom mesmo é o que é feito em serie hehehe que peça feita a mão não presta.

          1 Resposta Última resposta
          • Q Offline
            Q Offline
            quarteto
            escreveu em última edição por
            #5

            o motor aspirado é diferente do turbo. tem mais taxa, comandos diferentes e bielas e pistões mais fracos. é um motor que não aguenta muito tempo 250cv nas rodas. o turbo aguenta 300cv nas rodas por muito tempo. basta programar direito.

            [snapback]267274[/snapback]

            vc está falando de um aspro com cabeçote 2v ou 4v/5v por cilindro??

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #6

              não dá pra comparar o 1.8 20v aspro com turbo, os comandos são muito diferentes… numa mesma época eu montei um aspro com 0,8bar e um turbo com 1bar ambos no alcool, o aspro veio mais potência que o turbo com 0,2bar a mais... só pra ter noção originais aspro tem potência máxima a 6.000rpm e o turbo 5.500 (5.750 no tt)

              qto ao comparativo, tem um fator muito mais importante do que serem iguais, mais sim o comprimento dos canos do coletor é que deu fundamento a essa diferença gritante de desempenho...além do mais o resultado depende da turbina utilizada...? amplamente sabido que coletores de admissão com dutos curtos privilegiam potência e os compridos privilegiam torque, nos de escape se inverte, coletor curto privilegia torque (pode ver a pegada antes até 4.750rpm) e coletor comprido privilegia potência (até certo ponto )

              ? bom lembrar que motor é como uma orquestra.... vc precisa de mais do que virtusoses na musica, precisa de que todos funcionem miuto bem entrosados e no mesmo tom.

              um coletor de admissão comprido demais acaba perdendo em troque tbm.... um de escape acaba perdendo potência, então o mais importante é antes de se começar a comprar peças apenas se baseando em resultados individuais pesqusiar e projetar se o casamento de diferntes peças fica bom.... não adianta por exemplo um coletor de escape de canos cumpridos numa turbina pequena como uma k03 num motor 1.8 20vt...e não adianta usar um coletor extra curto se vc usar uma k27 que a pegada em baixa não vai mudar substancialmente...? preciso casar o comportamento..

              1 Resposta Última resposta
              • ? Offline
                ? Offline
                Visitante
                escreveu em última edição por
                #7

                ? amplamente sabido que coletores de admissão com dutos curtos privilegiam potência e os compridos privilegiam torque, nos de escape se inverte, coletor curto privilegia torque (pode ver a pegada antes até 4.750rpm) e coletor comprido privilegia potência (até certo ponto )[snapback]267367[/snapback]

                :hauhau:

                1 Resposta Última resposta
                • _ Offline
                  _ Offline
                  _
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  vc está falando de um aspro com cabeçote 2v ou 4v/5v por cilindro??

                  [snapback]267352[/snapback]

                  só 1.8t 20v. é só o que pesquisei nos últimos meses.

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    :hauhau:

                    [snapback]267370[/snapback]

                    com dutos curtos como o primeiro coletor em regimes baixos os gases rapidamente empurram a turbina, mas em regimes altos acaba sendo uma confusão como uma sa?da do estádio após seu time ganhar o tátulo brasileiro… todo mundo quer sair e num tem escoamento pra todos ao mesmo tempo

                    já no coletor cumprido demora pra vc empurrar a turbina qdo muda de fluxo (o que acontece normalmente em motores não estacion?rios), mas em regimes altos vem tudo divididinho e tem tempo suficiente pra formar um regime de escoamento mais linear... e com isso gera menos confusão na hora de passar pela catraca chamada turbina :p

                    1 Resposta Última resposta
                    • Q Offline
                      Q Offline
                      quarteto
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      só 1.8t 20v. é só o que pesquisei nos últimos meses.

                      [snapback]267394[/snapback]

                      rapaz…me passe a sua fonte então pq essa eu realmente quero ler...

                      nego monta por aí aspro multivólvulas pra correr de endurance com 300 cv e não quebra pq somente esse motor quebraria???

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        com dutos curtos como o primeiro coletor em regimes baixos os gases rapidamente empurram a turbina, mas em regimes altos acaba sendo uma confusão como uma sa?da do estádio após seu time ganhar o tátulo brasileiro… todo mundo quer sair e num tem escoamento pra todos ao mesmo tempo

                        já no coletor cumprido demora pra vc empurrar a turbina qdo muda de fluxo (o que acontece normalmente em motores não estacion?rios), mas em regimes altos vem tudo divididinho e tem tempo suficiente pra formar um regime de escoamento mais linear... e com isso gera menos confusão na hora de passar pela catraca chamada turbina  :hauhau:

                        [snapback]267397[/snapback]

                        meio que oposto ao coletor 4x1 de aspirado, onde mais comprido= mais torque e mais curto= mais potência.

                        1 Resposta Última resposta
                        • S Offline
                          S Offline
                          stefano
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          já que o assunto é coletores…

                          fiquei de é duro ao ver esse:

                          eu ia gostar muito de abrir o capo do meu gol city e ver uma cosinha dessas ali dentro

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
                            ? Offline
                            Visitante
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            esse vti tem 675cv e olha ai o tamanho da carca?a quente…

                            pequenininha...........e agora engenheiros ???

                            ps: não entendi nada.....hehehehe...

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
                              ? Offline
                              Visitante
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              pequena? ali tem uma hks gt3240 :ppteam:

                              .87q roletada.

                              a saida de escape é de 3,25 polegadas, tavez por isso não aparente ser tão grande a turbina. ja o compressor não tem jeito, monstro aquilo la

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
                                P Offline
                                Pix
                                escreveu em última edição por
                                #15

                                tamanho de carcação não necessariamente diz algo… tem gente que usa rotor 59mm em carca?a .48. :ppteam:

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Flavio Cruz
                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  lapa de turbina

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
                                    ? Offline
                                    Visitante
                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    :ppteam:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
                                      ? Offline
                                      Visitante
                                      escreveu em última edição por
                                      #18

                                      :p

                                      [snapback]268326[/snapback]

                                      aeaeuaeuaeuauhaeuaeuaeuaeuhaeuaeuhaeuhaeuhaeuhaeaeuuhaeeau

                                      não fica assim hehehehehe turbo engana muuuito.

                                      logo de cara me liguei q o tubo de escape era muito grande, o que sugere um rotor fermentado :ppteam:

                                      ah, http://www.hksusa.com/products/?id=1411 :ninja:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • O Offline
                                        O Offline
                                        overrr
                                        escreveu em última edição por
                                        #19

                                        essa aqui tb é bem pequena

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • ? Offline
                                          ? Offline
                                          Visitante
                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          larga desse jeito? eehehe pequena né? =p

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários