c?rter seco é um sistema que não usa o carter apenas como um reservatério de óleo.
pois no sistema convencional o que ocorre mto, em carros de circuito que abusam nas curvas ou arrancadas, o óleo que está no c?rter é jogado de um lado pro outro, e numa dessas acaba faltando óleo pra ser pescado pela bomba. e sem óleo vcs já sabem o que acontece….
num sistema de c?rter seco vc não precisa mais de um reservatério tão grande e que deixe o óleo solto . vc usa um pequeno reservatério e uma bomba mais potente pra deixar todo o circuito de óleo pressurizado, assim vc pode fazer o diabo com o carro que não falta óleo.
hj isso é usado em supercarros pra eliminar boa parte do c?rter e poder montar o motor mais baixo, abaixando o centro de gravidade do veículo, além dos benefícios de ter o circuito todo pressurizado.
adaptar isso num outro carro é perfeitamente possível, o problema é comprar ($) uma bomba externa potente o suficiente.
[snapback]295908[/snapback]
acesento aqui possibilidade de maior pressão e vazão em altas rpm, capacidade de trabalhar com trocentos litros de oleo , ( na ct2000 usam 20 litros na trazeira do carro…) etc etc etc