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Influ?ncia da temp. do combustável

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    RodrigoLóke
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    #1

    pessoal,

    gostaria de saber a influ?ncia da temperatura do combustável (mais especificamente da gasolina) na performance do carro.

    tenho visto alguns radiadores de combustável a venda, imagino que a temperatura do combustável tenha influ?ncia direta na performance do carro.

    abraço,

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      wagnerls
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      #2

      quanto mais frio o combustivel, mais frio fica a mistura, diminuindo a temperatura na camara de combustao.

      a muito tempo atras, tinha dois monzas na arrancada de sp (um vermelho e um prata se nao me engano), eles usavam um sistema pra baixar a temperatura do alcool. (mais ainda), o combustivel passava por uma serpentina dentro de uma caixa com gelo e depois ia pro carbura.

      nunca me aprofundei no assunto, uma pq era muito muleque naquela epoca e a preparacao de motores no brasil tava engatinhando ainda. :semata:

      abracos

      wagner luis

      :semata:

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      • ? Offline
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        #3

        o que emba?a mais é a temperatura e umidade do ar admitido. vc regula e chega no pico da afinação, ai qdo o tempo muda tem q fzr pequenos ajustes. agora, se vc não deixa o motor no pico, ai geralmente nem sente a mudança do rendimento qdo muda o clima.

        wagner: lembro desse esquema da serpentina, algo super simples e bem bolado.

        um tubo de cobre comum + um balde de gelo tampado (isolado com isopor por dentro) com gelo seco.

        nesse tubo de cobre passava combustivel antes de chegar no carburador, o tal tubo ia pra dentro do balde, dava vaaaarias voltas dentro do gelo, e ai o tubo saia e entrava no carburador.

        diziam que dava pra tirar mais rendimento do motor com esse esquema.

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          Rix
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          #4

          ? um assunto um bocado interessante.

          quando pensa-se em combust?o, a gente tem diretamente na cabeça carbono © reagindo com oxig?nio (o2 ) resultando co2…

          pensando assim, pensa-se em mols, e depois em massa.

          então, o que importa na queima é a massa de c, mais a massa de o2, etc.

          se vc esfria o combustável, vc aumenta a densidade dele. isto ?, mais massa, num mesmo espaço f?sico.

          trocando em mi?dos, esfriando, vc pode até mandar o mesmo volume de combustável, mas neste volume tem mais ?tomos de c.

          tudo muito legal se vc for pensar em termos de gasolina, que tem o ponto de fulgor baixo...

          e no álcool, que tem o ponto de fulgor alto?

          eu não sei

          o que a minha pouca experiencia prática me mostrou, no meu carro, origineba de td, que se eu aqueão o combustável o danado anda melhor.

          não sou capaz de fazer nenhum desenvolvimento te?rico sobre ponto de fulgor.

          bom, tentei deichar meus 2 centavos.

          []s

          1 Resposta Última resposta
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            Visitante
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            #5

            pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:

            e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.

            mas também não sei quanto é utilização com alcool.....:semata:

            abraço.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
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              RodrigoLóke
              escreveu em última edição por
              #6

              no alcool eu acho que tem que ser diferente…....o alcool deveria ser pré aquecido. você deveria injetar o alcool na temperatura de calor latente para que ele desenvolva maior rendimento.

              preciso dar uma estudada em termodin?mica, eu acho que aquecimento / resfriamento de combustivel é algo que pode dar um plus quando falamos de carros preparados..

              1 Resposta Última resposta
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                Visitante
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                #7

                isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
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                  RodrigoLóke
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

                  [snapback]504525[/snapback]

                  vou ver se essa semana dou uma pegada nas minas velhas apostilas pra estudar um pouco…...

                  sabendo o conceito dá para fazer alguma coisa mais prática........odeio ficar somente na teoria..... :semata:

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
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                    Rix
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                    #9

                    eu tb, rodrigo. vc chegando numa conclusão, tanto com gasolina quanto com álcool, dá um toque pra gente.

                    []s

                    1 Resposta Última resposta
                    • W Offline
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                      wagnerls
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      wagner: lembro desse esquema da serpentina, algo super simples e bem bolado.

                      um tubo de cobre comum + um balde de gelo tampado (isolado com isopor por dentro) com gelo seco.

                      nesse tubo de cobre passava combustivel antes de chegar no carburador, o tal tubo ia pra dentro do balde, dava vaaaarias voltas dentro do gelo, e ai o tubo saia e entrava no carburador.

                      diziam que dava pra tirar mais rendimento do motor com esse esquema.

                      [snapback]504446[/snapback]

                      isso mesmo karol

                      faiz tempo isso :semata:

                      quando a arrancada em sp era mesmo arrancada e nao palha?ada, e era a noite ainda…. :semata:

                      1 Resposta Última resposta
                      • W Offline
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                        wagnerls
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:

                        e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.

                        mas também não sei quanto é utilização com alcool.....:semata:

                        abraço.

                        [snapback]504462[/snapback]

                        seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

                        1 Resposta Última resposta
                        • K Offline
                          K Offline
                          Konig
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

                          [snapback]504549[/snapback]

                          blz, até ai eu consigo entender a ideia, mas acho q vc nao consegue variar tanto a densidade de um liquido diminuindo sua temperatura. gas é mais facil, mas liquido seria quase a bera de mudar o estado da materia em si.

                          quando a gelar o ar, acho q um adimissao mais fria, teria menos perdas. no caso o combustivel nao viria a esfriar o ar q entra e sim evitar q as peças q poderiam ficar quentes esquentem tanto.

                          uma ideia q todo mundo fala mal, sao os coletores de admissao de plasticos, mas se nao to mto errado, plastico transmite menos calor, logo a peça evita uma transmissao de calor para a mistura.

                          1 Resposta Última resposta
                          • W Offline
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                            wagnerls
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            foi exatamente isso que eu disse, o combustivel e dificil vc torna-lo mais denso mas o ar nao, e bem mais facil por se tratar de um gas…

                            toda a ajuda e bem vinda, combustivel gelado / intercooler / icecooler / watercooler.

                            tudo em prol de uma temp mais baixa, tanto no ar admitido quanto em pecas que tem contato com ele.

                            abracos

                            wagner luis

                            :semata:

                            1 Resposta Última resposta
                            • R Offline
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                              RodrigoLóke
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              pensando um pouco melhor…...acho que a temp de combustável mais fria pode ajudar a resfriar a camara de combust?o......diminuindo a chance de pré ignição....

                              1 Resposta Última resposta
                              • G Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #15

                                parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata: :semata:

                                1 Resposta Última resposta
                                • V Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #16

                                  parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata:  :hauhau:

                                  [snapback]504775[/snapback]

                                  balde de pl?stico pq de ferro pesa muito. :semata:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • D Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #17

                                    carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                                    seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      RodrigoLóke
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                                      #18

                                      carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                                      seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                                      [snapback]504780[/snapback]

                                      tudo que estou falando…..? para gasolina...... para alcool a situação é diferente

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • A Offline
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                                        #19

                                        eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica

                                        eu tenho uma posição quanto aisso:

                                        lembram dos holley com injeção de água?

                                        na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...

                                        qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...

                                        diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?

                                        ? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....

                                        a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada

                                        acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....

                                        atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....

                                        mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha

                                        a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?

                                        pra mim o princ?pio é o mesmo...

                                        tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • ? Offline
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                                          #20

                                          alexandre, a injeção de agua (na verdade vapor d`agua - a injeção é feita a uma pressão alt?ssima como em motor diesel, e faz um leque fin?ssimo) era feita direto nas c?maras e não dentro do carburador, tb não era injetado agua junto com o combustivel.

                                          essa que vende até hj (vara jection) não sei se é da holley ou da edelbrook, mas parece algo muito interessante.

                                          conheão um cara que teve isso num viper.

                                          1 Resposta Última resposta

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