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Influ?ncia da temp. do combustável

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  • R Offline
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    Rix
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    #4

    ? um assunto um bocado interessante.

    quando pensa-se em combust?o, a gente tem diretamente na cabeça carbono © reagindo com oxig?nio (o2 ) resultando co2…

    pensando assim, pensa-se em mols, e depois em massa.

    então, o que importa na queima é a massa de c, mais a massa de o2, etc.

    se vc esfria o combustável, vc aumenta a densidade dele. isto ?, mais massa, num mesmo espaço f?sico.

    trocando em mi?dos, esfriando, vc pode até mandar o mesmo volume de combustável, mas neste volume tem mais ?tomos de c.

    tudo muito legal se vc for pensar em termos de gasolina, que tem o ponto de fulgor baixo...

    e no álcool, que tem o ponto de fulgor alto?

    eu não sei

    o que a minha pouca experiencia prática me mostrou, no meu carro, origineba de td, que se eu aqueão o combustável o danado anda melhor.

    não sou capaz de fazer nenhum desenvolvimento te?rico sobre ponto de fulgor.

    bom, tentei deichar meus 2 centavos.

    []s

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    • ? Offline
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      Visitante
      escreveu em última edição por
      #5

      pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:

      e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.

      mas também não sei quanto é utilização com alcool.....:semata:

      abraço.

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      • R Offline
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        RodrigoLóke
        escreveu em última edição por
        #6

        no alcool eu acho que tem que ser diferente…....o alcool deveria ser pré aquecido. você deveria injetar o alcool na temperatura de calor latente para que ele desenvolva maior rendimento.

        preciso dar uma estudada em termodin?mica, eu acho que aquecimento / resfriamento de combustivel é algo que pode dar um plus quando falamos de carros preparados..

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
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          Visitante
          escreveu em última edição por
          #7

          isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
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            RodrigoLóke
            escreveu em última edição por
            #8

            isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

            [snapback]504525[/snapback]

            vou ver se essa semana dou uma pegada nas minas velhas apostilas pra estudar um pouco…...

            sabendo o conceito dá para fazer alguma coisa mais prática........odeio ficar somente na teoria..... :semata:

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              Rix
              escreveu em última edição por
              #9

              eu tb, rodrigo. vc chegando numa conclusão, tanto com gasolina quanto com álcool, dá um toque pra gente.

              []s

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              • W Offline
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                wagnerls
                escreveu em última edição por
                #10

                wagner: lembro desse esquema da serpentina, algo super simples e bem bolado.

                um tubo de cobre comum + um balde de gelo tampado (isolado com isopor por dentro) com gelo seco.

                nesse tubo de cobre passava combustivel antes de chegar no carburador, o tal tubo ia pra dentro do balde, dava vaaaarias voltas dentro do gelo, e ai o tubo saia e entrava no carburador.

                diziam que dava pra tirar mais rendimento do motor com esse esquema.

                [snapback]504446[/snapback]

                isso mesmo karol

                faiz tempo isso :semata:

                quando a arrancada em sp era mesmo arrancada e nao palha?ada, e era a noite ainda…. :semata:

                1 Resposta Última resposta
                • W Offline
                  W Offline
                  wagnerls
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:

                  e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.

                  mas também não sei quanto é utilização com alcool.....:semata:

                  abraço.

                  [snapback]504462[/snapback]

                  seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

                  1 Resposta Última resposta
                  • K Offline
                    K Offline
                    Konig
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

                    [snapback]504549[/snapback]

                    blz, até ai eu consigo entender a ideia, mas acho q vc nao consegue variar tanto a densidade de um liquido diminuindo sua temperatura. gas é mais facil, mas liquido seria quase a bera de mudar o estado da materia em si.

                    quando a gelar o ar, acho q um adimissao mais fria, teria menos perdas. no caso o combustivel nao viria a esfriar o ar q entra e sim evitar q as peças q poderiam ficar quentes esquentem tanto.

                    uma ideia q todo mundo fala mal, sao os coletores de admissao de plasticos, mas se nao to mto errado, plastico transmite menos calor, logo a peça evita uma transmissao de calor para a mistura.

                    1 Resposta Última resposta
                    • W Offline
                      W Offline
                      wagnerls
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      foi exatamente isso que eu disse, o combustivel e dificil vc torna-lo mais denso mas o ar nao, e bem mais facil por se tratar de um gas…

                      toda a ajuda e bem vinda, combustivel gelado / intercooler / icecooler / watercooler.

                      tudo em prol de uma temp mais baixa, tanto no ar admitido quanto em pecas que tem contato com ele.

                      abracos

                      wagner luis

                      :semata:

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        RodrigoLóke
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        pensando um pouco melhor…...acho que a temp de combustável mais fria pode ajudar a resfriar a camara de combust?o......diminuindo a chance de pré ignição....

                        1 Resposta Última resposta
                        • G Offline
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                          gts turbo
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata: :semata:

                          1 Resposta Última resposta
                          • V Offline
                            V Offline
                            vtr.
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata:  :hauhau:

                            [snapback]504775[/snapback]

                            balde de pl?stico pq de ferro pesa muito. :semata:

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
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                              dj_igor
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                              seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                              1 Resposta Última resposta
                              • R Offline
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                                RodrigoLóke
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                                seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                                [snapback]504780[/snapback]

                                tudo que estou falando…..? para gasolina...... para alcool a situação é diferente

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
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                                  amarchetti
                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica

                                  eu tenho uma posição quanto aisso:

                                  lembram dos holley com injeção de água?

                                  na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...

                                  qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...

                                  diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?

                                  ? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....

                                  a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada

                                  acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....

                                  atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....

                                  mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha

                                  a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?

                                  pra mim o princ?pio é o mesmo...

                                  tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • ? Offline
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                                    #20

                                    alexandre, a injeção de agua (na verdade vapor d`agua - a injeção é feita a uma pressão alt?ssima como em motor diesel, e faz um leque fin?ssimo) era feita direto nas c?maras e não dentro do carburador, tb não era injetado agua junto com o combustivel.

                                    essa que vende até hj (vara jection) não sei se é da holley ou da edelbrook, mas parece algo muito interessante.

                                    conheão um cara que teve isso num viper.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • W Offline
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                                      #21

                                      eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica

                                      eu tenho uma posição quanto aisso:

                                      lembram dos holley com injeção de água?

                                      na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...

                                      qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...

                                      diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?

                                      ? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....

                                      a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada

                                      acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....

                                      atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....

                                      mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha

                                      a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?

                                      pra mim o princ?pio é o mesmo...

                                      tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....

                                      [snapback]504944[/snapback]

                                      isso mesmo amigo, tb tinha esta revista, sumiu infelizmente…

                                      ate hoje injecao de agua e usada, ja vi numa revista tb uma eclipse 3000gt(acho num lembro) que usava (acho que era a oficina mecanica tb), e o carro era de um preparador desses famosos em sampa.

                                      incrusiver essa eclipse foi roubada :semata:

                                      abracos

                                      wagner luis

                                      :semata:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • D Offline
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                                        #22

                                        no alcool acho impossivel de resfriar… pois sempre vejo coletores congelados... ai nao emulsiona mesmo...

                                        ja na gasolina eu nao sei, pois a emulsao ficaria diferente tbem conforme a temperatura do combustivel....

                                        injetar agua nas camaras seria o mesmo que aumentar a taxa de compressao momentaneamente, uma vez que a agua vai servir apenas para resfriar e ocupar espaco na camara... tem sistemas de injecao de agua diy pela internet a fora...

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • D Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #23

                                          o aston martin db9 que ganhou as mil milhas usava watercooler para resfriar o combustável.

                                          1 Resposta Última resposta

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