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Influ?ncia da temp. do combustável

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    RodrigoLóke
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    #6

    no alcool eu acho que tem que ser diferente…....o alcool deveria ser pré aquecido. você deveria injetar o alcool na temperatura de calor latente para que ele desenvolva maior rendimento.

    preciso dar uma estudada em termodin?mica, eu acho que aquecimento / resfriamento de combustivel é algo que pode dar um plus quando falamos de carros preparados..

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      Visitante
      escreveu em última edição por
      #7

      isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

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      • R Offline
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        RodrigoLóke
        escreveu em última edição por
        #8

        isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

        [snapback]504525[/snapback]

        vou ver se essa semana dou uma pegada nas minas velhas apostilas pra estudar um pouco…...

        sabendo o conceito dá para fazer alguma coisa mais prática........odeio ficar somente na teoria..... :semata:

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
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          Rix
          escreveu em última edição por
          #9

          eu tb, rodrigo. vc chegando numa conclusão, tanto com gasolina quanto com álcool, dá um toque pra gente.

          []s

          1 Resposta Última resposta
          • W Offline
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            wagnerls
            escreveu em última edição por
            #10

            wagner: lembro desse esquema da serpentina, algo super simples e bem bolado.

            um tubo de cobre comum + um balde de gelo tampado (isolado com isopor por dentro) com gelo seco.

            nesse tubo de cobre passava combustivel antes de chegar no carburador, o tal tubo ia pra dentro do balde, dava vaaaarias voltas dentro do gelo, e ai o tubo saia e entrava no carburador.

            diziam que dava pra tirar mais rendimento do motor com esse esquema.

            [snapback]504446[/snapback]

            isso mesmo karol

            faiz tempo isso :semata:

            quando a arrancada em sp era mesmo arrancada e nao palha?ada, e era a noite ainda…. :semata:

            1 Resposta Última resposta
            • W Offline
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              wagnerls
              escreveu em última edição por
              #11

              pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:

              e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.

              mas também não sei quanto é utilização com alcool.....:semata:

              abraço.

              [snapback]504462[/snapback]

              seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

              1 Resposta Última resposta
              • K Offline
                K Offline
                Konig
                escreveu em última edição por
                #12

                seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

                [snapback]504549[/snapback]

                blz, até ai eu consigo entender a ideia, mas acho q vc nao consegue variar tanto a densidade de um liquido diminuindo sua temperatura. gas é mais facil, mas liquido seria quase a bera de mudar o estado da materia em si.

                quando a gelar o ar, acho q um adimissao mais fria, teria menos perdas. no caso o combustivel nao viria a esfriar o ar q entra e sim evitar q as peças q poderiam ficar quentes esquentem tanto.

                uma ideia q todo mundo fala mal, sao os coletores de admissao de plasticos, mas se nao to mto errado, plastico transmite menos calor, logo a peça evita uma transmissao de calor para a mistura.

                1 Resposta Última resposta
                • W Offline
                  W Offline
                  wagnerls
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  foi exatamente isso que eu disse, o combustivel e dificil vc torna-lo mais denso mas o ar nao, e bem mais facil por se tratar de um gas…

                  toda a ajuda e bem vinda, combustivel gelado / intercooler / icecooler / watercooler.

                  tudo em prol de uma temp mais baixa, tanto no ar admitido quanto em pecas que tem contato com ele.

                  abracos

                  wagner luis

                  :semata:

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    RodrigoLóke
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    pensando um pouco melhor…...acho que a temp de combustável mais fria pode ajudar a resfriar a camara de combust?o......diminuindo a chance de pré ignição....

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      gts turbo
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata: :semata:

                      1 Resposta Última resposta
                      • V Offline
                        V Offline
                        vtr.
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata:  :hauhau:

                        [snapback]504775[/snapback]

                        balde de pl?stico pq de ferro pesa muito. :semata:

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
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                          dj_igor
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                          seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            RodrigoLóke
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                            seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                            [snapback]504780[/snapback]

                            tudo que estou falando…..? para gasolina...... para alcool a situação é diferente

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
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                              amarchetti
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica

                              eu tenho uma posição quanto aisso:

                              lembram dos holley com injeção de água?

                              na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...

                              qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...

                              diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?

                              ? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....

                              a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada

                              acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....

                              atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....

                              mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha

                              a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?

                              pra mim o princ?pio é o mesmo...

                              tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....

                              1 Resposta Última resposta
                              • ? Offline
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                                #20

                                alexandre, a injeção de agua (na verdade vapor d`agua - a injeção é feita a uma pressão alt?ssima como em motor diesel, e faz um leque fin?ssimo) era feita direto nas c?maras e não dentro do carburador, tb não era injetado agua junto com o combustivel.

                                essa que vende até hj (vara jection) não sei se é da holley ou da edelbrook, mas parece algo muito interessante.

                                conheão um cara que teve isso num viper.

                                1 Resposta Última resposta
                                • W Offline
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                                  wagnerls
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica

                                  eu tenho uma posição quanto aisso:

                                  lembram dos holley com injeção de água?

                                  na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...

                                  qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...

                                  diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?

                                  ? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....

                                  a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada

                                  acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....

                                  atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....

                                  mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha

                                  a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?

                                  pra mim o princ?pio é o mesmo...

                                  tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....

                                  [snapback]504944[/snapback]

                                  isso mesmo amigo, tb tinha esta revista, sumiu infelizmente…

                                  ate hoje injecao de agua e usada, ja vi numa revista tb uma eclipse 3000gt(acho num lembro) que usava (acho que era a oficina mecanica tb), e o carro era de um preparador desses famosos em sampa.

                                  incrusiver essa eclipse foi roubada :semata:

                                  abracos

                                  wagner luis

                                  :semata:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • D Offline
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                                    #22

                                    no alcool acho impossivel de resfriar… pois sempre vejo coletores congelados... ai nao emulsiona mesmo...

                                    ja na gasolina eu nao sei, pois a emulsao ficaria diferente tbem conforme a temperatura do combustivel....

                                    injetar agua nas camaras seria o mesmo que aumentar a taxa de compressao momentaneamente, uma vez que a agua vai servir apenas para resfriar e ocupar espaco na camara... tem sistemas de injecao de agua diy pela internet a fora...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • D Offline
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                                      #23

                                      o aston martin db9 que ganhou as mil milhas usava watercooler para resfriar o combustável.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • R Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #24

                                        o aston martin db9 que ganhou as mil milhas usava watercooler para resfriar o combustável.

                                        [snapback]505402[/snapback]

                                        fico pensando….........se a temperatura da camara de combustão fica mais fria com este procedimento...........seria possível abusar um pouco mais do ponto de ignição na tentativa de ganhar em performance do veículo ?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • D Offline
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                                          #25

                                          minha opinião.. eu não usaria um resfriador de combustável num carro carburado, já que no carburador o mais interessante seria combustável mais quente para ficar melhor vaporizado…principalmente álcool

                                          num injetado já acho a idéia vêlida... apesar que nos injetados mi o combustável já cai praticamente direto em cima da válvula de admissão que tá quente pré kct, não sei até que ponto valeria a pena instalar um resfriador para ganha 0,000000000000001% de ganho

                                          e sim, se baixar a temperatura de admissão teoricamente você consegue usar mais ponto.

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