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Influ?ncia da temp. do combustável

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    #3

    o que emba?a mais é a temperatura e umidade do ar admitido. vc regula e chega no pico da afinação, ai qdo o tempo muda tem q fzr pequenos ajustes. agora, se vc não deixa o motor no pico, ai geralmente nem sente a mudança do rendimento qdo muda o clima.

    wagner: lembro desse esquema da serpentina, algo super simples e bem bolado.

    um tubo de cobre comum + um balde de gelo tampado (isolado com isopor por dentro) com gelo seco.

    nesse tubo de cobre passava combustivel antes de chegar no carburador, o tal tubo ia pra dentro do balde, dava vaaaarias voltas dentro do gelo, e ai o tubo saia e entrava no carburador.

    diziam que dava pra tirar mais rendimento do motor com esse esquema.

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      Rix
      escreveu em última edição por
      #4

      ? um assunto um bocado interessante.

      quando pensa-se em combust?o, a gente tem diretamente na cabeça carbono © reagindo com oxig?nio (o2 ) resultando co2…

      pensando assim, pensa-se em mols, e depois em massa.

      então, o que importa na queima é a massa de c, mais a massa de o2, etc.

      se vc esfria o combustável, vc aumenta a densidade dele. isto ?, mais massa, num mesmo espaço f?sico.

      trocando em mi?dos, esfriando, vc pode até mandar o mesmo volume de combustável, mas neste volume tem mais ?tomos de c.

      tudo muito legal se vc for pensar em termos de gasolina, que tem o ponto de fulgor baixo...

      e no álcool, que tem o ponto de fulgor alto?

      eu não sei

      o que a minha pouca experiencia prática me mostrou, no meu carro, origineba de td, que se eu aqueão o combustável o danado anda melhor.

      não sou capaz de fazer nenhum desenvolvimento te?rico sobre ponto de fulgor.

      bom, tentei deichar meus 2 centavos.

      []s

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      • ? Offline
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        Visitante
        escreveu em última edição por
        #5

        pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:

        e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.

        mas também não sei quanto é utilização com alcool.....:semata:

        abraço.

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
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          RodrigoLóke
          escreveu em última edição por
          #6

          no alcool eu acho que tem que ser diferente…....o alcool deveria ser pré aquecido. você deveria injetar o alcool na temperatura de calor latente para que ele desenvolva maior rendimento.

          preciso dar uma estudada em termodin?mica, eu acho que aquecimento / resfriamento de combustivel é algo que pode dar um plus quando falamos de carros preparados..

          1 Resposta Última resposta
          • ? Offline
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            escreveu em última edição por
            #7

            isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

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            • R Offline
              R Offline
              RodrigoLóke
              escreveu em última edição por
              #8

              isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

              [snapback]504525[/snapback]

              vou ver se essa semana dou uma pegada nas minas velhas apostilas pra estudar um pouco…...

              sabendo o conceito dá para fazer alguma coisa mais prática........odeio ficar somente na teoria..... :semata:

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                Rix
                escreveu em última edição por
                #9

                eu tb, rodrigo. vc chegando numa conclusão, tanto com gasolina quanto com álcool, dá um toque pra gente.

                []s

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                • W Offline
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                  wagnerls
                  escreveu em última edição por
                  #10

                  wagner: lembro desse esquema da serpentina, algo super simples e bem bolado.

                  um tubo de cobre comum + um balde de gelo tampado (isolado com isopor por dentro) com gelo seco.

                  nesse tubo de cobre passava combustivel antes de chegar no carburador, o tal tubo ia pra dentro do balde, dava vaaaarias voltas dentro do gelo, e ai o tubo saia e entrava no carburador.

                  diziam que dava pra tirar mais rendimento do motor com esse esquema.

                  [snapback]504446[/snapback]

                  isso mesmo karol

                  faiz tempo isso :semata:

                  quando a arrancada em sp era mesmo arrancada e nao palha?ada, e era a noite ainda…. :semata:

                  1 Resposta Última resposta
                  • W Offline
                    W Offline
                    wagnerls
                    escreveu em última edição por
                    #11

                    pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:

                    e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.

                    mas também não sei quanto é utilização com alcool.....:semata:

                    abraço.

                    [snapback]504462[/snapback]

                    seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

                    1 Resposta Última resposta
                    • K Offline
                      K Offline
                      Konig
                      escreveu em última edição por
                      #12

                      seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

                      [snapback]504549[/snapback]

                      blz, até ai eu consigo entender a ideia, mas acho q vc nao consegue variar tanto a densidade de um liquido diminuindo sua temperatura. gas é mais facil, mas liquido seria quase a bera de mudar o estado da materia em si.

                      quando a gelar o ar, acho q um adimissao mais fria, teria menos perdas. no caso o combustivel nao viria a esfriar o ar q entra e sim evitar q as peças q poderiam ficar quentes esquentem tanto.

                      uma ideia q todo mundo fala mal, sao os coletores de admissao de plasticos, mas se nao to mto errado, plastico transmite menos calor, logo a peça evita uma transmissao de calor para a mistura.

                      1 Resposta Última resposta
                      • W Offline
                        W Offline
                        wagnerls
                        escreveu em última edição por
                        #13

                        foi exatamente isso que eu disse, o combustivel e dificil vc torna-lo mais denso mas o ar nao, e bem mais facil por se tratar de um gas…

                        toda a ajuda e bem vinda, combustivel gelado / intercooler / icecooler / watercooler.

                        tudo em prol de uma temp mais baixa, tanto no ar admitido quanto em pecas que tem contato com ele.

                        abracos

                        wagner luis

                        :semata:

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                        • R Offline
                          R Offline
                          RodrigoLóke
                          escreveu em última edição por
                          #14

                          pensando um pouco melhor…...acho que a temp de combustável mais fria pode ajudar a resfriar a camara de combust?o......diminuindo a chance de pré ignição....

                          1 Resposta Última resposta
                          • G Offline
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                            gts turbo
                            escreveu em última edição por
                            #15

                            parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata: :semata:

                            1 Resposta Última resposta
                            • V Offline
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                              vtr.
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                              #16

                              parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata:  :hauhau:

                              [snapback]504775[/snapback]

                              balde de pl?stico pq de ferro pesa muito. :semata:

                              1 Resposta Última resposta
                              • D Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #17

                                carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                                seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                                1 Resposta Última resposta
                                • R Offline
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                                  RodrigoLóke
                                  escreveu em última edição por
                                  #18

                                  carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                                  seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                                  [snapback]504780[/snapback]

                                  tudo que estou falando…..? para gasolina...... para alcool a situação é diferente

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • A Offline
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                                    amarchetti
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                                    #19

                                    eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica

                                    eu tenho uma posição quanto aisso:

                                    lembram dos holley com injeção de água?

                                    na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...

                                    qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...

                                    diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?

                                    ? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....

                                    a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada

                                    acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....

                                    atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....

                                    mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha

                                    a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?

                                    pra mim o princ?pio é o mesmo...

                                    tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      #20

                                      alexandre, a injeção de agua (na verdade vapor d`agua - a injeção é feita a uma pressão alt?ssima como em motor diesel, e faz um leque fin?ssimo) era feita direto nas c?maras e não dentro do carburador, tb não era injetado agua junto com o combustivel.

                                      essa que vende até hj (vara jection) não sei se é da holley ou da edelbrook, mas parece algo muito interessante.

                                      conheão um cara que teve isso num viper.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • W Offline
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                                        #21

                                        eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica

                                        eu tenho uma posição quanto aisso:

                                        lembram dos holley com injeção de água?

                                        na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...

                                        qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...

                                        diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?

                                        ? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....

                                        a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada

                                        acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....

                                        atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....

                                        mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha

                                        a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?

                                        pra mim o princ?pio é o mesmo...

                                        tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....

                                        [snapback]504944[/snapback]

                                        isso mesmo amigo, tb tinha esta revista, sumiu infelizmente…

                                        ate hoje injecao de agua e usada, ja vi numa revista tb uma eclipse 3000gt(acho num lembro) que usava (acho que era a oficina mecanica tb), e o carro era de um preparador desses famosos em sampa.

                                        incrusiver essa eclipse foi roubada :semata:

                                        abracos

                                        wagner luis

                                        :semata:

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • D Offline
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                                          #22

                                          no alcool acho impossivel de resfriar… pois sempre vejo coletores congelados... ai nao emulsiona mesmo...

                                          ja na gasolina eu nao sei, pois a emulsao ficaria diferente tbem conforme a temperatura do combustivel....

                                          injetar agua nas camaras seria o mesmo que aumentar a taxa de compressao momentaneamente, uma vez que a agua vai servir apenas para resfriar e ocupar espaco na camara... tem sistemas de injecao de agua diy pela internet a fora...

                                          1 Resposta Última resposta

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