Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Influ?ncia da temp. do combustável

Influ?ncia da temp. do combustável

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
63 Posts 17 Posters 2.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • W Offline
    W Offline
    wagnerls
    escreveu em última edição por
    #2

    quanto mais frio o combustivel, mais frio fica a mistura, diminuindo a temperatura na camara de combustao.

    a muito tempo atras, tinha dois monzas na arrancada de sp (um vermelho e um prata se nao me engano), eles usavam um sistema pra baixar a temperatura do alcool. (mais ainda), o combustivel passava por uma serpentina dentro de uma caixa com gelo e depois ia pro carbura.

    nunca me aprofundei no assunto, uma pq era muito muleque naquela epoca e a preparacao de motores no brasil tava engatinhando ainda. :semata:

    abracos

    wagner luis

    :semata:

    1 Resposta Última resposta
    • ? Offline
      ? Offline
      Visitante
      escreveu em última edição por
      #3

      o que emba?a mais é a temperatura e umidade do ar admitido. vc regula e chega no pico da afinação, ai qdo o tempo muda tem q fzr pequenos ajustes. agora, se vc não deixa o motor no pico, ai geralmente nem sente a mudança do rendimento qdo muda o clima.

      wagner: lembro desse esquema da serpentina, algo super simples e bem bolado.

      um tubo de cobre comum + um balde de gelo tampado (isolado com isopor por dentro) com gelo seco.

      nesse tubo de cobre passava combustivel antes de chegar no carburador, o tal tubo ia pra dentro do balde, dava vaaaarias voltas dentro do gelo, e ai o tubo saia e entrava no carburador.

      diziam que dava pra tirar mais rendimento do motor com esse esquema.

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        Rix
        escreveu em última edição por
        #4

        ? um assunto um bocado interessante.

        quando pensa-se em combust?o, a gente tem diretamente na cabeça carbono © reagindo com oxig?nio (o2 ) resultando co2…

        pensando assim, pensa-se em mols, e depois em massa.

        então, o que importa na queima é a massa de c, mais a massa de o2, etc.

        se vc esfria o combustável, vc aumenta a densidade dele. isto ?, mais massa, num mesmo espaço f?sico.

        trocando em mi?dos, esfriando, vc pode até mandar o mesmo volume de combustável, mas neste volume tem mais ?tomos de c.

        tudo muito legal se vc for pensar em termos de gasolina, que tem o ponto de fulgor baixo...

        e no álcool, que tem o ponto de fulgor alto?

        eu não sei

        o que a minha pouca experiencia prática me mostrou, no meu carro, origineba de td, que se eu aqueão o combustável o danado anda melhor.

        não sou capaz de fazer nenhum desenvolvimento te?rico sobre ponto de fulgor.

        bom, tentei deichar meus 2 centavos.

        []s

        1 Resposta Última resposta
        • ? Offline
          ? Offline
          Visitante
          escreveu em última edição por
          #5

          pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:

          e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.

          mas também não sei quanto é utilização com alcool.....:semata:

          abraço.

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            RodrigoLóke
            escreveu em última edição por
            #6

            no alcool eu acho que tem que ser diferente…....o alcool deveria ser pré aquecido. você deveria injetar o alcool na temperatura de calor latente para que ele desenvolva maior rendimento.

            preciso dar uma estudada em termodin?mica, eu acho que aquecimento / resfriamento de combustivel é algo que pode dar um plus quando falamos de carros preparados..

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
              ? Offline
              Visitante
              escreveu em última edição por
              #7

              isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                RodrigoLóke
                escreveu em última edição por
                #8

                isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

                [snapback]504525[/snapback]

                vou ver se essa semana dou uma pegada nas minas velhas apostilas pra estudar um pouco…...

                sabendo o conceito dá para fazer alguma coisa mais prática........odeio ficar somente na teoria..... :semata:

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  Rix
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  eu tb, rodrigo. vc chegando numa conclusão, tanto com gasolina quanto com álcool, dá um toque pra gente.

                  []s

                  1 Resposta Última resposta
                  • W Offline
                    W Offline
                    wagnerls
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    wagner: lembro desse esquema da serpentina, algo super simples e bem bolado.

                    um tubo de cobre comum + um balde de gelo tampado (isolado com isopor por dentro) com gelo seco.

                    nesse tubo de cobre passava combustivel antes de chegar no carburador, o tal tubo ia pra dentro do balde, dava vaaaarias voltas dentro do gelo, e ai o tubo saia e entrava no carburador.

                    diziam que dava pra tirar mais rendimento do motor com esse esquema.

                    [snapback]504446[/snapback]

                    isso mesmo karol

                    faiz tempo isso :semata:

                    quando a arrancada em sp era mesmo arrancada e nao palha?ada, e era a noite ainda…. :semata:

                    1 Resposta Última resposta
                    • W Offline
                      W Offline
                      wagnerls
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:

                      e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.

                      mas também não sei quanto é utilização com alcool.....:semata:

                      abraço.

                      [snapback]504462[/snapback]

                      seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

                      1 Resposta Última resposta
                      • K Offline
                        K Offline
                        Konig
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

                        [snapback]504549[/snapback]

                        blz, até ai eu consigo entender a ideia, mas acho q vc nao consegue variar tanto a densidade de um liquido diminuindo sua temperatura. gas é mais facil, mas liquido seria quase a bera de mudar o estado da materia em si.

                        quando a gelar o ar, acho q um adimissao mais fria, teria menos perdas. no caso o combustivel nao viria a esfriar o ar q entra e sim evitar q as peças q poderiam ficar quentes esquentem tanto.

                        uma ideia q todo mundo fala mal, sao os coletores de admissao de plasticos, mas se nao to mto errado, plastico transmite menos calor, logo a peça evita uma transmissao de calor para a mistura.

                        1 Resposta Última resposta
                        • W Offline
                          W Offline
                          wagnerls
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          foi exatamente isso que eu disse, o combustivel e dificil vc torna-lo mais denso mas o ar nao, e bem mais facil por se tratar de um gas…

                          toda a ajuda e bem vinda, combustivel gelado / intercooler / icecooler / watercooler.

                          tudo em prol de uma temp mais baixa, tanto no ar admitido quanto em pecas que tem contato com ele.

                          abracos

                          wagner luis

                          :semata:

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            RodrigoLóke
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            pensando um pouco melhor…...acho que a temp de combustável mais fria pode ajudar a resfriar a camara de combust?o......diminuindo a chance de pré ignição....

                            1 Resposta Última resposta
                            • G Offline
                              G Offline
                              gts turbo
                              escreveu em última edição por
                              #15

                              parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata: :semata:

                              1 Resposta Última resposta
                              • V Offline
                                V Offline
                                vtr.
                                escreveu em última edição por
                                #16

                                parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata:  :hauhau:

                                [snapback]504775[/snapback]

                                balde de pl?stico pq de ferro pesa muito. :semata:

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
                                  D Offline
                                  dj_igor
                                  escreveu em última edição por
                                  #17

                                  carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                                  seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • R Offline
                                    R Offline
                                    RodrigoLóke
                                    escreveu em última edição por
                                    #18

                                    carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                                    seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                                    [snapback]504780[/snapback]

                                    tudo que estou falando…..? para gasolina...... para alcool a situação é diferente

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
                                      A Offline
                                      amarchetti
                                      escreveu em última edição por
                                      #19

                                      eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica

                                      eu tenho uma posição quanto aisso:

                                      lembram dos holley com injeção de água?

                                      na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...

                                      qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...

                                      diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?

                                      ? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....

                                      a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada

                                      acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....

                                      atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....

                                      mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha

                                      a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?

                                      pra mim o princ?pio é o mesmo...

                                      tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • ? Offline
                                        ? Offline
                                        Visitante
                                        escreveu em última edição por
                                        #20

                                        alexandre, a injeção de agua (na verdade vapor d`agua - a injeção é feita a uma pressão alt?ssima como em motor diesel, e faz um leque fin?ssimo) era feita direto nas c?maras e não dentro do carburador, tb não era injetado agua junto com o combustivel.

                                        essa que vende até hj (vara jection) não sei se é da holley ou da edelbrook, mas parece algo muito interessante.

                                        conheão um cara que teve isso num viper.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • W Offline
                                          W Offline
                                          wagnerls
                                          escreveu em última edição por
                                          #21

                                          eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica

                                          eu tenho uma posição quanto aisso:

                                          lembram dos holley com injeção de água?

                                          na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...

                                          qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...

                                          diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?

                                          ? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....

                                          a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada

                                          acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....

                                          atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....

                                          mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha

                                          a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?

                                          pra mim o princ?pio é o mesmo...

                                          tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....

                                          [snapback]504944[/snapback]

                                          isso mesmo amigo, tb tinha esta revista, sumiu infelizmente…

                                          ate hoje injecao de agua e usada, ja vi numa revista tb uma eclipse 3000gt(acho num lembro) que usava (acho que era a oficina mecanica tb), e o carro era de um preparador desses famosos em sampa.

                                          incrusiver essa eclipse foi roubada :semata:

                                          abracos

                                          wagner luis

                                          :semata:

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

                                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                                          • Primeiro post
                                            Último post
                                          0
                                          • Recente
                                          • Usuários