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Influ?ncia da temp. do combustável

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    Visitante
    escreveu em última edição por
    #7

    isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

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    • R Offline
      R Offline
      RodrigoLóke
      escreveu em última edição por
      #8

      isso é algo muito interessante de sabermos mais detalhadamente.

      [snapback]504525[/snapback]

      vou ver se essa semana dou uma pegada nas minas velhas apostilas pra estudar um pouco…...

      sabendo o conceito dá para fazer alguma coisa mais prática........odeio ficar somente na teoria..... :semata:

      1 Resposta Última resposta
      • R Offline
        R Offline
        Rix
        escreveu em última edição por
        #9

        eu tb, rodrigo. vc chegando numa conclusão, tanto com gasolina quanto com álcool, dá um toque pra gente.

        []s

        1 Resposta Última resposta
        • W Offline
          W Offline
          wagnerls
          escreveu em última edição por
          #10

          wagner: lembro desse esquema da serpentina, algo super simples e bem bolado.

          um tubo de cobre comum + um balde de gelo tampado (isolado com isopor por dentro) com gelo seco.

          nesse tubo de cobre passava combustivel antes de chegar no carburador, o tal tubo ia pra dentro do balde, dava vaaaarias voltas dentro do gelo, e ai o tubo saia e entrava no carburador.

          diziam que dava pra tirar mais rendimento do motor com esse esquema.

          [snapback]504446[/snapback]

          isso mesmo karol

          faiz tempo isso :semata:

          quando a arrancada em sp era mesmo arrancada e nao palha?ada, e era a noite ainda…. :semata:

          1 Resposta Última resposta
          • W Offline
            W Offline
            wagnerls
            escreveu em última edição por
            #11

            pois é….......existem uns kits americanos de refriamento de combustável, que geralmente são usados em quadrijets a gasolina:

            e funciona como um cooler de ar também.......o lance é aumentar a densidade do fluido.

            mas também não sei quanto é utilização com alcool.....:semata:

            abraço.

            [snapback]504462[/snapback]

            seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

            1 Resposta Última resposta
            • K Offline
              K Offline
              Konig
              escreveu em última edição por
              #12

              seria mais ou menos isso, nao seria pra aumentar a densidade do fluido e sim da mistura como um todo, ja que ar mais frio e mais denso, e o combustivel gelado iria tb gelar o ar…

              [snapback]504549[/snapback]

              blz, até ai eu consigo entender a ideia, mas acho q vc nao consegue variar tanto a densidade de um liquido diminuindo sua temperatura. gas é mais facil, mas liquido seria quase a bera de mudar o estado da materia em si.

              quando a gelar o ar, acho q um adimissao mais fria, teria menos perdas. no caso o combustivel nao viria a esfriar o ar q entra e sim evitar q as peças q poderiam ficar quentes esquentem tanto.

              uma ideia q todo mundo fala mal, sao os coletores de admissao de plasticos, mas se nao to mto errado, plastico transmite menos calor, logo a peça evita uma transmissao de calor para a mistura.

              1 Resposta Última resposta
              • W Offline
                W Offline
                wagnerls
                escreveu em última edição por
                #13

                foi exatamente isso que eu disse, o combustivel e dificil vc torna-lo mais denso mas o ar nao, e bem mais facil por se tratar de um gas…

                toda a ajuda e bem vinda, combustivel gelado / intercooler / icecooler / watercooler.

                tudo em prol de uma temp mais baixa, tanto no ar admitido quanto em pecas que tem contato com ele.

                abracos

                wagner luis

                :semata:

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  RodrigoLóke
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  pensando um pouco melhor…...acho que a temp de combustável mais fria pode ajudar a resfriar a camara de combust?o......diminuindo a chance de pré ignição....

                  1 Resposta Última resposta
                  • G Offline
                    G Offline
                    gts turbo
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata: :semata:

                    1 Resposta Última resposta
                    • V Offline
                      V Offline
                      vtr.
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      parec que já estou vendo os mais aficcionados tirando o banco do passageiro e colocando um balde cheio de gelo :semata:  :hauhau:

                      [snapback]504775[/snapback]

                      balde de pl?stico pq de ferro pesa muito. :semata:

                      1 Resposta Última resposta
                      • D Offline
                        D Offline
                        dj_igor
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                        seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          RodrigoLóke
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          carro a alcool no frio já fica dificil de ligar…imagina com resfriamento..hehehe

                          seria legal um sistema que controlasse..não deixando ficar nem muito frio nem muito quente

                          [snapback]504780[/snapback]

                          tudo que estou falando…..? para gasolina...... para alcool a situação é diferente

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            amarchetti
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica

                            eu tenho uma posição quanto aisso:

                            lembram dos holley com injeção de água?

                            na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...

                            qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...

                            diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?

                            ? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....

                            a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada

                            acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....

                            atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....

                            mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha

                            a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?

                            pra mim o princ?pio é o mesmo...

                            tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              Visitante
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              alexandre, a injeção de agua (na verdade vapor d`agua - a injeção é feita a uma pressão alt?ssima como em motor diesel, e faz um leque fin?ssimo) era feita direto nas c?maras e não dentro do carburador, tb não era injetado agua junto com o combustivel.

                              essa que vende até hj (vara jection) não sei se é da holley ou da edelbrook, mas parece algo muito interessante.

                              conheão um cara que teve isso num viper.

                              1 Resposta Última resposta
                              • W Offline
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                                wagnerls
                                escreveu em última edição por
                                #21

                                eu cheguei a ver este monza numa revista da época..snme era a oficina mecânica

                                eu tenho uma posição quanto aisso:

                                lembram dos holley com injeção de água?

                                na 2a guerra, os aviões a pistão sofriam pra kct com detonação…altitude + gasolina fraquinha de octanagem naquela época se comparada é nossa...

                                qual a solução num raid pra tentar fugir aquele mitsubish zero q os wildlcats usavam? injetava água na c?mara...reduzia a detonação naquela hora e por alguns momentos ganhava uns pocot?s...

                                diz uma coisa...vc mijaria água no teu carburador hoje?

                                ? o que se tinha é mão pra contornar detonação naquela época...e funcionava muito bem....

                                a chopeira e serpentina de gelo no cofre que este cara fez é algo no mesmo sentido.....deixa eu contornar detonação...e tirar uns pocot?s extras e afastar risco de quebrar numa puxada

                                acho q era 89-90 isso...ie pra gente era gol gti anal?gico....

                                atraso de ponto com o máximo q se pode usar de ponto pra render graças ao ks o kra não tinha disponível....

                                mudar vazão dos bicos pra engordar mistura naquele segundo e proteger (junto com o atraso de ponto) não tinha

                                a gente não encara intercooler nos turbados pra aliviar detonação?

                                pra mim o princ?pio é o mesmo...

                                tanto que hoje ninguém sequer se aventura a fazer isso pq vc tem a estratégia b?sica da ie de proteger motor nessas situações.....

                                [snapback]504944[/snapback]

                                isso mesmo amigo, tb tinha esta revista, sumiu infelizmente…

                                ate hoje injecao de agua e usada, ja vi numa revista tb uma eclipse 3000gt(acho num lembro) que usava (acho que era a oficina mecanica tb), e o carro era de um preparador desses famosos em sampa.

                                incrusiver essa eclipse foi roubada :semata:

                                abracos

                                wagner luis

                                :semata:

                                1 Resposta Última resposta
                                • D Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #22

                                  no alcool acho impossivel de resfriar… pois sempre vejo coletores congelados... ai nao emulsiona mesmo...

                                  ja na gasolina eu nao sei, pois a emulsao ficaria diferente tbem conforme a temperatura do combustivel....

                                  injetar agua nas camaras seria o mesmo que aumentar a taxa de compressao momentaneamente, uma vez que a agua vai servir apenas para resfriar e ocupar espaco na camara... tem sistemas de injecao de agua diy pela internet a fora...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • D Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #23

                                    o aston martin db9 que ganhou as mil milhas usava watercooler para resfriar o combustável.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      RodrigoLóke
                                      escreveu em última edição por
                                      #24

                                      o aston martin db9 que ganhou as mil milhas usava watercooler para resfriar o combustável.

                                      [snapback]505402[/snapback]

                                      fico pensando….........se a temperatura da camara de combustão fica mais fria com este procedimento...........seria possível abusar um pouco mais do ponto de ignição na tentativa de ganhar em performance do veículo ?

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • D Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #25

                                        minha opinião.. eu não usaria um resfriador de combustável num carro carburado, já que no carburador o mais interessante seria combustável mais quente para ficar melhor vaporizado…principalmente álcool

                                        num injetado já acho a idéia vêlida... apesar que nos injetados mi o combustável já cai praticamente direto em cima da válvula de admissão que tá quente pré kct, não sei até que ponto valeria a pena instalar um resfriador para ganha 0,000000000000001% de ganho

                                        e sim, se baixar a temperatura de admissão teoricamente você consegue usar mais ponto.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          RodrigoLóke
                                          escreveu em última edição por
                                          #26

                                          minha opinião.. eu não usaria um resfriador de combustável num carro carburado, já que no carburador o mais interessante seria combustável mais quente para ficar melhor vaporizado…principalmente álcool

                                          num injetado já acho a idéia vêlida... apesar que nos injetados mi o combustável já cai praticamente direto em cima da válvula de admissão que tá quente pré kct, não sei até que ponto valeria a pena instalar um resfriador para ganha 0,000000000000001% de ganho

                                          e sim, se baixar a temperatura de admissão teoricamente você consegue usar mais ponto.

                                          [snapback]505432[/snapback]

                                          o problema é baixar a temperatura de admissão em um carro carburado e aspirado.

                                          lembrado que em carro aspirado, qualquer migalha conta ponto….

                                          1 Resposta Última resposta

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