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Calculo.

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  • T Offline
    T Offline
    TuningBrasil
    escreveu em última edição por
    #8

    acho que o thiagones tem a manha… :p

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    • A Offline
      A Offline
      Adriano Sushi
      escreveu em última edição por
      #9

      acho isso um assunto q da mt pano pra manga, pq em turbo ja vi coletor de scap com canos de 2,5 o_o vide o gol da belquip

      mas pra aspro acredito q pouca coisa maior q o diametro dos dutos do cabeçote seja sulficiente, ja q maior q isso os gases perderiam o fluxo e com isso reduziria a velocidade deles…

      falow

      adriano nogueira

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #10

        experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

        este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

        agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Adriano Sushi
          escreveu em última edição por
          #11

          experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

          este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

          agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

          [snapback]532713[/snapback]

          bom over o caso q citei la eh de um carro exclusivo pra pista então pegar mais tarde não eh tanto problema…

          mas esse caso q vc cito ai não amarra o motor não? pq coletor menor q os dutos isso não gera aquecimento não sei la restringe em um lugar q não deveria, e eu acredito q isso tb faria a turbina enxer mais tarde...

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            Adriano Sushi
            escreveu em última edição por
            #12

            opa desculpa ae, entendi errado (dutos do tamanho dos do cabeçote, tinha entendido q eram menores….) e não deu pra editar....

            mals ae

            adriano nogueira

            1 Resposta Última resposta
            • H Offline
              H Offline
              HMF
              escreveu em última edição por
              #13

              pessoal, aí estão duas f?rmulas, retiradas de uma revista.

              são aproximações práticas de cálculos complexos, então só testando

              para saber se funciona.

              seria interessante se alguém pudesse testar e nos informar os resultados…

              f?rmulas publicadas na revista hot né 52:

              cr?dito: sórgio pires, da sórgio performance

              cálculo para um motor 2.0 com rotação máxima de 6.500 rpm

              comprimento do cano = (13.000 x duração do escape no comando) / (rpm máxima x 6)

              ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

              atenção: o comprimento acima conta a partir da válvula no cabeçote - então, segundo a revista, num motor ap tem de descontar 7 cm, que é a dist?ncia

              entre a válvula até a face em que o coletor é aparafusado.

              então, o comprimento do coletor é de 86,3 cm.

              di?metro do cano = 2 x raiz quadrada de ( (2 x volume do cilindro) / (3,14 x comprimento) )

              ex.: 2 x raizquad ( (2x500) / (3,14 x 93,3) ) = 3,69 cm de di?metro interno

              f?rmula editada em 26/agosto a pedido do autor do post

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                RodrigoLóke
                escreveu em última edição por
                #14

                acho que o thiagones tem a manha… :p

                [snapback]532702[/snapback]

                tem sim…... :d

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                • M Offline
                  M Offline
                  Mozart
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                  pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                  1 Resposta Última resposta
                  • H Offline
                    H Offline
                    HMF
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                    pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                    [snapback]532812[/snapback]

                    caraca :p

                    digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                    a f?rmula correta é :

                    comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                    ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      caraca   :p

                      digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                      a f?rmula correta é :

                      comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                      ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                      [snapback]533238[/snapback]

                      editado la conforme seu pedido.

                      1 Resposta Última resposta
                      • H Offline
                        H Offline
                        HMF
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        valeu

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          AIRpower
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          nossa bastante interessante a f?rmula, mas acredito que só a experiencia e as tentativas podem resultar em uma escolha perfeita, já que acho meio estranho definir o di?metro somente pela duração do comando e rotação máxima. e quando for turbo, independe do turbo compressor/pressão utilizada? :p mas de qualquer forma f?rmulas foram feitas para serem usadas, só que nessa caso, ao menos pra mim só como base.

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
                            P Offline
                            porva
                            escreveu em última edição por
                            #20

                            dura?ao do comando com que folga?

                            1 Resposta Última resposta

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