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Calculo.

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  • M Offline
    M Offline
    Mozart
    escreveu em última edição por
    #2

    tb gostaria de saber

    1 Resposta Última resposta
    • R Offline
      R Offline
      RodrigoLóke
      escreveu em última edição por
      #3

      acho meio complexo demais este assunto para se resumir a uma formula.

      1 Resposta Última resposta
      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #4

        não existe formula teoricamente calculada, mas até tem uma formula empirica que dá a noção do tamanho dos dutos, saiu numa autopower de um ou dois anos atrás… se eu achar ela na coleção eu posto, mas adianto que é mais tentativa e erro do que realmente uma conta fechada.

        1 Resposta Última resposta
        • D Offline
          D Offline
          daniel_fabricio
          escreveu em última edição por
          #5

          chuto que o di?metro do cano não deve ser muito maior que o duto de escape em si.

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            overspeed
            escreveu em última edição por
            #6

            opa, dei uma mancada…a formula é pra calcular o comprimento dos tubos prim?rios e não o di?metro... aí snme não tem formula,

            acho que realmenbte vc usa dutos de di?metro próximos aos internos do cabeçote, se usar muito menor vira uma restrição se usar muito maior perde velocidade...

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              PrEsA
              escreveu em última edição por
              #7

              a maneira para calcular o tubo é tentar sincronizar cada exaustão do motor (2 a cada volta para um 4 cil) com a frequencia de resson?ncia do fluido neste tubo….

              mas como temos a temperatura variando muito, e nem ao certo sabemos qual a composição correta do fluido no escape, isto é muito difácil de se calcular, apesar de eu já ter visto algumas formulas.

              o método erro/acerto tem sido mais vêlido que o cálculo, sem contar que temos a experiencia contando muito neste caso.

              1 Resposta Última resposta
              • T Offline
                T Offline
                TuningBrasil
                escreveu em última edição por
                #8

                acho que o thiagones tem a manha… :p

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Adriano Sushi
                  escreveu em última edição por
                  #9

                  acho isso um assunto q da mt pano pra manga, pq em turbo ja vi coletor de scap com canos de 2,5 o_o vide o gol da belquip

                  mas pra aspro acredito q pouca coisa maior q o diametro dos dutos do cabeçote seja sulficiente, ja q maior q isso os gases perderiam o fluxo e com isso reduziria a velocidade deles…

                  falow

                  adriano nogueira

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
                    escreveu em última edição por
                    #10

                    experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

                    este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

                    agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      Adriano Sushi
                      escreveu em última edição por
                      #11

                      experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

                      este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

                      agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

                      [snapback]532713[/snapback]

                      bom over o caso q citei la eh de um carro exclusivo pra pista então pegar mais tarde não eh tanto problema…

                      mas esse caso q vc cito ai não amarra o motor não? pq coletor menor q os dutos isso não gera aquecimento não sei la restringe em um lugar q não deveria, e eu acredito q isso tb faria a turbina enxer mais tarde...

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        Adriano Sushi
                        escreveu em última edição por
                        #12

                        opa desculpa ae, entendi errado (dutos do tamanho dos do cabeçote, tinha entendido q eram menores….) e não deu pra editar....

                        mals ae

                        adriano nogueira

                        1 Resposta Última resposta
                        • H Offline
                          H Offline
                          HMF
                          escreveu em última edição por
                          #13

                          pessoal, aí estão duas f?rmulas, retiradas de uma revista.

                          são aproximações práticas de cálculos complexos, então só testando

                          para saber se funciona.

                          seria interessante se alguém pudesse testar e nos informar os resultados…

                          f?rmulas publicadas na revista hot né 52:

                          cr?dito: sórgio pires, da sórgio performance

                          cálculo para um motor 2.0 com rotação máxima de 6.500 rpm

                          comprimento do cano = (13.000 x duração do escape no comando) / (rpm máxima x 6)

                          ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                          atenção: o comprimento acima conta a partir da válvula no cabeçote - então, segundo a revista, num motor ap tem de descontar 7 cm, que é a dist?ncia

                          entre a válvula até a face em que o coletor é aparafusado.

                          então, o comprimento do coletor é de 86,3 cm.

                          di?metro do cano = 2 x raiz quadrada de ( (2 x volume do cilindro) / (3,14 x comprimento) )

                          ex.: 2 x raizquad ( (2x500) / (3,14 x 93,3) ) = 3,69 cm de di?metro interno

                          f?rmula editada em 26/agosto a pedido do autor do post

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            RodrigoLóke
                            escreveu em última edição por
                            #14

                            acho que o thiagones tem a manha… :p

                            [snapback]532702[/snapback]

                            tem sim…... :d

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Mozart
                              escreveu em última edição por
                              #15

                              naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                              pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                              1 Resposta Última resposta
                              • H Offline
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                                HMF
                                escreveu em última edição por
                                #16

                                naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                                pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                                [snapback]532812[/snapback]

                                caraca :p

                                digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                                a f?rmula correta é :

                                comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                                ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
                                  ? Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #17

                                  caraca   :p

                                  digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                                  a f?rmula correta é :

                                  comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                                  ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                                  [snapback]533238[/snapback]

                                  editado la conforme seu pedido.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • H Offline
                                    H Offline
                                    HMF
                                    escreveu em última edição por
                                    #18

                                    valeu

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • A Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #19

                                      nossa bastante interessante a f?rmula, mas acredito que só a experiencia e as tentativas podem resultar em uma escolha perfeita, já que acho meio estranho definir o di?metro somente pela duração do comando e rotação máxima. e quando for turbo, independe do turbo compressor/pressão utilizada? :p mas de qualquer forma f?rmulas foram feitas para serem usadas, só que nessa caso, ao menos pra mim só como base.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #20

                                        dura?ao do comando com que folga?

                                        1 Resposta Última resposta

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