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Calculo.

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  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #10

    experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

    este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

    agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

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    • A Offline
      A Offline
      Adriano Sushi
      escreveu em última edição por
      #11

      experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

      este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

      agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

      [snapback]532713[/snapback]

      bom over o caso q citei la eh de um carro exclusivo pra pista então pegar mais tarde não eh tanto problema…

      mas esse caso q vc cito ai não amarra o motor não? pq coletor menor q os dutos isso não gera aquecimento não sei la restringe em um lugar q não deveria, e eu acredito q isso tb faria a turbina enxer mais tarde...

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        Adriano Sushi
        escreveu em última edição por
        #12

        opa desculpa ae, entendi errado (dutos do tamanho dos do cabeçote, tinha entendido q eram menores….) e não deu pra editar....

        mals ae

        adriano nogueira

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        • H Offline
          H Offline
          HMF
          escreveu em última edição por
          #13

          pessoal, aí estão duas f?rmulas, retiradas de uma revista.

          são aproximações práticas de cálculos complexos, então só testando

          para saber se funciona.

          seria interessante se alguém pudesse testar e nos informar os resultados…

          f?rmulas publicadas na revista hot né 52:

          cr?dito: sórgio pires, da sórgio performance

          cálculo para um motor 2.0 com rotação máxima de 6.500 rpm

          comprimento do cano = (13.000 x duração do escape no comando) / (rpm máxima x 6)

          ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

          atenção: o comprimento acima conta a partir da válvula no cabeçote - então, segundo a revista, num motor ap tem de descontar 7 cm, que é a dist?ncia

          entre a válvula até a face em que o coletor é aparafusado.

          então, o comprimento do coletor é de 86,3 cm.

          di?metro do cano = 2 x raiz quadrada de ( (2 x volume do cilindro) / (3,14 x comprimento) )

          ex.: 2 x raizquad ( (2x500) / (3,14 x 93,3) ) = 3,69 cm de di?metro interno

          f?rmula editada em 26/agosto a pedido do autor do post

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            RodrigoLóke
            escreveu em última edição por
            #14

            acho que o thiagones tem a manha… :p

            [snapback]532702[/snapback]

            tem sim…... :d

            1 Resposta Última resposta
            • M Offline
              M Offline
              Mozart
              escreveu em última edição por
              #15

              naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

              pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

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              • H Offline
                H Offline
                HMF
                escreveu em última edição por
                #16

                naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                [snapback]532812[/snapback]

                caraca :p

                digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                a f?rmula correta é :

                comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                1 Resposta Última resposta
                • ? Offline
                  ? Offline
                  Visitante
                  escreveu em última edição por
                  #17

                  caraca   :p

                  digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                  a f?rmula correta é :

                  comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                  ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                  [snapback]533238[/snapback]

                  editado la conforme seu pedido.

                  1 Resposta Última resposta
                  • H Offline
                    H Offline
                    HMF
                    escreveu em última edição por
                    #18

                    valeu

                    1 Resposta Última resposta
                    • A Offline
                      A Offline
                      AIRpower
                      escreveu em última edição por
                      #19

                      nossa bastante interessante a f?rmula, mas acredito que só a experiencia e as tentativas podem resultar em uma escolha perfeita, já que acho meio estranho definir o di?metro somente pela duração do comando e rotação máxima. e quando for turbo, independe do turbo compressor/pressão utilizada? :p mas de qualquer forma f?rmulas foram feitas para serem usadas, só que nessa caso, ao menos pra mim só como base.

                      1 Resposta Última resposta
                      • P Offline
                        P Offline
                        porva
                        escreveu em última edição por
                        #20

                        dura?ao do comando com que folga?

                        1 Resposta Última resposta

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