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Calculo.

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  • D Offline
    D Offline
    daniel_fabricio
    escreveu em última edição por
    #5

    chuto que o di?metro do cano não deve ser muito maior que o duto de escape em si.

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #6

      opa, dei uma mancada…a formula é pra calcular o comprimento dos tubos prim?rios e não o di?metro... aí snme não tem formula,

      acho que realmenbte vc usa dutos de di?metro próximos aos internos do cabeçote, se usar muito menor vira uma restrição se usar muito maior perde velocidade...

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        PrEsA
        escreveu em última edição por
        #7

        a maneira para calcular o tubo é tentar sincronizar cada exaustão do motor (2 a cada volta para um 4 cil) com a frequencia de resson?ncia do fluido neste tubo….

        mas como temos a temperatura variando muito, e nem ao certo sabemos qual a composição correta do fluido no escape, isto é muito difácil de se calcular, apesar de eu já ter visto algumas formulas.

        o método erro/acerto tem sido mais vêlido que o cálculo, sem contar que temos a experiencia contando muito neste caso.

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          TuningBrasil
          escreveu em última edição por
          #8

          acho que o thiagones tem a manha… :p

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            Adriano Sushi
            escreveu em última edição por
            #9

            acho isso um assunto q da mt pano pra manga, pq em turbo ja vi coletor de scap com canos de 2,5 o_o vide o gol da belquip

            mas pra aspro acredito q pouca coisa maior q o diametro dos dutos do cabeçote seja sulficiente, ja q maior q isso os gases perderiam o fluxo e com isso reduziria a velocidade deles…

            falow

            adriano nogueira

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #10

              experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

              este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

              agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Adriano Sushi
                escreveu em última edição por
                #11

                experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

                este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

                agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

                [snapback]532713[/snapback]

                bom over o caso q citei la eh de um carro exclusivo pra pista então pegar mais tarde não eh tanto problema…

                mas esse caso q vc cito ai não amarra o motor não? pq coletor menor q os dutos isso não gera aquecimento não sei la restringe em um lugar q não deveria, e eu acredito q isso tb faria a turbina enxer mais tarde...

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Adriano Sushi
                  escreveu em última edição por
                  #12

                  opa desculpa ae, entendi errado (dutos do tamanho dos do cabeçote, tinha entendido q eram menores….) e não deu pra editar....

                  mals ae

                  adriano nogueira

                  1 Resposta Última resposta
                  • H Offline
                    H Offline
                    HMF
                    escreveu em última edição por
                    #13

                    pessoal, aí estão duas f?rmulas, retiradas de uma revista.

                    são aproximações práticas de cálculos complexos, então só testando

                    para saber se funciona.

                    seria interessante se alguém pudesse testar e nos informar os resultados…

                    f?rmulas publicadas na revista hot né 52:

                    cr?dito: sórgio pires, da sórgio performance

                    cálculo para um motor 2.0 com rotação máxima de 6.500 rpm

                    comprimento do cano = (13.000 x duração do escape no comando) / (rpm máxima x 6)

                    ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                    atenção: o comprimento acima conta a partir da válvula no cabeçote - então, segundo a revista, num motor ap tem de descontar 7 cm, que é a dist?ncia

                    entre a válvula até a face em que o coletor é aparafusado.

                    então, o comprimento do coletor é de 86,3 cm.

                    di?metro do cano = 2 x raiz quadrada de ( (2 x volume do cilindro) / (3,14 x comprimento) )

                    ex.: 2 x raizquad ( (2x500) / (3,14 x 93,3) ) = 3,69 cm de di?metro interno

                    f?rmula editada em 26/agosto a pedido do autor do post

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      RodrigoLóke
                      escreveu em última edição por
                      #14

                      acho que o thiagones tem a manha… :p

                      [snapback]532702[/snapback]

                      tem sim…... :d

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Mozart
                        escreveu em última edição por
                        #15

                        naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                        pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                        1 Resposta Última resposta
                        • H Offline
                          H Offline
                          HMF
                          escreveu em última edição por
                          #16

                          naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                          pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                          [snapback]532812[/snapback]

                          caraca :p

                          digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                          a f?rmula correta é :

                          comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                          ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                          1 Resposta Última resposta
                          • ? Offline
                            ? Offline
                            Visitante
                            escreveu em última edição por
                            #17

                            caraca   :p

                            digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                            a f?rmula correta é :

                            comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                            ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                            [snapback]533238[/snapback]

                            editado la conforme seu pedido.

                            1 Resposta Última resposta
                            • H Offline
                              H Offline
                              HMF
                              escreveu em última edição por
                              #18

                              valeu

                              1 Resposta Última resposta
                              • A Offline
                                A Offline
                                AIRpower
                                escreveu em última edição por
                                #19

                                nossa bastante interessante a f?rmula, mas acredito que só a experiencia e as tentativas podem resultar em uma escolha perfeita, já que acho meio estranho definir o di?metro somente pela duração do comando e rotação máxima. e quando for turbo, independe do turbo compressor/pressão utilizada? :p mas de qualquer forma f?rmulas foram feitas para serem usadas, só que nessa caso, ao menos pra mim só como base.

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
                                  P Offline
                                  porva
                                  escreveu em última edição por
                                  #20

                                  dura?ao do comando com que folga?

                                  1 Resposta Última resposta

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