Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Calculo.

Calculo.

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
20 Posts 12 Posters 6.4k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • A Offline
    A Offline
    Adriano Sushi
    escreveu em última edição por
    #9

    acho isso um assunto q da mt pano pra manga, pq em turbo ja vi coletor de scap com canos de 2,5 o_o vide o gol da belquip

    mas pra aspro acredito q pouca coisa maior q o diametro dos dutos do cabeçote seja sulficiente, ja q maior q isso os gases perderiam o fluxo e com isso reduziria a velocidade deles…

    falow

    adriano nogueira

    1 Resposta Última resposta
    • O Offline
      O Offline
      overspeed
      escreveu em última edição por
      #10

      experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

      este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

      agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

      1 Resposta Última resposta
      • A Offline
        A Offline
        Adriano Sushi
        escreveu em última edição por
        #11

        experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

        este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

        agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

        [snapback]532713[/snapback]

        bom over o caso q citei la eh de um carro exclusivo pra pista então pegar mais tarde não eh tanto problema…

        mas esse caso q vc cito ai não amarra o motor não? pq coletor menor q os dutos isso não gera aquecimento não sei la restringe em um lugar q não deveria, e eu acredito q isso tb faria a turbina enxer mais tarde...

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Adriano Sushi
          escreveu em última edição por
          #12

          opa desculpa ae, entendi errado (dutos do tamanho dos do cabeçote, tinha entendido q eram menores….) e não deu pra editar....

          mals ae

          adriano nogueira

          1 Resposta Última resposta
          • H Offline
            H Offline
            HMF
            escreveu em última edição por
            #13

            pessoal, aí estão duas f?rmulas, retiradas de uma revista.

            são aproximações práticas de cálculos complexos, então só testando

            para saber se funciona.

            seria interessante se alguém pudesse testar e nos informar os resultados…

            f?rmulas publicadas na revista hot né 52:

            cr?dito: sórgio pires, da sórgio performance

            cálculo para um motor 2.0 com rotação máxima de 6.500 rpm

            comprimento do cano = (13.000 x duração do escape no comando) / (rpm máxima x 6)

            ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

            atenção: o comprimento acima conta a partir da válvula no cabeçote - então, segundo a revista, num motor ap tem de descontar 7 cm, que é a dist?ncia

            entre a válvula até a face em que o coletor é aparafusado.

            então, o comprimento do coletor é de 86,3 cm.

            di?metro do cano = 2 x raiz quadrada de ( (2 x volume do cilindro) / (3,14 x comprimento) )

            ex.: 2 x raizquad ( (2x500) / (3,14 x 93,3) ) = 3,69 cm de di?metro interno

            f?rmula editada em 26/agosto a pedido do autor do post

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              RodrigoLóke
              escreveu em última edição por
              #14

              acho que o thiagones tem a manha… :p

              [snapback]532702[/snapback]

              tem sim…... :d

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                Mozart
                escreveu em última edição por
                #15

                naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                1 Resposta Última resposta
                • H Offline
                  H Offline
                  HMF
                  escreveu em última edição por
                  #16

                  naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                  pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                  [snapback]532812[/snapback]

                  caraca :p

                  digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                  a f?rmula correta é :

                  comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                  ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                  1 Resposta Última resposta
                  • ? Offline
                    ? Offline
                    Visitante
                    escreveu em última edição por
                    #17

                    caraca   :p

                    digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                    a f?rmula correta é :

                    comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                    ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                    [snapback]533238[/snapback]

                    editado la conforme seu pedido.

                    1 Resposta Última resposta
                    • H Offline
                      H Offline
                      HMF
                      escreveu em última edição por
                      #18

                      valeu

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        AIRpower
                        escreveu em última edição por
                        #19

                        nossa bastante interessante a f?rmula, mas acredito que só a experiencia e as tentativas podem resultar em uma escolha perfeita, já que acho meio estranho definir o di?metro somente pela duração do comando e rotação máxima. e quando for turbo, independe do turbo compressor/pressão utilizada? :p mas de qualquer forma f?rmulas foram feitas para serem usadas, só que nessa caso, ao menos pra mim só como base.

                        1 Resposta Última resposta
                        • P Offline
                          P Offline
                          porva
                          escreveu em última edição por
                          #20

                          dura?ao do comando com que folga?

                          1 Resposta Última resposta

                          • Login

                          • Não tem uma conta? Cadastrar

                          • Primeiro post
                            Último post
                          0
                          • Recente
                          • Usuários