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Calculo.

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  • P Offline
    P Offline
    PrEsA
    escreveu em última edição por
    #7

    a maneira para calcular o tubo é tentar sincronizar cada exaustão do motor (2 a cada volta para um 4 cil) com a frequencia de resson?ncia do fluido neste tubo….

    mas como temos a temperatura variando muito, e nem ao certo sabemos qual a composição correta do fluido no escape, isto é muito difácil de se calcular, apesar de eu já ter visto algumas formulas.

    o método erro/acerto tem sido mais vêlido que o cálculo, sem contar que temos a experiencia contando muito neste caso.

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    • T Offline
      T Offline
      TuningBrasil
      escreveu em última edição por
      #8

      acho que o thiagones tem a manha… :p

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      • A Offline
        A Offline
        Adriano Sushi
        escreveu em última edição por
        #9

        acho isso um assunto q da mt pano pra manga, pq em turbo ja vi coletor de scap com canos de 2,5 o_o vide o gol da belquip

        mas pra aspro acredito q pouca coisa maior q o diametro dos dutos do cabeçote seja sulficiente, ja q maior q isso os gases perderiam o fluxo e com isso reduziria a velocidade deles…

        falow

        adriano nogueira

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #10

          experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

          este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

          agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

          1 Resposta Última resposta
          • A Offline
            A Offline
            Adriano Sushi
            escreveu em última edição por
            #11

            experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

            este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

            agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

            [snapback]532713[/snapback]

            bom over o caso q citei la eh de um carro exclusivo pra pista então pegar mais tarde não eh tanto problema…

            mas esse caso q vc cito ai não amarra o motor não? pq coletor menor q os dutos isso não gera aquecimento não sei la restringe em um lugar q não deveria, e eu acredito q isso tb faria a turbina enxer mais tarde...

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              Adriano Sushi
              escreveu em última edição por
              #12

              opa desculpa ae, entendi errado (dutos do tamanho dos do cabeçote, tinha entendido q eram menores….) e não deu pra editar....

              mals ae

              adriano nogueira

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              • H Offline
                H Offline
                HMF
                escreveu em última edição por
                #13

                pessoal, aí estão duas f?rmulas, retiradas de uma revista.

                são aproximações práticas de cálculos complexos, então só testando

                para saber se funciona.

                seria interessante se alguém pudesse testar e nos informar os resultados…

                f?rmulas publicadas na revista hot né 52:

                cr?dito: sórgio pires, da sórgio performance

                cálculo para um motor 2.0 com rotação máxima de 6.500 rpm

                comprimento do cano = (13.000 x duração do escape no comando) / (rpm máxima x 6)

                ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                atenção: o comprimento acima conta a partir da válvula no cabeçote - então, segundo a revista, num motor ap tem de descontar 7 cm, que é a dist?ncia

                entre a válvula até a face em que o coletor é aparafusado.

                então, o comprimento do coletor é de 86,3 cm.

                di?metro do cano = 2 x raiz quadrada de ( (2 x volume do cilindro) / (3,14 x comprimento) )

                ex.: 2 x raizquad ( (2x500) / (3,14 x 93,3) ) = 3,69 cm de di?metro interno

                f?rmula editada em 26/agosto a pedido do autor do post

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  RodrigoLóke
                  escreveu em última edição por
                  #14

                  acho que o thiagones tem a manha… :p

                  [snapback]532702[/snapback]

                  tem sim…... :d

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    Mozart
                    escreveu em última edição por
                    #15

                    naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                    pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                    1 Resposta Última resposta
                    • H Offline
                      H Offline
                      HMF
                      escreveu em última edição por
                      #16

                      naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                      pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                      [snapback]532812[/snapback]

                      caraca :p

                      digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                      a f?rmula correta é :

                      comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                      ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                      1 Resposta Última resposta
                      • ? Offline
                        ? Offline
                        Visitante
                        escreveu em última edição por
                        #17

                        caraca   :p

                        digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                        a f?rmula correta é :

                        comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                        ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                        [snapback]533238[/snapback]

                        editado la conforme seu pedido.

                        1 Resposta Última resposta
                        • H Offline
                          H Offline
                          HMF
                          escreveu em última edição por
                          #18

                          valeu

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            AIRpower
                            escreveu em última edição por
                            #19

                            nossa bastante interessante a f?rmula, mas acredito que só a experiencia e as tentativas podem resultar em uma escolha perfeita, já que acho meio estranho definir o di?metro somente pela duração do comando e rotação máxima. e quando for turbo, independe do turbo compressor/pressão utilizada? :p mas de qualquer forma f?rmulas foram feitas para serem usadas, só que nessa caso, ao menos pra mim só como base.

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
                              P Offline
                              porva
                              escreveu em última edição por
                              #20

                              dura?ao do comando com que folga?

                              1 Resposta Última resposta

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