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Calculo.

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  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #4

    não existe formula teoricamente calculada, mas até tem uma formula empirica que dá a noção do tamanho dos dutos, saiu numa autopower de um ou dois anos atrás… se eu achar ela na coleção eu posto, mas adianto que é mais tentativa e erro do que realmente uma conta fechada.

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    • D Offline
      D Offline
      daniel_fabricio
      escreveu em última edição por
      #5

      chuto que o di?metro do cano não deve ser muito maior que o duto de escape em si.

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      • O Offline
        O Offline
        overspeed
        escreveu em última edição por
        #6

        opa, dei uma mancada…a formula é pra calcular o comprimento dos tubos prim?rios e não o di?metro... aí snme não tem formula,

        acho que realmenbte vc usa dutos de di?metro próximos aos internos do cabeçote, se usar muito menor vira uma restrição se usar muito maior perde velocidade...

        1 Resposta Última resposta
        • P Offline
          P Offline
          PrEsA
          escreveu em última edição por
          #7

          a maneira para calcular o tubo é tentar sincronizar cada exaustão do motor (2 a cada volta para um 4 cil) com a frequencia de resson?ncia do fluido neste tubo….

          mas como temos a temperatura variando muito, e nem ao certo sabemos qual a composição correta do fluido no escape, isto é muito difácil de se calcular, apesar de eu já ter visto algumas formulas.

          o método erro/acerto tem sido mais vêlido que o cálculo, sem contar que temos a experiencia contando muito neste caso.

          1 Resposta Última resposta
          • T Offline
            T Offline
            TuningBrasil
            escreveu em última edição por
            #8

            acho que o thiagones tem a manha… :p

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            • A Offline
              A Offline
              Adriano Sushi
              escreveu em última edição por
              #9

              acho isso um assunto q da mt pano pra manga, pq em turbo ja vi coletor de scap com canos de 2,5 o_o vide o gol da belquip

              mas pra aspro acredito q pouca coisa maior q o diametro dos dutos do cabeçote seja sulficiente, ja q maior q isso os gases perderiam o fluxo e com isso reduziria a velocidade deles…

              falow

              adriano nogueira

              1 Resposta Última resposta
              • O Offline
                O Offline
                overspeed
                escreveu em última edição por
                #10

                experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

                este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

                agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

                1 Resposta Última resposta
                • A Offline
                  A Offline
                  Adriano Sushi
                  escreveu em última edição por
                  #11

                  experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

                  este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

                  agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

                  [snapback]532713[/snapback]

                  bom over o caso q citei la eh de um carro exclusivo pra pista então pegar mais tarde não eh tanto problema…

                  mas esse caso q vc cito ai não amarra o motor não? pq coletor menor q os dutos isso não gera aquecimento não sei la restringe em um lugar q não deveria, e eu acredito q isso tb faria a turbina enxer mais tarde...

                  1 Resposta Última resposta
                  • A Offline
                    A Offline
                    Adriano Sushi
                    escreveu em última edição por
                    #12

                    opa desculpa ae, entendi errado (dutos do tamanho dos do cabeçote, tinha entendido q eram menores….) e não deu pra editar....

                    mals ae

                    adriano nogueira

                    1 Resposta Última resposta
                    • H Offline
                      H Offline
                      HMF
                      escreveu em última edição por
                      #13

                      pessoal, aí estão duas f?rmulas, retiradas de uma revista.

                      são aproximações práticas de cálculos complexos, então só testando

                      para saber se funciona.

                      seria interessante se alguém pudesse testar e nos informar os resultados…

                      f?rmulas publicadas na revista hot né 52:

                      cr?dito: sórgio pires, da sórgio performance

                      cálculo para um motor 2.0 com rotação máxima de 6.500 rpm

                      comprimento do cano = (13.000 x duração do escape no comando) / (rpm máxima x 6)

                      ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                      atenção: o comprimento acima conta a partir da válvula no cabeçote - então, segundo a revista, num motor ap tem de descontar 7 cm, que é a dist?ncia

                      entre a válvula até a face em que o coletor é aparafusado.

                      então, o comprimento do coletor é de 86,3 cm.

                      di?metro do cano = 2 x raiz quadrada de ( (2 x volume do cilindro) / (3,14 x comprimento) )

                      ex.: 2 x raizquad ( (2x500) / (3,14 x 93,3) ) = 3,69 cm de di?metro interno

                      f?rmula editada em 26/agosto a pedido do autor do post

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        RodrigoLóke
                        escreveu em última edição por
                        #14

                        acho que o thiagones tem a manha… :p

                        [snapback]532702[/snapback]

                        tem sim…... :d

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Mozart
                          escreveu em última edição por
                          #15

                          naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                          pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                          1 Resposta Última resposta
                          • H Offline
                            H Offline
                            HMF
                            escreveu em última edição por
                            #16

                            naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                            pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                            [snapback]532812[/snapback]

                            caraca :p

                            digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                            a f?rmula correta é :

                            comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                            ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
                              ? Offline
                              Visitante
                              escreveu em última edição por
                              #17

                              caraca   :p

                              digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                              a f?rmula correta é :

                              comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                              ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                              [snapback]533238[/snapback]

                              editado la conforme seu pedido.

                              1 Resposta Última resposta
                              • H Offline
                                H Offline
                                HMF
                                escreveu em última edição por
                                #18

                                valeu

                                1 Resposta Última resposta
                                • A Offline
                                  A Offline
                                  AIRpower
                                  escreveu em última edição por
                                  #19

                                  nossa bastante interessante a f?rmula, mas acredito que só a experiencia e as tentativas podem resultar em uma escolha perfeita, já que acho meio estranho definir o di?metro somente pela duração do comando e rotação máxima. e quando for turbo, independe do turbo compressor/pressão utilizada? :p mas de qualquer forma f?rmulas foram feitas para serem usadas, só que nessa caso, ao menos pra mim só como base.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
                                    P Offline
                                    porva
                                    escreveu em última edição por
                                    #20

                                    dura?ao do comando com que folga?

                                    1 Resposta Última resposta

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