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Calculo.

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  • O Offline
    O Offline
    overspeed
    escreveu em última edição por
    #6

    opa, dei uma mancada…a formula é pra calcular o comprimento dos tubos prim?rios e não o di?metro... aí snme não tem formula,

    acho que realmenbte vc usa dutos de di?metro próximos aos internos do cabeçote, se usar muito menor vira uma restrição se usar muito maior perde velocidade...

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    • P Offline
      P Offline
      PrEsA
      escreveu em última edição por
      #7

      a maneira para calcular o tubo é tentar sincronizar cada exaustão do motor (2 a cada volta para um 4 cil) com a frequencia de resson?ncia do fluido neste tubo….

      mas como temos a temperatura variando muito, e nem ao certo sabemos qual a composição correta do fluido no escape, isto é muito difácil de se calcular, apesar de eu já ter visto algumas formulas.

      o método erro/acerto tem sido mais vêlido que o cálculo, sem contar que temos a experiencia contando muito neste caso.

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      • T Offline
        T Offline
        TuningBrasil
        escreveu em última edição por
        #8

        acho que o thiagones tem a manha… :p

        1 Resposta Última resposta
        • A Offline
          A Offline
          Adriano Sushi
          escreveu em última edição por
          #9

          acho isso um assunto q da mt pano pra manga, pq em turbo ja vi coletor de scap com canos de 2,5 o_o vide o gol da belquip

          mas pra aspro acredito q pouca coisa maior q o diametro dos dutos do cabeçote seja sulficiente, ja q maior q isso os gases perderiam o fluxo e com isso reduziria a velocidade deles…

          falow

          adriano nogueira

          1 Resposta Última resposta
          • O Offline
            O Offline
            overspeed
            escreveu em última edição por
            #10

            experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

            este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

            agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

            1 Resposta Última resposta
            • A Offline
              A Offline
              Adriano Sushi
              escreveu em última edição por
              #11

              experiencia própria, antes do mano ter a dobradeira pra fazer coletores eu mandei fazer o meu corsa no giba, mandei fazer com canos grandes, snme de 1 7/8 (o maior que cabia), resultado, mesmo usando uma k16 a pegada só vinha depois dos 3.500rpm e num conseguia baixar a pressão de 1bar.

              este mesmo kit eu vendi e o dono trocou a turbina por uma mitsubishi e continou a mesma coisa (pegada em giro mais alto), como ele fez depois cabeçote e comando aumentando o corte do motor acabou ficando bem casado porque aí o motor ia aos 7.000 empurrando forte.

              agora, essa semana tá um corsa que o mano montou já tem mais de ano fazendo revisão, com k16 pega abaixo dos 2.800rpm, mas os dutos do coletor tem di?metro bem menor, do tamanho dos dutos do cabeçote.

              [snapback]532713[/snapback]

              bom over o caso q citei la eh de um carro exclusivo pra pista então pegar mais tarde não eh tanto problema…

              mas esse caso q vc cito ai não amarra o motor não? pq coletor menor q os dutos isso não gera aquecimento não sei la restringe em um lugar q não deveria, e eu acredito q isso tb faria a turbina enxer mais tarde...

              1 Resposta Última resposta
              • A Offline
                A Offline
                Adriano Sushi
                escreveu em última edição por
                #12

                opa desculpa ae, entendi errado (dutos do tamanho dos do cabeçote, tinha entendido q eram menores….) e não deu pra editar....

                mals ae

                adriano nogueira

                1 Resposta Última resposta
                • H Offline
                  H Offline
                  HMF
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  pessoal, aí estão duas f?rmulas, retiradas de uma revista.

                  são aproximações práticas de cálculos complexos, então só testando

                  para saber se funciona.

                  seria interessante se alguém pudesse testar e nos informar os resultados…

                  f?rmulas publicadas na revista hot né 52:

                  cr?dito: sórgio pires, da sórgio performance

                  cálculo para um motor 2.0 com rotação máxima de 6.500 rpm

                  comprimento do cano = (13.000 x duração do escape no comando) / (rpm máxima x 6)

                  ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                  atenção: o comprimento acima conta a partir da válvula no cabeçote - então, segundo a revista, num motor ap tem de descontar 7 cm, que é a dist?ncia

                  entre a válvula até a face em que o coletor é aparafusado.

                  então, o comprimento do coletor é de 86,3 cm.

                  di?metro do cano = 2 x raiz quadrada de ( (2 x volume do cilindro) / (3,14 x comprimento) )

                  ex.: 2 x raizquad ( (2x500) / (3,14 x 93,3) ) = 3,69 cm de di?metro interno

                  f?rmula editada em 26/agosto a pedido do autor do post

                  1 Resposta Última resposta
                  • R Offline
                    R Offline
                    RodrigoLóke
                    escreveu em última edição por
                    #14

                    acho que o thiagones tem a manha… :p

                    [snapback]532702[/snapback]

                    tem sim…... :d

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Mozart
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                      pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                      1 Resposta Última resposta
                      • H Offline
                        H Offline
                        HMF
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        naum consegui entender o calculo…13.000 x 280 /6.500 = 93,3 cm

                        pra mim deu 13.000 x 280 / 6500 = 560

                        [snapback]532812[/snapback]

                        caraca :p

                        digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                        a f?rmula correta é :

                        comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                        ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
                          ? Offline
                          Visitante
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          caraca   :p

                          digitei a f?rmula errada ; faltou um mêsero 6 … :d

                          a f?rmula correta é :

                          comprimento do cano = 13.000 x duração do escape no comando / rpm máxima x 6

                          ex.: (13.000 x 280 ) / (6.500 x 6 ) = 93,3 cm

                          [snapback]533238[/snapback]

                          editado la conforme seu pedido.

                          1 Resposta Última resposta
                          • H Offline
                            H Offline
                            HMF
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            valeu

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              AIRpower
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              nossa bastante interessante a f?rmula, mas acredito que só a experiencia e as tentativas podem resultar em uma escolha perfeita, já que acho meio estranho definir o di?metro somente pela duração do comando e rotação máxima. e quando for turbo, independe do turbo compressor/pressão utilizada? :p mas de qualquer forma f?rmulas foram feitas para serem usadas, só que nessa caso, ao menos pra mim só como base.

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
                                P Offline
                                porva
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                dura?ao do comando com que folga?

                                1 Resposta Última resposta

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