Pessoal me ajudem
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mas se o motor nao tem garganta pra engolir, tb nao tem fluxo de escape pra tirar o turbo de giro.
judiar do turbo é o que esta acontecendo no opala do meu irmao, com 4.4 de cilindrada, cabecote, comando e um turbo parecido com esse dai, vc vai dar a partida com motor frio ( alcool ), mesmo sem queimar o turbo jah tah girando soh com motor de partida movimentando os pistoes.
esse vai ver seu fim logo logo.
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ok, se for surge, é falta de vazão do compressor que foi projetado para uma vazão maior
quando a vazão é muito alta o problema é overspeed que todo mundo aqui já conhece
abraço,
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putz… estão ocorrendo algumas confusões....
olhem este link:
http://www.automotivearticles.com/turbo_selection.shtml
surge é a linha é esquerda do gr?fico. trata-se do ponto onde o motor não consegue admitir o ar que o compressor envia (pode ser pq a borboleta está fechada) e forma ondas de choque no compressor. como o compressor vibra muito com estas ondas de choque, é provóvel que danifique o compressor.
o motor entra em surge se… ele tem uma turbina pequena que dá pressão rapidamente ou se vc fechar a admissão do ar (borboleta) e não tiver uma válvula para desviar o ar admitido para a atmosfera. é como vc andar com a válvula de prioridade com o vêcuo desligado e deixar aliviar pela boca do compressor (faz aquele barulho cortado, hehehe e varia o ponteiro do relógio de pressão).
daniel: pegue o mapa da k24 (tem na net fácil) e calcule para a rotação que entra pressão, se não está passando pela área de surge (ou muito próximo).
boa sorte
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compressor grande tendo que mandar pouco ar, pois o motor é pequeno pra ele, trabalha em surge sim
abraço,
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entao como se explica os carros originais que trabalham com caixas quentes / rotores pequenos, que quase todo tempo a turbina está pressurizando mas rara parte do tempo o motor esta em wot ?
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rapaiz, acho que vc nao ta entendendo o que tão teclando… sua turbina está giranto corretamente, porém o rotor esraria girando mais que o necessário para seu motor... porem tudo aqui é só hipotese...
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rapiazzzzz eu entendi simmmmm rsrsrs
mas ja tenho uma solução ou abaixa a caixa fria pra uma .50
ou ja mando fazer meu cabeçote com um comandinho pp style
qual seria melhor
hehehehe
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? tudo especulacao, so estou levantando uma duvida do que pode estar ocorrendo
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sim mas faz sentido o que vc disse mano
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compressor pequeno ue?
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ok, mas eu acho o seguinte:
energia nao se cria do nada, se tem um compressor grande, pra que ele gere grande volume de ar e pressao, necessita que venha bastante energia cinetica pelo eixo para isso. nunca vai sobrar ar na admissao, pq lembra q a turbina absorve mais energia do que entrega ( perdas ). se o escape fluxa certo cfm para um motor de 1.6 l, o compressor jamais vai fluxar mais do que isso.
eu penso assim, lembra que pressão é um estado de energia, energia nao se cria ou seja a turbina pega do escape, gasta uma parte irradiando em calor, outra em atrito, outra em barulho e outra criando ar pressurizado.
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ok, mas eu acho o seguinte:
energia nao se cria do nada, se tem um compressor grande, pra que ele gere grande volume de ar e pressao, necessita que venha bastante energia cinetica pelo eixo para isso. nunca vai sobrar ar na admissao, pq lembra q a turbina absorve mais energia do que entrega ( perdas ). se o escape fluxa certo cfm para um motor de 1.6 l, o compressor jamais vai fluxar mais do que isso.
eu penso assim, lembra que pressão é um estado de energia, energia nao se cria ou seja a turbina pega do escape, gasta uma parte irradiando em calor, outra em atrito, outra em barulho e outra criando ar pressurizado.
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você esta fazendo confusão, surge existe em todo compressor radial, é devido a ele estar trabalhando com fluxo muito pequeno, em relação ao qual foi projetado e não tem nada a ver com a turbina (parte quente)
tenho a impressão que você continua pensando em overspeed
abraço,
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você esta fazendo confusão, surge existe em todo compressor radial, é devido a ele estar trabalhando com fluxo muito pequeno, em relação ao qual foi projetado e não tem nada a ver com a turbina (parte quente)
tenho a impressão que você continua pensando em overspeed
abraço,
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nao nao,
qual sua teoria de fluxo pequeno? mto volume de ar produzido com pouco consumo por parte do motor? e como seria possivel o compressor estar gerando muito volume de ar se o fluxo esta pequeno tb no escape? . se fosse um motor eletrico ou uma correia que estivesse a tracionar o compressor, ai concordaria com vc.
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opa agora acho que estamos indo para o cominho correto, é isso aí, o motor não consome uma quantidade de ar suficiente para o compressor sair da faixa de operação com surge
abraço,
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se fosse um motor eletrico ou uma correia que estivesse a tracionar o compressor, ai concordaria com vc.
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independente, eu acho que turbina é sempre mais eficiente que o compressor…
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ja teve resposta da garantia???
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e a e galera desculpe pela demora de responderrrrr
estive foras esses dias e so amanhã que vou ligar para biagio e belquip para ver o que aconteceu com a dita cuja
assim que receber eu posto aqui pra vcs
abraços
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ok, mas eu acho o seguinte:
energia nao se cria do nada, se tem um compressor grande, pra que ele gere grande volume de ar e pressao, necessita que venha bastante energia cinetica pelo eixo para isso. nunca vai sobrar ar na admissao, pq lembra q a turbina absorve mais energia do que entrega ( perdas ). se o escape fluxa certo cfm para um motor de 1.6 l, o compressor jamais vai fluxar mais do que isso.
eu penso assim, lembra que pressão é um estado de energia, energia nao se cria ou seja a turbina pega do escape, gasta uma parte irradiando em calor, outra em atrito, outra em barulho e outra criando ar pressurizado.
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rapaiz… sem tirar sarro massss... lembre-se que vc tem entre a entrada e a sa?da uma processo de combust?o, que libera mais de 500kw no sistema
e fluxo de entrada é diferente da sa?da, já que a massa muda, pois tem o combustável, e mesmo q a massa seja parecida a temperatura é diferente:
p.v=n.r.t (do colegial...)
se a entrada fosse maior q a sa?da o motor consumiria mais energia do q gera... e aí não precisar?amos de válvula de al?vio
mas vivendo e aprendendo, certo?
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rapaiz… sem tirar sarro massss... lembre-se que vc tem entre a entrada e a sa?da uma processo de combust?o, que libera mais de 500kw no sistema
e fluxo de entrada é diferente da sa?da, já que a massa muda, pois tem o combustável, e mesmo q a massa seja parecida a temperatura é diferente:
p.v=n.r.t (do colegial...)
se a entrada fosse maior q a sa?da o motor consumiria mais energia do q gera... e aí não precisar?amos de válvula de al?vio
mas vivendo e aprendendo, certo?
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vc nao entendeu q quis dizer… mas blz... dah nada nao...
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pessoal falei com o responsavel tecnico da biagio essa semana e ele disse que minha turbina não tem problema algum
na hora comecei a rir do cara e perguntei se ele tinha visto minha turbina pessoalmente pois na parte fria tem uma mancha de oleo enorme e uma folga excesiva no eixo.
como sempre falaram que o problema estav no meu motor e não na turbina.
pessoalllll masss uma vezzzzz por experiencia propria não comprem essa droga de biagio, alem de eu não ter cido tratado com educação o fdp não querem assumir o resnposabilidade de me dar uma turbina nova.
eu perguntei para a pessoa de onde tinha vindo esse oleo que estava na parte fria e ele disse que era do meu motor pqp e o cara diz que trabalha nisso a 25 anos
pelo amor de deus se tem oleo na perte fria e por que vasou pelos mancais de lubrificação certo não sou nenhum engenhiro mas qualquer pessoa saberia o que teria acontecido se tivesse visto minha turbina.
bom e isso
segunda feira ela vai estar de volta para eu colocar no meu carro.
a unica coisa que vão fazer com muita insistencia e fazer reparo de trocar eixo e mancais isso depois de eu ter falado com o beleza dono da belquip local onde comprei a turbina.