Supercharger + turbo
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o turbocompressor de geometria variável, com palhetas móveis na entrada do rotor da turbina, já existe no brasil: o primeiro na picape ford ranger, dotada de motor international. depois dele apareceu o ótimo mercedes-benz accelo, seguido dos mwm sprint usados nos volkswagen lt-2 exportados à alemanha, e os om611 da daimlerchrysler utilizados nos sprinter – todos de tecnologia garrett, a maior fabricante mundial de turbocompressores para motores de combustão interna. a área da turbina varia, como se fosse uma turbina pequena para baixos giros e cargas e uma turbina grande para giros e cargas altos, tudo num só turbo. este tecnologia é chamada de vnt_multi vane_, turbina de bico variável, multi palhetas.
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pessoal, o cara quer sair do modismo, vamos, pelo menos, tentar a judar e discutir o assunto?
é isso mesmo zé
leonardo meu carro esta bem montado, e muito bom de andar, mais estava pensando em algo diferente, imagina vc ter um carro com bastante torque desde baixa, com 1750 rpm vc já tem torque e potencia bem maior do que apenas com turbo.
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é isso mesmo zé
leonardo meu carro esta bem montado, e muito bom de andar, mais estava pensando em algo diferente, imagina vc ter um carro com bastante torque desde baixa, com 1750 rpm vc já tem torque e potencia bem maior do que apenas com turbo.
como será que funcionaria a ligação dos dolis compressores (turbo e charger)? e quando a turbina entra o charger desliga? como será que é feito para um não interfererir no outro.
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acho que colocando um circuito de bypass no sc, sendo que a válvula que abre esse circuito atuada a aprtir da hora que a turbina já estivesse, sei lá, com 0,8 bar por exemplo, deve funcionar sim…
o ruim vai ser arrumar espaço pra montar tudo isso, ainda mais em um gti 16v completo.
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acho que colocando um circuito de bypass no sc, sendo que a válvula que abre esse circuito atuada a aprtir da hora que a turbina já estivesse, sei lá, com 0,8 bar por exemplo, deve funcionar sim…
o ruim vai ser arrumar espaço pra montar tudo isso, ainda mais em um gti 16v completo.
mas será que não daria tranco, porque haveria mudança de fluxo, o que poderia gerar perda de pressão? será que haveria problema da turbina pressuirzar junto com compressor?
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já vi esse tópico, mais minha pergunta é se alguem já fez ou viu algo já feito e funcionando, esse é de fábrica.
nops
os únicos carros da história do automóvel que saíram da fábrica com turbo + supercharger foram as lancia delta s4 stradale (pouquíssimas unidades para homologar o carro pro grupo b ) e o vw golf 6a geração (1.4 tfsi)
nunca existiu palio com qualquer tipo de sobrealimentação original
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nops
os únicos carros da história do automóvel que saíram da fábrica com turbo + supercharger foram as lancia delta s4 stradale (pouquíssimas unidades para homologar o carro pro grupo b ) e o vw golf 6a geração (1.4 tfsi)
nunca existiu palio com qualquer tipo de sobrealimentação original
quarteto, vc conseguiria o esquema ou digrama (ou algo similar que mostre as valvulas etc.) de como fizeram isso no carro original?
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no lancia delta tem um bypass. são dois intercoolers e um y antes da admissão.
tem um chevy nova 64 beeeeeeem das antigas que foi o 1o carro mega violento que eu vi na vida, 2000hp de rua no começo dos anos 80. usa duas holley antes das turbinas (sitema draw trough tipo os ishi), e comprimem num blower 6-71 com nitro ainda por cima….
http://img.photobucket.com/albums/v610/31chevy/rick_dobbrtins_65.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v610/31chevy/rick_dobbertin_engine.jpg
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devo estar ficando cego, mas no lancia s4, pelo que entendi, o ar entra pelo filtro de ar, passa pela turbina, depois um intercooler, depois o sc, depois outro intercooler e aí sim tem um y, que divide entre a admissão e a válvula de alívio…
ser que compreendi errado? se sim, por favor, me ajudem a ver o certo...
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devo estar ficando cego, mas no lancia s4, pelo que entendi, o ar entra pelo filtro de ar, passa pela turbina, depois um intercooler, depois o sc, depois outro intercooler e aí sim tem um y, que divide entre a admissão e a válvula de alívio…
ser que compreendi errado? se sim, por favor, me ajudem a ver o certo...
o y na admissão é da válvula de prioridade, que descarrega o ar na boca da turbina…
mas é isso mesmo, o ar entra pelo compressor do turbo, passa por um intercooler, vai pro compressor mecânico, passa pro outro intercooler e daí vai pro motor...
a divisão do fluxo é feita na altura do compressor mecânico
o propósito nesse esquema da lancia era o carro ter força até o turbo acordar...esse motor é 1.8 16v e chegou a gerar 600 cv nas últimas versões do delta s4 do grupo b, fora q girava 9000 rpm
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como será que funcionaria a ligação dos dolis compressores (turbo e charger)? e quando a turbina entra o charger desliga? como será que é feito para um não interfererir no outro.
iriamos colocar identica a ligação do lancia, mais com apenas um intercooler
o sc seria um eaton m62 e a turbina a mesma que uso
o sc teria pressão de 1,3 kg regulados pela polia e a pressão do turbo seria revista para somar com a do sc.
em baixa a pressão do sc seria máxima, conforme a turbina começasse a encher iria somar com a do sc, em alta a turbina continua empurrando pelo sc a pressão a ser definida.
mais será que isso deixaria o carro muito lixadeira??
será que vale a pena, ou é frescura??