Supercharger + turbo
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acho que colocando um circuito de bypass no sc, sendo que a válvula que abre esse circuito atuada a aprtir da hora que a turbina já estivesse, sei lá, com 0,8 bar por exemplo, deve funcionar sim…
o ruim vai ser arrumar espaço pra montar tudo isso, ainda mais em um gti 16v completo.
mas será que não daria tranco, porque haveria mudança de fluxo, o que poderia gerar perda de pressão? será que haveria problema da turbina pressuirzar junto com compressor?
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já vi esse tópico, mais minha pergunta é se alguem já fez ou viu algo já feito e funcionando, esse é de fábrica.
nops
os únicos carros da história do automóvel que saíram da fábrica com turbo + supercharger foram as lancia delta s4 stradale (pouquíssimas unidades para homologar o carro pro grupo b ) e o vw golf 6a geração (1.4 tfsi)
nunca existiu palio com qualquer tipo de sobrealimentação original
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nops
os únicos carros da história do automóvel que saíram da fábrica com turbo + supercharger foram as lancia delta s4 stradale (pouquíssimas unidades para homologar o carro pro grupo b ) e o vw golf 6a geração (1.4 tfsi)
nunca existiu palio com qualquer tipo de sobrealimentação original
quarteto, vc conseguiria o esquema ou digrama (ou algo similar que mostre as valvulas etc.) de como fizeram isso no carro original?
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no lancia delta tem um bypass. são dois intercoolers e um y antes da admissão.
tem um chevy nova 64 beeeeeeem das antigas que foi o 1o carro mega violento que eu vi na vida, 2000hp de rua no começo dos anos 80. usa duas holley antes das turbinas (sitema draw trough tipo os ishi), e comprimem num blower 6-71 com nitro ainda por cima….
http://img.photobucket.com/albums/v610/31chevy/rick_dobbrtins_65.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v610/31chevy/rick_dobbertin_engine.jpg
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devo estar ficando cego, mas no lancia s4, pelo que entendi, o ar entra pelo filtro de ar, passa pela turbina, depois um intercooler, depois o sc, depois outro intercooler e aí sim tem um y, que divide entre a admissão e a válvula de alívio…
ser que compreendi errado? se sim, por favor, me ajudem a ver o certo...
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devo estar ficando cego, mas no lancia s4, pelo que entendi, o ar entra pelo filtro de ar, passa pela turbina, depois um intercooler, depois o sc, depois outro intercooler e aí sim tem um y, que divide entre a admissão e a válvula de alívio…
ser que compreendi errado? se sim, por favor, me ajudem a ver o certo...
o y na admissão é da válvula de prioridade, que descarrega o ar na boca da turbina…
mas é isso mesmo, o ar entra pelo compressor do turbo, passa por um intercooler, vai pro compressor mecânico, passa pro outro intercooler e daí vai pro motor...
a divisão do fluxo é feita na altura do compressor mecânico
o propósito nesse esquema da lancia era o carro ter força até o turbo acordar...esse motor é 1.8 16v e chegou a gerar 600 cv nas últimas versões do delta s4 do grupo b, fora q girava 9000 rpm
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como será que funcionaria a ligação dos dolis compressores (turbo e charger)? e quando a turbina entra o charger desliga? como será que é feito para um não interfererir no outro.
iriamos colocar identica a ligação do lancia, mais com apenas um intercooler
o sc seria um eaton m62 e a turbina a mesma que uso
o sc teria pressão de 1,3 kg regulados pela polia e a pressão do turbo seria revista para somar com a do sc.
em baixa a pressão do sc seria máxima, conforme a turbina começasse a encher iria somar com a do sc, em alta a turbina continua empurrando pelo sc a pressão a ser definida.
mais será que isso deixaria o carro muito lixadeira??
será que vale a pena, ou é frescura??
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iriamos colocar identica a ligação do lancia, mais com apenas um intercooler
o sc seria um eaton m62 e a turbina a mesma que uso
o sc teria pressão de 1,3 kg regulados pela polia e a pressão do turbo seria revista para somar com a do sc.
em baixa a pressão do sc seria máxima, conforme a turbina começasse a encher iria somar com a do sc, em alta a turbina continua empurrando pelo sc a pressão a ser definida.
mais será que isso deixaria o carro muito lixadeira??
será que vale a pena, ou é frescura??
os dois entãopressuiram então?
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fazendo contas, digamos que sua atual turbina pegue em 4k rpm…
com um controle de largada, é possível arrancar já com pressão... puchando o giro até 7500, a próxima marcha certamente ficara acima dos 4k rpm, o que já teria sua turbina a toda pressão...
ou seja, na arrancada essa config não te ajuda de nada...
a não ser que... queira puchar o giro até 9k rpm, ae a brincadeira muda de conversa... teria que usar uma turbina com pegada lá nos 5k rpm ou um pouco mais... ae o sc vai ajudar a empurrar bem...
se manter a mesma turbina, ela vai pegar bem mais cedo, pois o que é fase aspro hoje será pressurizada pelo sc amanhã, então, automaticamente ela se torna pequena para o projeto...
sc + turbo são para situações de altas rpm s, com uso de turbinas monstruosas mesmo...
ainda prefiro o bi-turbo mesmo assim...
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a pressao do sc nao cresce conforme a rotacao?
eu acho q vai rolar a mesma patada do turbo e bem mais violenta, pq vao subir 2 pressoes se somando
no celta do comeco, o sc da a pressao inicial, e mantem mandando pressao até o fim, mas o ar q ele receber ja vem pressurizado da turbina q em questao é enorme pra o motor 1.0
eu achei muito interessante
algo q me chamou atencao é a localizacao da preparadora do celta e o dino onde medem na regiao do abc, um senhor role
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os dois, então, pressurizam ao mesmo tempo?
sim sempre os dois juntos.
fazendo contas, digamos que sua atual turbina pegue em 4k rpm…
com um controle de largada, é possível arrancar já com pressão... puchando o giro até 7500, a próxima marcha certamente ficara acima dos 4k rpm, o que já teria sua turbina a toda pressão...
ou seja, na arrancada essa config não te ajuda de nada...
a não ser que... queira puchar o giro até 9k rpm, ae a brincadeira muda de conversa... teria que usar uma turbina com pegada lá nos 5k rpm ou um pouco mais... ae o sc vai ajudar a empurrar bem...
se manter a mesma turbina, ela vai pegar bem mais cedo, pois o que é fase aspro hoje será pressurizada pelo sc amanhã, então, automaticamente ela se torna pequena para o projeto...
sc + turbo são para situações de altas rpm s, com uso de turbinas monstruosas mesmo...
ainda prefiro o bi-turbo mesmo assim...
esse é o problema que estavamos tb pensando, a real eficacia do projeto, para brincar na rua seria muito bom, pois não teria lag nenhum, mais já para arrancada seria realmente desnecessário.
a pressao do sc nao cresce conforme a rotacao?
eu acho q vai rolar a mesma patada do turbo e bem mais violenta, pq vao subir 2 pressoes se somando
no celta do comeco, o sc da a pressao inicial, e mantem mandando pressao até o fim, mas o ar q ele receber ja vem pressurizado da turbina q em questao é enorme pra o motor 1.0
eu achei muito interessante
algo q me chamou atencao é a localizacao da preparadora do celta e o dino onde medem na regiao do abc, um senhor role
não iria subir as duas pressões ao mesmo tempo, pq o sc já estaria com pressão máxima desde cedo, com 3k que a turbina iria começar a somar com o sc até o corte.
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eu sinceramente não acredito que o supercharger vá se somar com o turbo em alta rpm, qdo o turbo já estiver pressurizando…se fosse assim mesmo, a lancia e a vw não teriam feito bypass no compressor para atuar em alta rpm...
pra mim, em alta, o supercharger serviria mais como uma restrição do que efetivamente algo que aumentasse o rendimento do motor...