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Efici?ncia volum?trica

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    WEST
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    #43

    galera,

    100 cv por litro não é a mesma coisa que 100% de eficiencia volum?trica

    com certeza, suponhanos um motor diesel aspirado hipotetico que encha 150%, mas so gire 2000rpm… jamais de maneira alguma ele vai ter 100cv por litro..

    ja um outro motor que encha seus 90%, mas vire 10000rpm, quase que com certeza vai superar a referida marca de potência especifica...

    logo uma coisa nao tem mesmo necessariamente nada a ver com a outra...

    eficiencia volumetrica é a porcentagem de mistura ar combustivel que entra na camara em relação ao volume nominal desta.

    se entre o pms e o pmi do pistao cabem 100cc de mistura, e vc enxe com 90, tem 90% de ev. se vc enxe com 130, tem 130% de ev.

    abs

    martin

    agora vc se enganou… se o pistao esta em determinada posicao e cabem y cc dentro do cilindro, em toda e qualquer circunstancia, para a mesma posicao do pistao, vai ter y cc de gas dentro do cilindro. o volume eh uma caracteristica fisica do motor, o gas preenche totalmente esse volume sempre, independentemente de sua quantidade.

    a efici?ncia volumetrica relaciona a massa de ar retida no cilindro no final do tempo de admissao com a massa de ar que preencheria o volume varrido pelo pistao com uma densidade de referencia.

    essa densidade de referencia em geral é aquela encontrada no coletor de admissao...

    isso quer dizer inclusive, que a ev nao vai ser necessariamente maior que 100% nos carros turbo...

    abraços

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      Igor Bastos
      escreveu em última edição por
      #44

      tem muito autor falando muita coisa por aí. não tem segredos ocultos , o que tem são princ?pios, que vc segue para atingir um determinado objetivo.

      a questao não é se é possível ou não e sim se vale é pena se concentrar nisso e pq.

      [snapback]215122[/snapback]

      me diga qual carro que enche mais de 100% é eu não conheão nenhum….

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      • I Offline
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        Igor Bastos
        escreveu em última edição por
        #45

        a efici?ncia volumetrica relaciona a massa de ar retida no cilindro no final do tempo de admissao com a massa de ar que preencheria o volume varrido pelo pistao com uma densidade de referencia.

        essa densidade de referencia em geral é aquela encontrada no coletor de admissao…

        isso quer dizer inclusive, que a ev nao vai ser necessariamente maior que 100% nos carros turbo...

        abraços

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        essa densidade de referencia é simplismente a pressão atmosf?rica….se vc tem pressão positiva no cilindro, necessariamente vc terá uma ev maior que 100% .

        1 Resposta Última resposta
        • V Offline
          V Offline
          Vicente Sprint
          escreveu em última edição por
          #46

          me diga qual carro que enche mais de 100% é eu não conheão nenhum….

          [snapback]215476[/snapback]

          o honda civic vti enche mais que 100%. com catalisador e abafadores, ar condicionado e direção hidr?ulica.

          sempre que vc usar os mesmos princ?pios que o vti usa em qualquer motor que respire o suficiente, ajustando o sistema para funcionamento otimizado, vc vai ter o seu enchimento. isso significa que qualquer gol pode faz?-lo, pois as medidas de di?metro curso do ap 1.6 e do vti são as mesmas. relação de bielaxvb é boa no gol tb. basta respirar e adequar os coletores.

          quase qualquer motor pode.

          ab

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          • S Offline
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            SeaL
            escreveu em última edição por
            #47

            aew garoto enchaqueka?… com relação ao vti... eu duvido que ele encha mais que 100%... pode chegar a uns 90... 93% de enchimento... mas 100??? hehe... na boa.... só com sobre-alimentação...

            desde quando a relação biela x vb influencia no enchimento do cilindro?

            a parte de baixo de um vti, ou seja bloco, vira, biela e pistão, é igual a de qualquer outro carro... só muda a furação dos parafusos hehehe... o que tem de optimizado ao limite é cabeçote, coletores e fluxo de gazes... ah .... o comando variável eh soh uma coqueluxe pra se ter um carro aceitável em baixa... de resto.... num muda pinda?ba nenhuma quanto a outros motores...

            não é pq se tem um motor girador ou com uma rl per-fei-ta que ele poss?i 100% de ev... ao menos não que eu saiba....

            se fosse assim, o motor 1.8 ohc do kadett teria muito mais potência do que realmente ?....

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #48

              aew garoto enchaqueka?… com relação ao vti... eu duvido que ele encha mais que 100%... pode chegar a uns 90... 93% de enchimento... mas 100??? hehe... na boa.... só com sobre-alimentação...

              desde quando a relação biela x vb influencia no enchimento do cilindro?

              a parte de baixo de um vti, ou seja bloco, vira, biela e pistão, é igual a de qualquer outro carro... só muda a furação dos parafusos hehehe... o que tem de optimizado ao limite é cabeçote, coletores e fluxo de gazes... ah .... o comando variável eh soh uma coqueluxe pra se ter um carro aceitável em baixa... de resto.... num muda pinda?ba nenhuma quanto a outros motores...

              não é pq se tem um motor girador ou com uma rl per-fei-ta que ele poss?i 100% de ev... ao menos não que eu saiba....

              se fosse assim, o motor 1.8 ohc do kadett teria muito mais potência do que realmente ?....

              [snapback]219796[/snapback]

              como pode obter um rendimento maior de 100% sem recorrer a sobrealimentação ?…simples os gases são ciclicamente submetidos a tração, ou seja a mistura já queimada sai com velocidade e forma um vêcuo, este vêcuo é suficientemente forte para que ajude a puxar mistura pra dentro do cilindro (que será usado no próximo ciclo), pensando assim o bombeamento dos gases se bem sincronizado faz com que a velocidade dos gases seja tão alta que ao se fechar a valvula de escape a mistura fresca continue entrado dentro do cilindro causando um enchimento maior do que o que aconteceria normalmente e com isso consegue-se encher mais de 100% do volume do cilindro.

              só que para que isto ocorra a velocidade de sa?da dos gases tem que ser bem alta, o que é atingido com rpm bem elevadas e um comando com graduação bem alta, por isso um motor sem v-tec que tenha a mesma potência especifica fica lastimóvel em baixos rpm...a algum tempo um frequentador me mandou uma pogina sobre motores opel aspirados que tiravam quase 175cv com 1.6 litros e 16v.... opa.. quase 10% a mais que um v-tec...que milagre ?ra esse ?...simples o motor ?ra feito para tirar potência máxima a 8.500rpm, então ocorria o fenomedo dos gases puxando a mistura com tal velocidade que ao se fechar a valvula de escape a mistura continuav entrando e sendo até mesmo comprimida (enchimento acima de 100%)...só que por não dispor de variação de fase, de comando, etc o torque máximo acontecia lá pelos 6.800rpm...e até os 5.000rpm tinha menso torque do que um popular (cerca de 8mkgf) o que deixaria ridiculo o uso em ruas.

              agora o que tem a parte de baixo a ver com isso ?...simples... só é possível o motor virar estes 8.000 rpm se tiver curso baixo, bielas longas e leves e for bem balanceado...e obvio...se a bomba de óleo aguentar manter o filme de óleo a estas condições (o que é algo dificil num motor projetado pra virar apenas 6.500rpm)

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              • S Offline
                S Offline
                SeaL
                escreveu em última edição por
                #49

                mas eu acho que o vti num alcança 100% de ev nem fudendo… não original... ou eu estou errado?

                potência específica sim... 100cv por litro... mas ev naum...

                aspro rox :hauhau:

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
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                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #50

                  mas eu acho que o vti num alcança 100% de ev nem fudendo… não original... ou eu estou errado?

                  potência específica sim... 100cv por litro... mas ev naum...

                  aspro rox :hauhau:

                  [snapback]219985[/snapback]

                  um motor de 1599 (1,6 litros) virando potência máxima a 7.500 tira exatos 160cv teoricos com bsfc de 0,5

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fabio Lima
                    escreveu em última edição por
                    #51

                    um motor de 1599 (1,6 litros) virando potência máxima a 7.500 tira exatos 160cv teoricos com bsfc de 0,5

                    [snapback]220034[/snapback]

                    bsfc seria eficiencia termica???

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #52

                      bsfc seria eficiencia termica???

                      [snapback]220062[/snapback]

                      best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

                      1 Resposta Última resposta
                      • W Offline
                        W Offline
                        WEST
                        escreveu em última edição por
                        #53

                        best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

                        [snapback]220067[/snapback]

                        só complementando, na verdade o termo quer dizer brake specific fuel consumption … brake quer dizer que o valor está referenciado com a potência no eixo (bhp), medida em dinam?metro (freio).

                        a potência disponível na cabeça do pistão é chamada potência indicada (ihp), e a diferença desta com a potência no eixo é a potência de atrito (fhp, friction horsepower).

                        a unidade do consumo específico no sistema internacional é g/kwh, e traduz a massa de combustável necessária para gerar um determinado trabalho no eixo.

                        essa medida (bfsc) já engloba o rendimento térmico (quanto da energia contida no combustável transforma-se em pressão na cabeça dos pistões) e o rendimento mecânico (quanto da energia disponível na cabeça dos pistões chega até no câmbio).

                        []s

                        1 Resposta Última resposta
                        • ? Offline
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                          escreveu em última edição por
                          #54

                          e como se chega a esse valor?

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
                            O Offline
                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #55

                            oh shit….de onde eu tirei best e não braked

                            ainda bem que tem os amigos pra eu num mentir muito sozinho heheheheheh

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              amarchetti
                              escreveu em última edição por
                              #56

                              perguntinha:

                              se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

                              e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

                              ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

                              estou certo?

                              num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

                              eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma me frearia esta tentaiva?

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
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                                overspeed
                                escreveu em última edição por
                                #57

                                perguntinha:

                                se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

                                e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

                                ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

                                estou certo?

                                num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

                                eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma  me frearia esta tentaiva?

                                [snapback]220265[/snapback]

                                não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #58

                                  e como se chega a esse valor?

                                  [snapback]220167[/snapback]

                                  :hauhau:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • I Offline
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                                    Igor Bastos
                                    escreveu em última edição por
                                    #59

                                    eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

                                    http://www.golft.kit.net/engineve.zip

                                    o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • ? Offline
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                                      #60

                                      opa, vou la ver.

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #61

                                        já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • W Offline
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                                          WEST
                                          escreveu em última edição por
                                          #62

                                          e como se chega a esse valor?

                                          [snapback]220167[/snapback]

                                          pra saber mesmo, só medindo a potência e o consumo no dinam?metro…

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