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Efici?ncia volum?trica

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  • I Offline
    I Offline
    Igor Bastos
    escreveu em última edição por
    #45

    a efici?ncia volumetrica relaciona a massa de ar retida no cilindro no final do tempo de admissao com a massa de ar que preencheria o volume varrido pelo pistao com uma densidade de referencia.

    essa densidade de referencia em geral é aquela encontrada no coletor de admissao…

    isso quer dizer inclusive, que a ev nao vai ser necessariamente maior que 100% nos carros turbo...

    abraços

    [snapback]215232[/snapback]

    essa densidade de referencia é simplismente a pressão atmosf?rica….se vc tem pressão positiva no cilindro, necessariamente vc terá uma ev maior que 100% .

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    • V Offline
      V Offline
      Vicente Sprint
      escreveu em última edição por
      #46

      me diga qual carro que enche mais de 100% é eu não conheão nenhum….

      [snapback]215476[/snapback]

      o honda civic vti enche mais que 100%. com catalisador e abafadores, ar condicionado e direção hidr?ulica.

      sempre que vc usar os mesmos princ?pios que o vti usa em qualquer motor que respire o suficiente, ajustando o sistema para funcionamento otimizado, vc vai ter o seu enchimento. isso significa que qualquer gol pode faz?-lo, pois as medidas de di?metro curso do ap 1.6 e do vti são as mesmas. relação de bielaxvb é boa no gol tb. basta respirar e adequar os coletores.

      quase qualquer motor pode.

      ab

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      • S Offline
        S Offline
        SeaL
        escreveu em última edição por
        #47

        aew garoto enchaqueka?… com relação ao vti... eu duvido que ele encha mais que 100%... pode chegar a uns 90... 93% de enchimento... mas 100??? hehe... na boa.... só com sobre-alimentação...

        desde quando a relação biela x vb influencia no enchimento do cilindro?

        a parte de baixo de um vti, ou seja bloco, vira, biela e pistão, é igual a de qualquer outro carro... só muda a furação dos parafusos hehehe... o que tem de optimizado ao limite é cabeçote, coletores e fluxo de gazes... ah .... o comando variável eh soh uma coqueluxe pra se ter um carro aceitável em baixa... de resto.... num muda pinda?ba nenhuma quanto a outros motores...

        não é pq se tem um motor girador ou com uma rl per-fei-ta que ele poss?i 100% de ev... ao menos não que eu saiba....

        se fosse assim, o motor 1.8 ohc do kadett teria muito mais potência do que realmente ?....

        1 Resposta Última resposta
        • O Offline
          O Offline
          overspeed
          escreveu em última edição por
          #48

          aew garoto enchaqueka?… com relação ao vti... eu duvido que ele encha mais que 100%... pode chegar a uns 90... 93% de enchimento... mas 100??? hehe... na boa.... só com sobre-alimentação...

          desde quando a relação biela x vb influencia no enchimento do cilindro?

          a parte de baixo de um vti, ou seja bloco, vira, biela e pistão, é igual a de qualquer outro carro... só muda a furação dos parafusos hehehe... o que tem de optimizado ao limite é cabeçote, coletores e fluxo de gazes... ah .... o comando variável eh soh uma coqueluxe pra se ter um carro aceitável em baixa... de resto.... num muda pinda?ba nenhuma quanto a outros motores...

          não é pq se tem um motor girador ou com uma rl per-fei-ta que ele poss?i 100% de ev... ao menos não que eu saiba....

          se fosse assim, o motor 1.8 ohc do kadett teria muito mais potência do que realmente ?....

          [snapback]219796[/snapback]

          como pode obter um rendimento maior de 100% sem recorrer a sobrealimentação ?…simples os gases são ciclicamente submetidos a tração, ou seja a mistura já queimada sai com velocidade e forma um vêcuo, este vêcuo é suficientemente forte para que ajude a puxar mistura pra dentro do cilindro (que será usado no próximo ciclo), pensando assim o bombeamento dos gases se bem sincronizado faz com que a velocidade dos gases seja tão alta que ao se fechar a valvula de escape a mistura fresca continue entrado dentro do cilindro causando um enchimento maior do que o que aconteceria normalmente e com isso consegue-se encher mais de 100% do volume do cilindro.

          só que para que isto ocorra a velocidade de sa?da dos gases tem que ser bem alta, o que é atingido com rpm bem elevadas e um comando com graduação bem alta, por isso um motor sem v-tec que tenha a mesma potência especifica fica lastimóvel em baixos rpm...a algum tempo um frequentador me mandou uma pogina sobre motores opel aspirados que tiravam quase 175cv com 1.6 litros e 16v.... opa.. quase 10% a mais que um v-tec...que milagre ?ra esse ?...simples o motor ?ra feito para tirar potência máxima a 8.500rpm, então ocorria o fenomedo dos gases puxando a mistura com tal velocidade que ao se fechar a valvula de escape a mistura continuav entrando e sendo até mesmo comprimida (enchimento acima de 100%)...só que por não dispor de variação de fase, de comando, etc o torque máximo acontecia lá pelos 6.800rpm...e até os 5.000rpm tinha menso torque do que um popular (cerca de 8mkgf) o que deixaria ridiculo o uso em ruas.

          agora o que tem a parte de baixo a ver com isso ?...simples... só é possível o motor virar estes 8.000 rpm se tiver curso baixo, bielas longas e leves e for bem balanceado...e obvio...se a bomba de óleo aguentar manter o filme de óleo a estas condições (o que é algo dificil num motor projetado pra virar apenas 6.500rpm)

          1 Resposta Última resposta
          • S Offline
            S Offline
            SeaL
            escreveu em última edição por
            #49

            mas eu acho que o vti num alcança 100% de ev nem fudendo… não original... ou eu estou errado?

            potência específica sim... 100cv por litro... mas ev naum...

            aspro rox :hauhau:

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #50

              mas eu acho que o vti num alcança 100% de ev nem fudendo… não original... ou eu estou errado?

              potência específica sim... 100cv por litro... mas ev naum...

              aspro rox :hauhau:

              [snapback]219985[/snapback]

              um motor de 1599 (1,6 litros) virando potência máxima a 7.500 tira exatos 160cv teoricos com bsfc de 0,5

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fabio Lima
                escreveu em última edição por
                #51

                um motor de 1599 (1,6 litros) virando potência máxima a 7.500 tira exatos 160cv teoricos com bsfc de 0,5

                [snapback]220034[/snapback]

                bsfc seria eficiencia termica???

                1 Resposta Última resposta
                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #52

                  bsfc seria eficiencia termica???

                  [snapback]220062[/snapback]

                  best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

                  1 Resposta Última resposta
                  • W Offline
                    W Offline
                    WEST
                    escreveu em última edição por
                    #53

                    best specific fuel consuption, ou seja a efici?ncia do motor em converter a energia contida na mistura em energia…. qto menor o bsfc menos eficiente e menos potência tira com a mesma qdade de ar.

                    [snapback]220067[/snapback]

                    só complementando, na verdade o termo quer dizer brake specific fuel consumption … brake quer dizer que o valor está referenciado com a potência no eixo (bhp), medida em dinam?metro (freio).

                    a potência disponível na cabeça do pistão é chamada potência indicada (ihp), e a diferença desta com a potência no eixo é a potência de atrito (fhp, friction horsepower).

                    a unidade do consumo específico no sistema internacional é g/kwh, e traduz a massa de combustável necessária para gerar um determinado trabalho no eixo.

                    essa medida (bfsc) já engloba o rendimento térmico (quanto da energia contida no combustável transforma-se em pressão na cabeça dos pistões) e o rendimento mecânico (quanto da energia disponível na cabeça dos pistões chega até no câmbio).

                    []s

                    1 Resposta Última resposta
                    • ? Offline
                      ? Offline
                      Visitante
                      escreveu em última edição por
                      #54

                      e como se chega a esse valor?

                      1 Resposta Última resposta
                      • O Offline
                        O Offline
                        overspeed
                        escreveu em última edição por
                        #55

                        oh shit….de onde eu tirei best e não braked

                        ainda bem que tem os amigos pra eu num mentir muito sozinho heheheheheh

                        1 Resposta Última resposta
                        • A Offline
                          A Offline
                          amarchetti
                          escreveu em última edição por
                          #56

                          perguntinha:

                          se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

                          e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

                          ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

                          estou certo?

                          num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

                          eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma me frearia esta tentaiva?

                          1 Resposta Última resposta
                          • O Offline
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                            overspeed
                            escreveu em última edição por
                            #57

                            perguntinha:

                            se eu gastasse minhas fichas num senhor cabeçote e coletores pra buscar os 100% de ev..

                            e não sobrasse um naco pra investir na parte baixa ..deixaria meu bloco de ap 1,6 originebas…

                            ainda assim alcançaria os 100% de ev..memso ao custo de maior desgaste do motor...

                            estou certo?

                            num bloco com curso mais longo e uma r/l não muito favorável como um ap 2.0, por exmeplo...

                            eu ainda conseguiria buscar os 100% de v ou minha r/l de alguma forma  me frearia esta tentaiva?

                            [snapback]220265[/snapback]

                            não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

                            1 Resposta Última resposta
                            • ? Offline
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                              escreveu em última edição por
                              #58

                              e como se chega a esse valor?

                              [snapback]220167[/snapback]

                              :hauhau:

                              1 Resposta Última resposta
                              • I Offline
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                                Igor Bastos
                                escreveu em última edição por
                                #59

                                eu tenho um programa aki que calcula a ve…não me pergunte como ele faz isso, é só colocar os dados que sai a ve:

                                http://www.golft.kit.net/engineve.zip

                                o vti com unichip bateu 180cv em 8500rpm, segundo o pregrama isso dá uma ve de 97.49

                                1 Resposta Última resposta
                                • ? Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #60

                                  opa, vou la ver.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • M Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #61

                                    já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • W Offline
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                                      escreveu em última edição por
                                      #62

                                      e como se chega a esse valor?

                                      [snapback]220167[/snapback]

                                      pra saber mesmo, só medindo a potência e o consumo no dinam?metro…

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • W Offline
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                                        #63

                                        não sei…. como tem diversos fatores envolvidos é dificil saber... mas geralmente só se atinge ev altas com altas rotações...não é uma regra....

                                        [snapback]220266[/snapback]

                                        imagino que seja pq soh em altas rotacoes os efeitos acusticos tornam-se suficientemente efetivos… quer dizer, o pistao esta se movimentando mais rapido, logo a pressao esta variando mais no cilindro e circuito de admissao, assim se tem mais o q aproveitar para dar aquela enchidinha a mais no cilindro.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • W Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #64

                                          já escutei muito sobre o seguinte, o motor nunca consegue se livrar em 100% os gases queimados. portanto o motor teria que aspirar mais de 100% de mistura para ter realmente 100% de gases úteis a queima poi teriam gases na c?mara ainda que estariam ocupando espaço e sem função. fui claro é falei merda ?

                                          [snapback]220478[/snapback]

                                          dependendo da situacao, consegue sim… pode ate mesmo mandar mistura fresca embora pelo escapamento.

                                          agora, uma coisa q fiquei sabendo, de uma fonte quentissima, eh que os v10 de f1 chegam a 130% de ev... :hauhau: :humpft:

                                          []s

                                          1 Resposta Última resposta

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