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Cambio maxtor vs sapinho

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  • M Offline
    M Offline
    Martin
    escreveu em última edição por
    #54
    • dentes retos: engrenam com todo a superficie de contato, logo o esforco é maior, e a chance de quebra maior, mas é de usinagem mais facil

    • dentes helicoidais: engrenam suavemente logo o material sofre menor fadiga e o esforco é mais distribuido, alem de nao desperdicar energia com ruido

    fonte: livro de projeto de maquinas

    [snapback]414165[/snapback]

    em engrenagens de dentes helicoidais, existe uma força lateral perpendicular é engrenagem, o que força o eixo, caixa, apoios e a propria engrenagem.

    por isso quebra mais facil.

    em engrenagens retas, essa força nao existe.

    e pra quebra um dente de engrenagem, é necessario uma força descomunal.

    mas pra quebrar o eixo na qual ela esta apoiada, não é muito dificil.

    se vc elimina a força que atua no eixo, 90% do problema ta resolvido.

    abs..

    martin

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    • M Offline
      M Offline
      Martin
      escreveu em última edição por
      #55

      o que acontece nas caixas de ap é que a caixa estufa com a força, fazendo com que as engrenagens saiam milimetricamente de posição, e nisso arrega?a tudo.

      não é pq o eixo ou as engrenagens em si sao frageis.

      1 Resposta Última resposta
      • F Offline
        F Offline
        Fluff
        escreveu em última edição por
        #56

        o que acontece nas caixas de ap é que a caixa estufa com a força, fazendo com que as engrenagens saiam milimetricamente de posição, e nisso arrega?a tudo.

        [snapback]414228[/snapback]

        parte disso se resolve mandando fazer a tampa.

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          Ricardo
          escreveu em última edição por
          #57

          e pra quebra um dente de engrenagem, é necessario uma força descomunal.

          não necessariamente. trancos por passar em remendos no asfalto e coisas desse tipo tbm são destruidores.

          eu literalmente mo? a engrenagem da 2a., andando só com 1 bar.

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            Martin
            escreveu em última edição por
            #58

            não necessariamente. trancos por passar em remendos no asfalto e coisas desse tipo tbm são destruidores.

            eu literalmente mo? a engrenagem da 2a., andando só com 1 bar.

            [snapback]414233[/snapback]

            entao cara, tem esse lance ai..

            vc quebra o cambio, abre a caixa e ve os dentes moidos la.

            acontece que não quebrou o dente pq ele é fragil, quebrou pq no tranco e/ou no excesso de força transferida, a caixa estufou e a engregagem trabalhou fora da posição normal por um instante. ai quebra mesmo.

            qto aos trancos, quebra até em motor original se abusar muito das cambiadas .. em motor turbo entao :ppteam:

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Flavio Cruz
              escreveu em última edição por
              #59

              em engrenagens de dentes helicoidais, existe uma força lateral perpendicular é engrenagem, o que força o eixo, caixa, apoios e a propria engrenagem.

              por isso quebra mais facil.

              em engrenagens retas, essa força nao existe.

              e pra quebra um dente de engrenagem, é necessario uma força descomunal.

              mas pra quebrar o eixo na qual ela esta apoiada, não é muito dificil.

              se vc elimina a força que atua no eixo, 90% do problema ta resolvido.

              abs..

              martin

              [snapback]414218[/snapback]

              ufa, alguem me entendeu…

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Flavio Cruz
                escreveu em última edição por
                #60

                mas tem uma pequena diferenca entre dar 60 no corte e 90 com folga de giro.

                :ohoh:  :hauhau:

                [snapback]414044[/snapback]

                que carro dá 90 de primeiro com folga de giro? o seu mesmo que nao ? :hauhau:

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fluff
                  escreveu em última edição por
                  #61

                  que carro dá 90 de primeiro com folga de giro? o seu mesmo que nao ?   :ohoh:

                  [snapback]414325[/snapback]

                  minha folga de giro só depende do corte que estiver no meu msd…

                  até 8.5 vai facil.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Flavio Cruz
                    escreveu em última edição por
                    #62

                    sim…. so que eu paro em 60 pq o corte eh em 7 pau :hauhau:

                    um dia chega a 8 :ohoh:

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      mephisto
                      escreveu em última edição por
                      #63
                      • dentes retos: engrenam com todo a superficie de contato, logo o esforco é maior, e a chance de quebra maior, mas é de usinagem mais facil

                      • dentes helicoidais: engrenam suavemente logo o material sofre menor fadiga e o esforco é mais distribuido, alem de nao desperdicar energia com ruido

                      fonte: livro de projeto de maquinas

                      [snapback]414165[/snapback]

                      tudo valido, agora po disperdicao energia em forma de som

                      sabe quantos anos vc teria q ficar gritando sem parar para gerar energia suficiente para aquecer uma xicara de cha é 8 anos

                      1 Resposta Última resposta
                      • T Offline
                        T Offline
                        Turbo_MAO
                        escreveu em última edição por
                        #64

                        pra quem gosta de ficar brincando com as relações de caixa:

                        programa zipado

                        se quiserem mudar algo, me avisem….

                        1 Resposta Última resposta
                        • K Offline
                          K Offline
                          KIKO
                          escreveu em última edição por
                          #65

                          ouvi comentarios de que as engrenagens atuais da maxtor tb sao helicoidais idem a do sapinho, ou seja, a perda de potencia com propaga?ao de som ja nao é tao absurda como antes

                          alguem sabe se os problemas mesmo com essas novas engrenagens da maxtor (se é q é verdade) continua??

                          1 Resposta Última resposta
                          • I Offline
                            I Offline
                            intencivo
                            escreveu em última edição por
                            #66

                            já usei os dois cambios, tanto na rua como só em pista. prefiro o do sapinho, quebrar, todos os cabios quebram é só por potencia demais ou potencia descontrolada que quebra. o sapinho ja me deu garantia em cambio usado somente na rua. era de 1? a 4? do sapinho e 5? do ps.

                            o fernando de santos sabe como é o sistema.

                            1 Resposta Última resposta
                            • W Offline
                              W Offline
                              wsuturbo
                              escreveu em última edição por
                              #67

                              o importante é ter garantia de durabilidade, quilometragem

                              1 Resposta Última resposta
                              • K Offline
                                K Offline
                                KIKO
                                escreveu em última edição por
                                #68

                                questao comlicada de ser respondida sei as principais causas q levam um cambio a quebrar. meu motor, acredito q depois de motado naum vai chegar a 500 vc, pretendo usar os carro pra rua. evitando as causas q provocam a quebra, realmente é necessario gastar uns 3k para montar um sapinho pra um motor desse????

                                1 Resposta Última resposta

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