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Cambio maxtor vs sapinho

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  • F Offline
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    Flavio Cruz
    escreveu em última edição por
    #45

    dente reto vc tem menos superficie de contato, o dente eh assim pq eh mais facil de fabricar nao pq eh melhor

    [snapback]412708[/snapback]

    sei nao hein? uma vez aki comentouse de que o dentre reto server para torcer o eixo das engrenagens em um unico sentido, dai eh mais dificil a quebra..

    os elicoidais (sei la como escreve) torve o eixo lateramente também, pois isso a quebra eh mais fácil…

    se eu um dia quebrar meu pg eu choro :ppteam:

    1 Resposta Última resposta
    • E Offline
      E Offline
      edsonmassao
      escreveu em última edição por
      #46

      já se imaginou dentro de um carro com dente reto indo e voltando do trabalho todo dia?

      [snapback]412867[/snapback]

      ? bem chatinho o barulho…pra um carro destinado a andar na rua diariamente é um saco...eu andando de passageiro achei por 5 minutos legal, depois disso o barulho é irritante :ppteam:

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        mephisto
        escreveu em última edição por
        #47

        sei nao hein? uma vez aki comentouse de que o dentre reto server para torcer o eixo das engrenagens em um unico sentido, dai eh mais dificil a quebra..

        os elicoidais (sei la como escreve) torve o eixo lateramente também, pois isso a quebra eh mais fácil…

        se eu um dia quebrar meu pg eu choro :ppteam:

        [snapback]413617[/snapback]

        mas o que quebra em o eixo, o miolo ou os dentes?

        os dentes helicoidais tem mt mais superficie de contato, digamos q 60% no minimo a mais, entao vc tem 60% mais material para dissipar a força do que em um dente reto, mesma coisa tenta quebrar a ponta de uma faca e de uma faca com ponta redonda

        o q helicoidal pode fazer eh comer mais um lado onde a engrenagem gira soh, fora isso nao vejo nenhum outro maleficio dela comparada a uma de dente reto

        1 Resposta Última resposta
        • K Offline
          K Offline
          KIKO
          escreveu em última edição por
          #48

          naum consegui pegar o arquivo q bosta

          se o arquivo refere-se ao som de um cambio dente reto isso quer dizer q é o som do cambio maxtor e naum sapinho como taum comentando

          sobre o forma de como os dentes estao dispostos nas engrenagens (helicoidal ou reto), sem duvida q pra se tornear uma engrenagem com dente reto é muito + facil do q helicoidal. dente helicoidal deve ter uns 40% a mais no seu comprimento, acho dificil chegar a 60%.

          o q define a resistencia a impacto e esfor?o, é o material e tratamento termico ou banho quimico utilizado. se ambos as engrenagens forem confeccionadas da mesma forma, a helicoidal tende a ser mais resistente.

          a duvida maior é a seguinte: as engrenagens sapinho sao mais caras somente por serem helicoidais???

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fluff
            escreveu em última edição por
            #49

            se o arquivo refere-se ao som de um cambio dente reto isso quer dizer q é o som do cambio maxtor e naum sapinho como taum comentando

            o cambio é sapinho.

            1 Resposta Última resposta
            • G Offline
              G Offline
              gts turbo
              escreveu em última edição por
              #50

              atualmente estou andando com original, mas tenho uma aqui de dente reto da maxtor, usei durante um tempaum, é muito engraçado as pessoas olhando pro carro com cara de espanto. mas o melhor mesmo da caixa é vc sair no sinal e ainda com a 1? engatada e o carro ao lado já trocou pra 2? marcha e vc de 1? e quando ele já está quase trocando pra 3? vc dá uma esticada ainda de 1?.

              isto naum tem preço.

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Flavio Cruz
                escreveu em última edição por
                #51

                com a 1? engatada e o carro ao lado já trocou pra 2? marcha e vc de 1? e quando ele já está quase trocando pra 3? vc dá uma esticada ainda de 1?.

                mesmo eu com meu pg zinho, 60 de 1? e 100 de 2? eu fico brincando com meu pai de celta…

                usa 2 marchas e ele tem que usar 4 :ppteam:

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fluff
                  escreveu em última edição por
                  #52

                  mesmo eu com meu pg zinho, 60 de 1? e 100 de 2? eu fico brincando com meu pai de celta…

                  usa 2 marchas e ele tem que usar 4 :ninja:

                  [snapback]414039[/snapback]

                  mas tem uma pequena diferenca entre dar 60 no corte e 90 com folga de giro.

                  :ppteam: :bravo:

                  1 Resposta Última resposta
                  • P Offline
                    P Offline
                    PrEsA
                    escreveu em última edição por
                    #53
                    • dentes retos: engrenam com todo a superficie de contato, logo o esforco é maior, e a chance de quebra maior, mas é de usinagem mais facil

                    • dentes helicoidais: engrenam suavemente logo o material sofre menor fadiga e o esforco é mais distribuido, alem de nao desperdicar energia com ruido

                    fonte: livro de projeto de maquinas

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Martin
                      escreveu em última edição por
                      #54
                      • dentes retos: engrenam com todo a superficie de contato, logo o esforco é maior, e a chance de quebra maior, mas é de usinagem mais facil

                      • dentes helicoidais: engrenam suavemente logo o material sofre menor fadiga e o esforco é mais distribuido, alem de nao desperdicar energia com ruido

                      fonte: livro de projeto de maquinas

                      [snapback]414165[/snapback]

                      em engrenagens de dentes helicoidais, existe uma força lateral perpendicular é engrenagem, o que força o eixo, caixa, apoios e a propria engrenagem.

                      por isso quebra mais facil.

                      em engrenagens retas, essa força nao existe.

                      e pra quebra um dente de engrenagem, é necessario uma força descomunal.

                      mas pra quebrar o eixo na qual ela esta apoiada, não é muito dificil.

                      se vc elimina a força que atua no eixo, 90% do problema ta resolvido.

                      abs..

                      martin

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Martin
                        escreveu em última edição por
                        #55

                        o que acontece nas caixas de ap é que a caixa estufa com a força, fazendo com que as engrenagens saiam milimetricamente de posição, e nisso arrega?a tudo.

                        não é pq o eixo ou as engrenagens em si sao frageis.

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Fluff
                          escreveu em última edição por
                          #56

                          o que acontece nas caixas de ap é que a caixa estufa com a força, fazendo com que as engrenagens saiam milimetricamente de posição, e nisso arrega?a tudo.

                          [snapback]414228[/snapback]

                          parte disso se resolve mandando fazer a tampa.

                          1 Resposta Última resposta
                          • R Offline
                            R Offline
                            Ricardo
                            escreveu em última edição por
                            #57

                            e pra quebra um dente de engrenagem, é necessario uma força descomunal.

                            não necessariamente. trancos por passar em remendos no asfalto e coisas desse tipo tbm são destruidores.

                            eu literalmente mo? a engrenagem da 2a., andando só com 1 bar.

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Martin
                              escreveu em última edição por
                              #58

                              não necessariamente. trancos por passar em remendos no asfalto e coisas desse tipo tbm são destruidores.

                              eu literalmente mo? a engrenagem da 2a., andando só com 1 bar.

                              [snapback]414233[/snapback]

                              entao cara, tem esse lance ai..

                              vc quebra o cambio, abre a caixa e ve os dentes moidos la.

                              acontece que não quebrou o dente pq ele é fragil, quebrou pq no tranco e/ou no excesso de força transferida, a caixa estufou e a engregagem trabalhou fora da posição normal por um instante. ai quebra mesmo.

                              qto aos trancos, quebra até em motor original se abusar muito das cambiadas .. em motor turbo entao :ppteam:

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Flavio Cruz
                                escreveu em última edição por
                                #59

                                em engrenagens de dentes helicoidais, existe uma força lateral perpendicular é engrenagem, o que força o eixo, caixa, apoios e a propria engrenagem.

                                por isso quebra mais facil.

                                em engrenagens retas, essa força nao existe.

                                e pra quebra um dente de engrenagem, é necessario uma força descomunal.

                                mas pra quebrar o eixo na qual ela esta apoiada, não é muito dificil.

                                se vc elimina a força que atua no eixo, 90% do problema ta resolvido.

                                abs..

                                martin

                                [snapback]414218[/snapback]

                                ufa, alguem me entendeu…

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Flavio Cruz
                                  escreveu em última edição por
                                  #60

                                  mas tem uma pequena diferenca entre dar 60 no corte e 90 com folga de giro.

                                  :ohoh:  :hauhau:

                                  [snapback]414044[/snapback]

                                  que carro dá 90 de primeiro com folga de giro? o seu mesmo que nao ? :hauhau:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Fluff
                                    escreveu em última edição por
                                    #61

                                    que carro dá 90 de primeiro com folga de giro? o seu mesmo que nao ?   :ohoh:

                                    [snapback]414325[/snapback]

                                    minha folga de giro só depende do corte que estiver no meu msd…

                                    até 8.5 vai facil.

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • F Offline
                                      F Offline
                                      Flavio Cruz
                                      escreveu em última edição por
                                      #62

                                      sim…. so que eu paro em 60 pq o corte eh em 7 pau :hauhau:

                                      um dia chega a 8 :ohoh:

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • M Offline
                                        M Offline
                                        mephisto
                                        escreveu em última edição por
                                        #63
                                        • dentes retos: engrenam com todo a superficie de contato, logo o esforco é maior, e a chance de quebra maior, mas é de usinagem mais facil

                                        • dentes helicoidais: engrenam suavemente logo o material sofre menor fadiga e o esforco é mais distribuido, alem de nao desperdicar energia com ruido

                                        fonte: livro de projeto de maquinas

                                        [snapback]414165[/snapback]

                                        tudo valido, agora po disperdicao energia em forma de som

                                        sabe quantos anos vc teria q ficar gritando sem parar para gerar energia suficiente para aquecer uma xicara de cha é 8 anos

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • T Offline
                                          T Offline
                                          Turbo_MAO
                                          escreveu em última edição por
                                          #64

                                          pra quem gosta de ficar brincando com as relações de caixa:

                                          programa zipado

                                          se quiserem mudar algo, me avisem….

                                          1 Resposta Última resposta

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