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Cambio maxtor vs sapinho

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  • K Offline
    K Offline
    KIKO
    escreveu em última edição por
    #48

    naum consegui pegar o arquivo q bosta

    se o arquivo refere-se ao som de um cambio dente reto isso quer dizer q é o som do cambio maxtor e naum sapinho como taum comentando

    sobre o forma de como os dentes estao dispostos nas engrenagens (helicoidal ou reto), sem duvida q pra se tornear uma engrenagem com dente reto é muito + facil do q helicoidal. dente helicoidal deve ter uns 40% a mais no seu comprimento, acho dificil chegar a 60%.

    o q define a resistencia a impacto e esfor?o, é o material e tratamento termico ou banho quimico utilizado. se ambos as engrenagens forem confeccionadas da mesma forma, a helicoidal tende a ser mais resistente.

    a duvida maior é a seguinte: as engrenagens sapinho sao mais caras somente por serem helicoidais???

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    • F Offline
      F Offline
      Fluff
      escreveu em última edição por
      #49

      se o arquivo refere-se ao som de um cambio dente reto isso quer dizer q é o som do cambio maxtor e naum sapinho como taum comentando

      o cambio é sapinho.

      1 Resposta Última resposta
      • G Offline
        G Offline
        gts turbo
        escreveu em última edição por
        #50

        atualmente estou andando com original, mas tenho uma aqui de dente reto da maxtor, usei durante um tempaum, é muito engraçado as pessoas olhando pro carro com cara de espanto. mas o melhor mesmo da caixa é vc sair no sinal e ainda com a 1? engatada e o carro ao lado já trocou pra 2? marcha e vc de 1? e quando ele já está quase trocando pra 3? vc dá uma esticada ainda de 1?.

        isto naum tem preço.

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
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          Flavio Cruz
          escreveu em última edição por
          #51

          com a 1? engatada e o carro ao lado já trocou pra 2? marcha e vc de 1? e quando ele já está quase trocando pra 3? vc dá uma esticada ainda de 1?.

          mesmo eu com meu pg zinho, 60 de 1? e 100 de 2? eu fico brincando com meu pai de celta…

          usa 2 marchas e ele tem que usar 4 :ppteam:

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
            F Offline
            Fluff
            escreveu em última edição por
            #52

            mesmo eu com meu pg zinho, 60 de 1? e 100 de 2? eu fico brincando com meu pai de celta…

            usa 2 marchas e ele tem que usar 4 :ninja:

            [snapback]414039[/snapback]

            mas tem uma pequena diferenca entre dar 60 no corte e 90 com folga de giro.

            :ppteam: :bravo:

            1 Resposta Última resposta
            • P Offline
              P Offline
              PrEsA
              escreveu em última edição por
              #53
              • dentes retos: engrenam com todo a superficie de contato, logo o esforco é maior, e a chance de quebra maior, mas é de usinagem mais facil

              • dentes helicoidais: engrenam suavemente logo o material sofre menor fadiga e o esforco é mais distribuido, alem de nao desperdicar energia com ruido

              fonte: livro de projeto de maquinas

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                Martin
                escreveu em última edição por
                #54
                • dentes retos: engrenam com todo a superficie de contato, logo o esforco é maior, e a chance de quebra maior, mas é de usinagem mais facil

                • dentes helicoidais: engrenam suavemente logo o material sofre menor fadiga e o esforco é mais distribuido, alem de nao desperdicar energia com ruido

                fonte: livro de projeto de maquinas

                [snapback]414165[/snapback]

                em engrenagens de dentes helicoidais, existe uma força lateral perpendicular é engrenagem, o que força o eixo, caixa, apoios e a propria engrenagem.

                por isso quebra mais facil.

                em engrenagens retas, essa força nao existe.

                e pra quebra um dente de engrenagem, é necessario uma força descomunal.

                mas pra quebrar o eixo na qual ela esta apoiada, não é muito dificil.

                se vc elimina a força que atua no eixo, 90% do problema ta resolvido.

                abs..

                martin

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  Martin
                  escreveu em última edição por
                  #55

                  o que acontece nas caixas de ap é que a caixa estufa com a força, fazendo com que as engrenagens saiam milimetricamente de posição, e nisso arrega?a tudo.

                  não é pq o eixo ou as engrenagens em si sao frageis.

                  1 Resposta Última resposta
                  • F Offline
                    F Offline
                    Fluff
                    escreveu em última edição por
                    #56

                    o que acontece nas caixas de ap é que a caixa estufa com a força, fazendo com que as engrenagens saiam milimetricamente de posição, e nisso arrega?a tudo.

                    [snapback]414228[/snapback]

                    parte disso se resolve mandando fazer a tampa.

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Ricardo
                      escreveu em última edição por
                      #57

                      e pra quebra um dente de engrenagem, é necessario uma força descomunal.

                      não necessariamente. trancos por passar em remendos no asfalto e coisas desse tipo tbm são destruidores.

                      eu literalmente mo? a engrenagem da 2a., andando só com 1 bar.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Martin
                        escreveu em última edição por
                        #58

                        não necessariamente. trancos por passar em remendos no asfalto e coisas desse tipo tbm são destruidores.

                        eu literalmente mo? a engrenagem da 2a., andando só com 1 bar.

                        [snapback]414233[/snapback]

                        entao cara, tem esse lance ai..

                        vc quebra o cambio, abre a caixa e ve os dentes moidos la.

                        acontece que não quebrou o dente pq ele é fragil, quebrou pq no tranco e/ou no excesso de força transferida, a caixa estufou e a engregagem trabalhou fora da posição normal por um instante. ai quebra mesmo.

                        qto aos trancos, quebra até em motor original se abusar muito das cambiadas .. em motor turbo entao :ppteam:

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          Flavio Cruz
                          escreveu em última edição por
                          #59

                          em engrenagens de dentes helicoidais, existe uma força lateral perpendicular é engrenagem, o que força o eixo, caixa, apoios e a propria engrenagem.

                          por isso quebra mais facil.

                          em engrenagens retas, essa força nao existe.

                          e pra quebra um dente de engrenagem, é necessario uma força descomunal.

                          mas pra quebrar o eixo na qual ela esta apoiada, não é muito dificil.

                          se vc elimina a força que atua no eixo, 90% do problema ta resolvido.

                          abs..

                          martin

                          [snapback]414218[/snapback]

                          ufa, alguem me entendeu…

                          1 Resposta Última resposta
                          • F Offline
                            F Offline
                            Flavio Cruz
                            escreveu em última edição por
                            #60

                            mas tem uma pequena diferenca entre dar 60 no corte e 90 com folga de giro.

                            :ohoh:  :hauhau:

                            [snapback]414044[/snapback]

                            que carro dá 90 de primeiro com folga de giro? o seu mesmo que nao ? :hauhau:

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Fluff
                              escreveu em última edição por
                              #61

                              que carro dá 90 de primeiro com folga de giro? o seu mesmo que nao ?   :ohoh:

                              [snapback]414325[/snapback]

                              minha folga de giro só depende do corte que estiver no meu msd…

                              até 8.5 vai facil.

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Flavio Cruz
                                escreveu em última edição por
                                #62

                                sim…. so que eu paro em 60 pq o corte eh em 7 pau :hauhau:

                                um dia chega a 8 :ohoh:

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  mephisto
                                  escreveu em última edição por
                                  #63
                                  • dentes retos: engrenam com todo a superficie de contato, logo o esforco é maior, e a chance de quebra maior, mas é de usinagem mais facil

                                  • dentes helicoidais: engrenam suavemente logo o material sofre menor fadiga e o esforco é mais distribuido, alem de nao desperdicar energia com ruido

                                  fonte: livro de projeto de maquinas

                                  [snapback]414165[/snapback]

                                  tudo valido, agora po disperdicao energia em forma de som

                                  sabe quantos anos vc teria q ficar gritando sem parar para gerar energia suficiente para aquecer uma xicara de cha é 8 anos

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • T Offline
                                    T Offline
                                    Turbo_MAO
                                    escreveu em última edição por
                                    #64

                                    pra quem gosta de ficar brincando com as relações de caixa:

                                    programa zipado

                                    se quiserem mudar algo, me avisem….

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • K Offline
                                      K Offline
                                      KIKO
                                      escreveu em última edição por
                                      #65

                                      ouvi comentarios de que as engrenagens atuais da maxtor tb sao helicoidais idem a do sapinho, ou seja, a perda de potencia com propaga?ao de som ja nao é tao absurda como antes

                                      alguem sabe se os problemas mesmo com essas novas engrenagens da maxtor (se é q é verdade) continua??

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • I Offline
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                                        #66

                                        já usei os dois cambios, tanto na rua como só em pista. prefiro o do sapinho, quebrar, todos os cabios quebram é só por potencia demais ou potencia descontrolada que quebra. o sapinho ja me deu garantia em cambio usado somente na rua. era de 1? a 4? do sapinho e 5? do ps.

                                        o fernando de santos sabe como é o sistema.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • W Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #67

                                          o importante é ter garantia de durabilidade, quilometragem

                                          1 Resposta Última resposta

                                          • Login

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