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Cambio maxtor vs sapinho

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  • E Offline
    E Offline
    edsonmassao
    escreveu em última edição por
    #46

    já se imaginou dentro de um carro com dente reto indo e voltando do trabalho todo dia?

    [snapback]412867[/snapback]

    ? bem chatinho o barulho…pra um carro destinado a andar na rua diariamente é um saco...eu andando de passageiro achei por 5 minutos legal, depois disso o barulho é irritante :ppteam:

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      mephisto
      escreveu em última edição por
      #47

      sei nao hein? uma vez aki comentouse de que o dentre reto server para torcer o eixo das engrenagens em um unico sentido, dai eh mais dificil a quebra..

      os elicoidais (sei la como escreve) torve o eixo lateramente também, pois isso a quebra eh mais fácil…

      se eu um dia quebrar meu pg eu choro :ppteam:

      [snapback]413617[/snapback]

      mas o que quebra em o eixo, o miolo ou os dentes?

      os dentes helicoidais tem mt mais superficie de contato, digamos q 60% no minimo a mais, entao vc tem 60% mais material para dissipar a força do que em um dente reto, mesma coisa tenta quebrar a ponta de uma faca e de uma faca com ponta redonda

      o q helicoidal pode fazer eh comer mais um lado onde a engrenagem gira soh, fora isso nao vejo nenhum outro maleficio dela comparada a uma de dente reto

      1 Resposta Última resposta
      • K Offline
        K Offline
        KIKO
        escreveu em última edição por
        #48

        naum consegui pegar o arquivo q bosta

        se o arquivo refere-se ao som de um cambio dente reto isso quer dizer q é o som do cambio maxtor e naum sapinho como taum comentando

        sobre o forma de como os dentes estao dispostos nas engrenagens (helicoidal ou reto), sem duvida q pra se tornear uma engrenagem com dente reto é muito + facil do q helicoidal. dente helicoidal deve ter uns 40% a mais no seu comprimento, acho dificil chegar a 60%.

        o q define a resistencia a impacto e esfor?o, é o material e tratamento termico ou banho quimico utilizado. se ambos as engrenagens forem confeccionadas da mesma forma, a helicoidal tende a ser mais resistente.

        a duvida maior é a seguinte: as engrenagens sapinho sao mais caras somente por serem helicoidais???

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
          F Offline
          Fluff
          escreveu em última edição por
          #49

          se o arquivo refere-se ao som de um cambio dente reto isso quer dizer q é o som do cambio maxtor e naum sapinho como taum comentando

          o cambio é sapinho.

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            gts turbo
            escreveu em última edição por
            #50

            atualmente estou andando com original, mas tenho uma aqui de dente reto da maxtor, usei durante um tempaum, é muito engraçado as pessoas olhando pro carro com cara de espanto. mas o melhor mesmo da caixa é vc sair no sinal e ainda com a 1? engatada e o carro ao lado já trocou pra 2? marcha e vc de 1? e quando ele já está quase trocando pra 3? vc dá uma esticada ainda de 1?.

            isto naum tem preço.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
              F Offline
              Flavio Cruz
              escreveu em última edição por
              #51

              com a 1? engatada e o carro ao lado já trocou pra 2? marcha e vc de 1? e quando ele já está quase trocando pra 3? vc dá uma esticada ainda de 1?.

              mesmo eu com meu pg zinho, 60 de 1? e 100 de 2? eu fico brincando com meu pai de celta…

              usa 2 marchas e ele tem que usar 4 :ppteam:

              1 Resposta Última resposta
              • F Offline
                F Offline
                Fluff
                escreveu em última edição por
                #52

                mesmo eu com meu pg zinho, 60 de 1? e 100 de 2? eu fico brincando com meu pai de celta…

                usa 2 marchas e ele tem que usar 4 :ninja:

                [snapback]414039[/snapback]

                mas tem uma pequena diferenca entre dar 60 no corte e 90 com folga de giro.

                :ppteam: :bravo:

                1 Resposta Última resposta
                • P Offline
                  P Offline
                  PrEsA
                  escreveu em última edição por
                  #53
                  • dentes retos: engrenam com todo a superficie de contato, logo o esforco é maior, e a chance de quebra maior, mas é de usinagem mais facil

                  • dentes helicoidais: engrenam suavemente logo o material sofre menor fadiga e o esforco é mais distribuido, alem de nao desperdicar energia com ruido

                  fonte: livro de projeto de maquinas

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    Martin
                    escreveu em última edição por
                    #54
                    • dentes retos: engrenam com todo a superficie de contato, logo o esforco é maior, e a chance de quebra maior, mas é de usinagem mais facil

                    • dentes helicoidais: engrenam suavemente logo o material sofre menor fadiga e o esforco é mais distribuido, alem de nao desperdicar energia com ruido

                    fonte: livro de projeto de maquinas

                    [snapback]414165[/snapback]

                    em engrenagens de dentes helicoidais, existe uma força lateral perpendicular é engrenagem, o que força o eixo, caixa, apoios e a propria engrenagem.

                    por isso quebra mais facil.

                    em engrenagens retas, essa força nao existe.

                    e pra quebra um dente de engrenagem, é necessario uma força descomunal.

                    mas pra quebrar o eixo na qual ela esta apoiada, não é muito dificil.

                    se vc elimina a força que atua no eixo, 90% do problema ta resolvido.

                    abs..

                    martin

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Martin
                      escreveu em última edição por
                      #55

                      o que acontece nas caixas de ap é que a caixa estufa com a força, fazendo com que as engrenagens saiam milimetricamente de posição, e nisso arrega?a tudo.

                      não é pq o eixo ou as engrenagens em si sao frageis.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fluff
                        escreveu em última edição por
                        #56

                        o que acontece nas caixas de ap é que a caixa estufa com a força, fazendo com que as engrenagens saiam milimetricamente de posição, e nisso arrega?a tudo.

                        [snapback]414228[/snapback]

                        parte disso se resolve mandando fazer a tampa.

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Ricardo
                          escreveu em última edição por
                          #57

                          e pra quebra um dente de engrenagem, é necessario uma força descomunal.

                          não necessariamente. trancos por passar em remendos no asfalto e coisas desse tipo tbm são destruidores.

                          eu literalmente mo? a engrenagem da 2a., andando só com 1 bar.

                          1 Resposta Última resposta
                          • M Offline
                            M Offline
                            Martin
                            escreveu em última edição por
                            #58

                            não necessariamente. trancos por passar em remendos no asfalto e coisas desse tipo tbm são destruidores.

                            eu literalmente mo? a engrenagem da 2a., andando só com 1 bar.

                            [snapback]414233[/snapback]

                            entao cara, tem esse lance ai..

                            vc quebra o cambio, abre a caixa e ve os dentes moidos la.

                            acontece que não quebrou o dente pq ele é fragil, quebrou pq no tranco e/ou no excesso de força transferida, a caixa estufou e a engregagem trabalhou fora da posição normal por um instante. ai quebra mesmo.

                            qto aos trancos, quebra até em motor original se abusar muito das cambiadas .. em motor turbo entao :ppteam:

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
                              F Offline
                              Flavio Cruz
                              escreveu em última edição por
                              #59

                              em engrenagens de dentes helicoidais, existe uma força lateral perpendicular é engrenagem, o que força o eixo, caixa, apoios e a propria engrenagem.

                              por isso quebra mais facil.

                              em engrenagens retas, essa força nao existe.

                              e pra quebra um dente de engrenagem, é necessario uma força descomunal.

                              mas pra quebrar o eixo na qual ela esta apoiada, não é muito dificil.

                              se vc elimina a força que atua no eixo, 90% do problema ta resolvido.

                              abs..

                              martin

                              [snapback]414218[/snapback]

                              ufa, alguem me entendeu…

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Flavio Cruz
                                escreveu em última edição por
                                #60

                                mas tem uma pequena diferenca entre dar 60 no corte e 90 com folga de giro.

                                :ohoh:  :hauhau:

                                [snapback]414044[/snapback]

                                que carro dá 90 de primeiro com folga de giro? o seu mesmo que nao ? :hauhau:

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Fluff
                                  escreveu em última edição por
                                  #61

                                  que carro dá 90 de primeiro com folga de giro? o seu mesmo que nao ?   :ohoh:

                                  [snapback]414325[/snapback]

                                  minha folga de giro só depende do corte que estiver no meu msd…

                                  até 8.5 vai facil.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • F Offline
                                    F Offline
                                    Flavio Cruz
                                    escreveu em última edição por
                                    #62

                                    sim…. so que eu paro em 60 pq o corte eh em 7 pau :hauhau:

                                    um dia chega a 8 :ohoh:

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      mephisto
                                      escreveu em última edição por
                                      #63
                                      • dentes retos: engrenam com todo a superficie de contato, logo o esforco é maior, e a chance de quebra maior, mas é de usinagem mais facil

                                      • dentes helicoidais: engrenam suavemente logo o material sofre menor fadiga e o esforco é mais distribuido, alem de nao desperdicar energia com ruido

                                      fonte: livro de projeto de maquinas

                                      [snapback]414165[/snapback]

                                      tudo valido, agora po disperdicao energia em forma de som

                                      sabe quantos anos vc teria q ficar gritando sem parar para gerar energia suficiente para aquecer uma xicara de cha é 8 anos

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • T Offline
                                        T Offline
                                        Turbo_MAO
                                        escreveu em última edição por
                                        #64

                                        pra quem gosta de ficar brincando com as relações de caixa:

                                        programa zipado

                                        se quiserem mudar algo, me avisem….

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • K Offline
                                          K Offline
                                          KIKO
                                          escreveu em última edição por
                                          #65

                                          ouvi comentarios de que as engrenagens atuais da maxtor tb sao helicoidais idem a do sapinho, ou seja, a perda de potencia com propaga?ao de som ja nao é tao absurda como antes

                                          alguem sabe se os problemas mesmo com essas novas engrenagens da maxtor (se é q é verdade) continua??

                                          1 Resposta Última resposta

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